legislação sobre parques de campismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

legislação sobre parques de campismo

Mensagempor rbento » segunda jun 14, 2010 10:02 pm

Desde 1996 que faço normalmente 3 semanas pela Europa e como tal conheço bem a realidade do campismo pela Europa e quanto mais para norte melhor, mais condições existem a nível de apoio a quem tem uma autocaravana. Lá fora o Campismo ou o caravanismo é encarado pelas autoridades locais e municipais uma forma de turismo, pois movimenta muita gente e dinheiro e a legislação é simples e precisa. Em Portugal só agora se começa a fazer alguma coisa. O ano que passou saiu legislação para regular esta forma de turismo. Os municipios principalmente os do litoral têm alguma dificuldade de aplicar a nova lei. Os empresários deste ramos tinham até Março deste ano para remodelar de acordo com a legislação que saiu. Experimentem o Parque de Campismo de S. Miguel em Odeceixe. Estive Lá o ano que passou. O parque é de 4 Estrelas mas na Europa não passava de 2 estrelas, ainda para mais junto ao mar. Não havia sinalização e ordenamento, sem alveolos. Pontos de água com torneiras antigas e algumas partidas. Caixotes do lixo mal sinalizados e muitos abertos. sem sinalização de extintores. Era normal fazerem-se grelhados de carvão e quando abandonavam o parque deixavam os fogareiros partidos que quem limpava o parque só os recolhia no fim da época. A falta de sinalização para despejar as águas sujas. Tirei uma fotos e enviei para a C municipal de Odemira. Os fiscais foram lá a correr mas como estava a decorrer o periodo de transição de legislação, nada fizeram. A Técnica da CM aconselhou-me a escrever no livro de reclamações para a próxima vez. Este exemplo repete-se pela nossa costa toda em que alguns parques, como o do meco de 5 estelas que é só para residentes, todo abarracado sem condições de segurança minmas no entanto é de 5 estrelas. Por isso o autocaravanismo é visto pelos autarcas, não como uma forma de turismo mas sim uma praga.
rbento

Registado: quarta fev 25, 2009 8:49 pm

Mensagempor paulobraz » segunda jun 14, 2010 10:20 pm

E ainda os donos destes parques de campismo pressionam os autarcas para fazerem com que nós tenhamos de ir para os parques em vez de estarmos livremente por aí......... Primeiro há que proibir e depois deles conseguirem o que querem nada irá ser melhorado, vou pagar só para estar dentro de 4 redes de arame????
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor spinto » terça jun 15, 2010 10:28 am

costumo passar uns dias na galiza e em termos de campings, não tem nada a ver com portugal.

Apesar de serem muito mais caros as condições tb são de longe muito melhores, há muitos que até tem papel higienico nos WC.

Os parques na galiza estão na 1º linha de praia, aqui em portugal por vezes estão a km.

O campismo em espanha é um negócio muito rentável nos meses de julho e agosto e fins de semana de maio até final de setembro.

em portugal há um défice muito grande de campings práticos e com as condições minimas exigidas, no que diz respeito a localizações, estão quase todos longe da praia.

Veja-se desde o orbitur de rio alto até ao inatel de cabedelo estão 40Km de costa e nenhum parque de campismo, e passa-se por zonas como apúlia, ofir, esposende, marinhas, castelo de neiva, amorosa.
zonas totalmente desaproveitadas, é incrivel mas é verdade.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor cookie » terça jun 15, 2010 10:41 am

companheiro, em fão há um parque de campismo que pertence ao clube de campismo e caravanismo de barcelos. durante muitos anos fiz lá campismo e até à praia são 15min de caminhada.

a zona está actualmente urbanizada (passei lá há 1 mês e fiquei :shock: ) mas o parque parece estar na mesma. julgo que tem área para AC.

nunca usei nenhum parque de campismo na galiza mas confesso que pela pinta parecem muito "aconicados" - com pouco espaço e as pessoas parecem estar em cima umas das outras. é verdade ou apenas impressão minha?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor txinho » terça jun 15, 2010 11:28 am

amigo cookie, só quero confirmar que o parque de campismo de Fão (Ofir) tem Area de Serviço, por muita pena nos ultimos anos têm urbanizado muito num pinhal que, "supostamente", é área protegida o que está a tornar uma vilazita muito engraçada num local dormitório de Verão :(
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor spinto » terça jun 15, 2010 1:34 pm

companheiro cookie , o parque de fão conheço e enquadra-se no que tenho dito, está muito longe, são parques interiores, como os há no algarve (armação de pêra por ex.)

tb há um parque em belinho (entre marinhas e castelo de neiva) , mas as condições não permitem aparcar, são caminhos rurais e terra batida.

entre a apulia e esposende na mata em frente á praia tem espaço para um excelente parque e não se faz porque é proíbido construir (até apareçer alguem influente para construir uma vivendazinha)

Quanto ao parque de fão, está a ficar muito encurralado por habitações, daqui a nada nem lá se consegue chegar, e 15m a pé até á praia não é nada pouco para se fazer com crianças, com tapa-ventos, guarda-sois, etc...
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Mensagempor cookie » terça jun 15, 2010 2:03 pm

pessoalmente não considero 15min a pé longe da praia.

e comecei a frequentar o parque com 11 anos +- e levávamos as tralhas todas atrás... pára-vento, guarda sol, água, merenda, toalhas etc... claro que se tem filhos mais pequenos torna-se mais complicado, mas nesse caso terá que subir um pouco mais porque na zona não há nada: tem o orbitur em viana ou em caminha que são os únicos que conheço que são mesmo em cima da praia.

quanto à urbanização da zona, de facto da última vez que lá passei nem queria acreditar... a quantidade de prédios e casas à volta do parque deixou-me boquiaberta... :roll: confesso que fiquei triste...
cookie

Mensagempor spinto » terça jun 15, 2010 11:46 pm

a norte de Viana tb não há praticamente nada, só a sereia da gelfa e orbitur de caminha, sao 30km por explorar e em zonas como praianorte, afife, carreço, ancora, moledo.

há uma enormidade de locais para apostar, no gerês por exemplo existe o parque de cerdeira que é o unico que um autocaravanista pode frequentar, no rio caldo onde toda a gente vai e há a zona de banhos e diversão aquatica, não há nada.
Sergio Pinto
Braga
spinto

Mensagempor cookie » quarta jun 16, 2010 7:57 am

o parque da sereia da gelfa mete medo... normalmente as pessoas estão super amontoadas... o do paçô (tb em âncora)na minha opinião é bem melhor e diferente, sem comparação. não tem praia de mar mas tem sossego e o rio âncora mesmo mesmo atrás, com porta directa para que se possam dar uns mergulhos nas suas águas geladas.

não tenho a certeza de que já terá sido construída uma área para AC em lobios, julgo que estaria para breve (ou já existe) junto da guardia civil... em entrimo, não muito longe dali foi (?) criada uma no centro da vila. há sinalética na estrada para portugal (lindoso) mas uma vez chegados a entrimo, não há qq sinal. por esse motivo não encontramos a área mas parece que se situa mesmo no centro da vila, no parque/jardim... quem for para aqueles lados nos próximos tempo talvez possa averiguar estas duas situações...

o parque do vidoeiro no gerês não tem instalações para AC?
cookie

Mensagempor cookie » quarta jun 16, 2010 8:25 am

deixo aqui este link... não sei se em lobios a area será atrás da guardia civil ou no polideportivo ou se os 2 locais são próximos...

http://www.caravaningblog.com/lobios-am ... caravanas/

tb não sei se a área já estará funcional...

nos próximos tempos não devo ir para essa zona por isso não posso confirmar mas se alguém for... esteja à vontade :o
cookie

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes