Será isto normal ?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Será isto normal ?

Mensagempor trotamundos » sábado set 11, 2010 11:00 pm

Recentemente aquiri uma AC nova,para meu espanto os manuais de instrução,vinham em diversas linguas menos na lingua de Camões,apesar de todos nós sermos um pouco poliglotas,será que tenho de ir tirar um curso de linguas,para entender tais cardápios ?
Enfim...só cá na nossa terra :?
trotamundos

Registado: quinta set 14, 2006 3:50 pm

Mensagempor RMartins » sábado set 11, 2010 11:47 pm

Deveria ser proibido!!
Se foi comprada 0kms cá em Portugal devia ter obrigatoriamente manual em Português!!

..mas quem sou eu para dizer isto..
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor cookie » domingo set 12, 2010 8:18 am

julgo que tudo o que é vendido em portugal tem mesmo que ter manual de instruções em português. se foi importado é outra história...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Será isto normal ?

Mensagempor trotamundos » domingo set 12, 2010 8:44 am

Pois,é assim.....AC novissima ,O kms, comprada em Portugal !
Pronto....enquanto não me conformo, vou continuar mais um cadito a estudar linguas , ver se dou conta do recado :lol: ah !!!...se calhar a intenção dos manuais virem em estrangeiro será uma intenção para que eu aprenda mais,afinal tudo foi pensado ao pormenor :lol:

Comprimentos
trotamundos

Mensagempor joaquim » domingo set 12, 2010 9:25 am

A minha, comprada em Portugal, tem manual em espanhol...
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Manuais

Mensagempor psalreta » domingo set 12, 2010 9:53 am

Obrigatoriamente deveria trazer manuais em Português. É uma falha de quem vendeu.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo set 12, 2010 10:59 am

Bom dia,

Sendo nós (Portugal) um mercado residual, os fabricantes não se consideram obrigados a fazer uma tradução dos manuais de instrução.

Mas os importadores pelos vistos também não estão dispostos a abdicar de um lucro total e mandar fazer uma tradução desses mesmos manuais.

Por outro lado, também nós compradores portugueses como povo de brandos costumes, não exigimos essa tradução...por isso não esperem melhoras.

Mas se por lei comunitária é obrigatória essa tradução para o país de destino...

Exijam ou aprendam linguas! :lol:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor fnunes » domingo set 12, 2010 10:28 pm

boa noite!

Acerca de catalogos e manuais em português, é comum não só neste mercado, como tambem noutros de menor peso monetário.
Infelizmente, a culpa não é só nossa mas como alguem dizia que os importadores e alguns stand, não conhecem prejuizo, não tão pouco se interessam em ajudar os clientes que lhe batem á porta por coisas tão insignificantes, por vezes, bastava a leitura do manual.
É assim o markting de alguém que muitas vezes confunde a venda de AC com carrinhos de brincar..
Como o companheiro Trotamundos, existem muitos mais, que se abstêm de exigir os seus direitos.De acordo com o decº lei nº236/86 de 19 de Agosto, que resumidamente preconiza o uso da língua portuguesa nas informações sobre a natureza, características e garantias de bens e serviços, em território nacional, há que fazer uso desse direito.
Após o acontecimento, do facto e pela via de diálogo seria oportuno estabelecer uma data para a entrega dos respectivos manuais; caso não se efectivasse o solicitado e após o esgotamento de todas formas cordiais, sugeria o pedido do livro de reclamações e aí relatar uma não conformidade, a entrega de todos os docs relativos á mercadoria em Português.

Comigo aconteceu o mesmo, e apesar de três meses passados, ainda não tinha qualquer tradução dos manuais, por ser uma AC nova e zero km.
Não me cansei de os relembrar ao importador e representante em Lisboa por telef, mail, pessoalmente etc, que, a ilegalidade continuava e não havia maneira de se avançar para uma solução.

Também é verdade que ainda não tenho os manuais /catálogos em português, mas sei que passados alguns meses a ASAE se encarregou do assunto após de uma explanação do assunto.
É de louvar aqui o empenho demonstrado por esta entidade, e com toda a justeza, mandou encerrar o stand/agente/zona centro.

Repetindo... o povo é sereno .... depois não nos podemos queixar....
Não aceitemos as coisas passivamente, lutemos pelos nossos direitos e deixemos de ser um povo coitadinho..

Fernando Nunes

insistência
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor João Morgado » segunda set 13, 2010 2:10 pm

Olá Trotamundos!
Em vez de levar o assunto para a brincadeira, como é costume do português, siga o exemplo do companheiro Fernando, que muito aplaudo e lute até ao fim. É obrigatório por lei o manual em português em todos os artigos adquiridos no nosso país. Eu próprio adquiri um carro importado da Alemanha que também trazia o manual e até o computador de bordo em alemão, mas bastou um bom entendimento com o stand para que tudo ficasse em português. Não desista e insista, vai ver que consegue.
Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Será isto normal ?

Mensagempor trotamundos » quarta Oct 06, 2010 8:08 pm

Olá companheiros !
Regressado de mais uma viagem por terras de D.Quixote,só agora tenho oportunidade de agradecer a todos os companheiros que deram as suas dicas para a resolução do meu caso....mas como diz o outro,"Salomão a morrer Salomão a aprender" e eu tenho de;aprender linguas e para a outra vez,abrir a pestana !!! nesta terra quem tem olho é rei !!!

Comprimentos

Trotamundos
trotamundos

Será isto normal ?

Mensagempor trotamundos » sexta Oct 08, 2010 9:28 pm

Olá companheiros !
Queria acrescentar que fui hoje presenteado pela MOTORTEJO (foram de uma amabilidade extrema)depois de apresentar o meu problema, com todos os manuais tecnicos da viatura,excepto como é obvio ,os referentes á célula,esses era uma vez...
O meu muito obrigado !

Comprimentos

Trotamundos
trotamundos

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes