indicador nivel de gas para botijas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor fluis » sexta nov 05, 2010 5:15 pm

ruca Escreveu:Companheiro desde ja os meus agradecimentos pela explicação, mas ja agora mais umas questões:
1 se optar pelo repsol com o redutor do butano, tambem funciona para garrafas adquiridas em espanha?
2 o tal adpatdor de pressão livre dá para qualquer marca de gas?
desde ja sou grato pela atenção dispensada.

Boa tarde,

A cookie já respondeu correctamente no essencial. O redutor de butano funciona com as bilhas portuguesas e com as espanholas (e com a Cepsa Espanhola). As bilhas têm ainda a vantagem (ou pelo menos tinham à 2 anos atrás) de serem comercializadas no sul de França pelo intermarché exactamente com a mesma saída das espanholas e portuguesas.

Em relação ao Adaptador de saída livre, o mesmo só é compatível com a respectiva marca que a vende. Excepção para o da Repsol que é compatível com os mesmos já referidos para o redutor.

Reforço o conselho dado pelo Zeca, para a importância da manutenção aos aparelhos, bem como para a vigilância ao estado das tubagens e respectiva validade.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor ruca » terça nov 09, 2010 9:51 am

Bom dia companheiros, alguem me sabe dizer se em Espanha a Repsol comercializa as garrafas vulgo cubos de gas propano de 6Kg?
Quetionei por mail a Repsol Portugal e cá não é comercializado.
mas penso que seria vantajoso para nós se todos individualmente e as diversas associações de Autocaravanismo, enviassemos mails a fazer pressão para que essas garrafas voltassem ao mercado, pois penso que seria uma mais valia para nos.
gratos pela atenção
mail que usei e de que obtive resposta " info@glp-iberica.com " da parte da Dª Margarida Tavares.

tambem spoderiamos por a mesma questão a Galp.

rui vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor cookie » terça nov 09, 2010 10:23 am

há muitos anos que vou para espanha no inverno e nunca vi esses cubos à venda (nunca os tinha visto na minha vida, se não fosse o tópico daqui do fórum, continuaria na ignorância).

já experimentou enviar email para a repsol espanha?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

GPL na autocaravana.

Mensagempor Goncalves » quinta nov 11, 2010 2:09 am

Boa noite companheiros:

Sou fiel leitor de todas as v/ dicas, as quais já me ajudaram algumas vezes.
Que tal aplicar um depósito para GPL no compartimento onde meto duas botijas de gáz, de 13 kg cada, servindo para todos os electrodomésticos (fogão, boiler,aquecimento e frigorifico), mas também adaptar o motor a trabalhar a GPL, uma vez que é mais barato que o gasóleo.
Numa conversa muito rápida e superficial, sem entrar em pormenores, o proprietário de uma oficina (autorizado oficialmente a fazer alteração de gasolina para GPL), disse-me que já é aotorizado fazer também a alteração em viaturas a gasóleo, com o incoveniente claro, de menos economia, uma vez que a diferença de preço entre o diesel e o GPL é, menor que a diferença entre a gasolina e o GPL.

Algum dos companheiros tem conhecimento de alteração de viaturas DIESEL PARA GPL?
Fico a aguardar os v/ comentários, aos quais ficarei muito grato.

Saudações autocaravanistas

Acácio Gonçalves
Goncalves
Goncalves

Registado: quarta dez 10, 2008 1:26 am

Mensagempor Aleluia » segunda nov 29, 2010 7:12 pm

Boa noite companheiros/as.
Voltei a este assunto, só para dizer que acabo de vir de uma loja especializada em gás, onde lhes perguntei se havia qualquer aparelho ou outro instrumento qualquer, para sabermos a quantidade de gás existente nas nossas garrafas de gas, para evitar de andarmos com mais uma botija a mais.
Segundo o tecnico, não á nada que nos possa dar essa indicação.
Perguntei, se pela pressão da garrafa, não se conseguia chegar á quantidade de gás??
Segundo me foi dito, por ai não é possivel, pois a pressão existente nas garrafas é a mesma, esteija ela cheia, meia ou vazia.
Conclusão, lá temos que andar com duas botijas. Pois mais vale prevenir que remediar.
Bons preparativos, para o Natal.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

manometro..

Mensagempor decarvalho » segunda nov 29, 2010 10:18 pm

Ora viva,

Por acaso passei na Campilusa de Coimbra a saber do manometro para as bilhas de gas...pois não existe à venda para as botijas de propano.

Paciencia...lá vão ficar as duas bilhas gémeas, ou então só uma grande e uma reserva de campinggaz.

E boas voltas e reviravoltas...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Aleluia » segunda nov 29, 2010 11:23 pm

Boa noite, Decarvalho.
Temos uma alternativa.
Por uma balança no carro e, de vez em quando pesar a botija.
Cheia, tem 30 ou 31Kg,
meia, tem 25 ou 26Kg,
quase vazia, tem +/- 21Kg.
Isto condiderando, que a bilha pesa 20Kg + o gás 11Kg.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor adelsilva » terça nov 30, 2010 4:16 pm

Boa tarde
Companheiro

Ja pensaram num rutor da Repsol e usar bilhas da BP transparentes temos sempre o nivel do gas a vista
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
adelsilva

Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm

Mensagempor Aleluia » terça nov 30, 2010 7:31 pm

Boa noite, companheiro Adelino.
Penso que a BP não tem bilhas de gás propano transparentes (leves).
Segundo o geral dos companheiros que usam essas bilhas leves, queixam-se de que só conseguem consumir 2/3 da garrafa. O restante tem falta de pressão para ser consumido.
Bom feriado.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor caraujo » sexta dez 03, 2010 10:55 am

Boas Companheiros,

A minha Andrade vinha com botija BP, dessas transparentes botano, e já me livrei dela, pois com 3 botijas de uso (A/C é de 2009) já estava com um dos bicos do fogão entupido, em que ligava, mas não "prendia" aceso. Depois de muitas das dicas aqui do fórum, quando acabou o gás troquei por uma botija de propano BP (o Sr. do gás até ficou azul quando lhe pedi para trocar uma leve, por uma pesada...deve ter pensado..."este fulano é mas é maluco", mas depois lá lhe expliquei e ficou mais descansado)...resultado coloquei a botija, mudei o redutor para o apropriado, fui experimentar...e até o bique que estava avariado, passou a trabalhar devidamente, ou seja, devia ser sujidade.

O Sr. disse-me que em França e Espanha já havia botijas propano BP de plástico transparente e que devia estar para breve para Protugal...o que seríam boas notícias para o Mundo Autocaravanista.

Um abraço,
Editado pela última vez por caraujo em sexta dez 03, 2010 10:24 pm, num total de 1 vez.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor adelsilva » sexta dez 03, 2010 8:20 pm

Companheiro
Aleluia

Tenho tido sorte ou não sei o que dizer, tenho consumido todo o gas das minhas bilhas
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
adelsilva

Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm

Mensagempor las2855 » sexta dez 03, 2010 10:58 pm

Comprei no ebay françês um produto Gaslow propano mas ainda não consegui montar porque o sistema de roscas francesas são diferentes das nossas.
Não posso confirmar se funciona... :?
Alguém sabe como resolver este problema?
Procurei nas lojas da especialidade e não tinham nada que desse...
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

torneiro

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 03, 2010 11:34 pm

boas

Companheiro las2855, muito provavelmente a resolução do seu problema está em mandar fazer as roscas a um torneiro.
O problema é que o passo de rosca até é o mesmo, tanto embora seja rosca esquerda, ou seja enrosca para a esquerda e o sistema português enrosca para a direita. Esta situação verifica-se com alguma regularidade nas AC importadas de França, mas não só...
Um torneiro faz-lhe um adaptador com roscas esquerdas que lhe permita compatibilidade, não se esqueça de colocar teflon para evitar fugas e depois de pronto com o sistema em carga, pulverize com água e sabão para verificar se as ligações estão estanques, é muito importante este procedimento, pela sua saúde...

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor las2855 » sexta dez 03, 2010 11:48 pm

Obrigado Alexandre pela dica. Vou procurar um torneiro.
Depois do que li aqui e noutros foruns não estou crente de que seja fiável.
Talvez a balança...

Boas voltas.
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Indicador de gás..

Mensagempor Osiris » terça jan 04, 2011 11:35 pm

Boas:
Peço desculpa por me "meter " no assunto mas,ou não entendi o que procuram ou então entendi mal. Mas parece-me que para verificar o nível de gás nas garrafas não serão necessários tantos apetrechos. Há um pequeno dispositivo, magnético, que se aplica na face da garrafa de gás (garrafa de ferro - 13 kgs) e que através de um gráfico de barras e cores nos indica o nível de gás existente na botija. Só precisamos de olhar para ele no momento em que o gás esteja a sair ou seja, numa altura em que esteja a ser utilizado no fogão, aquecimento ou outro(s)...
Isso existe em qualquer casa de campismo na Inglaterra e custa cerca de 2 ou 3 euros.. Podem ver isso por exemplo no ebay - procurar por: gas level indicator. Bom... se não for isto que procuram, as minhas desculpas. Fica pelo menos a intençãode querer ajudar.
Saudações caravanistas.
Osiris

Registado: terça mar 04, 2008 12:55 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes