Semana de férias azarada

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor cookie » sexta fev 05, 2010 4:55 pm

espero que tenha sorte.

mas a nossa não deu qualquer aviso de problemas.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor caminheiro » sexta fev 05, 2010 11:23 pm

Boa noite companheiros,

No que respeita ao GPS TomTom também ia sendo vítima das suas loucuras, mas com a experiência já adquirida só muito dificilmente agora me engana.

Constatei que nunca devemos seleccionar o caminho mais curto, pois quer logo enfiar-nos por caminhos de cabras ou vielas.

Quando o GPS enlouquece e insiste em meter-nos por atalhos, geralmente a loucura passa-lhe se o desligarmos e voltar-mos a ligar mas o preferível é fazer-lhe um reset. Ando sempre com um alfinete à mão.

A maneira menos falível é planear previamente o percurso com a introdução do maior número possível de pontos de passagem por estradas nacionais ou outras que saibamos serem adequadas.

Se nos limitamos a introduzir um destino será bom que antes de arrancar-mos vejamos o percurso no monitor para que possamos travar-lhe atempadamente quaisquer desvarios.

Há tais erros de cartografia que ao sair de minha casa o GPS manda-me descer umas escadinhas com dois metros de largura e 80 degraus. São máquinas.

Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor cookie » sábado fev 06, 2010 5:39 pm

quando vamos para o gerês, o GPS costuma mandar-nos virar à direita mesmo no meio de uma ponte... directos para o precipício :lol: faz seeeemmmmpreeee isso!!!

quando à nossa AC, esta semana já a vamos poder levantar!! :o
cookie

Mensagempor EMAN » terça fev 09, 2010 2:41 pm

Boa tarde

é uma ford, julgo que 2.2 de 115 cv, de 2007.

o problema já está identificado: os injectores danificaram os cilindros. ou seja, é um problema intrínseco ao motor. a única solução é mudar os injectores e os cilindros.

Num concessionário Ford da margem sul, onde costumo fazer as minhas revisões e em conversa com o chefe da oficina, disse-me este o seguinte:
Estes motores (o meu é um 2.0 de 125 CV de 2005) um cuidado que se terá que ter com eles, é o uso de "gasóleo marado" o qual poderá danificar os injectores e pistons (pela grande afinação/compressão a que estão sujeitos). Referia-se ele como é lógico ao uso dos chamados combustiveis brancos, no entanto não disse que não se devia usá-los mas sim que pode acontecer por causa disso, e aliás nós sabemos que se calhar nem todos os locais de abastecimento dos ditos nos poderão merecer confiança.
Eu também uso desse quando posso, mas também sabemos que nem todos os postos de abastecimento têm a mesma qualidade de armazenagem ou rotatividade de stocks.
Até hoje, estou satisfeito com o comportamento da minha AC, e neste caso chassis/motor.

Não estou a dizer que neste caso aconteceu por isso ou por causa disso, já que não sei que tipo de abastecimentos que o companheiro faz.
Avarias podem acontecer, porque até os "grandes bólides" têm problemas.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor cookie » terça fev 09, 2010 2:55 pm

no nosso caso normalmente abastecemos nas bombas ou começada em B e terminada em P ou começada em G e terminada em P com AL no meio.

em raros casos nas bombas de hipermercados porque (não abundam nas zonas de montanha) mas a AC era usada e não sabemos muito bem o que terá passado nos seus primeiros anos de vida.

no entanto comprámos com garantia de um ano. no stand são pessoas sérias e assumiram este problema.

quando a tivermos nas nossas mãos há que a limpar (sim porque nem isso foi feito já que da última vez não chegou ao destino) e fazer uma viagem de rodagem do motor.

depois dou notícias do seu comportamento e do sucedido.

obrigada pela dica que serve para todos nós!!!
cookie

Mensagempor EMAN » terça fev 09, 2010 3:05 pm

Boas

GPS. Não haja dúvidas que para "navegar por estradas nunca antes navegadas" é excelente.
Sabemos que fiabilidade a 100% é impossivel e especialmente se não soubermos lidar/contornar as suas infos.
Nada como tentar utilizá-lo com o máximo de info útil de programação de percursos para evitar o tal envio por exemplo por estradas para "smarts" ou TT :D .
O meu TomTom tem-me proporcionado excelentes viagens, mas também já tem sido "manhoso".
(Deve ser a Catarina que é "malandreca" :D :wink: )

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor João Morgado » terça fev 09, 2010 3:27 pm

Olá a todos!

Mesmo assim a Catarina conhece meio mundo. Tanta estrada com tantos cruzamentos e entroncamentos, deve ser uma barra em geografia, portanto temos que aceitar que se possa enganar de vez em quando.

Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor cookie » terça abr 06, 2010 7:49 am

retomando este tópico...

após esta semana de férias azarada e depois de quase 1 mês de ter ido de reboque para o mecânico, a nossa AC foi-nos entregue para fazermos a rodagem ao motor.

o diagnóstico foi o seguinte: cilindros partidos por causa dos injectores (injectavam o gasóleo em jacto e não em "spray" como parece que deveria acontecer). o arranjo foi superior a 3500€ (uma vez que foram substituidos todos os injectores e cilindros) mas o stand (foram impecáveis) assumiram o arranjo sem sequer se tentarem esquivar das responsabilidades - coisa rara nos dias que correm .

com o motor arranjado lá tivemos que fazer rodagem. e assim lá partimos em fevereiro para uma viagem de quase mil km´s.

nessa viagem aprendemos a trabalhar com a válvula de segurança do boiler (que funciona às mil maravilhas) e aproveitamos a nossa AC apesar de haver um constante cheiro a gasóleo no carro (?). como o motor tinha sido limpo com combustível pensámos que seria disso e não nos alarmámos.

no regresso da viagem parámos na AS da cidade de león para fazer os respectivos despejos seriam umas 11:30 mas já não arrancámos...

a AC não pegava. :(

activámos o seguro (sempre que falámos com eles foram muito pouco simpáticos, indelicados, rudes e chegaram mesmo a dar-nos informações diferentes e contraditórias). veio o reboque que verificou se seria mesmo avaria ou apenas bateria gasta. era mesmo avaria. retirámos tudo o que conseguimos da AC às pressas e toca a esperar por um taxi que veio de Bragança.

o taxi chegou às 14:30 e toca a rumar a casa. a AC ficaria nas instalações do reboque (ao ar livre) até que houvesse luz verde para ser transportada para Portugal... 1, 2, 3 semanas????

depois de alguns telefonemas para o seguro lá nos disseram que a AC demoraria 2 semanas até chegar ao mecânico de destino. findas as 2 semanas (em stress sem sabermos como estaria a AC etc.) o mecânico liga-nos a dizer que a AC já estava pronta, se a íamos lá buscar ou se queríamos que a deixasse no stand.

como?? já está pronta? mas... não era suposto ainda estar em Espanha???

ok, melhor assim mas o pessoal do seguro grrrrrrr :evil:

felizmente não foi nada de grave e foi tudo rectificado sem qualquer encargo extra para nós.

esta páscoa foi a nossa viagem de "re-estreia". coração aos pulos, com a normal insegurança de quem passou por estas situações mas tudo correu bem!

o nosso caracol portou-se às mil maravilhas!!!
o destino foi a estação de esqui de valgrande-pajares e o regresso foi feito sem qualquer problema!!

e reparem que a última vez que fizémos uma viagem descansada tinha sido em Dezembro do ano passado.

ao passarmos pela zona de Fafe ainda tivemos um susto: ouvimos pum pum pum... pum pum... toca a abrandar, 4 piscas e encostar. o que teria sido? um pneu? a porta da garagem que se abriu? algo que se soltara na garagem? ahhh!!! eram os foguetes que se estavam a lançar por ser 2ª feira de Páscoa!!! :lol: não imaginam o alívio!

parece que esta odisseia terminou bem e quero deixar aqui o nosso agradecimento ao stand por se ter portado à altura da situação. :D
cookie

Mensagempor João Morgado » terça abr 06, 2010 10:24 am

Olá Cookie!

Pelos vistos os primeiros sustos já passaram, e como tudo acabou bem até houve direito a foguetes. :lol: :lol: :lol:
E que a partir de agora sejam só coisas boas.

Um abraço
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor LPP » terça abr 06, 2010 2:57 pm

Olá companheira Cookie!
Deixe que lhe diga, a companheira é uma optimista a cem por cento. Mesmo com as coisas a repetirem-se correndo mal, a companheira pelos seus depoimentos exala optimismo por todos os lados. É disso que tenho falta pois o que conta do que lhe aconteceu, comigo era uma grande chatisse, um grande problema. Desejo que não venha a ter mais coisas dessas para nos contar.
Boas viagens,
Luis patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Mensagempor cookie » terça abr 06, 2010 3:44 pm

desde Janeiro que vivemos momentos de grande preocupação. nesta viagem só descansamos quando chegámos "sãos e salvos a casa".

mas estamos esperançados de que os piores momentos ficaram definitivamente para trás.
cookie

Mensagempor RicSimoes » terça abr 06, 2010 4:32 pm

Boas Companheira Cookie, são grandes noticias essas de que a vossa Menina já rola e sem problemas e que por sinal vos proporcionou umas excelentes mini férias.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor jotas1957 » terça abr 06, 2010 5:41 pm

Aproveitem bem a vossa menina.
Concerteza os maus momentos foram uma etapa já passada e que agora vos vai recompensar por todos os momentos menos bons.
Saudações e votos de bons passeios
jotas1957

Registado: sábado jan 10, 2009 6:58 pm

Mensagempor rl_feliciano » quarta abr 07, 2010 10:16 pm

Boas,

Relativamente às peripécias com GPS's, não sendo um conhecedor profundo relato a minha experiencia com um GPS.
Em determinada altura, o GPS do meu telemóvel nokia, mandava-me sair de uma nacional impecável, para um caminho de cabras.

Alterei uma configuração para não permitir que o GPS faça calculos usando estradas não asfaltadas.
E a partir daí não tive mais partidas.
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Registado: segunda abr 05, 2010 2:30 pm

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes