Artigo no jornal O Algarve

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Artigo no jornal O Algarve

Mensagempor fluis » quarta Oct 20, 2010 9:46 pm

Boa noite,

Deixo aqui um link de um artigo que saiu há um tempo (31 de Janeiro), no jornal “O Algarve”. Ao contrario do que é habitual vermos na imprensa desta região do País , este artigo até trata o tema autocaravanismo de forma positiva, passando uma boa imagem, apoiando inclusive o estudo que foi feito pela CCDR Algarve.

http://www.oalgarve.com/autocaravanismo-esta-subaproveitado/
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Aleluia » quarta Oct 20, 2010 10:38 pm

Companheiros, a minha alma está parva.
É incrivel, como um jornal não tem uma coerência editorial.
Tanto lhes dá para "cascar" nos Autocaravanistas, como de vez em quando põem cá para fora noticias a dizer que somos os melhores e, que o nosso dinheiro é importante para desenvolver as regiões.
Notem que o artigo só fala no apoio aos autocaravanistas, através dos parques de campismo: (Os parques teriam disponíveis os serviços necessários, desde os despejos, duche, luz, abastecimento de água, entre outros. E poderiam ser dinamizados por pessoas, associações e clubes. Segundo Alexandre Domingues, há alguns exemplos de sucesso na área. Um deles é um aglomerado urbano em Monchique, onde está instalado o único parque de autocaravanas privado)
Esquecendo os outros tipos de apoio, como as AS. Que tambem foram abordados pois eu estive lá.
Mas enfim, do jornal "O Algarve", já não é de estranhar nada.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Paulo » quinta Oct 21, 2010 1:22 pm

Aleluia,

Parece-me que quando se referem a "parques" são "Parques de Caravanismo", que é um conceito ainda mal explicado, mas será algo parecido a um "Camperpark", ou seja, um parque de campismo para autocaravanas.

Há em Espanha alguns exemplos (Benidorm e Peñíscola, por exemplo).

O que eu acho caricato, e sem dúvida uma boa amostra de que "se escreve sem saber do que escreve" é a seguinte passagem:
Um deles é um aglomerado urbano em Monchique, onde está instalado o único parque de autocaravanas privado)

O Jornalista não deve saber que se trata de um local isolado (sem qualquer habitação), a quase de 1Km (ou mais...) da estrada de acesso Portimão/Mochique, por um caminho de terra batida. Ficando neste local estamos a garantir o nosso sossego (fixe!), mas em termos da tal vantagem para o comércio local...nada...apenas para o detentor da exploração do Parque Rural...

O artigo em geral é bastante favorável, mas há vários pontos mal explicados e contraditórios...
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor fluis » quinta Oct 21, 2010 4:16 pm

Boa tarde,

É verdade amigo Aleluia, igualmente a mim me pareceu que o artigo tinha algumas incoerências, bem como algumas confusões de conceitos.

Pareceu-me contudo que está melhor do que é habitual encontrar em artigos da imprensa algarvia. Quero destacar algumas passagens que me parece uma evolução no modo como somos vistos, por esta imprensa (e pela opinião pública algarvia):
Jornal OAlgarve Escreveu:… autocaravanismo é um mercado subaproveitado, mas com diversas potencialidades, podendo mesmo ajudar a quebrar a sazonalidade da região …

De positivo considero ainda a não referência a parques de campismo, como sendo a resolução para os problemas do autocaravanismo, sendo que a referência são 2 infra-estrutura especificas para autocaravanas uma pública (Castro Marim) e outra privada (Monchique) que apesar de ser um conceito pouco utilizado no país (camper-park) está longe de ser um parque de campismo, como a imprensa Algarvia gosta de referir como sendo o nosso lugar.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

algarve

Mensagempor decarvalho » quinta Oct 21, 2010 4:48 pm

Oar vivam

em boa verdade o parque de Monchique é um parque de campismo rural, tipologia expressamente prevista desde há quase 30 anos.... em Portugal (Decreto-Lei nº 192/82) e de que os chamados parques de campismo para autocaravanas são os directos herdeiros (portaria 1320/2008)
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes