AUTOCARAVANISMO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Cunha » quarta jan 27, 2010 4:28 pm

Tenho vindo a assistir, cá do meu cantinho e sem me manifestar, de há uns tempos a esta parte, à discussão, mais ou menos acalorada, sobre a forma associativa que os autocaravanistas devem adoptar.
A verdade é que somos cada vez mais os possuidores de autocaravanas e como tal estão a proliferar as mais diversas formas de associação, mais ou menos formais.
Como consequência há inúmeras vozes a falar em nome do autocaravanismo, sem que se vislumbre quem representa quem. Será o CPA, será o CampingCar Portugal, será o MIDAP, serão os diversos clubes regionais já existentes, será a Federação de Campismo, sera o ACP?
Claro que todas estas ou outras entidades terão a sua própria representatividade, porem não será a altura de, com diz o companheiro DeCarvalho, nos reunirmos todos e discutirmos com elevado sentido de responsabilidade e muita calma, que organização pretendemos para o autocaravanismo nacional?
Parece-me chegado o momento de metermos mãos à obra e deixarmo-nos de "capelinhas" que só são formas de nos menorizarmos.

Por minha parte, entendo que esse discussão já peca por tardia até porque, dado o grande crescimento que a actividade tem vindo a ter, a curto prazo terá de ser regulamentada e, se calhar, o legislador não terá a sensibilidade para perceber todas a nuances que este ramo de turismo possui, se não for devidamente esclarecido por quem do assunto percebe. Uma entidade representativa de todos os autocaravanistas, quaisquer que sejam as utilizações que os seus proprietários dêm às suas "máquinas" será o interlocutor ideal. Parece-me que está na hora, como disse, de nos unirmos na discussão desse problema, pondo de lado as "naturais" ciumeiras entre capelinhas. Vamos a isso? Em todos os foruns de discussão destas matérias haverá sempre quem esteja, por temperamento ou forma de estar, contra tudo o que seja beliscante dos seus interesses, mas há também, e cada vez mais, companheiros genuinamente interessados em aprofundar a discussão até à solução final, revista ela a forma associativa que revestir, desde que assuma a defesa dos interessse de todos os autocaravanistas.

Por mim, embora com as minhas limitações naturais resultantes da minha falta de formação académica, estarei disponível para "partir toda a pedra" que seja necessário.
Vamos a isso?
Cunha

Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta jan 27, 2010 7:57 pm

Companheiro Cunha:
Eu não teria conseguido colocar a coisa de forma tão clara como o fez.
Subscrevo inteiramente as suas palavras. E tenho a certeza de que se passará o mesmo com muitos dos outros autocaravanistas.
Confesso aqui a minha inexperiência destes assuntos e a minha pouca disponibilidade física para me dedicar à causa (quer por viver longe dos grandes centros de decisão, quer por me encontrar "enterrado" numa vida profissional intensa e trituradora de tempo), o que me retira alguma legitimidade argumentativa e interventiva.
Mas se alguns dos companheiros mais antigos, com maior disponibilidade pessoal e, sobretudo, com muito mais experiência e conhecimentos do que eu, propuzer um plano de acção para lidar com esta questão, eu contribuirei de coração aberto (e sem qualquer espírito de "bota abaixo") para a viabilização desse projecto, dentro das minhas humildes capacidades.
Acredito, não sei se com alguma ingenuidade, que de entre aqueles que já lideram ou lideraram algum tipo de movimento associativo (nomeadamente clubes), poderão ou deverão sair os companheiros que se atrevam a edificar o projecto de uma Federação (ou algo parecido) para os autocaravanistas, destinada EXCLUSIVAMENTE à defesa dos seus interesses, e por isso com maior força para intervir junto dos poderes públicos e de outras organizações da esfera do turismo. Pode até acontecer a transmutação estatutária de uma associação já existente, nesse projecto. Não tenho dúvidas de que se a coisa atingir o estado de "pureza" que todos intuimos ser necessária, os companheiros não deixarão - com o tempo - de aderir em massa.
Se for proposta uma reunião (ou jornadas, ou congresso, ou o que lhe quiserem chamar) para nos entendermos acerca disto, alinho.
Ou com qualquer outra abordagem, desde que resulte na alteração da situação existente, que considero poder a prazo ser perigosa para os nossos interesses.
Não me ataquem, por favor, por causa desta esperança messiânica, porque confesso que não tenho outra a que me agarrar.
E não me ataquem por eu ser desconhecido nas reuniões das associações existentes porque não me considero culpado de ser um novato neste universo.
Respeito muito todos os companheiros que já lutaram pela causa, seja qual for o modelo que seguiram. Mas a verdade é que as coisas estão a mudar a uma velocidade alucinante, há que considerar novas ideias.
Haja boa vontade e quem tenha talento para nos conduzir...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

parabens

Mensagempor decarvalho » quarta jan 27, 2010 10:57 pm

Parabens, amigos e companheiros Cunha e Henrique

Li com interesse as vossas preocupações que são comuns a todos aqueles que por natureza se preocupam com o enquadramento social das situaçoes de facto...para o que não é preciso nenhuma preparaçao académica, senão sensibilidade civica.

Diria que vale a pena resolver uma primeira questão,que é a de saber de que universo se trata, isto é quem são os autocaravanistas?

Era importante que se multiplicassem as intervenções neste forum, e ate as sondagens sobre esta questão crucial:

-é autocaravanista quem utiliza a autocaravana como forma de turismo, parece suficiente mas ha quem discorde.

Para mim falo: considero-me autocaravanista quer quando utilizo um parque de campismo, quer quando pernoito fora de um parque de campismo, e a minha itinerância não fica diminuida se a estadia num parque de campismo é de 24h ou 48h , ou se fora dela tem a mesma natureza temporal...ou seja,a definição anterior pode (para mim) ser completada:

é autocaravanista o automobilista que utiliza a autocaravana como forma de turismo itinerante. (touring)

Com serenidade, tranquilidade e objectividade valeria a pena esmiuçar (mesmo sem os gatos) esta questão, pois de outro modo não vale a pena o esforço dos que, com boa vontade (mas sem projecçoes mediáticas ou ambição de cargos) entendem dispensar a sua atenção a estas questões de forma altruista.

um abraçao e boas voltas e reviravoltas,incluisvé de neurónios
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Henrique Fernandes » terça fev 02, 2010 12:20 am

Então companheiros?
Não sentem o "bichinho" do debate a morder?
Para mim um autocaravanista é aquele que circula com consciência das características particulares adstritas a uma AC, que utiliza e estaciona a sua AC onde for legalmente permitido o estacionamento a viaturas da mesma categoria (genericamente veículos ligeiros), que frequenta quando quer uma área de serviço para ACs, ou que recorre a um camping, sempre no respeito por uma total liberdade de escolha pelas diferentes alternativas, cumprindo escrupulosamente as regras de civismo recomendadas para cada uma das situações.
Independentemente de cada um de nós preferir mais uma opção ou a outra (eu gosto muito de ficar fora dos campings, recorrendo a eles numa média de 20 a 30% das minhas deslocações). ninguém se deveria sentir condicionado nas suas escolhas devido às insuficiências das mesmas.
Permitam-me um exemplo: há já muitos campings com todo um conjunto de infraestruturas (desde as lavandarias, microondas e fornos, internet, minimercados, gás, alvéolos equipados com abastecimento de água e esgotos individuais, churrasqueiras, bons acessos, etc, etc) que os tornam muito apelativos a uma alternância voluntária com a pernoita em AS para ACs ou simplesmente em zonas de estacionamento.
Penso que há espaço para todos. Com o progressivo envelhecimento da população europeia o mercado de ACs tenderá a crescer. Quanto mais ACs puderem pernoitar em parques de estacionamento ou em AS para ACS, maior a tendência de adesão a este tipo de turismo, e maior o n.º final de ACs - também elas - a querem ocasionalmente recorrer a campings.
Criar dificuldades ào exercício de uma das alternativas equivale, a longo prazo, a dar tiros no pé: todos perderão se as pessoas começarem a recear a existência de muitas "dificuldades" na prática deste tipo de turismo.
É por tudo isto, sem discutir aqui as naturais e reconhecidas dificuldades em concretizar tal ideia, que acredito que só uma organização exclusiva dos autocaravanistas poderá assumir-se como defensora objectiva dos seus interesses e interlocutora de todas as diferentes possibilidades de exercer esta fantástica forma de turismo.
Henrique Fernandes

Mensagempor ana araujo » terça fev 02, 2010 4:49 pm

Olá, companheiros
Para mim ser autocaravanista é a liberdade de viajar sem grandes planos, ou seja, quem tem uma AC e quer ir passar um fim semana,só tem que se preocupar com o destino e muitas vezes nem isso, enquanto as outras pessoas tem de pensar nos pormenores que fazem parte de viajar.
A questão que gera polémica, que é dormir em AS ou em camping, para mim é o que menos importância tem, ou seja: é a mesma importãncia que damos a quem come peixe ou carne,se me faço entender há dias para tudo. Eu no meu caso pessoal, tenho dias que gosto dormir em camping, quando tenho nessessidade de descansar melhor,porque todos sabemos que dormir em AS o descanço não é ás vezes o melhor, porque muitas vezes são barulhentas ou inseguras, é tudo uma questão de escolha pessoal ao qual temos que respeitar. Companheiros, disfrutem da vida, porque autocaravanista é viajar em total liberdade.
Muitos kml
Ana
ana araujo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:45 pm

Turismo Itinerante e Prática Nómada

Mensagempor Napoleão e Josefina » quarta fev 03, 2010 3:03 pm

Em algumas das viagens feitas verifiquei vários aspectos dos quais saliento:
- Em algumas regiões os gestores do ordenamento do território referem-se ao Turismo Itinerante não o distinguindo da prática nómada de algumas etnias, vedando o seu estacionamento;
- Em alguns municípios o estacionamento de autocaravanas está associado à prática do campismo e por isso incluído no seu regulamento;
- Grandes aglomerações de autocaravanas poluem a paisagem e poucos estacionamentos ou parques destinados a estes veículos conseguem evitá-lo, por falta de estudo de impacto e enquadramento paisagístico;
- Não existe modelo de área de serviço e pernoita;
- Não existe modelo de integração nas infraestruturas urbanas, p.e. junto a ciclovias, parques verdes urbanos, equipamentos desportivos e rede de transportes;
- Não e obrigatório um seguro de responsabilidade civil.
Napoleão e Josefina

Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta fev 03, 2010 4:04 pm

Companheiros:
Aqui na Guarda encontramos camiões da TIR estacionados um pouco por toda a cidade, inclusivamente no meio de áreas 100% residenciais, por não disporem de uma zona própria para o seu acolhimento. São às dezenas. Há anos que se discute o problema. A Câmara empurra para as associações dos camionistas, estes para não sei bem quem, e não saímos disto.
Se fossem ACs o problema já estava resolvido: proibição e ponto final! Apesar de os camiões serem muito maiores e de colocarem problemas bem mais significativos do que qualquer AC...
De facto há qualquer coisa que não está bem na percepção que damos de nós, e creio que essa área da imagem terá de ser "trabalhada", embora eu não saiba como.
Henrique Fernandes

Mensagempor Mario » quarta fev 03, 2010 5:24 pm

Olá

Citando o Henrique;

“De facto há qualquer coisa que não está bem na percepção que damos de nós, e creio que essa área da imagem terá de ser "trabalhada", embora eu não saiba como.”

A questão que focalizas já tem receitas repetidas até á exaustão.

De facto enquanto os praticantes de autocaravanismo não se consciencializarem do quanto prejudicam a sua actividade com comportamentos não correspondentes ás boas práticas nada feito.

Claro que nesta como em muitas outras coisas a culpa nunca é “nossa” há sempre um bode expiatório.

De uma forma telegráfica a grande verdade por muito nos recusemos a aceitá-la é que não temos consciência de grupo , queres um exemplo claro?

Verifica quantos registados estão no fórum e faz a extrapolação entre os registados e os que participam com regularidade .

As conclusões são incontornáveis.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Consciência

Mensagempor josegon_calves » quarta fev 03, 2010 5:43 pm

Pois é caro Mário,

Como sempre, curto, grosso, conciso e preciso!

É só extrapolar!

E mais. Quantas autocaravanas existem de facto em Portugal, portuguesas?

E quantos são os inscritos na totalidade dos diversos foruns?

É! É só mesmo extrapolar!!!

Um dia, tudo mudará!

Até lá.. até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Pró associação

Mensagempor Napoleão e Josefina » sábado fev 06, 2010 7:30 pm

Companheiro José Gonçalves
Quando se refere a autocaravanas portuguesas ao que se está a referir exactamente ?
Como se lê noutros posts é urgente encontrar soluções adequadas que nos permitam desfrutar do prazer que é viajar em autocaravana sem prejuízo de outros interesses sociais e financeiros dos lugares que visitamos. A criação de uma associação que represente os nossos interesses é absolutamente indispensável para se considerar a nossa participação na elaboração de documentos de gestão do território, seja em regulamentos municipais, como já existem em alguns dos município franceses, seja na selecção de áreas apropriadas à pernoita e de serviço. Pessoalmente não acredito que um código de conduta ou acções isoladas sejam suficientes ainda que louváveis. Para começo porque não realizar um encontro, para apresentação e discussão de propostas estratégicas, tendo em vista a criação de uma associação de autocaravanistas portugueses, sem fins lucrativos ?
Napoleão e Josefina

Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm

Autocaravanas portuguesas

Mensagempor josegon_calves » sábado fev 06, 2010 7:56 pm

Companheiro Napoleão e Josefina,

Estou aqui de pronto a rectificar uma impressão, ou ideia, que nunca me passou pela cabeça! Nunca mesmo!

Para mim, autocaravanas Portuguesas são todas, TODAS, mas mesmo TODAS as que estão matriculadas em Portugal.

Sejam novas ou velhas, grandes ou pequenas, com mais luxo ou menos luxo, são absolutamente TODAS meu amigo! Nada de confusões que eu ai não sou nada discrimintaório, nunca o fui, não o serei agora!!

Feito o reparo que se impunha, e para que não restem dúvidas, a questão que eu coloquei foi:

São cerca de 5.000 as autocaravanas matriculadas em Portugal, certo?

Quantos são os autocaravanistas que regularmente, ou até irregularmente, visitam os diversos foruns existentes em Portugal e debatem de facto ideias construtivas ou "bebem" os ensinamentos que aqui são transmitidos?

É só extrapolar caro amigo Napoleão!

Daí que existam condutores de autocaravanas que nunca se inteiraram pelos procedimentos, e as regras de sã convivência, e de respeito pelo próximo, etc.

Civismo, meu Amigo Napoleão, não se compra por mais dinheiro que se tenha.

Desfeita a dúvida, um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Papa Léguas » domingo fev 07, 2010 12:30 am

Muitas vezes, alguns autocaravanistas, num debate sobre o conceito de autocaravanismo, entendido como uma modalidade de turismo itinerante desviam o assunto para o estatuto de autocaravanista não ser violentado por pernoitar ou não num Parque de Campismo. E é verdade!

Outros consideram que é indiferente pernoitar numa Área de Serviço ou num Parque de Campismo, porque, o importante é a liberdade que viajar em autocaravana permite. E é verdade!

Contudo, nenhuma das situações está em causa. Nem, não obstante não ter dados estatísticos que o demonstrem, a maioria dos autocaravanistas considera ser esse o fulcro dos problemas para onde, consciente ou inconscientemente, nos levam.

O problema principal, único, consiste no direito que o autocaravanista tem de escolher pernoitar num Parque de Campismo ou numa Área de Serviço ou numa via pública em que se encontre perfeitamente estacionado de acordo com o Código da Estrada. E esse direito de escolha está a ser progressivamente cerceado. Porquê? Porque está em causa um nicho de mercado no valor de alguns milhões de euros.

Quero ter o direito de optar onde pernoitar: Num Parque de Campismo, numa área de serviço ou na via pública, estacionado em conformidade com o Código da Estrada.

Este é o cerne da questão. Não nos desviemos dele.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor cookie » domingo fev 07, 2010 9:47 am

concordo!

para pernoitar num parque de campismo posso fazê-lo de tenda, em qualquer altura do ano, desde que com o material certo e era isso mesmo que fazíamos.

compramos a AC para ter absoluta liberdade de escolha relativamente ao local de pernoita.

à parte das pressões dos grupos interessados, não vejo grande problema com isso pois se as pessoas estacionam e em vez de pernoitar vão acampar na via pública, a lei já é clara quanto a isso...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor LPP » domingo fev 07, 2010 12:10 pm

Cookie disse quase tudo em poucas palavras. Temos um tipo de viatura sujeito ao código da estrada. Tenho observado algumas citações do que se deveria fazer ou não quanto a estacionamentos, pernoitas, etc..
Uma das coisas que eu acho que se deveria forçar é precisamente junto das autoridades nacionais, camarárias,etc, o cumprimento da lei e o respeito pelas pessoas utilizadoras deste tipo de veículo que paga como qualquer outro os impostos que lhe são devidos. O autocaravanismo tem regras e há que fazer respeitar essas regras punindo os infractores. O tipo de veiculo em que as autocaravanas se incluem,só por si quanto a mim está bem como está, temos é que lutar contra aqueles que à margem da lei nos querem empurrar para situações não previstas e à margem dessa mesma lei. Quem me proíbe de dormir ou comer num automóvel, autocarro ou viatura comercial num local devidamente estacionado. È contra isto que se deve verdadeiramente lutar e por isso julgo que forçar para criar mais legislação, só para melhorar o que já existe como o caso da Camara de Coimbra a quem dou os parabéns.
Luis Patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Subscrevo

Mensagempor ANTRES » quinta mar 04, 2010 11:58 pm

Papa Léguas Escreveu:Muitas vezes, alguns autocaravanistas, num debate sobre o conceito de autocaravanismo, entendido como uma modalidade de turismo itinerante desviam o assunto para o estatuto de autocaravanista não ser violentado por pernoitar ou não num Parque de Campismo. E é verdade!

Outros consideram que é indiferente pernoitar numa Área de Serviço ou num Parque de Campismo, porque, o importante é a liberdade que viajar em autocaravana permite. E é verdade!

Contudo, nenhuma das situações está em causa. Nem, não obstante não ter dados estatísticos que o demonstrem, a maioria dos autocaravanistas considera ser esse o fulcro dos problemas para onde, consciente ou inconscientemente, nos levam.

O problema principal, único, consiste no direito que o autocaravanista tem de escolher pernoitar num Parque de Campismo ou numa Área de Serviço ou numa via pública em que se encontre perfeitamente estacionado de acordo com o Código da Estrada. E esse direito de escolha está a ser progressivamente cerceado. Porquê? Porque está em causa um nicho de mercado no valor de alguns milhões de euros.

Quero ter o direito de optar onde pernoitar: Num Parque de Campismo, numa área de serviço ou na via pública, estacionado em conformidade com o Código da Estrada.

Este é o cerne da questão. Não nos desviemos dele.

Caríssimo Papa Léguas
Completamente de acordo com a sua análise e ''posição''.
Há uma situação que me irrita e irritará qualquer uma ou um:
Se um AC viaja, pode no mesmo dia visitar duas ou três vilas ou cidades...
Não existe espaço para ela/ele?
Quem fôr de não importa que cidade algarvia, tenha pernoitado não interessa onde e quiser visitar Vila Real de St António e pernoitar em Espanha?
Tem de ir estacionar a Ayamonte para visitar VR St Antº???
Estará isto correcto senhores autarcas algarvios???
E mais não digo.
Temos é de ''agarrar o toiro pelos cornos'' e não andarmos por aí a discutir o ''sexo das autocaravanas''!!!
ANTRES

Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes