autoridades apertam cerco

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

autoridades apertam cerco

Mensagempor RUYMORAIS » terça ago 19, 2008 7:06 am

esta e uma noticia que vem no correio da manha

para ler e comentar

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... 0000000010
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor Luis Almeida » terça ago 19, 2008 8:08 am

Bom dia.

Numa só praia «as autoridades depararam com 16 tendas, 98 autocaravanas e 62 viaturas junto ao areal.».

Creio que não serão necessários quaisquer comentários.
Estamos a falar de um parque natural, no caso, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor seco » terça ago 19, 2008 10:54 am

Bom dia

Realmente vêem-se por aí barbaridades!
No entanto, e apesar de ser obrigação de cidadania, conhecer as leis, será que a zona interdita está delimitada?
Ou não se pode aparcar em todo o parque? Está tudo avisado?
Eu faço estas perguntas por desconhecer os locais...
Curiosamente perto da praia do Meco há uma outra conhecida por posto 7, em que uma parte do estacionamento dá direito a multa pela Polícia Marítima! E não está nada indicado! Apenas é um pouco mais à frente .....
Parece que já é considerado duna! Pois quem diria já que é só a continuação do estacionamento....e o pavimento é terra tal e qual como 2 metros atrás...
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor pressler » terça ago 19, 2008 3:07 pm

Boa tarde companheiros!

Eu estive na praia do Amado este fim de semana num parque de terra batida ao pé do bar e da escola de surf que lá existe. Estavam por lá muitas autocaravanas como a minha, mas não era no areal. Aliás o areal fica lá em baixo. As ACs estacionam no meio dos carros naquele que toda a gente pressupoe ser o parque de estacionamento daquela praia.
Não vi qualquer proibição! Não vi mais nenhum local de estacionamento feito em alcatrão ou empedrado. O local é igual a outros parques de estacionamento da costa da caparica. A GNR passou por nós de Jipe e nada disse.
Ora se é proibido estacionar naquela zona, como se pode ir para a praia? Para que tem a praia bares e escolas de surf? Onde estam as indicações de proibição? E os transportes alternativos para levar as pessoas à praia?
Se não for para irmos para aquela praia, para que serve a estrada alcatroada?
Vi autocaravanismo abusador(cadeiras,fogareiroes,etc) vi campismo selvagem. Isso é verdade.
Tambem vi que nas arribas entre o Amado e a Carrapateira estam a fixar no chão umas estacas grossas para fazerem os passeios em madeira para se ver a paisagem para o mar sem estragar a vegetação. Só que arrancam as plantas para porem os passeios por cima! !!!
Deveriam de fazer os passeios mais altos e deixar a vegetaçaõ por baixo como se vê na praia de Almograve.
Já mandei email para Turismo de Aljezur a perguntar onde devo estacionar e não incorrer contra a Lei local.
Se algum companheiro me poder esclarecer, agradecia.
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor albi » terça ago 19, 2008 10:17 pm

boas,
se repararem na hora da rusga, foi durante a noite, ou seja o que toda a gente devia saber que naquela zona não se pode pernoitar, ou seja so se pode estar das 08 as 24h, pois tira-se o sossego aos bichinhos.
isto não é a primeira vez que acontece.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

Mensagempor António » sexta ago 22, 2008 1:52 pm

albi Escreveu:boas,
se repararem na hora da rusga, foi durante a noite, ou seja o que toda a gente devia saber que naquela zona não se pode pernoitar, ou seja so se pode estar das 08 as 24h, pois tira-se o sossego aos bichinhos.
isto não é a primeira vez que acontece.

Saudações

Meu amigo
Acho que não se trata de tirar o sono aos bichos, mas antes de respeito quem vai á praia.
Imagine: O amigo levanta-se de manhã vai com a familia para a praia, e quando lá chega os estacionamentos estão repletos dificilmente encontra lugar ( porra devia ter-me levantado mais cedo) seria lógico mas ......60% dos lugares estão ocupados com Rolutes e AC que estão passadndo férias á beira-mar com lugar cativo.
Mas não acontece só por cá neste mês de férias vi o mesmo em muito sitio de Espanha (Galiza) na praia das Catedrais não havia sitio para estaciona no alcatrão, porquê?? porque estava cheio de Espanhois e Franceses com AC ACAMPADAS nesse local tem duche, WC, e água e rente á praia (melhor que qualquer parque de campismo) e gratuito, quem vai para a praia que se lixe estacione do outro lado na terra, e o mais curioso é que tiveram o cuidado de ao lado fazer um parque em terra para "ACAMPAR" assim dizia o letreiro e lá dentro só havia umas dez e tinha lugar para mais de 50.(estavam mais longe da entrada da praia e do WC).

Só ando nisto á um ano e picos e felizmente a maioria de AC que vejo e tenho falado faz como eu passeia conheçe sitios novos e segue viagem mas outros para eles aquilo é forma de férias á beira-mar com lugar cativo, daí as proibicões (na minha opinião bem aplicadas)
Um Abraço
António
António

Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm

Mensagempor Luis Almeida » sexta ago 22, 2008 6:53 pm

Boa tarde.

A situação que o companheiro António relata levou mesmo a que, consequência imediata desses abusos, o Ayuntamiento de Ribadeo pedisse a colaboração da Guardia Civil e Polícia local para uma apertada vigilância das áreas envolventes das praias, nomeadamente a praia de As Catedrais, informando os companheiros que se deslocam às dezenas para essa zona, sobre a proibição de estacionar entre as 9h da noite e as 9h da manhã.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor albi » sexta ago 22, 2008 10:07 pm

Companheiro Antonio,
De certeza que a lei de um parque natural não é feita a pensar nos banhistas que vão pela manhã a praia, mas sim pelo respeito da natureza.
Eu também não concordo com as situações descritas, gosto de pernoitar junto ao mar, mas raramente fico 24h no mesmo local, por isso sou contra a proibição de la pernoitar e contra os que la acampam.
Eu não "quero" um lugar na primeira linha da praia, mas sim a hipótese de la poder parar e ficar se me apetecer.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

que cerco?

Mensagempor gorby » sábado ago 23, 2008 12:16 pm

Imagem
gorby

Registado: quinta jun 28, 2007 1:36 am

Mensagempor Transit81 » sábado ago 23, 2008 9:46 pm

Gorby

Não sei quem é!

Mas o "galhardete" que está na foto é do CPA.
Transit81

Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm

Mensagempor nelson » domingo ago 24, 2008 10:09 am

bom dia
E verdade o por aqui se diz !!
mas essas proibicoes ,nao sao de nada as melhores solucoes , eu gosto de chegar a praia sempre pela noite,melhor estancionamento e facil , e outro modo gosto de acordar cedo e dar uma volta pela zona a pe ,e por fim ir ao cafe tomar o pequeno almoço , ao meio dia gosto de ir ao restaurante ou compro algo por la , de casa so mesmo yourtes ,bebidas ,algo para as sandes para os muidos, portanto nao levo tudo de casa , ate porque o frigo e pequeno .
portanto penso que sou um bom consumidor ,a maior parte leva tudo de casa,falo dos automobilistas ,e lixo que deixam em aqualquer parte no pinhal a maior parte das vezes .
proibir as ac em varios locais e levar cada vez a concentraren-se em outros locais cuja ainda nao seija proibido ,e que depressa passam a o ser!
penso que devia de haver locais a beira mar ,parking proprios para as ac mesmo que este sejam pagos ,com todas as condiçoes .
e quem vende as ac ,deviam ter tambem area de serviço ,pois nao e so vender . esta em causa a continuidade das vendas ,eles deviam ser os primeiros a desfender o autocaravanista ,por outro lado os abusos deviam ser sancionados apenas pelo autor do abuso.
normalmente ,faço 3,2,3,2 etc isto é 3 dias fora e 2 no parque de campismo .
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Selvagem

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quarta ago 27, 2008 11:23 am

Mas quermos ser unidos cumprir a lei e lutar por condições melhores ou não?
É que se cada um faz o que quer sem respeitar nada nunca conseguiremos que nos oiçam.
Todos gostariamos de ter a melhor vista e o melhor lugar para nós, mas isso é uma falta de respeito com todos os outros que o não conseguem só porque cumprem a "lei existente".
Cumpramos primeiro e depois sim exigimos.
SELVAGEM É SELVAGEM
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor Paulo » sexta ago 29, 2008 9:17 pm

Boa noite,

Que os autocaravanistas têm culpas, já todos sabemos. No entanto, aproveitando que estas acções são sempre realizadas com a “bandeira do ambiente” hasteada, poderia também ser dada alguma atenção a factos como aquele que é referido por um leitor do JN em 26/8, relativamente à Praia do Amado:

JN 2008-08-26 http://jn.sapo.pt/CidadaoReporter/Inter ... id=1004414

Praia do Amado sem sanitários
2008-08-26
Fernando Azevedo Duarte
Na Praia do Amado, em Aljezur, onde estive sábado e segunda-feira, os sanitários públicos não estão a funcionar, a exemplo do que aconteceu numa estadia minha no ano passado, obrigando os utentes a utilizar o canavial próximo!

A situação é tanto mais deplorável tanto quanto a praia tem um concessionário, uma explanada movimentada, provavelmente com bom rendimento, é conhecida internacionalmente e é frequentada por centenas de pessoas, mais estrangeiros que portugueses, que assim levarão consigo uma boa imagem do nosso País e do Município ...

Agradeço que algo urgente seja realizado no sentido de estancar esta situação no mais curto prazo.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor RUYMORAIS » sexta ago 29, 2008 9:42 pm

sera que os verdes em portugal sao realmente verdes ou terao uma ponta de amarelo a mistura ? e engraçado que estes indeviduos colocam sempre o bedelho so naquilo que pode ser noticia nacional sem terem que mexer muito as suas palahas , existem tantas situaçaoes por esse pais fora que mereciam a intervençao deles e ....... onde e que eles estao ? acho que o nosso " greenspace " ( com o devido respeito ao verdadeiro GREENSPACE ) de trazer por casa devia de reformular as suas directrizes de intervençao
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor vitor » sexta ago 29, 2008 10:48 pm

Não estou a ver o que é que os (verdadeiros) ambientalistas de qq cor (verdes, quercus, greenpeace, etc) têm a ver com este assunto.
Escondendo-se atrás de um discurso "verde", os pequenos ditadores deste país, autarcas ou governantes, vão-nos retirando liberdades, umas atrás das outras. No autocaravanismo, como em muitos outros aspectos dos nossos quotidianos.
Proíbem o tabaco (não sou fumador) e a colher de pau (também não a uso), mas permitem que a fast food e os centros comerciais nos estraguem o colesterol e a carteira durante 7 dias por semana.
Voltando à notícia, diria que à excepção dos Países Bálticos, Portugal tem os WCs públicos e de campings mais porcos da Europa. Como Português, lamento ter que admitir isto...
E quanto a civismo, estamos falados.
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes