Turismo Itinerante em Autocaravana indevidamente catalogado

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Turismo Itinerante em Autocaravana indevidamente catalogado

Mensagempor Paulo » segunda set 01, 2008 12:02 pm

Bom dia,

A má catalogação do Turismo Itinerante em Autocaravana foi uma fórmula encontrada este ano, pela comunicação social, para atingir alvos distintos ("utilizadores de autocaravanas", "Autocaravanistas", "surfistas", "caravanistas", "utilizadores de carrinhas"...etc). Sabemos que os maus exemplos existem e devem ser denunciados e corrigidos. No entanto, lamento que não se pretenda mostrar o lado correcto e real deste tipo de turismo. Não foi nem uma vez nem duas que enviámos testemunhos importantes sobre o Autocaravanismo para a imprensa e essas notícias foram ignoradas, ou eventualmente catalogadas de "sem interesse".

Apesar do que se escreve e do que se diz, está bem patente em toda a Europa uma actividade de Turismo Itinerante em Autocaravana que os portugueses teimam em não reconhecer, mas que os franceses, italianos, alemães, recebem com todas as condições e de braços abertos. As 150.000 autocaravanas francesas, as cerca de 40.000 espanholas, ou mesmo em termos gerais, as mais de 500.000 que circulam pela Europa falam por si.

Não será pelos maus exemplos que deveremos desistir de mostrar esta actividade turística pelo seu lado real. Este ruído criado por aqueles utilizadores de autocaravanas que não sabem, nem querem saber, quais são as suas responsabilidades, será nos próximos tempos atenuado por exemplos positivos. Teremos de insistir e simultaneamente aguardar pelos resultados.

Acreditem que há quem veja no Turismo Itinerante em Autocaravana uma mais valia e esteja a preparar as condições necessárias para o (nos!) receber.

Relativamente aos que, devido ao seu comportamento irresponsável, não contribuem em nada de positivo para este tipo de turismo, faço votos venham a ser despoletadas acções para a respectiva correcção e a necessária passagem de informação/formação.

Faço também votos para de que o futuro traga um esclarecimento inequívoco aos termos "caravanismo" e "autocaravanismo", pois, por mais que se pretenda misturar as coisas, têm uma vertente completamente distinta quando nos abstraímos da prática do campismo.

Relativamente ao Autocaravanismo, é urgente a especificação legal das situações associadoas ao "estacionar" e ao "acampar".

Abraço.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor seco » segunda set 01, 2008 1:18 pm

Boa tarde

Realmente a falta de catalogamento correcto das actividades efectuadas com autocaravanas e veículos conexos tem levado às confusões que o Paulo muito bem sublinha.
Cabe a cada um tentar pelo seu exemplo e por uma palavra educada e moderada tentar corrigir as atitudes desviantes.
Falta realmente definir de uma forma clara e sem ambiguidades o que é oficialmente estacionamento e acampamento.
Tambem falta definir o que é uma área de serviço, uma estação de serviço , uma área de pernoita... enfim precisar conceitos que, até entre nós, muitas vezes fazem confusão
Editado pela última vez por seco em segunda set 01, 2008 1:23 pm, num total de 1 vez.
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor seco » segunda set 01, 2008 1:18 pm

Boas de novo

Esqueci-me de dizer que não esperem que o vizinho da AC ao lado (que por acaso até deu os bons dias!) vá dizer ao outro que tem o toldo aberto e fogareiro na rua num estacionamento ao pé daquela praia de sonho, que deve comedir os seus actos ....
Não ! O vizinho não vai!
Tem mesmo que ser o meu amigo a ter esse encargo!
seco

Mensagempor siroco » segunda set 01, 2008 1:56 pm

seco Escreveu:Boas de novo

Esqueci-me de dizer que não esperem que o vizinho da AC ao lado (que por acaso até deu os bons dias!) vá dizer ao outro que tem o toldo aberto e fogareiro na rua num estacionamento ao pé daquela praia de sonho, que deve comedir os seus actos ....
Não ! O vizinho não vai!
Tem mesmo que ser o meu amigo a ter esse encargo!

É verdade, mas também não é menos verdade que quando vamos de férias, ou só passear, não é para arranjarmos chatices. Às vezes também fico a ferver com certos comportamentos, a última vez nem foi com toldos ou fogareiros, foi com outra praga, os geradores, parecia que tinha a mota da telepizza ali ao lado, ainda pensei em dizer algo, mas refleti melhor, um gajo que é suficientemente egoista para não se importar de incomodar meio mundo só para poder beber uma bica vai entender o que eu lhe digo ? não me parece, só iria dar discussão, no mínimo. Respirei fundo e fui para outro lado.

Lamentavelmente acho que só mesmo por legislação, com poder coercivo, é que se podem alterar comportamentos, se calhar sou pessimista, mas não acredito muito em campanhas de sensibilização de selvagens.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor zejorge » segunda set 01, 2008 3:02 pm

Boa tarde:
Permitam-me que dê ainda mais expressão ao post do companheiro Paulo rectificando os números.
Assim, segundo o censo feito em 2006 pela UE sobre autocaravanas revelou que:

- O parque europeu de autocaravanas era de 1.141.000

- Número de pessoas é superior a 3.400.000

- Por países

1º - Alemanha 445.000
2º - Itália 156.000
3º - França 150.000
4º - Países Baixos 125.000
5º - Reino Unido 118.000

Como curiosidade Portugal surge com um parque de 3.400 autocaravanas.

Óbviamente que estes números já estão desactualizados e desconheço se já existem outros mais recentes.

Um abraço
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Luis Almeida » segunda set 01, 2008 3:44 pm

Boa tarde.

Realmente os dados estarão certamente muito desactualizados.

Tanto assim é que, segundo dados da European Caravan Federation, só no ano passado, foram registados em Portugal 1027 novas autocaravanas.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor time_out » segunda set 01, 2008 3:51 pm

Tanto assim é que, segundo dados da European Caravan Federation, só no ano passado, foram registados em Portugal 1027 novas autocaravanas.

Em Portugal e para efeitos de registo não há diferenças entre caravanas e autocaravanas.
Só muito recentemente os livretes passaram a trazer a menção de Autocaravana mas mesmo assim a ACAP ainda não é capaz de responder à simples questão de quantas AUTOCARAVANAS foram vendidas até à data.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor seco » segunda set 01, 2008 4:13 pm

Siroco disse:
Respirei fundo e fui para outro lado.

Afinal o que "devia" ter escrito era:
Respirei fundo e cheio de calma pedi-lhe para ser breve no uso do gerador....
É mais difícil, eu sei, mas os selvagens tambem podem ser "bons selvagens".
seco

Mensagempor vitor » segunda set 01, 2008 9:13 pm

Também já sofri os horrores do gerador do vizinho, na Nazaré. Não me atrevi a sequer meter conversa com o homem. Fui-me embora.
Este acto, como o de despejar sanitas químicas na mata, devia ser objecto de multa pesada... Quem quer todas as comodidades da casa, fica em casa ou vai para o hotel.
Sendo o autocaravanismo um mero upgrade do campismo (na minha opinião) não é aceitável que estes comportamentos se verifiquem.
O problema é que nestes senhores, ou escasseia o civismo, ou nunca passaram pelo campismo puro e duro. Vêm directamente (do conforto) das suas casas e pensam que podem ter tudo na AC, independentemente de quem incomodam ou dos danos que possam causar no ambiente. E por causa deles "apanham todos"...
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Paulo » segunda set 01, 2008 10:40 pm

Já que os nossos jornalistas são profundos desconhecedores, em matéria de Turismo Itinerante em Autocaravana, deixo aqui três exemplos inspiradores vindos de Espanha.

