Proibidas AC's na Praia da Vieira de Leiria

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Proibidas AC's na Praia da Vieira de Leiria

Mensagempor Arvaz » domingo mar 21, 2010 10:14 pm

Boas companheiros,

Foi com tristeza que constatei que na Praia de Vieira de Leiria agora as AC's não são bem vindas. Existe sinalização a proibir paragem e estacionamento e em baixo diz "autocaravanas"

Mas enfim segui viagem e fui para o Pedrogão, concelho vizinho, onde havia outras AC's.

No entanto não pude deixar de enviar o Email Aberto para a autarquia que transcrevo- com Copy e Paste:

"Assunto:
Desagrado com sinalização Praia da Vieira para autocaravavanas - Email Aberto

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

É na qualidade de munícipe e autocaravanista que remeto este email aberto, em virtude de constatar que actualmente na Praia da Vieira existem sinalizações com proibição de paragem e estacionamento para autocaravanas (AC's).

Deste modo, fico triste porque neste concelho com potencialidades turísticas não não existe uma única àrea de serviço para acolher Autocaravanas (AC's), mas agora até existe proibições para as mesmas.

Assim, penso que a solução seria retirar a aludida sinalização ou em alternativa, melhor, a criação de uma àrea de serviços para autocaravanas, seja ela gratuita ou paga de acordo com os serviços prestados para a sua manutenção, tal como existe por essa Europa e começa a existir nas autarquias Portuguesas.

Mas enfim, quanto às placas de proibição para autocaravanas, eu acabei por seguir para a Praia do Pedrogão, concelho vizinho, onde havia outras AC's. Acabei por aí almoçar e tirei a tarde para aí estar numa esplana, eu e os restantes acompanhantes.

Obrigado.

Nota final:
É com verdadeira tristeza que do presente Email darei conhecimento a outros companheiros de AC's, bem como em forum nacional e estrangeiros

(...) "

:( :( :( :( :( :(
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Mensagempor oscarsousa » domingo mar 21, 2010 11:02 pm

Boas companheiro

Tem todo o meu apoio

Bons paseios de AC
BONS PASSEIOS DE AC

AC = SEM MARCAÇÕES SEM HORÁRIOS
oscarsousa

Registado: quarta ago 05, 2009 10:27 pm

ACs na Praia da Vieira

Mensagempor Fonseca » domingo mar 21, 2010 11:44 pm

Companheiro ARVAZ

É com imensa triteza que leio o seu post.

Pelo menos duas vezes por mês nos deslocamos a essa terrinha tão do nosso agrado. Almoçamos pelos restaurantes da beira mar e depois sigo para dormir em S. Pedro de Moel. No outro dia lá estamos nós para almoçar e, quando os pescadores vão ao mar lá estamos a comprar o seu pescado para trazer "para a malta petiscar"!!!

Que tristeza de autarcas! Que mal fazem as AutoCaravanas? Ainda há muito pouco tempo nós e uns amigos que connosco seguiam (tb em AC) lá comprámos um conjunto de malas de viagem para cada um e a minha esposa comprou mais um fato de treino...

Caramba! O que poderá levar uma Câmara a fazer uma barbárie dessas?
Mas que autarcas andamos nós a eleger?

Estou revoltado. Será que é verdade? Não quero acreditar que não posso voltar a comer no CANTINHO DO MAR aquele ensopado de enguias tão do nosso agrado???

Que poderemos fazer para que estes "inteligentes" que nos (des)governam entendam que cada um tem o direito de viver a vida à sua maneira, optar por ter um T0 fixo ou itenerante, estar hoje aqui e amanhã acolá???

Com o coração triste ( porque são já muitos anos a caminhar para lá ) serei obrigado a divulgar esta notícia pelos nossos amigos, portugueses e estrangeiros e... será mais uma localidade a riscar do nosso mapa.

Também não sei porque não se manifestam contra isto os comerciantes! Será porque têm trabalho a mais, e também eles estarão desertos que não apareçamos? não acredito!

Bons passeios a todos, pelas terras que afávelmente nos acolhem. As outras? pois que vivam felizes na sua ostracidade e tirando sempre o chapéu aos seus "inteligentes" autarcas que lhes impôem estas leis, que lhes enchem as caixas registadoras de €uros!

Fonseca e Tessie
Fonseca

Registado: domingo abr 22, 2007 3:20 pm

Câmara da Marinha Grande

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 22, 2010 9:13 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Na sequência dos atentados discriminatóris, de que somos cada vez mais um alvo apetecivel, realizei o meu protesto junto da referida autarquia.

Porque entendo que não serão apenas com palavras aqui comentadas que iremos conseguir resolver alguma coisa, protestei na própria Câmara.

Quantos mais protestos houverem, individuais ou não, desde que justos, entendo que conseguiremos reverter situações discriminatórias.

Continuo a acreditar que as ilegalidades devem ser removidas e reposta a Legalidade.

Existem Leis! Que se cumpram as Leis!

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

PS:
Aqui vai o meu protesto à Câmara Municipal da Marinha Grande:

Bom dia Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande,

Venho por este meio manifestar a V. Exª. o meu desagrado pela atitude discriminatória que esta Câmara Municipal da Marinha Grande executou contra o Autocaravanismo Português ao proibir o acesso ao espaço público em total igualdade de oportunidades.

Não sendo residente no Vosso Municipio, sou contudo um cidadão português de pleno direito e, deslocando-me ao Vosso Concelho, a bordo de uma viatura ligeira de passageiros, seja ela uma Autocaravana ou não, entendo que deveria ter os mesmos direitos e oportunidades de estacionamento na via pública como qualquer outro cidadão. Não foi essa a opção adoptada pelo Vosso Município, optando então por uma atitude pura e simplesmente discriminatória e atentatória contra a liberdade de movimentos e igualdade de oportunidades.

Se, o que o Vosso Município pretenderia fosse o proibir a prática de Campismo na Via Pública, não seria de todo necessário optar por atitudes deiscriminatórias uma vez que existe na Legislação em vigor Normas que regulam e punem essa actividade ilegal.

Não entendo, nem posso aceitar de animo leve, que querendo estacionar, como qualquer outra viatura ligeira de passageiros, ou mesmo pesado de passageiros ou de mercadorias, me seja interdito esse direito apenas por a minha viatura ser uma autocaravana.

Creio que estamos aqui perante um atentado aos meus direitos enquanto cidadão cumpridor e às minha liberdades enquanto utilizador do espaço público cumpridor da Legislação em vigor no que ao Campismo diz respeito em concreto!

Com esta atitude, de discriminação, o vosso Município perderá sem qualquer tipo de dúvida uma vez que esta atitude discriminatória será divulgada em todos os locais apropriados onde pessoas de bem, com capacidade financeira acima da média, que poderiam visitar o vosso Município e aí investir os seus recursos, além de os divulgar a outros, deixarão certamente de procurar as vossas terras por estas serem hóstis aos autocaravanistas responsáveis e discriminatórias.

Este é apenas um apelo de alguém que é do Norte de Portugal, do Berço da Nacionalidade, para que sejam revistas e anuladas as atitudes discriminatórias contra quem quer que seja, e que seja aplicada implacavelmente a Legislação em vigor, no que à actividade Campista diga respeito, se é que era essa a intenção do Municipio de regular e limitar essa actividade na Via Pública.

Entendo que, enquanto autocaravanista cumpridor, não devo ser punido pura e simplesmente porque outros desrespeitaram a Legislação em vigor.

Sem mais, e aguardando que V. Exª., enquanto responsável máximo desta Autarquia, reconsidere esta tomada de atitude e opte por um Caminho de Legalidade, de Justiça e Igualdade de Direitos, subscrevo-me com consideração.

Atentamente,

José Gonçalves
(Guimarães)

PS:
Esta mensagem será publicada em diversos Foruns de Autocaravanismo Nacionais e estrangeiros.
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Paulo » segunda mar 22, 2010 9:29 am

Caríssimos,

É absolutamente necessária a nossa acção nestes casos. Temos que reclamar junto dos decisores, mostrando-lhes aquilo que eles perdem.

Por outro lado é também necessário mostrar aos directamente prejudicados - comerciantes locais - para que estes se recordem que aqueles em quem votam nas eleições são os primeiros a tirar-lhe a clientela.

Por outro lado, é necessário propor alternativas como o pagamento do estacionamento. Cada vez mais, teremos de pensar que o pagamento pela nossa pernoita, em zonas de maior afluência (litoral, por ex.), será a solução para não contarmos com a tolerência mas sim com o direito ao estacionamento/pernoita.

Força!!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Câmara da Marinha Grande

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 22, 2010 1:21 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Da mesma forma que procedi ao reclamar contra este Municipio, venho desta feita transmitir a resposta que o mesmo prontamente me deu e da minha consequente resposta ao mesmo assunto.

Com atitudes assim, quer da nossa parte, com respeito e elevação, com cumprimento das Regras e com Civísmo, e da parte das Autarquias, com esforços no sentido correcto, conseguiremos em breve banir do panorama aqueles que em nada nos dignificam.

Aqui fica a resposta.

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Exmº. Senhor
Vice Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Paulo Jorge Campos Vicente,

Antes de mais quero aque agradecer-lhe a prontidão da resposta. É de facto algo que se deve enaltecer nos procedimentos dos nossos Autarcas com os Municipes.

Quero também agradecer quanto ao facto deste Municipio estar a desenvolver iniciativas no sentido de criar condições a quem usa uma Autocaravana como meio de Turismo Itinerante.

Estou plenamente de acordo com o Vosso Municipio quanto à disciplinização do espaço público. Não é de facto correcto, nem permitido por Lei, proceder-se à prática de Campismo na Via Pública. Aí, deverão as Autoridades competentes, PSP, GNR, Policia Municipal e a Autarquia, proceder implacavelmente com a aplicação de coimas, e todo o tipo de contra ordenações, no sentido de anular pura e simplesmente essa prática. Tal procedimento deveria ser praticado tanto no Vosso Municipio como no País. Evitar-se-ia assim entrarmos em proibições e inibições a cidadãos que cumprem e gostariam que todos cumprissem.

Convido V. Exª. a dar uma vista de olhos ao Forum do Portal CampingCar Portugal cujo endereço anexo:

http://www.campingcarportugal.com/forum/

Neste endereço poderá consultar o tópico "Autocaravanismo" e sub-tópico "Proibidas AC's na Praia da Vieira de Leiria" onde este assunto, e outros de interesse para a modalidade e para o País, são sistemáticamente abordados e discutidos.

Poderá V. Exª. certamente comprovar que procuramos difundir e incutir ao máximo o respeito pela Liberdade dos outros procurando que todos os Autocaravanistas, dignos desse nome, sejam cumpridores de Regras de Ouro perfeitamente definidas e defendidas por todos. Certamente, como em tudo na vida, há condutores de autocaravanas, que mais não são que auto campistas, e esses sim, esses deverão ser punidos e multados.

Da mesma forma que publicitei neste Forum a missiva que V. Exª. se dignou responder com prontidão e elevação, procederei de igual forma com a resposta do Vosso Municipio.

Devemos agir sempre com respeito por quem nos respeita, dai o meu agradecimento e esperar que sejam encontradas alternativas para poder acolher esta forma de Turismo, Nacional ou Internacional, que tanta falta faz ao pequeno comércio local.

Grato pela atenção, subscrevo-me com consideração com um até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Citando Marina Pedrosa <marina.pedrosa@cm-mgrande.pt>:

Exmº Senhor

José Gonçalves

Em resposta ao V. mail informo que em ambas a praias do concelho - Vieira e São Pedro de Moel existem espaços alternativos de estacionamento a auto caravanas. Mais informo que brevemente será criado espaço próprio e adequado ao estacionamento destes veículos. Nunca foi nossa intenção limitar o estacionamento, mas tão somente impedir a utilização, (campismo) em espaços desadequados e esse efeito.

Neste aspecto agradece-se a Vª Exª que sensibilize também os autocaravanistas na utilização dos espaços adequados.

Com os melhores cumprimentos,

O Vice Presidente da Câmara

Paulo Jorge campos Vicente
josegon_calves

Mensagempor pressler » segunda mar 22, 2010 4:57 pm

Boa tarde companheiros

Seria interessante obter a localização desses "espaços alternativos de estacionamento a auto caravanas" para divulgação a todos os ACs de modo a não acontecer a outros, o que aconteceu ao companheiro Arvaz.

E pedir para o municipio divulgar quando construir "espaço próprio e adequado ao estacionamento destes veículos" para também se divulgar :wink: .

Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Juan Gonzalez » segunda mar 22, 2010 5:49 pm

Boas! Sé algúm día fizerem um abaixo assinado comtem com a minha assinatura!! :evil: Bons passeios!! :wink:
Juan Gonzalez

Registado: domingo Oct 12, 2008 11:39 pm

Mensagempor joaquim » segunda mar 22, 2010 6:28 pm

Companheiros:
Uma grande máxima que tambem se aplica a nós AUTOCARAVANISTAS..."a união faz a força"...! Para quê andar aqui com paninhos quentes se poderemos ter força para resolver a nosso favor muitas situações...
cumpts!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Câmara da Marinha Grande

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 22, 2010 7:11 pm

Boa tarde a todos mais uma vez.

Venho desta feita lançar um repto ao Companheiro Arvaz, que é o seguinte.

Dado que a Câmara respondeu em tempo útil à reclamação por mim apresentada, creio que também o fez ao Companheiro Arvaz.

Como este é um municipe residente na área de influência da respectiva Câmara, poderá mais facilmente obter essas referências quanto aos locais onde os autocaravanistas não são "perseguidos" e confirmar se de facto são ou não bons locais de estacionamento e pernoita.

Provavelmente, não serão em "cima da praia" com "os pés dentro de água". Mas também não podemos pedir este mundo e o outro sob pena de não nos ser dado nenhum tais são os erros que outros vão cometendo em nosso nome!

Como o Vice Presidente demonstrou, em breve teremos novidades que o próprio Companheiro Arvaz poderá conhecer em primeira mão (creio eu). Ele, e todos os Companheiros residentes nessa área e que se empenhem em dignificar o movimento, claro.

A Câmara e os seus responsáveis pareceram-me receptivos! Há que dar-lhes o benefício da dúvida e aguardar com serenidade, acho eu!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Mensagempor Arvaz » segunda mar 22, 2010 8:15 pm

Boas companheiros,

Até ao momento ainda não obtive resposta da Câmara Municipal da Marinha Grande, ao contrário do companheiro josegon_calves. Talvez o meu Email não tenha sido bem direccionado.

Evidentemente, a resposta da Câmara Municipal, permita-me dizer mais do que em tempo útil, ao companheiro josegon_calves parece-me ser de abertura.
No entanto, actualmente os lugares para estacionamento quer na Praia da Vieira, quer em São Pedro de Moel são “relativamente” afastados das povoação e sobretudo com deficiente iluminação (na minha humilde opinião).

Agrada-me saber que a autarquia está atenta e até afirma que:
“… que brevemente será criado espaço próprio e adequado ao estacionamento destes veículos. Nunca foi nossa intenção limitar o estacionamento, mas tão somente impedir a utilização, (campismo) em espaços desadequados e esse efeito”.
Ou seja, destas palavras retiro a ideia que não existe intenção de enxutar as AC’s.

Parece-me que este caminho de dialogo e aproximação é o caminho que devemos seguir, mostar a nossa opinião e se for caso disso de desagrado às autarquias e às associações de comerciantes.

Concordo que “Roma e Pavia não foram feitas num dia” por isso vamos deixar correr algum tempo.
Dentro de algum tempo vou “pegar” novamente no tópico e informar os companheiro do forum de novas actualizações, e quem sabe a resposta pode ser de que isto tudo tenha sido apenas uma grande confusão passageira e esteja em preparação a construção de mais uma área de serviço para AC’s aqui na região.

Obrigado companheiros, o autocaravanismo agradece e eu também.
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Mensagempor cookie » segunda mar 22, 2010 11:10 pm

é bom saber que parece haver um mínimo de sensibilidade para a matéria mas... a manutenção do sinal/placa ilegal de proibição do estacionamento a AC´s e a consequente caça à multa deixa-me de pé atrás. e quanto a essa proibição ilegal a Câmara nada disse.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Câmara da Marinha Grande

Mensagempor josegon_calves » terça mar 23, 2010 7:16 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Arvaz,

Transcrevo aqui o mail recebido hoje, às 00H58m, do Senhor Vice Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, que merece ser divulgado e, já agora, ser agarrada com as duas mãos a abertura que a Câmara concede ao Autocaravanismo.

Os bons exemplos devem também ser publicitados e enaltecidos para não cairmos num "mar de desgraças" onde tudo o que acontece é mau!

Também há coisas boas que acontecem e que devem ser reconhecidas.

Uma chamada de atenção a TODOS os Autocaravanistas, há Autarquias que observam as nossas atitudes. Através delas, seremos ou não bem acolhidos pelas mesmas.

Esta Autarquia parece estar atenta, e comandada por gente que se empenha em tudo o que possa promover o desenvolvimento de uma forma ordenada e civilizada.

Sem mais, um abraço a todos e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Exmº. Senhor

José Gonçalves

Li, com muita atenção, as criticas e comentários do forum que me indicou sobre o estacionamento de autocaravanas na Praia da Vieira.

Sobre o comentário do Sr. Avrz, suponho ser municipe da Marinha Grande, agradecia que lhe transmitisse que não recebi qualquer mail ou correspondência sobre o assunto mas terei muito gosto em recebê-lo e informá-lo dos nossos projectos de solução para este problema.

Quero ainda transmitir-lhe que já reunimos com o Clube local de Campismo e Caravanismo e a respectiva Federação Nacional onde abordámos este e outros assuntos de interesse mutuo.

Por fim, reafirmo o prazer em receber no nosso concelho todos quantos nos visitam e a preocupação em criar as melhores condições para uma boa estadia.

Com os melhores cumprimentos.

Paulo Vicente

(Vice-Presidente da Câmara Municipal)

PS:
e-mail:

paulo.vicente@cm-mgrande.pt
josegon_calves

Mensagempor fluis » terça mar 23, 2010 12:03 pm

Boa tarde,

Parabéns a todos pela iniciativa, e pela qualidade das exposições feitas. Assim creio que estamos no bom caminho e vamos conseguindo melhorar a nossa imagem perante quem tem poder de decisão.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor oguh » terça mar 23, 2010 3:23 pm

Realmente é agradavel ler este tópico.
Não há nada como um pouco de dialogo para se mudar a imagem de um assunto.
Quando comecei a ler o tópico, pensei mais um local para riscar como destino, agora com estes ultimos desenvolvimentos despertou o interesse de visitar.

Realmente há varios locais deste pais que existe esta sinalização como exemplo Ponte de Lima, Vila Praia de Ancôra, etc.
Será de ponderar fazer o mesmo contacto?
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes