FOGÃO-Fuligem no fundo dos tachos

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

FOGÃO-Fuligem no fundo dos tachos

Mensagempor caminheiro » segunda set 21, 2009 4:09 pm

Boa tarde,
A minha copiloto já está saturada da trabalheira de ter que esfregar tachos e panelas cada vez que cozinha. Os fundos dos tachos e panelas ficam negros de fuligem. Não é de agora mas desde que a autocaravana saiu do stand. A chama é normalmente alaranjada mas com a mais leve corrente de ar ainda mais alaranjada fica e penso que deveria ser azul. Uso butano, tal como em casa, e aí não há este problema.
Problema de redutor?
Afinação dos queimadores?
Recorrer a uma empresa de gás?
Agradeço aos companheiros que já foram confrontados com este problema informação sobre as eventuais causas e soluções.
Antecipadamente grato
Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor pressler » segunda set 21, 2009 6:11 pm

Boa tarde companheiro,

Nao percebendo nada de instalaçoes de gaz, mas já tendo passado por algumas alterações de qualidade de produtos, posso aconselhar :
Cada vez que se muda de gaz entre butano e propano tem que se mudar os redutores e afinar os bicos do fogao e do frigorifico.
Lembro-me muito bem de quando em minha casa passei do gaz de bilha para gaz de cidade ter que mudar os bicos do fogao e do esquentador!
E na AC a chama resultante do uso das plumas é bem diferente das bilhas azuis da GALP. A vantagem destas ultimas é a de poder ir para a neve sem que o gaz congele nos tubos.
Atenção que se os tachos ficam sujos os tubos do frogorifico tambem vao ficando entubidos com o mesmo tipo de desperdicio.

Mas atrás de mim virá quem me emende se eu estiver errada e explicará melhor. :oops:
Boas viagens com saude
Ana Pressler
Editado pela última vez por pressler em segunda set 21, 2009 8:44 pm, num total de 1 vez.
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor RUYMORAIS » segunda set 21, 2009 6:27 pm

companheiro se a sua AC sempre usou gaz butano entao a chama alaranjada deve-se a que esteja a entrar ar a mais nos queimadores
nada que uma afinaçao nao resolva

se antes de fazer isto usava gaz propano entao devera , nao tenho a certeza , mudar os bicos e efectuar a mesma afinaçao
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor Carlos Lopez » segunda set 21, 2009 7:38 pm

Boa noite

A chama de qualquer queimador, seja fogão ou esquentador e mesmo a pequena chama do frigorífico deve ser sempre azul.

Se tiver ou aparecer uma cor amarelada significa que a combustão está incompleta. Com combustões incompletas aparece um gás "MONÓXIDO DE CARBONO". A fuligem que fica agarrada ao fundo dos tachos é carbono que não queimou.

Não tem cheiro mas mata e de forma silenciosa.

Para resolver este problema deve contactar um mecânico de aparelhos de gás para que afine a combustão.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Carlos Lopez
Carlos Lopez

Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm

Mensagempor caminheiro » terça set 22, 2009 8:33 pm

Boa noite,
Agradeço aos companheiros Carlos Lopez, Ruymorais e Ana Pressier o vosso amável contributo.
O representante diz que as botijas "light" originam frequentemente este tipo de problemas e por vezes inoperância total do frigorífico. Diz que a solução consiste na substituição dos bicos (queimadores) mas que infelizmente, ao contrário dos fogões domésticos, não há no mercado bicos específicos para butano para este tipo de fogão que equipa uma Hymer de 2007. Também não existe qualquer possibilidade de afinação da mistura gás/ar. Chama alaranjada e fuligem significa insuficiência de ar e chama azul com sopro audível significa excesso de ar.
Vou actuar por exclusão de partes intervindo primeiro sobre o que é mais fácil.
1º-Substituir o redutor
2º-Tentar desmontar os bicos e limpá-los.
3º-Ensaiar com propano. Se só funcionar bem com o propano lá se vai o ganho de redução de peso que consegui com as "light" de butano.
4º- Recorrer á opinião e serviços de um profissional, se o encontrar.
Irei dando notícias mas também receptivo a sugestões que me possam dar aqui no forum.
Caminheiro
caminheiro

Mensagempor J.Sanches » terça set 22, 2009 9:13 pm

Companheiro Caminheiro:

Na minha autocaravana utilizo de inverno o gaz propano, por causa de não congelar, nos tempos menos frios utilizo o propano da "gaija" da galp, pelo peso, e não preciso de mudar mais nada e tudo funcioa bem.

o redutor da galp tanto dá para o propano como para o butano.

J.Sanches
Maia
J.Sanches

Registado: quarta Oct 25, 2006 8:07 pm

Mensagempor RUYMORAIS » terça set 22, 2009 9:57 pm

eu na minha notei uma insufeciencia no frigorifico , estou a usar a botija light da repsol
quando uso a da camping gaz o frigorifico funciona melhor
quando uso a repsol o fogao nao me faz nada de fuligem nos tachos , so o frigorifico e que nao faz frio como deve de ser
mas como estou a pensar em colocar um deposito de gpl acaba-se o problema

todos os fogoes teem afinaçao , se levantar o fogao vai ver que o cano que vai do injector ao espalahador tem logo no inicio umas janelas que dao para abrir ou fechar para assim controlar o ar que entra
a minha e assim
RUYMORAIS

Mensagempor caminheiro » quinta set 24, 2009 9:17 pm

Companheiro Ruymorais, Companheiros:
Peço desculpa por eventual inconveniência ao insistir no assunto. Neste fogão os injectores ficam imediatamente abaixo dos espalhadores pelo que me parece não haver qualquer possibilidade de regulação de caudal de ar. A ser assim e dado que não há outros injectores no mercado só me resta usar o propano, não?

Imagem

Caminheiro
caminheiro

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 24, 2009 9:52 pm

bem na minha nao sao assim , mas tambem o meu fogao ja tem quase 22 anos , lol lol , as antiguidades valem cada vez mais , pelo menos nao dao dor de cabeça

ja experimentou tirar um bico e ir a uma casa que venda acessorios de gaz perguntar se teem ? , as vezes vamos a igreja para tentar falar com o papa quando ele esta e no vaticano

percebe o que quero dizer ? eu ja fui a casa da especialidade em material da nossa actividade e levei com um nao e depois encontro na loja da esquina
RUYMORAIS

Mensagempor time_out » sexta set 25, 2009 10:31 am

caminheiro Escreveu:....não há no mercado bicos específicos para butano para este tipo de fogão que equipa uma Hymer de 2007. .....

Bom dia

Sou possuidor de uma Hymer de 2005 e utilizo indistintamente butano e propano, aliás tenho instalado uma botija grande de propano e uma pequena de butano. No tempo quente o consumo faz-se prioritariamente a partir da botija de butano e nos dias frios inverto o fluxo.
Nunca necessitei de fazer qualquer regulação e a chama é bem azul.
Os reguladores/redutores já vinham de origem apenas tive de aplicar o adaptador para a garrafa (Repsol)
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor caminheiro » sexta set 25, 2009 4:11 pm

PROBLEMA RESOLVIDO
1º passo:-Compra de uma chave exalobular para poder desmontar os espalhadores e escova-los bem com uma escova de arame de aço.
2º passo:-Remontagem e ensaio. Houve uma melhoria significativa na chama.
3º passo:- Substituição do butano por propano "et voilá, TIP TOP", mais branco que o branco.
Que pena não haver botijas "light" com propano para não termos que arrastar mais 30Kg de peso.
Caminheiro
caminheiro

Mensagempor RUYMORAIS » sexta set 25, 2009 10:15 pm

entao se trocar os injectores eles passarao a trabalhar bem com butano

o orificio de saida dos injectores de propano sao mais largos do que os de propano , por isso e que lhe estao a fazer isso
experimentou tirar um e ir a uma casa da especialidade em gaz e perguntar se teem ?
as lojas de material para o nosso ramo por vezes como nao teem dizem que nao existe para nao ter de levar com o cliente a chatear com a conversa do " sera que voce me os consegue arranjar ? "

entende o que quero dizer ?
RUYMORAIS

Mensagempor caminheiro » sexta set 25, 2009 11:12 pm

Boa noite companheiro Ruymorais
A sua sugestão é pertinente e é provável que ainda procure uma casa especializada. Tenho, no entanto, algumas reservas em insistir no butano por admitir que também esteja a ser produzida fuligem no frigorífico e no boiler. e que mais tarde ou mais cedo venha a ter problemas. Descobri hoje noutro forum um companheiro dizendo que também teve que abandonar o butano pelas mesmas razões. Certo é que o propano é um gás mais limpo e de maior poder calorífico. O butano só me interessa pelas leveza das bilhas de plástico. Para já a solução de compromisso vai ser uma bilha metálica de propano em uso sistemático e uma reserva em bilha de plástico com algum butano para, temporariamente, fazer face a um esgotamento imprevisto do propano.
O meu muito obrigado pelas suas dicas extensível aos demais companheiros que opinaram sobre este assunto.
Caminheiro
caminheiro

Mensagempor caminheiro » terça set 29, 2009 5:05 pm

Boa tarde,
O companheiro RUYMORAIS tinha toda a razão. A mistura de ar de pode ser regulada. Neste caso e porque os injectores estão imediatamente abaixo dos espalhadores, aumenta-se o afluxo de ar elevando estes últimos por torção dos apoios. Afinal os injectores são “universais” e foram substituidos por outros de calibre imediatamente inferior. Assunto resolvido. Não há mais fuligem trabalhando a butano a partir de garrafas de plástico.
Quanto ao sistema de produção de energia idealizado pelo companheiro RUYMORAIS emito a minha opinião no respectivo tópico.
Caminheiro
caminheiro

Mensagempor RUYMORAIS » terça set 29, 2009 5:40 pm

caro companheiro e o que eu lhe disse , por vezes nas lojas da especialidade do nosso ramo e mais facil dizer que nao existe do que tentar procurar e satisfazer o cliente
depois como o cliente fica desanimado e julga que aquilo que tem na AC e feito de proposito para ela nao procura e vai dai segue a 2ª sugestao do vendedor mudar tudo o que tem por um mais recente

tantas vezes que me acontece isto e depois ca fora encontra-se e mais barato ate do que se eles tivessem
quanto a entrada de ar ela tem sempre de existir caso contraio o bico nao funciona como deve de ser
RUYMORAIS

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes