Assim funcionassem as coisas cá em Portugal!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Assim funcionassem as coisas cá em Portugal!

Mensagempor art » segunda mar 15, 2010 1:37 pm

Boa tarde, companheiros.

Só uma mensagem para deixar um link curioso sobre decisões de Tribunais Franceses sobre as proibições das autarquias- consideradas como abusivas - em terras gaulesas.

http://eurocampingcar.free.fr/lb/DECISIONS_JUSTICE.pdf

Saudações

Art
ART.progger
VISEU

BURSTNER AERO VAN
art

Registado: sábado jun 17, 2006 7:03 pm

Mensagempor Paulo » segunda mar 15, 2010 2:40 pm

Caríssimo Art,

Já tenho aqui referido a necessidade de Portugal caminhar para estes modelos, pois são os que mostram obra feita.

Infelizmente em Portugal, nós autocaravanistas, temos de lutar sozinhos, não havendo estruturas idóneas e representativas que nos apoiem. No entanto, não vai ser essa falta que nos vai colocar de braços cruzados. A autuação de de fui alvo há uma semana, em conjunto com várias ACs estrangeiras, está a despoletar uma série de reclamações a vários níveis, não só no âmbito deste nosso simples Portal, mas também no seio da comunidade autocaravanista estrangeira que ainda está no Algarve. Hoje mesmo irei ter uma reunião com um grupo de franceses, dedicada a este assunto.

As revistas estrangeiras da especialidade já foram contactadas, os Presidentes dos municípios envolvidos também irão ser, os comerciantes de Manta Rota (por ex) irão receber a nossa Carta Aberta durante a corrente semana, denunciando o desvio dos seus clientes de Inverno.

Não iremos descansar enquanto não denunciarmos devidamente este compadrio entre os empresários dos campings e as autarquias, no sentido de uma colecta descarada de clientes, com o apoio de campo das autoridades.

Abraço e parabéns pelo seu testemunho!!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor art » segunda mar 15, 2010 4:51 pm

Paulo Escreveu:A autuação de de fui alvo há uma semana, em conjunto com várias ACs estrangeiras

Caro Paulo, digníssimo moderador do Fórum:

Após a leitura do seu "post", estou a ver com bastante interesse outro tópico deste mesmo sub-fórum - o que diz respeito às autuações de autocaravanistas.

Como vejo que é Algarvio e dado que passava bons momentos em V.R.S.A. e Castro Marim, vou tentar relatar uma curiosidade sobre essa zona, nesse tópico.

Saudações

Art
ART.progger
VISEU

BURSTNER AERO VAN
art

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda mar 15, 2010 8:02 pm

Companheiros:
Num outro tópico deste fórum (sobre as coimas a autocaravanistas) já havia abordado a possibilidade de as autarquias, confrontadas com a ilegalidade de certas sinalizações, recorrerem à "xico-espertice" das barreiras em altura. Não tenho dúvidas de que as autarquias mais refractárias optarão a prazo, se nada fizermos, por esse tipo de "soluções" à moda do facto consumado.
É bom que nos preparemos para o caso de tal suceder, uma vez que aí não teremos a possibilidade de reclamar contra uma coima eventualmente ilegal de que fomos vítimas, mas teremos antes de correr atrás do prejuízo, na forma de uma barreira que consegue - imagine-se só - impedir-nos simplesmente de consumar o acto que conduziria hipoteticamente à coima!
Se as coisas descambarem para este rumo só antevejo a solução que passa por nos organizarmos convenientemente como grupo de pressão.
Não foi por acaso que nos liminares exemplos aqui muito bem trazidos pelo companheiro Art (recomendo vivamente a leitura da decisão dos Tribunais franceses...), foi uma associação de autocaravanistas desse país quem conseguiu "dar a volta ao texto" nos respectivos Tribunais! Não foi o cidadão A ou B.
Ao Paulo, que de facto não dispõe do apoio que teria nas mesmas circunstâncias um autocaravanista francês em França, endosso mais uma vez a minha solidariedade.
Não esquecer aquele velho provérbio chinês de que é fácil quebrar uma flecha 5 vezes, mas é muito mais difícil quebrar 5 flechas de uma só vez...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor art » segunda mar 15, 2010 8:53 pm

Henrique Fernandes Escreveu:recorrerem à "xico-espertice" das barreiras em altura.

Esta "solução" que o companheiro Henrique aponta é utilizada imensas vezes em França. Mas lá, quando isso acontece, sabemos que, não muito longe, andará a zona de estacionamento autorizado para autocaravanas (e, regularmente, SÓ para autocaravanas).

Art
ART.progger
VISEU

BURSTNER AERO VAN
art

Mensagempor José Fernandes » terça mar 16, 2010 7:08 pm

Boas tardes companheiros

De facto a barreira impede-nos de ter uma provável multa e tou-me a lembrar das várias barreiras que existem em Porto Covo. Onde temos uma AS perto de Porto Covo? Ou um estacionamento autorizado para AC's? Antigamente havia uma "espécie" de área de serviço em gravilha e até isso vedaram com barreiras, o que mereciam era que nenhuns autocaravanistas visitassem Porto Covo como forma de protesto. Até aí querem obrigar os autocaravanistas a ir para o parque de campismo quando eu me lembro de centenas de AC's passearem por lá. Enfim...

Cumprimentos a todos.
José Fernandes
José Fernandes

Registado: segunda mai 18, 2009 9:51 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes