V Edição do Gesto Eco-Solidário 19, 20 e 21 de Março

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor vitorandrade » quarta mar 10, 2010 11:26 am

Caros amigos,
Após alguns dias e alguns Kms feitos em conjunto com os técnicos de turismo das câmaras envolvidas o roteiro já está definido. Neste momento encontra-se na fase de elaboração para impressão.

Pensava que já conhecia bem Lafões, mas acabei por descobrir muitas coisas e lugares. Penso que com a disponibilização da informação agora organizada para o AC teremos a possibilidade de vir, por ali, a usufruir de bons momentos e de um bom relacionamento com as comunidades locais.

A juntar a isto estamos a organizar um concurso de fotografia para os participantes no Gesto. As fotografias serão tiradas durante a actividade e entregues no final. Vamos depois publicá-las e sujeitá-las a votação na Net. As mais votadas receberão prémios atribuídos pelas câmaras.
Quando tiver todos os pormenores publicarei essa informação.

Um abraço
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor jaime Alcácer » segunda mar 15, 2010 7:12 pm

Olá companheiros

Caso não ocorra algum imprevisto,iremos participar no "V Gesto Eco-Solidário"
e conhecer a região de Lafões.

Cumpridas as formalidades da inscrição,vamos agora equipar a
"Princesinha Sky" a rigor,para que não nos falte nada

Contamos sair de Setubal,Sexta feira de manhã cedo, faremos uma paragem em Coimbra,
para almoço e uma visita á cidade.A chegada ao local de concentração,será nao fim da tarde,
se tudo correr bem.

Um abraço

Jaime Alcácer
Avatar do Utilizador
jaime Alcácer
 
Mensagens: 27
Registado: sábado set 19, 2009 11:51 pm
Localização: Faralhão/Setúbal

Mensagempor vitorandrade » segunda mar 15, 2010 7:44 pm

Ora viva companheiro Jaime!

Assim é que é! Uma viagem ainda de alguns Kms para participar no GESTO e conhecer a bonita Região de Lafões.

Espero que goste e no fim ainda fique com mais vontade de voltar.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor vitorandrade » segunda mar 15, 2010 7:52 pm

Olá companheiros!

Como tida dito anteriormente aqui vão as regras de como se procederá a organização do concurso da melhor foto do V GESTO.

Durante o Gesto os participantes tirarão as suas fotos e selecionam uma que propõem a votação.
As fotos serão enviadas por mail para turismo@cm-spsul.pt nos 4 dias a seguir ao gesto (até 5ªfeira dia 25 de Março inclusivé).
No mail terão de indicar a matrícula da AC e o número que lhe foi atribuído.
Todas as fotos recebidas serão publicadas no Forum CCP, que assim se associa ao evento, no decorrer da semana que tem início a 28 de Março e ficarão sujeitas a votação durante o mês de Abril.
No início de Maio é proclamada a foto vencedora e as duas seguinte receberão uma menção honrosa cada uma.
A foto vencedora receberá o prémio de um boucher de um fim-de-semana de SPA para duas pessoas nas Termas de S. Pedro do Sul, oferta da TERMALISTUR.
AS duas fotos com menção honrosa receberão publicações da Região de Lafões, oferta das Câmaras Municipais.

A Regiâo de Lafões está a criar boas condições de acolhimento dos ACs apenas espera que estes o reconheçam.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor joaquim » terça mar 16, 2010 12:30 pm

Bom dia!
Tambem eu vou estar em S.Pedro do Sul para conhecer um pouco melhor aquela região... Espero que o S. Pedro ajude e o Sol colabore. Quero conheçer alguns companheiros aqui do CCP, por isso fazem o favor de se apresentarem, sou o nº 4...
Abraço e até 6ª!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor Dematos » terça mar 16, 2010 2:51 pm

A todos os companheiros que se vão deslocar até São Pedro do Sul, desejo boa viagem até à região de Lafões.
A região, cujo nome, engloba três concelhos (São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades) sofreu um grande desenvolvimento, após a construção do IP5, posteriormente transformado (sem alternativa) na A25.
Apesar de ser suspeito, por ser a minha terra, é das regiões do país que mais bem sabem receber os autocaravanistas .
Não é por acaso que a C.M. de São Pedro do Sul, apesar de ser proprietária, de dois parques de campismo, construiu uma infra-estrutura de apoio aos autocaravanistas, numa das melhores estâncias termais do país (Termas), conseguindo assim, captar para o seu município, uma grande parte do turismo itinerante que passa pela região.
Assim ,outros municípios do nosso país, proprietários de campings municipais, tivessem a mesma percepção do autocaravanismo itinerante.
Infelizmente, não me vai ser possível estar presente. Compromissos assumidos anteriormente e que tem a ver com o evento “Vamos Limpar Portugal” impedem-me de repetir o Eco do ano passado.
Um abraço ao Vitor Andrade e que tudo corra como previsto!
Dematos
Dematos
 
Mensagens: 91
Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor vitorandrade » quarta mar 17, 2010 10:37 pm

Boa noite companheiros!

Já estou por terras de Lafões a acertar os últimos pormenores. Como eu, já por aqui estão alguns companheiros, que aproveitaram para usufruir mais alguns dias desta região.

A temperatura está agradável e os ameaços de chuva não passam disso. O céu continua estrelado e o S. Macário nunca nos deixou mal, apenas no primeiro Gesto choveu. Nessa altura ele ainda não nos conhecia.

Quem ainda não tem programa pode vir até Lafões que de certeza não se irá arrepender.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor vitorandrade » segunda mar 22, 2010 12:40 am

Acabadinho de chegar do V Gesto.

O tempo parece que assustou alguns companheiros que à última da hora não compareceram. Realmente aquilo de início meteu muita água, mas como eu já tinha dito, no dia da plantação das árvores o S. Macário intercede junto do seu amigo S. Pedro e há sempre uma aberta para que com a nossa visita possamos continuar a plantação de ávores e realizar o salutar convívio com a Sopa de S. Macário. Este ano não podia ser excepção.

Amanhã aqui estarei para fazer a respectiva reportagem. E com boas notícias.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor joaquim » segunda mar 22, 2010 12:04 pm

Companheiros:
Estive presente em SP do Sul. Foi a minha 1ª visita a este concelho e devo dizer que adorei, particularmente o Pisão, aí foi realmente o andar para trás no tempo, o deslumbre foi tal que muito em breve lá voltarei...Os promotores do V Gesto estão de parabens pela organização embora o S.Pedro não tivesse colaborado, há noite então foi demais...chuva bem forte!
No domingo a coisa melhorou um pouco e a viagem até ao S.Macário foi sem dúvida fantástica...!Aquelas serras são algo de outro mundo...!
Parabens ao Victor e áquele presidente da freguesia de Valadares,o Pedro, um jovem de vinte e tal anos, apartidário mas, que é o homem dos sete instrumentos...ai se fossem todos assim, que bem estariamos...
Abraço para todos e até ao próximo!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor vitorandrade » segunda mar 22, 2010 7:39 pm

Olá companheiros!
Realmente a água este ano esteve bem presente no Gesto.
Este ano tem sido atípico, não apenas pela quantidade de chuva, mas também pelos número de dias com o céu encoberto. Isso provocou um atraso na floração da vegetação. Por esta altura do ano a serra costuma ter tonalidades verdadeiramente espectaculares mas este ano devido à falta de sol isso ainda não aconteceu.
Para quem mesmo assim gostou daquelas paisagens, então aconselho uma nova visita daqui por duas a quatro semanas.
Como já anteriormente tinha dito, sempre que realizamos o Gesto e fazemos a Sopa de S. Macário ande o sol por onde andar ele aparece. Este ano não foi diferente!
Aqui ficam algumas fotos como testemunho
http://picasaweb.google.pt/vtor.andrade/VGestoEcosolidario#

Um abraço
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor ASantos » segunda mar 22, 2010 10:12 pm

Boa noite.

Gostei de ter participado neste V Gesto e das paisagens que tive oportunidade de realizar um primeiro contacto.

No sábado ainda existiu alguma chuva que inibiu maiores descobertas, mas mesmo assim visitamos o miradouro onde se situa Capela da N. Senhora do Castelo, um pouco de Vouzela e a Praia Fluvial de Sejães com final na localidade de Valadares (S.P. Sul). Nesta localidade tivemos oportunidade de saborear a comida típica e de assistir à demonstração das capacidade do seu Grupo de Folclore que incluiu divertidíssimas danças com os/as autocaravanistas mais afoitos.

No dia seguinte já em grupo, a viagem decorreu em grande parte pela cumeada da serra de S. Macário que nos permitiu uma visão que impressiona e abrir o apetite para mais tarde voltar. Bom, neste dia também contribui para abrir do apetite para o almoço a plantação de árvores de decorreu junto ao parque de merendas de S. Macário onde, após este árduo trabalho, saboreamos uma espécie de sopa da pedra em alegre confraternizarão.

Tive oportunidade de falar com o Vitor Andrade e ficar a conhecer melhor a finalidade deste encontro que incluia o motivar dos participantes a voltarem regularmente a estas paragens. Pela minha parte resultou já que seguramente vou voltar para visitar calmamente cada uma das localidades referenciadas. Como por imposição profissional apenas disponho de períodos de tempo limitados ao fim-de-semana esta é uma opção acessível entre o tempo disponível versus locais aprazíveis a visitar.

A recepção quer do Vitor Andrade quer da pessoas de Valadares (S.P. Sul) foi fabulosa. Não é novidade este argumento, mas reitero que esta é uma formula que pode/deve ser aproveitada por muitos locais em Portugal de forma a garantir a sua continuidade/sustentabilidade.

Não posso deixar de agradecer à Camara Minicipal de S.Pedro do Sul pela construção da área de Serviço que existe junto às Termas de S. Pedro do Sul, área essa de que me servi por duas vezes, uma no sábado e outra no domingo antes de voltar a casa. Esta ares de serviço é bem localizada, limpa, simples e eficaz.

Para todos os que contribuíram para garantir este evento, os meus sinceros agradecimentos. Um especial abraço para o Vitor Andrade, que na sua perseverança vai mantendo e fazendo evoluir o projecto a que se propôs.


Cps
António Santos
ASantos
 
Mensagens: 52
Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm
Localização: Merceana

Mensagempor vitorandrade » quinta mar 25, 2010 10:05 am

O companheiro J.Sanches enviou-me o link para algumas fotos que realizou no decorrer do V Gesto.
Disse-lhe para ele o publicar aqui, mas como até agora ainda não o fez vou eu faze-lo. Penso que ele não ficará aborrecido por isso.
http://picasaweb.google.pt/j.sanches64/100320VGestoEcosolidario#
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor vitorandrade » sexta mar 26, 2010 12:38 am

Para quem pretender, desde já, realizar uma visita pela Região de Lafões aqui fica o mapa e a respectiva legenda dos locais que se podem visitar em AC.
Esta foi a informação dada a quem participou no V Gesto

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Descobrir Lafões com Ajuda

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 26, 2010 7:38 am

Bom dia Companheiro Vitor Andrade,

É só para agradecer o trabalho que disponibiliza aos restantes Companheiros de jornada.

Já é um excelente ponto de partida para quem quiser e puder aventurar-se pela Zona Centro.

Poderá ser um Ponto de Partida para Descobrir Lafões com Ajuda já neste Verão, quem sabe!

Obrigado e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor vitorandrade » quarta mar 31, 2010 9:44 am

Bom Dia companheiros,

Venho aqui deixar a informação que o concurso de fotografia proposto para os dias do V Gesto foi alargado a quem visitar Lafões durante o mês de Abril.
Assim devem enviar as fotos para turismo@cm-spsul.pt indicando indicando o nome e a matrícula da AC.
As fotos serão publicadas no forum do CCP no início de Maio e sujeitas a votação no decurso desse mês.
A foto mais votada tem o prémio de um boucher de SPA de um fim-de-semana para duas pessoas nas termas - oferta da TERMALISTUR - e as duas seguintes receberão bibliografia da Região de Lafões - oferta das autarquias.

Aconselha-se a consulta do mapa e da respectiva legenda que se encontram num post anterior.

Boa estadia e Boas fotos
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes