Consumos!

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Consumos!

Mensagempor Humberto » segunda mai 25, 2009 10:20 am

Entre os modelos, perfilados, capucines e Integrais, poderemos distingui-los pelos que fazem melhor consumo!?Ainda que este esteja relacionado (com penso eu )com peso e dimensões , mas admitindo que ambos têm pesos semelhantes...

Que valor pode ser considerado como bom em termos de consumo de uma AC? 8, 9 litros???

Cumprimentos.
Humberto

Registado: quarta abr 25, 2007 6:51 pm

Mensagempor Duarte » segunda mai 25, 2009 10:36 am

Olá bom dia
Eu com a minha até ao 120 Kms hora não consigo baixar do 13 litros
Até 100 Kms hora 11,7, agora 8,9 litros é obra se conseguir isso é um excelente consumo.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor josegon_calves » segunda mai 25, 2009 12:32 pm

Bom dia,

É isso mesmo. Não existe um consumo certo para este tipo de viaturas.
Depende imenso do percusro de viagem que seguimos, com mais ou menos "montanha".

Em percurso de "montanha" também eu já realizei consumos da ordem dos 13/14 litros aos 100Km, a velocidades muito baixas.

Mas tenho registo de consumos de 9,50 litros aos 100Km. Normalmente em percursos de litoral e com velocidades na ordem dos 70 Km/hora. O que considero bem bom!

As minha médias, já agora, são efectuadas de, mais ou menos, 400 em 400Km. Quando o depósito já está a ficar "vazio" é só atestar. Às vezes consigo consumos mistos da ordem dos 10,0 litros aos 100Km.

Isto para uma "bichana" que anda sempre muito "afinadinha" e é bem tratada, em termos mecânicos, claro!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Luis Nascimento » segunda mai 25, 2009 4:01 pm

Olá Companheiros,

Até há bem pouco tempo eu estava convencido que a minha AC tinha uns consumos bastante baixos, na ordem dos nove, nove e pouco. Vim a descobrir que tenho um desvio entre os quilómetros reais e os indicados no contador de 7%. Quer isto dizer que quando o conta-quilómetros diz que percorri 500 km eu efectivamente percorri apenas 465 km e quando a minha AC fizer 100 mil ela afinal terá 93 mil.
Este problema já aqui foi abordado e foi por o ter lido que eu desconfiei e na primeira oportunidade controlei os quilómetros marcados na auto-estrada com os do carro. Lá estava o desvio e lá se foram as boas médias

Cumps,
Luis
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor josegon_calves » terça mai 26, 2009 8:01 am

É! Lá se foram as médias...

Mas convém no entanto ir controlando as médias de acordo com o que diz o conta quilómetros das nossas viaturas.

Primeiro, porque nos indica a forma como conduzimos, se mais moderadamente ou menos;

Segundo, porque nos permite fazer uma gestão mais cuidada da nossa condução, e da nossa carteira, se fizermos essa questão, pelo menos a questão ambiental;

Terceiro, e mais importante, dá-nos algumas pistas sobre o estado de saúde geral da nossa viatura, o que é muito importante. Quando há qualquer desvio acima do que é normal convém uma primeira e pequena "investigação" e, se necessário, uma primeira intervenção atempada contra uma simples "gripe", não vá virar uma "pneumonia", ou algo mais grave!!!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor bushman » quinta mai 28, 2009 11:43 pm

Olá boa noite, desvio de kilometros?
Na semana passada vim da alemanha com uma capucines, velocidades na ordem dos 95km/h e a morrer um pouco nas subidas, mas verifiquei um consumo de 10ltrs/100, excepto na travessia dos pirineus por estradas secundárias(Andorra).
Achei pouco, mas pensei que seria devido ao motor ser fraco(1.9tdi), mas, será que também tem esse desvio e origina este consumo?
È que eu estava á espera de uns 12 no minimo.
Bem ajam.
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Aleluia » sexta mai 29, 2009 4:37 pm

Boa tarde, companheiro Bushman.

Eu já tive uma capucine 2.0TD, á 3 anos, e o condumo era superior, ao relatádo. Não nos podemos esquecer que estes carros, teêm a capucine,que parecendo que não, mas é uma parede contra a deslocação da viatura, que por si só, vai originar maio consumo.

Neste momento, tenho uma perfiláda de 110 cavalos e, segundo o computador de bordo, marca 9,8ltr./100 e, não sou muito meigo a andar.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor majv » sexta mai 29, 2009 7:45 pm

Já não sei onde é que foi, mas escrevi a experiência relativa aos consumos da minha AC.
Perfilada, já cheguei a medias de 8,1 no computador de bordo.....só que, para mim, que registo tudo, o que me conta é quando atesto e ver os kms percorridos.
E aí, dava-me 8,8.
Já fiz alguns depósitos a 8,8 e 8,9, reais.
Na ultima vez que a atestei, aos 13.485Kms, já tinha bebido 1.279,53Lts.
Média geral actual, 9,489 Lt/100Kms.
De referir que nos primeiros depósitos, as médias, reais, andaram nos 9,8 e 9,9, situação frequente em viaturas novas.
Portanto, e a quem tem computadores de bordo, e em média, acrescente 0,7 a 0,8 Lt ao que ele lhe indicar.
Boas voltas
MV
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor Chip » sábado mai 30, 2009 8:53 pm

Boa Noite a todos

A minha litle house andante faz consumos de 6.4L na ordem dos 80/90KMH em estradas secundárias/ interior.
se começar a entrar nos 100KMH aí vai para os 7.5L.

claro está ainda o factor de a parte da célula por cima da cabine fazer inercia, porque senão os consumos baixavam mais um pouco.

é claro que estou a falar de uma pequena autocaravana que antes de entrar é preciso "cortar as unhas", mas grande porque chega onde as outras chegam. Esta também já foi aos pirineus e portou-se muito bem, Itália Idem.

um abraço
UM ABRAÇO
Chip

Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Mensagempor siroco » domingo mai 31, 2009 7:16 pm

A minha Califórnia faz 10L a 120 Km/h.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

consumos

Mensagempor Manam » quarta jul 08, 2009 4:45 pm

Tenho uma perfilada motor Fiat 3000CC, 160 cv faz entre 7 e... por aí fora dependendo de alguns factores, Pressão dos pneus(mmm importante) se estiver à volta dos 5 Bares é uma "peninha" mas fica m barulhenta, por comodidade baixo para 4 Bares, gasta seguramente mais 1 litro em 100KM. Resumindo "grosso modo" em estrada a 70 KMh faz 7, a 80 faz 8 a 90 faz 9 100 faz 10... Abraço Manuel Sá
Manam

Registado: segunda nov 05, 2007 6:58 pm

Mensagempor vitor » quinta jul 09, 2009 8:47 pm

A minha Challenger vany 01 (furgão de 6 m transformado) 2,3 multijet faz entre 8 e 13 l aos 100. Incluo auto-estrada com velocidades frequentemente superiores a 120.
Já agora pergunto o que é que é mais económico - descer com o motor ao ralenti em ponto morto, ou com a 6ª engatada? :?:
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Chip » quinta jul 09, 2009 9:11 pm

vitor Escreveu:A minha Challenger vany 01 (furgão de 6 m transformado) 2,3 multijet faz entre 8 e 13 l aos 100. Incluo auto-estrada com velocidades frequentemente superiores a 120.
Já agora pergunto o que é que é mais económico - descer com o motor ao ralenti em ponto morto, ou com a 6ª engatada? :?:

Boas
Se o amigo descer com a 6ª engatada ás 3000RPM gasta tanto como se estivesse ao ralenti parada (900RPM).
Como vai em andamento o ralenti aumenta para os 1500RPM com a agravante de que não "trava" a viatura com o motor, além de que a temperatura também sobe.
Eu aconselho a manter sempre que possivel a viatura engrenada, excepto quando parado.
UM ABRAÇO
Chip

Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Mensagempor Mario » sexta jul 10, 2009 10:55 am

Olá

Descer em ponto morto.........

Devem ter em conta sempre a questão da segurança não é aconselhável por esse facto efectuar descidas sem que uma relação de caixa ajustada á velocidade esteja seleccionada, segurança sempre em primeiro.

Consumo...ao efectuar uma descida com a relação adequada seleccionada sem fazer uso do acelerador o consumo é virtualmente zero nos motores actuais o sistema de injecção de combustível corta o fornecimento , nos manuais de utilizador fornecidos com a viatura estará essa informação.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Re: Consumos!

Mensagempor bora110kw » domingo dez 09, 2012 1:24 am

Fiat 2.3 Mjet Imagem Dethleffs Globebus T 2

Fernando Almeida
bora110kw

Registado: terça nov 13, 2012 11:26 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage