por Arvaz » terça mai 25, 2010 7:01 pm
Boas Companheiros,
Tal como prometido aqui vai o balanço da reunião de hoje, 25 de Maio de 2010, com o Sr. Vereador Paulo Vicente da Câmara Municipal da Marinha Grande sobre as restrições ao estacionamento de AC’s na Praia da Vieira de Leiria . Consigna-se que a mesma só teve lugar nesta data por falta de disponibilidade da minha parte.
A reunião na Câmara Municipal decorreu de forma cordial, com o Sr. Vereador, o qual se mostra sensibilizado para a questão do autocaravanismo, sendo que o que motivou a proibição do estacionamento na Praia de Veira de Leiria foi o abuso de alguns companheiros autocaravanistas, do tipo campismo com estendal e outros. O qual a maioria de nós condena.
Foi com muito agrado que pelo Sr. Verador Paulo Vicente me foi apresentado uma planta topográfica de requalificação das margens do Rio Lis, onde está incluído o projecto de uma área de serviços para AC’s, com apoio em despejo de águas, cassetes, WC, electricidade e estacionamento com tempo limitado.
Está previsto para Setembro deste ano o início das obras de requalificação com a futura área de serviço para AC’s, sendo que do que vi será sem dúvida uma área modelo a nível nacional.
Assim, na época balnear de 2011, a requalificação das margens do Rio na Praia de Vieira de Leiria será um orgulho para nós autocaravanistas, para os comerciantes locais e para a população, mas sem dúvida para a autarquia da Marinha Grande.
No entanto, para a próxima época balnear estão a ser criadas condições para que as AC’s realizem as operações de despejo e abastecimento de água no parque de Campismo da Praia de Vieria, ponto com o qual discordei por o mesmo ser limitativo à nossa liberdade na prática do autocaravanismo. Mas, isto é apenas uma opinião pessoal.
Não posso deixar de agradecer todo o apoio recebido quer em público aqui no fórum, quer através de mensagens MP ou Email, quer por companheiros em nome individual ou grupos de autocaravanismo, no tratamento desta questão.
Assim, quando surgirem novos casos espero poder ajudar construtivamente na próxima denúncia/protesto de descriminação de AC’s, é que o próximo Verão para nós autocaravanistas deverá ser sem dúvida muito quente em casos idênticos.
Resumindo, na minha opinião penso que muitas vezes as autarquias não estão sensibilizadas porque desconhecem a realidade do autocaravanismo ou então só conhecem os maus exemplos do autocaravanismo, o qual é por demais tratado no presente fórum.
Quanto à equipa do Fórum CampingCar Portugal, parabéns pelo presente projecto, que não nos censura, não é restritivo, até nos incentiva à participação, nem anda em emaranhados institucionais, deixa apenas as nossas conversas fluirem.
Em Setembro quando começarem as obras ou quando sentir movimentações nesse sentido reabrirei o presente tópico, dando conta do início das mesmas, isto é, assim espero atendendo à convicção que me foi transmitida.