ac riviera 1.9 tdi

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

ac riviera 1.9 tdi

Mensagempor vitor marques » domingo jan 03, 2010 8:33 pm

BOA NOITE,

Estou comprador de uma FIAT DUCATO 1.9 TD com intercooler de 1996, mas estou com receio de falta de potência. Tenho uma DUCATO 2.5 TD de 95 CV de 1991 e tenho algum medo de que seja muito mais lenta.
È certo que também pesa um pouco menos,
Também já li aqui no forum que a temperatura sobe muito.
Algum companheiro que tenha informação ou sugestao util que me possa facultar agradeço.

BOM 2010 PARA TODOS OS COMPANHEIROS-

VÍTOR
vitor marques

Registado: domingo jun 15, 2008 4:53 pm

Mensagempor Nuno Pires » domingo jan 03, 2010 10:55 pm

Boa noite a todos.

Companheiro Vitor a "máquina" em causa é uma Capucino????
Caso seja e se me permite não troque....

Só mais uma questão, que "ganha" com a troca???
Espaço???
Problemas com a anterior????

Com a AC que tem (motor) julgo que deve igual ou até se poder aumentar.
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor vitor marques » segunda jan 04, 2010 11:11 am

Bom dia companheiros, em particular Companheiro Nuno Pires,

Estou satisfeito com a minha 2.5 (95 CV).
O que me leva a ponderar trocar são os seguintes motivos:
1- A minha mulher não chega com os pés aos pedais da AC que tenho, e se for preciso (sou sempre eu que conduzo), por qualquer motivo ela não se sente bem com dificuldade em chegar com os pés aos pedais.
2- A que pretendo comprar tem uma configuração interna diferente com maior mobilidade na cozinha ( Tem salão em U atrás)
3 - Á carroceria é mais recente e a maneta das velocidades não é no volante.

Como fui atacado pela ciática, e estava a 500 KM de casa, felizmente estava de carro e a munha mulher trouxe a viatura para Lisboa. Se estivesse na minha actual AC, teria que a mandar de reboque e alugar um carro ou uma âmbulância para regressar. Neste modelo de 1996 já é facil ela deitar a mão ao lugar do condutor até nalgum momento em que eu tenha sono ou esteja mais cansado.

Mas tenho de facto receio da diferença de potência ser substancial (95para 84 CV), mas sobretudo tenho receio do sobreaquecimento nas subidas de que já ouvi falar no forum. A minha sobe e desce paredes sem passar 90º, ou pouco mais nos engarrafamentos.

Algum Companheiro que tenha uma 1.9 TD de 85 CV e não tenha problemas de sobreaquecimento nas subidas que me informe se possível para me tranquilizar neste dominio.

Cumprimentos, e Obrigado.

VM
vitor marques

Mensagempor Aleluia » segunda jan 04, 2010 1:08 pm

Companheiro, Victor Marques.

Á cerca de três anos tinha uma Roller Time de 100CV, capucine, e na realidade as subidas era uma sacrificio, em muitas chegáva ter que por a terceira velocidade.

Em relação ao aquecimento, numca me lembro de ter problemas.

Boas voltas e um bom ano.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor vitor marques » segunda jan 04, 2010 5:36 pm

Boa tarde Compnheio Aleluia,

Diz-me que teve uma 100 CV capucine, deve ter sido uma Ford. A questão do aquecimento prende-se com a Fiat de 80, 85 e 90 cv, que são as potências das 1.9 Turbo.

Gostava de obter informações de quem tem ou teve uma 1.9 Tubodiesel da Fiat, e se o aquecimento é vulgar.

Agradeço no entanto a sua dica. Estou mais assustado com o aquecimento nas subidas, e se o motor é fiavel para fazer bastantes Kilometros. A questão de ter que meter a 4ª ou até a 3ª, isso já o faço com a minha 95 CV 2.5 (que é muito pesasa), pelo que, tendo em conta que a que pretendo comprar é mais leve ... não irei notar muito a diferença. Julgo eu.

Obrigado e Cumprimentos. Bom 2010 com excelentes passeios.

Vítor
vitor marques

Mensagempor Aleluia » segunda jan 04, 2010 7:13 pm

Companheiro Victor, por acaso o carro que falei, tinha motorização Fiat e, tinha praticamente 6m.

Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor vitor marques » segunda jan 04, 2010 8:46 pm

Boa Noite Companheiro Aleluia,

OK. Desconhecia o motor fiat 1.9 TD de 100 CV. Deve ser um motor recente. Até 2001 ou 2002 os motores 1.9 da Fiat têm 80, 84 e 90 cv, conforme o ano.

Mas se me diz que com 100 mesmo assim é preciso meter a 3ª, com 80 ou 90 cv, provavelmente a situação piora a menos que o peso seja menor.

Estou num beco. Por um lado quero trocar por um modelo mais novo que permita à minha mulher chegar confortavelmente aos pedais, por outro estou receoso de perder alguma potência e arranjar um motor menos fiável. Mas como me diz que em termos de fiabilidade não tem razão de queixa, já me tranquiliza. Vamos ver se mais algum companheiro tem opinião favorável do motor 1.9 TD.

Saudações, e obrigado

Vítor Marques
vitor marques

Mensagempor lino » segunda jan 04, 2010 9:17 pm

Boa noite!
Não conheço a fiabilidade do motor 1.9 mas pelo que já foi aqui dito em outros tópicos acho que o problema passa mesmo pela falta de potência e não pela fiabilidade!
Acho que se está satisfeito com a sua actual AC e se a principal razão para efectuar a troca é a altura dos pedais,poderá aplicar uns calços nos pedais o que já vai permitir a sua esposa a condução da AC!
Por outro lado existe também a opção de alterar o banco e reduzir a altura do mesmo!
Abraço!
lino

Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm

Mensagempor joaquim » segunda jan 04, 2010 9:41 pm

Companheiro Vitor:
Já tive uma Capucine com motor 1.9 TD da Fiat. Embora não tivesse feito muitos kms com ela posso dizer~lhe que é um motor muito fiável, um pouco lenta sim mas , depois de "aprender" a utilizar a caixa de velocidades vai ver que a coisa não é tão má como a pintam...Será sempre uma AC para andar nas "calmas" e nas subidas ainda mais. Em termos de aquecimento, numa subida um pouco mais ingreme e longa a temp. passa um pouco dos 90 mas nada para assustar, eu até tinha um interruptor para ligação directa de uma das ventoinhas mas, posso dizer, que nunca gheguei a utilizar. É claro que estou a falar da minha que tinha poucos Kms, se fôr um motor mais "rodado" pode ser que a perfomance seja outra...Mas, se me permite, tambem não acho um motivo suficiente, o da sua esposa não chegar aos pedais...para ir fazer a troca, aceite umas das sugestões dos nossos amigos e faça uma troca de banco, que não deve ser nada dificil...
Espero ter ajudado.
Abraço!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

arrefecimento do motor

Mensagempor danibeja » terça jan 05, 2010 11:06 pm

Caros companheiros,

Eu não sou mecanico, mas tenho conhecimento que existem várias soluções para resolver os problemas de aquecimento dos motores, quando as juntas de cabeça do motor ainda estão boas, por exemplo:

Existem termostatos que abrem a temperaturas mais baixas entre os 84º e os 86ºgraus centigrados, assim como a altura em que fecham para o motor voltar a aquecer, fecha por volta dos 78º e os 80º, basta procurar nas casas de peças, pois desde que tenham as mesmas dimensões, podem ser de outros modelos de viaturas totalmente diferentes.

Papel fundamental no arrefecimento também tem as válvulas/resistências que ligam as ventoinhas, pois existem de várias temperaturas também, quanto mais cedo a primeira ventoinha ligar melhor(de preferência aos 88º ou 90º) e a segunda ventoinha ligar no máximo aos 95º.

Nos materiais da concorrência, normalmente vem gravado na própria peça a temperatura de abertura e de fecho dos termostatos e a temperatura a que ligam as ventoinhas.

E se não resultar ainda podem fazer uns furinhos com um berbequim, nas laterais do termostato de forma a deixar passar mais água, mas sem apanhar a borracha.

Não se esqueçam também de ter a certeza de que a bomba de água está boa, pois por fora pode estar com boa aparência e não verter água e por dentro ter as pás todas comidas com a ferrugem (quando são de chapa corroem muito, existe material da concorrência em bronze ou latão).

Espero que estes conselhos sejam úteis, e não tenha receio em trocar de autocaravana, em virtude de haver uma remota possibilidade da viatura sofrer de aquecimento, pois comprar qualquer tipo de veiculo a motor é sempre um risco.

cumprimentos
danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor vitor marques » quarta jan 06, 2010 12:15 am

Boa noite Companheiros,

Obrigado pelas vossas dicas. Ainda estou a ponderar a compra, mas a tentação é grande.

Bem hajam, e esperemos que o meu espirito se ilumine para tomar a decisão mais acertada.

Bons Passeios.

Vítor
vitor marques

Mensagempor JorgeAlmeida » quarta jan 06, 2010 10:43 pm

Boas
Os comentários do Companheira Danibeja dão uma informação detalhada sobre os cuidados a ter com com o sistema de refrigeração.
Com um motor 1.9 vai onde os outros vão, só que mais devagar.

Boa sorte na decisão que tomar!
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida

Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes