por jorge santos » sexta mai 15, 2009 6:19 pm
Boa Tarde,
Um companheiro que prezo muito, enviou-me uma mp, dizendo - estou perplexo, explica-me !...
Talvez, alguns companheiros, perfilhem sentimentos análogos. Impõe-se, portanto, explicar melhor.
O panorama actual na parte que ao autocaravanismo respeita, está bastante encorajador, graças aos esforços continuados dos nossos companheiros, luta incessante pelo reconhecimento geral e facilidades adequadas à nossa forma de lazer.
Ponto assente !
Abordei sumáriamente em 12/5/09 no "Vá lá...façam-nos justiça" dêste fórum, alguns pontos que carecem de exemplificação.
Fazemos assim. Eu exponho as minhas razões e os companheiros com a habitual frontalidade, contrapoem, de modo construtivo, motivos que lhes assistem.
No fim, estaremos um pouco mais ricos de conhecimentos, que trocámos entre nós.
Começo:
. Grandes colectividades irmanaram os seus sócios e simpatizantes, com bandeiras, estátuas, pedestais, monumentos - Dragões ( reais ou imaginários ?), águias e leões (muitos até dizem, simbolismo ridicúlo, outros, o Porto é uma nação).
Êles assistem. Nós praticamos !
Perpetuam uma tradição. Ainda estão vivos. Nós também !
Nós pugnamos por uma identidade, como a de uma côr clubista. Autocolantes, CPA, CAS, MIDAP, CCPORTUGAL. Eu sou sócio do CPA, do CAS, eu pertenço ao CCP, eu represento o Midap, e, por aí fóra.
A união fica definida pelo veículo, seu uso e nosso prazer.
. A solidariedade ficou mais coesa, quando o grupo concordou, contribuíu aplaudíu e honrou; o pescador, o pastor, o ferroviário, o ciclista, com memoriais.
Se nós tivermos o desejo forte daqueles que os honraram, talvez um dia dirão - fizeram bem.
. Temos Sol, belas praias, mas estamos longe no extremo da Europa.
Atentos, os nossos companheiros, têm lutado e continuam, para que se ofereçam condições de permanência, dignas, ao autocaravanista nacional e estrangeiro.
. Adoptamos todas as tendências estrangeiras e relegamos as nossas.Imitamos e perdemos a faculdade de criar. Admiramos e temos mêdo de ser originais. Originalidade - Um Monumento aos A/C's.
Um "marco", na cidade, na vila, na aldeia, na rotunda. Testemunho e apêlo a quem nos visita, de nós para êles, como um gesto cheio de simbolismo, fraternidade e acolhimento.
Marcamos entre os nossos pares uma faceta, que será associada mentalmente, ao turismo itinerante em autocaravana, que praticamos.
Aguardemos o parecer dos companheiros dirigentes a quem foi solicitado assistência.
O contributo autocaravanista por valioso que seja, necessitará de ajuda financeira externa, para uma obra de tal envergadura.
Natural então, que se comtemple um bom patrocinador.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais