Companheiros:
No pretérito dia 11 de Agosto pretendi instalar-me com a minha autocaravana no Parque de Campismo da Árvore, em Vila do Conde. Infelizmente o mesmo encontrava-se lotado pelo que a minha pretensão ficou por satisfazer.
Nessa circunstância solicitei que me fosse pelo menos permitida a utilização da área de serviço do parque para reabastecimento da autocaravana, face à necessidade quase desesperada em que me encontrava. Tal foi-me recusado com o argumento de que eram «ordens da direcção».
Em carta datada de 6 de Setembro expús a situação à direcção do parque, chamando a atenção para a prática - cada vez mais comum - de os parques de campismo aderirem ao programa de reabastecimento de autocaravanas.
Solicitei nessa carta uma tomada de posição formal e definitiva sobre o assunto, para posterior conhecimento e divulgação junto dos autocaravanistas.
Eis a posição que no dia seguinte me foi enviada, seca e curta:
«...cumpre-nos informar de que se trata de um parque de campismo associativo e como tal tem limitações, nomeadamente neste tipo de serviço.
Sem mais de momento enviamos os nossos respeitosos cumprimentos»
Claro que o argumento não colhe, porque a área de serviço está lá, no interior do parque, e se serve para os que estão poderia também servir para os que passam, assim fosse esse o desejo da direcção.
Estabelecido o facto de que se trata apenas de muito "pouca vontade" em bem acolher os autocaravanistas de passagem, decidi nunca mais frequentar o Parque de Campismo da Árvore para praticar campismo com autocaravana.
Já agora, fiquem sabendo que a resposta me foi remetida pela mão de um intitulado «Clube Nacional de Montanhismo - Clube Alpino Português», na pessoa da «direcção do departamento de campismo». Sem desrespeito pelos méritos deste tipo de associações no âmbito da sua específica actividade social, está à vista de quem queira ver a falta de sensibilidade da maioria destas pessoas para a temática e necessidades específicas do autocaravanismo.
A quem ainda restem dúvidas sobre a necessidade de o autocaravanismo se autonomizar associativamente do campismo, montanhismo e de outros ismos, aqui fica esta chamada de atenção...