Presidente UE autocaravanista

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Henrique Fernandes » terça abr 27, 2010 11:58 am

Caro CCLV-Canoagem:
Respeito sinceramente a sua opinião mas permito-me chamar a atenção para o seguinte:
Já conduzi um pouco acima do limite de velocidade permitido por lei, sou capaz de alguma vez na vida ter passado um traço contínuo, circulo por vezes com algum peso a mais, e sou até capaz de algum dia me ter esquecido de passar de máximos para médios ao cruzar-me com alguém.
Isso significa que eu tenha menos respeito pelos companheiros, enquanto condutores, ou pelos condutores em geral, ou que dê uma má imagem do condutor português? Claro que por si só não julgo que me queira atribuir a intencionalidade de tais desígnios, sobretudo sabendo todos nós que pode até haver quem cumpra rigorosamente todas as regras do mundo (será que há?...) sem que daí se retire automaticamente a constatação de um comportamento individual e cívico maior do que a média dos portugueses.
As leis, sem bom senso, não servem para grande coisa. Arriscam-se, nessas circunstâncias, a tornar bem visível aquela máxima de Montesquieu (em «O Espírito das Leis»), de que não existe pior tirania do que aquela que é cometida à sombra das leis e da justiça...
Por isso eu sou daqueles que acredita, e o companheiro terá também de respeitar isso, de que estando devidamente salvaguardados o respeito, a decência, o bom senso e tolerância q.b., na vida existe mesmo 8, 80 e um meio onde está a virtude.
Claro que quando as coisas ameaçam passar das marcas, e a autoridade saberá avaliar isso melhor do que eu, aí sim, aplique-se a lei nua e crua.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor edurana » terça abr 27, 2010 12:45 pm

Companheiro CCLV-CANOAGEM:
Tambem eu respeito a sua opinião, mas penso que esta minha maneira de ver o autocaravanismo não prejudica a imagem do autocaravanista, nem estou de acordo, que faço o que me apetece.Tenho orgulho no meu comportamento como autocaravanista, assim como tenho quando era campista. Se formos tão rigorosos no nosso comportamento, é que estamos a autobloquear o prazer deste hoby. Pior , para mim, por exemplo é quem leva as motas de água para as barragens, põem-se nas rampas a acelerar e a poluir o ambiente, com os motores a trabalharem em seco, coisa que o meu toldo não faz, coisa que a minha cadeira não faz, coisa que a minha janela aberta não faz. Chamo a atenção que estou a falar em campo aberto, nunca na via pública.
Um grande abraço para si
edurana

Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am

presidente da ue

Mensagempor ruca » terça abr 27, 2010 2:56 pm

Boa tarde companheiros, tenho vindo a acompanhar este debate como outros e sinceramente sou da opinião de que tem de prevalecer o bom senso, é claro que na via publica estamos ou deveriamos estar simplesmente estacionados. agora no meio de nenhures, sem casas ou outras estoturas por perto no meio de um pinhal ou junto de uma barragem qual o problema de abrir o toldo por a cadeira ca fora e apanhar sol, ou mesmo tirara o fogareiro e fazer um churrasco? desde que no final tudo fique como encontramos e todos os residuos sejam devidamente acondicionados? se quando não tinha a mina AC ia de carro a um parque ou pinhal e fazia o meu pique nique sem imcomodar ninguem e tendo o cuidado de preservar a natureza, e isso não era campismo selvagem porque é que é só por ir de AC?
vamos usar o bom senso o respeito pelos outros e pela natureza como qualquer cidadão o deve fazer, porque nós continuamos a ser cidadãos como qualquer outro que se desloca em outras viaturas com os mesmos direitos e deveres, por isso deixemos de dar tiros nos pés com falsos moralismos
boas voltas
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor LPP » terça abr 27, 2010 6:58 pm

Ainda bem a existência deste forum porque o debate sério só dignifica e ensina. Também é bom que idéias diferentes apareçam porque sem elas não há conteúdo para debate.
Da minha parte fico satisfeito por haver mais gente pensando como eu na forma de estar e tirar o máximo proveito de uma autocaravana, que nem sempre é um pequeno investimento, bem pelo contrário.
Boas viagens
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Mensagempor jorgefgoncalves » terça abr 27, 2010 9:47 pm

boas,

Também eu tenho vindo a acompanhar este tópico com algum interesse, e para meu espanto tudo se desculpa por ser este senhor, desculpem a minha franqueza mas eu não vejo grande diferença entre esta forma de campismo e aquela que tão fortemente aqui tem sido criticada no tópico "Barragem de Montargil" onde se aplaude a actuação das autoridades.
Para que fique bem claro que nada tenho contra o tipo de autocaravanismo que esse senhor estava a fazer, como também não se deve condenar o "Portuga" por abrir o seu toldo e usar as cadeiras em plena natureza.
Cumprimentos,

Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça abr 27, 2010 10:36 pm

Dei-me ao trabalho de meter o endereço "Lake Tinaroo Holiday Park, Austrália" no Google Earth e vislumbrei um território de espaços abertos à beira-lago onde, com toda a probabilidade, o Sr. Van Rompuy abriu o seu toldo.
Isso fez-me reflectir e pensar que talvez estejamos a discutir o sexo dos anjos.
Em primeiro lugar, não sei se na Austrália não será como na Noruega e noutros países: permissão legal para fazer o que ele fez, o que mataria à nascença a questão, ou pelo menos a maneira como a temos abordado.
Em segundo lugar há por ali quilómetros de espaço vazio (estão a imaginar a Austráilia?) e abrir um toldo naquelas circunstâncias pode por ali ser tão condenável como um tuaregue estender a tenda em pleno deserto do Sahara.
Em terceiro lugar não tenho razões para pensar que o homem o tenha feito por se sentir mais do que os outros. Talvez o tenha feito apenas por ser permitido ou simplesmente por se sentir com o mesmo direito a prevaricar que todos nós, num momento ou outro da vida, já exercemos.
Descolemos portanto do coitado do homem que se calhar até está carregadinho de razão para fazer o que fez, naquele local e naquele país.
Quanto aos exageros que por vezes constatamos em Portugal, sou contra. Dir-me-ão que o conceito de "exagero" é subjectivo e pessoal e que assim é difícil saber onde acaba o aceitável e começa a rebaldaria. Concordo com a crítica, tenho de a aceitar a partir do momento em que assumo uma posição.
Mas como não há só uma verdade, recordemos o passado e aquelas sociedades obssessivamente seguidoras de regras inflexíveis e pétreas. Recordemos os sofrimentos que essa matriz educacional rígida, transportada para outros níveis comportamentais, causou à humanidade. Se há coisa que os nórdicos admiram (até um certo grau, claro) em nós, os povos do sul, é aquilo que consideram talvez de forma ingenuamente romântica como uma "desorganização saudável e criativa".
Não vi o que se passou em Montargil e se calhar quem critica tem toda a razão para o fazer.
Em suma, penso que todos têm direito à sua opinião ainda que discordemos frontalmente, com toda a legitimidade. Talvez a única solução efectiva consista em cada um de nós solicitar a intervenção das autoridades sempre que julgue estarem a ser ultrapassados os limites do razoável, deixando que seja essa autoridade a decidir depois como actuar.
Ou não concordam?
Henrique Fernandes

O sexo dos anjos

Mensagempor josegon_calves » quarta abr 28, 2010 6:35 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Alguém pretendeu incendiar o tema comparando o absolutamente incomparável!!!

Há, aqui neste fórum, na página principal, uma rubrica "Isto NÃO!!!", há, aqui nesta página de rubricas, um tema "O que não se deve fazer - Exemplos".

Querer criticar ou comparar o simples facto de abrir o toldo, ou colocar as cadeiras ou até mesmo a mesa num descampado onde não há vivalma nas redondezas com situações que acontecem todos os dias aqui em Portugal, praticadas por portugueses e estrangeiros, é absurdo!!!

Comparem o que é comparável!

Não comentem o que não tem comentário possível!!!

Ir além, é dar tiros no próprio pé!!!

Eu mesmo, abri o tema "O que não se deve fazer - exemplos", desisti de colocar ali mais exemplos flagrantes do que não se deve fazer por entender que quem vem de fora e vê estes exemplos ridículos e absurdos só pode ficar com uma imagem muito negativa do que é de facto Autocaravanismo.

Ainda este final de semana um italiano se deu ao luxo de descarregar as águas em pleno Parque de Estacionamento das Hortas, aqui em Guimarães, no mesmo local onde à 15 dias se concentraram 50 autocaravanas e depois de abandonarem o local deixaram o mesmo limpinho.

Isto sim! Isto é ridículo! Isto sim, isto é condenável!

Como também o é abrir o toldo, ou colocar mesas, ou cadeiras, ou o que quer que seja em pleno parque de estacionamento!!!

Pretender colar o dito senhor que abriu o toldo no confim do mundo sem ninguém à vista com as situações de claro autocampismo é RIDÍCULO!!!

Detenhamo-nos sobre assuntos mais sérios, por favor.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quarta abr 28, 2010 6:58 am

Boas

Vai ser um verão engraçado e pelo que tenho lido nos varios foruns, este ano não vamos poder fazer praia ou pic nic em AC.

Por um lado pela visão que alguins tem da vida numa AC e pela pressão que as autoridades tem para multar.

Este ano vou para o interior longe da confusão, praia como simples automobilista só

Cumprimentos a todos e como alguem me disse o descampado é sempre propriedade privada mesmo que seja do estado.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

PRESIDENTE DA UE

Mensagempor ruca » quarta abr 28, 2010 8:39 am

Bom dia companheiros, pois eu vou deitar mais uma axa para a fogueira, e em minha opinião deveriamos aproveitar estas imagens do presiente da UE a fazer caravanismo para enviar a alguns senhores snobs com poder de decisão para eles perceberem que isto não é praticado por " ciganos e saltinbancos " como alguns deles pensão e por isso nostratam com desrespeito como se fossemos cidadãos marginais ou de 3ª classe.
boas voltas
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor cookie » quarta abr 28, 2010 8:42 am

apenas digo que os fundamentalismos nunca deram resultado e não vai ser agora que vão começar a dar.

há que analisar as situações com bom senso.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta abr 28, 2010 12:37 pm

CCLV-CANOAGEM Escreveu:Boas.....
Cumprimentos a todos e como alguem me disse o descampado é sempre propriedade privada mesmo que seja do estado.

Companheiro,

Tem razão quando diz que o descampado é de alguém. Claro!

Mas terá certamente menos impacto negativo procurar lugares menos sobre ocupados que ser mais um devidamente estacionado numa imensidão de autocaravanas.

Por mim, farei sempre praia como o fiz até aqui! Nunca ninguém me viu "em cima de água". Fico sempre devidamente estacionado nas imediações, nunca em cima! Não tenho problemas em andar com a tralha às costas como muitos!

Mas não é isso que está, ou estava, em causa!

O dito presidente, bem ou mal, estava como estava aparentemente nas próximidades de uma construção, parece-me portanto, que estaria com consentimento de alguém!

Como não posso dar-me ao luxo de supor ou deixar de supor, critico apenas e somente aquilo que flagrantemente contribui para a degradação da nossa imagem. Ai sim, aí deveremos de pronto denunciar, porque reclamar já foi chão que deu uvas!!!

E creio que já chega de "guerrinhas" inconsequentes!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Mensagempor António Esteves » quarta abr 28, 2010 9:54 pm

Caros companheiros
Desculpem mas não pude evitar meter-me na Vossa conversa.
Esta conversa só existe porque desde uns tempos (recentes) a esta parte tem havido algumas dificuldades em alguns companheiros puderem estacionar a sua ac à beira mar (se possível com as rodas na água) e de preferência uns diazitos seguidos se o tempo estiver bom.
Em todos os anos que faço acaravanismo nunca, mas mesmo nunca fui incomodado por estar num sitio. Porquê?
1º- Vejo se o meu estacionamento não prejudica o lugar de outros veículos.
2º- Procuro locais mais rservados e recatados até por uma questão de privacidade e de sossego, nem que tenha de andar uns metros para chegar à água (praia)
3º- Evito deslocar-me para locais que sei que à partida estão saturados de ac (ex: ir para a praia quando todos vão) procurando terras menos divulgadas mas nem por isso menos bonitas.
4º- Se por falta de local, já cheguei a pernoitar em frente do posto da GNR. (mas fui lá perguntar se haveria inconveniente neste estacionamento) e com cortesia até foram tomar um cafezino à ac
5º Se o local me agrada nem que seja para aquecer o motor, desloco-me no dia seguinte para outro local, para não dar a ideia que estou a passar férias.
6º- Quando pretendo ficar mais que 2 dias seguidos na mesma localidade tenho o cuidado de não ficar mais que 2 noites no mesmo local de pernoita.
7º- Por fim, por muito que goste da companhia de outros ac evito tudo o que seja uma espécie de concentração. E por vezes basta andar mais uns metros, pois ainda não percebi por que é que as ac têm que estacionar todas juntas. Ah os assaltos.... se escolhermos locais recatados (não é o mesmo que isolados) mesmo que por vezes não sejam muito confortáveis (estacionamentos de centros comerciais, por exemplo têm sempre seguranças.
Por isso acho que como em tudo na vida tem que haver bom senso na nossa postura e não dar oportunidade para que nos marginalizem.
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta abr 28, 2010 10:45 pm

Eis, em minha opinião, um conjunto de regras bem simples e úteis! Poderíamos incluí-las num qualquer "MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA BÁSICA DO AUTOCARAVANISTA" sem que me pareça que causassem especial prurido a nenhum de nós.
O que o António Esteves defende, com a minha total concordância, é tão intuitivo que porventura muitos de nós nunca se detiveram um minuto a pensar no assunto. Pelo menos da forma esquemática e organizada recorrida pelo nosso companheiro.
Recordo-me, por exemplo, de algumas vezes em que tive dificuldade em encontrar um espaço adequado para pernoitar em Espanha. Sempre que me dirigi à esquadra local da Guardia Civil fui bem recebido e melhor ajudado.
Por incrível que pareça, uma vez, perto de Matalascanas, os agentes até me "obrigaram" a circular uns 100 metros numa via de sentido proibido para poder aceder ao local que me indicaram! E isto depois de lhes perguntar expressamente se me estavam mesmo a mandar contra aquele sentido proibido! Era, de facto, a única forma de aceder com perturbação mínima ao local onde estavam umas 6 ou 8 ACs para ali enviadas pela Guardia Civil, a uns 30 metros da praia. Não vi por ali qualquer vestígeo de lixo originado por aqueles autocaravanistas.
A discrição, a educação, a humildade e o respeito pelos direitos dos outros são a nossa melhor arma de defesa.
Ou não será assim?
Henrique Fernandes

Mensagempor cookie » quinta abr 29, 2010 6:04 am

concordo plenamente com os 2 últimos testemunhos.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

CIVISMO

Mensagempor josegon_calves » quinta abr 29, 2010 7:02 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Não me canso de dizer e de clamar bem alto que o que falta em alguns, não muitos felizmente, é apenas um pouco de Civísmo.

Havendo o Bom Senso, a Análise Crítica e Civísmo, não haverão nunca problemas para quem segue essas Regras de Ouro do Autocaravanismo.

Já ando "nisto" à mais de 15 anos, desde o tempo em que não se falava em Áreas de Serviço nem de Estacionamento específico para Autocaravanas, e nunca tive dificuldades em estacionar sem incomodar, muitas vezes falo com os residentes mostrando-lhes as minhas intenções e ouvindo as suas opiniões, e também nunca tive dificuldade em proceder às manutenções óbvias de uma qualquer sanita química ou depósito de dejectos, sempre em Instalações Sanitárias e sempre deixando as mesmas tão ou mais limpas do que as encontrei. Continuo, hoje em dia, a ter os mesmos procedimentos.

A partir daqui, estamos todos de acordo, ou não?

Deixem o Presidente em paz, cada um que olhe com sentido critico construtivo para o que faz e a forma como o faz, e procure essencialmente deixar uma imagem dignificante para o Autocaravanismo.

Já agora, costumo dizer para o meu filho: "Faz pouco barulho que quero passar despercebido.".

Passar despercebido - eis a solução!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 18 visitantes