No país vizinho também há problemas idênticos aos portugueses, essencialmente no litoral, mas esse facto não impede a passagem e a divulgação da vertente correcta deste tipo de turismo, com total isenção:

http://www.noticiasdegipuzkoa.com/edici ... 228631.php

http://www.lasprovincias.es/valencia/20 ... 01723.html

http://www.elcorreogallego.es/index.php ... cia=337625

Boa leitura!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Aleluia » segunda set 01, 2008 11:32 pm

Companheiros, não é por nada, mas tenho por habito aproximar-me de autocaravanistas transgressores e, com simpatia chama-los á razão.

Felizmente, até hoje ainda não tive nenhuma resposta desagradável ou que originasse um conflito.

O que em geral acontece, é darem desculpas.

Pessoalmente, penso que se deve abordar os autocaravanistas ou os utilizadores de autocaravana, quando á falhas de comportamento.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor seco » quarta set 03, 2008 11:49 pm

Boas

Tenho sido muito conciliador mas esta de em 1999 terem decidido que as AC's não podiam ficar de noite nos parques de estacionamento é , para mim muito difícil de digerir.
Esta nova sinalética foi "encontrada" à entrada de um parque de estacionamento no Carvalhal no passado sábado.
A propósito a cancela barrava o acesso ao restaurante e à praia!
A tarifa (com uma percentagem para os velhinhos da freguesia) é de 4€ os primeiros 15 minutos e depois é gratuito :roll: :roll: :roll:
"E o burro sou eu????"

Imagem
seco

proibições

Mensagempor decarvalho » quinta set 04, 2008 11:47 am

Viva Seco e mais interessados

pena que quando se usou pela primeira vez a palavra autocaravana fosse para ...proibir....
na altura o sector ainda estava em ponto mais emergente do que hoje....(que eu saiba em 1999 nao havia nem forum do CPA nem do CCP nem blogs), e os autocaravanistas estavam longe de terem a consciencia que hoje ja evidenciam da problematica do sector.

Portanto um problema detectado...é uma oportunidade para a sua superaçao.

Aqui fica o meu contributo:
Há margem para o MIDAP, CPA, CCP actuarem!
http://midap.blogspot.com/2008/09/sinai ... ibies.html
Editado pela última vez por decarvalho em quinta set 04, 2008 9:55 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor time_out » quinta set 04, 2008 11:59 am

seco Escreveu:Tenho sido muito conciliador mas esta de em 1999 terem decidido que as AC's não podiam ficar de noite nos parques de estacionamento é , para mim muito difícil de digerir.
Esta nova sinalética foi "encontrada" à entrada de um parque de estacionamento no Carvalhal no passado sábado...

Esta proibição tem a ver com a regulamentação das costas nacionais que já tem muitos anos.
A que mencionam na placa tem a ver com a zona em si e reforça a existente de caracter geral. Não esquecer que o estacionamento está situado no perimetro da orla costeira e portanto sujeito ao mesmo regulamento que interdita o estacionamento noturno.
Editado pela última vez por time_out em sexta set 05, 2008 6:45 am, num total de 1 vez.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor seco » quinta set 04, 2008 5:09 pm

BoasTardes

Amigos
em especial time_out e decarvalho.

Eu sei que naquela altura não havia tanta movimentação e portanto talvez seja realmente bom revindicar alterações.
Quanto às proibições o time_out tem razão! Está regulamentado sim senhor!
Então se fôr um comercial ou uma van em que o "artista" dorme lá dentro??? Dir-me-ão - cabe dentro do "equiparado"!
OK! E se fôr um turismo? se eu quizer dormir no meu BMW porque me apetece???? O GNR vai lá acordar-me??? e se eu estiver a dormir por ter bebido um copito a mais????
Acho que há muitas perguntas sem respostas!
O que o tal plano deveria dizer era que era proibido ACAMPAR fora dos locais para tal previstos como é proibida a circulação de viaturas fora dos acessos determinados!

Tá difícil de aceitar assim às primeiras.... e nem gosto de lá ir....mas estas limitações e privações de liberdade abusivas.....irritam-me!
seco

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes