Lcd 12v

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Lcd 12v

Mensagempor ventura » segunda mai 11, 2009 10:24 pm

Olá a todos/as, venho pedir a vossa ajuda na seguinte questão: colocando um lcd 12v numa autocaravana e chegando a um parque de campismo e ligarmos a AC á tomada de 220v, tambem teremos de mudar a potencia de recepção de lcd?
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor Nuno Pires » segunda mai 11, 2009 11:24 pm

Boa noite a todos.
Companheiro Ventura para evitar enganos deve manter sempre o mesmo critério, se tem um LCD alimentado a 12V deve manter;
Quando está num parque de Campismo vai solicitar electricidade certo? Desta forma a sua(s) bateria(s) estão a ser carregadas logo não tem (ai) problemas de falta de carga e manter "tudo" com se estivesse fora do parque.
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor ventura » terça mai 12, 2009 9:17 pm

Nuno obrigado pelo seu esclarecimento,bons passeios com muita cor.
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor Nuno Sousa » quinta set 09, 2010 7:47 pm

Boa tarde a todos.
Estou com uma dúvida, típica de novato.
Preciso de adquirir um LCD, tenho visto nos hipermercados etc., no entanto hoje no Jumbo, fui informado pelo empregado não sei se correctamente mas foi o que ele me disse que o lcd que eles ali têm para venda e que funciona a 12Voltes tem uma ficha que é ligada a 220Voltes e depois na mesma ficha existe um pequeno (transformador) que liga na parte de trás do lcd. Eu questionei-o como fazia caso não tivesse 220Voltes e ele disse-me que não funciona aqueles lcd’s apenas se chamam de lcd’s de baixa tensão/consumo.
No entanto eu vejo várias autocaravanas com os mesmos a funcionar sem 220 voltes provavelmente com uma ligação no isqueiro da célula.
È assim ou fui induzido em erro?
Vou remediando com uma televisão normal de casa das pequenas, porque normalmente utilizo os parques de campismo, no entanto tem sempre aquele inconveniente de ser grande e pesada.
Também me estou agora a lembrar que ainda há pouco tempo um amigo adquiriu um lcd com DVD incorporado na rádio popular pelo valor de 150Euros aproximadamente com funcionamento a 12 voltes, no entanto ainda não consegui falar com ele, para me esclarecer esta dúvida.
Eu suponho que esses lcd’s deverão ter para além da ficha com o transformador que se liga a 220 Voltes, mais uma que se liga ao isqueiro da célula de 12Voltes.
É esta a lógica de ter essa dupla alimentação 220 ou 12, ou até que seja apenas 12 mas sem o recurso á tomada de 220, ou estou enganado?
Se possível agradeço que me esclareçam esta dúvida, que com certeza para a maioria não tem ciência nenhuma, no entanto como estou a começar…
Obrigado.
Nuno Sousa

Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm

Mensagempor pressler » quinta set 09, 2010 8:34 pm

Boa noite companheiro,

Na nossa autocaravana tinhamos uma televisão LCD dessas compradas no Jumbo. A televisão é aplicada na parede da AC ou lugar apropriado e depois liga-lhe o fio, mas antes de chegar ao transformador corta-o. O Cabo tem 2 fios por dentro, pelo que pega no fio que tem letras escritas e é o positivo e o outro é o negativo. Procura uma passagem de corrente de 12V na sua AC e faz uma extensão de fio até perto da TV. Compra um interruptor para ligar ambos os fios e não ter a TV sempre em stand-by a gastar a bateria da AC.
Caso não queira ligar directamente á corrente, pode comprar uma ficha de isqueiro e liga o fio que sai da TV á ficha de isqueiro comprada. Quando quiser ver TV liga o isqueiro a uma tomada da AC de entrada de isqueiro.
Mais duvidas?
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

LCD 12v

Mensagempor NMartins » quinta set 09, 2010 8:51 pm

Caro Companheiro Nuno Sousa

Cada um dar-lhe-á a sua experiência.
Eu comprei um vulgar LCD de 220v que tenho instalado na AC. Nas ocasiões em que não tenho disponível corrente de 220v socorro-me de um pequeno transformador (pouco maior que um maço de cigarros) que ligo à ficha do isqueiro e depois tem uma saida, como se fosse uma tomada vulgar, onde ligo a ficha dos 220v do LCD.
Funciona perfeitamente, "come" muito pouco da bateria da célula da AC, e foi relativamente barato - 40 ou 50€, salvo erro. Será que lhe vale a pena comprar um LCD específico para a AC a funcionar a 12v?
Espero ter ajudado tambem alguma coisa.
Boa noite.
NMartins
NMartins

Registado: terça mai 29, 2007 9:57 pm

Mensagempor danibeja » quinta set 09, 2010 8:53 pm

Boa noite,

Pelo que percebi foi bem informado, pois deve reparar se onde encaixa o fio eléctrico no lcd diz 12V , pois logo não terá dúvidas nenhumas....

Para que não tenha mesmo dúvidas nenhumas de que o lcd permite uma ligação directa à corrente da bateria da AC verifique se na parte de trás do lcd, onde tem um autocolante com a marca do aparelho, tem que ter também algumas características técnicas obrigatórias, , pois no seu caso terá que dizer : 12V DC ou 12V − (corrente continua).

E para ajudar um pouco mais, poderá ver no transformador que liga à corrente eléctrica (220V) se o mesmo diz:
Input: AC/~ 100-240V 50/60Hz
output: DC/— 12V

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

lcd

Mensagempor jorgefgoncalves » quinta set 09, 2010 9:33 pm

Boa noite,

venho também deste modo deixar o meu relato sobre a montagem do lcd que adquiri, tal como o link sobre as caracteristicas e acessórios.

http://www.wedodigital.co.uk/product/20 ... s-dvd154b/

A montagem do mesmo foi feita apenas com fio do transformador para aproveitar a entrada na parte de trás do lcd, cortando o fio antes do tranformador para ligar directamente a 12V, ficando assim como os restantes equipamentos eléctricos não sendo nessesário fazer mais nada quando se liga a AC a 220V.
Embora viesse com bastantes acessórios para vários tipos de corrente achei que seria esta a forma mais prática de a ligar.
Cumprimentos,

Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm

Mensagempor Nuno Sousa » quinta set 09, 2010 9:40 pm

Obrigado pela vossa atenção.
Fiquei esclarecido.
Apenas me falta saber se por acaso essa ficha para ligar no isqueiro já não virá junto com o lcd, esqueci-me de fazer essa pergunta lá no hipermercado, no entanto também não é nada de muito complexo de adquirir.
Também percebi que o companheiro NMartins está a falar de um conversor, no entanto para já ainda não queria comprar um aparelho desse tipo, até porque a nível de baterias ainda não estou muito seguro da sua eficiência, pois já vinham com a autocaravana que foi comprada em 2º. mão.
De qualquer forma muito obrigado pela vossa atenção.
Abraço de Vila Nova de Gaia.
Nuno Sousa

Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm

Mensagempor txinho » sexta set 10, 2010 8:40 am

Bom dia a todos.

Só para relembrar um facto importante, os LCD's que tenho visto a funcionar a 12 v não estão preparados para DVB-T (MPG 4), o que o companheiro jorgefgonçalves apresenta neste link já tem sintonizador digital o que é uma grande mais valia.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor Fernando Dias Silva » domingo set 12, 2010 7:39 pm

Boas

Eu tenho esta: http://www.grundig.de/nc/en/produkte/tv ... ion-2.html

100% satisfeito. Digital tuner mpeg4, 12v em ficha directa e separada dos 220v, e média player.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor jotex » domingo set 12, 2010 10:08 pm

Fernando Dias Silva Escreveu:Boas

100% satisfeito. Digital tuner mpeg4, 12v em ficha directa e separada dos 220v, e média player.

Cumprimentos

Na minha opiniao é uma das melhores opcoes neste momento para as nossas autocaravanas e com a vantagem de ligar via "USB" um disco externo ou pen com filmes sacados da net (que jeito me fez este verão) :twisted:
jotex

Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm

Mensagempor spinto » domingo set 12, 2010 11:07 pm

jotex Escreveu:

Cumprimentos

Na minha opiniao é uma das melhores opcoes neste momento para as nossas autocaravanas e com a vantagem de ligar via "USB" um disco externo ou pen com filmes sacados da net (que jeito me fez este verão) :twisted:

quanto custa um lcd destes?
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

LCD

Mensagempor ruca » segunda set 13, 2010 8:57 am

Boas companheiros, sinceramente a questão da televisão na AC é o que menos me preocupa, férias são férias, somos 5 duas miudas uma com 15 outra com 10 e o pequenito com 3, tudo viciado em tv e em pc, este ano como iamos para espanha avisei logo nem TV nem pc nas férias ficou tudo em casa, e foi uma maravilha dedicaram-se á leitura. e at´o telemovel onde a mais velha passa o dia todo as mensagens foi limitado ao valor carregado em portugal. que sossego.
boas voltas Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor jotex » segunda set 13, 2010 11:29 am

spinto Escreveu:
jotex Escreveu:

Cumprimentos

quanto custa um lcd destes?

Comprei na radio popular e se bem me lembro dei 250€
jotex

Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes