NOVA LEGISLAÇAO SOBRE CAMPISMO

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Paulo » quarta ago 06, 2008 9:17 am

Caros companheiros,

Desde já faço votos para que surjam conclusões importantes e sejam acordadas directivas orientadoras para o(s) problema(s) em análise.

Não poderei estar presente, mas apoio a causa defendida. Espero que seja o início de um movimento cujo objectivo central seja a defesa dos direitos (e deveres!) dos autocaravanistas.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Luis Almeida » quarta ago 06, 2008 4:02 pm

Boa tarde,

Faço minhas as palavras do Paulo.
Infelizmente no dia 11 não me irá ser de todo possível estar presente. Assim sendo, resta-me esperar pelas conclusões da reunião que, pelo conhecimento que tenho de alguns dos companheiros que irão marcar presença, poderá marcar o início de algo que o autocaravanismo há tanto esperava.

Entretanto, para os companheiros interessados, deixo aqui um link para o PDF com o Decreto-Lei: http://www.campingcarportugal.com/legislacao/DL39-2008.pdf.

Saudações a todos.
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor Zito » quarta ago 06, 2008 5:36 pm

Companheiros

É de todo impossível estar presente, pois para além dos fazeres profissionais, Aveiro não fica ali ao virar da esquina.

De qualquer modo estou de corpo e alma com os companheiros presentes à reunião, fazendo votos que os trabalhos corram da melhor maneira.

Ficando a aguardar as vossas notícias, despeço-me com um Abraço.
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Zito

Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm

Nova Legislação sobre Campismo

Mensagempor jorge santos » sexta ago 08, 2008 5:19 pm

Boa Tarde,

Um dos companheiros aderentes ao encontro de 11/8/08, avisou-me por mensagem privada que uma associação pretendia ou estava sub-repticiamente a organisar o encontro de segunda-feira 11.8.08 na Tedecar.
Desconheço em absoluto quaisquer maquinações ou jogos detrás da cortina, aos quais sou inteiramente alheio.
O que vos posso afirmar, é que se se concretizarem as suspeitas do nosso companheiro, segunda feira, dia 11.8.08 pelas 18.00 horas, vou estar presente na Tedecar, e abandonarei imediatamente, após confirmação de qualquer trama.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor seco » sexta ago 08, 2008 5:30 pm

Boa tarde

Estou 100% de acordo com o meu querido amigo Jorge!
Estarei presente a título individual e só alinharei no que representar o sentimento de um grupo de autocaravanistas independentes (no sentido filosófico) e sem subjugação a quaisquer tipo de interesses que não sejam a promocão do Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

11 de Agosto

Mensagempor decarvalho » sexta ago 08, 2008 6:03 pm

carissimos Acs...

Claro que a reuniao de 11 de Agosto foi escolhida para terreno neutro, ou seja uma sala cedida desinteressadamente.

Ja enviei os meus documentos, ditos de trabalho de casa, para os que mais diretamente se mostraram interessados, e dos quais alias, em alguns casos recebi ja sugestoes de melhoria dos textos. Felizmente ha um consenso quase unanime em relaçao as propostas ja escrevinhadas...
bom prenuncio tambem esta minha msg, a 303, ser uma capicua....

penso ultimar este fim de semana dois documentos sintese para se avaliarem na reuniao de 11 de agosto, e que enviarei previamente por mail aos que o solicitarem, para alem de outra ainformaçao estrategica que levarei em mao para elucidação de quem quiser aprofundar estes temas.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Nova Legislação sobre Campismo

Mensagempor jorge santos » sexta ago 08, 2008 7:14 pm

Boa Tarde
Esclarecimento:

Um companheiro apresentou-me um projecto de trabalho, para a reunião de 11.8.08, bem ordenado, focando pontos essenciais com boas defesas da causa autocaravanistica. Todos lhe devemos pelo trabalho.
Na minha única qualidade, a de autocaravanista, suportarei o projecto que me foi dado a conhecer-------- DESDE QUE :

A exposição seja apresentada em primeira mão, directamente aos orgãos governamentais relacionados e ao mesmo tempo, e integralmente à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, ACP,CPA,CCL e demais clubes, cujos sócios assim o solicitem ( êste pedido terá de ser rápido, público, através dos fóruns CCP e CPA ).

Se as entidades acima mencionadas não se pronunciarem num prazo considerado razoável, às questões levantadas no projecto ( final ) ( e que virão a ser do conhecimento geral ) então teremos de repensar na atitude a tomar para a legitima defesa dos nossos interêsses.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

Mensagempor Nuno Pires » sábado ago 09, 2008 1:24 pm

Boa tarde a todos.

Tramado andamos todos nós há muito tempo, e se nada for feito ai passamos ao patamar superior de tramado. :?
Não vejo razões para tais “medos”, todo foi aqui dito as claras com o agravante do local do encontro estar a disposição de todos onde todos podem entrar. :wink:
Temos que distinguir o “interesse” / gosto pelo Autocaravanismo e por de parte emblemas e guerra, acho que chegou a altura de entender-se que o “inimigo” não é o ACs “Manel” ou “Joaquim” e inimigo são externos e com grandes interesses no meio. Todos nós procuramos o melhor metro quadrado de paisagem para ai ficar e descansar, possivelmente quando for de todo impossível, nos vamos lamentar. :x

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

MIDAP ?

Mensagempor decarvalho » segunda ago 11, 2008 8:58 pm

--------------------------------------------------------------------------------

Vivam acs

Em minha opinião estamos todos de parabéns !

Sempre teve lugar hoje dia 11 de Agosto, as 18h , com 14 autocaravanistas uma reuniao de trabalho sucitada por Jorge Santos, e que teve a secunda-lo outros companheiros dos foruns do CPA e do CCP.

A reuniao durou 1h30, e foi muito produtiva revelando a emergencia de um consenso alargado dos principais problemas mais imediatamente de interesse para os autocaravanistas. Esta assim em formação uma consciência e uma atitude coerente e comum, que continuara a ser aprofundada numa proxima reuniao ja agendada para dia 21 de Agosto, as 18h no mesmo local.

Ate lá serão aperfeiçoados documentos de refexão que se possam traduzir numa tomada de posição publica para Dignificaçao e Promoçao do autocaravanismo, e para a qual todos os interessados poderao contribuir.

Em sintese:

1) Foi adoptado por consenso nas suas linhas gerais um projecto de comunicado do MIDAP....Movimento Independnete de Dignificaçao do Autocaravanismo em Portugal, e que contem sugestões ao Governo para elaboraçao do Oraçamento de Estado, caracterizaçao das principais necessidades dos autocaravanistas, incluindo o pedido de suspensão ao Governo da elaboraçao da portaria de regulamentaçao do Decreto-Lei sobre campismo e turismo rural, a criação de um grupo de trabalho ou observatorio, e ainda a elaboraçao e um livro branco sobre turismo de ar livre.

2) Foi admitida a hipotese de criação do MIDAP como entidade equiparada a pessoa colectiva, sem fins lucrativos e sem personalidade juridica, e sem necessidade de escritura publica ( a semelhança dos condominios, como das comissões de festas ou de finalistas) ao abrigo do artº 199 e segs do codigo civil.

3) Foi encarada a possibilidade de, para alem da admissao de associados individuais, se inscrever a possibilidade de admissão de associados pessoas colectivas (associações, clubes, ou mesmo empresas) com estatuto diferenciado, de modo a poder eventualmente, vir a criar-se um centro de reflexão alargado a todos os interlocutores de interesse para o autocaravanismo.
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Nova Legislação sobre Autocaravanismo

Mensagempor jorge santos » terça ago 12, 2008 1:08 am

Companheiros,
Em minha opinião devemos estar todos muito tristes.!
l) Nada foi adotado
2) Foi concertado que respeitariamos a hierarquia e a nossa filiação clubistica e assim a FCMP seria informada da nossa reunião , prestados esclarecimentos e entregue documentação pertinente (pior ainda, esta elaborada por de Carvalho.)
3) Foi admitida a hipótese de Mida, na reunião, Midap -Se houvesse recusa dos nossos Representantes - Federação e clubes a que estamos filiados.
4) Tal não podia acontecer. A reunião acbou às 19.30 e o senhor de Carvalho apressou-se a deixar as instalações para textualizar os itens com os quais ninguém abertamente ou por assinatura, concordou.
5) A urgência de Carvalho em divulgar um texto que na reunião "não achava bem que fôsse já" publicitado, preclude um desejo imenso de alcançar fins com os quais discordo inteiramante,
Tento reger-me pela honestidae comigo e para com os outros.
De Carvalho prefere a via deceptiva criações Mida ou Midap, discussão do Orçamento Geral do Estado, envolver o Camping carportugal, se for preciso até com carácter de Empresário em Nome Individual, Observatório etc. Sou eu que não percebo nada ou estou doente ?
Pois bem :
Eu continuarei, enquanto não me desligo da farsa do senhor de Carvalho a seguir o caminho recto da honestidade e respeito pelo que está instuído, procurando a ajuda de quem connôsco deve lutar pelo autocaravanismo (Federação e Clubes).
Hoje foi prestado um mau serviço ao autocaravanismo e a todos os que esperam por uma regulação que lhes seja favorável.
7) O senhor de Carvalho já devia ter compreendido esta cruzada há vários anos, tão empenhado está em vir a ser presidente de qualquer coisa e não esperar por agora, para deixar 14 pessoas com ôvo na cara!
8) Terminando - Deixo-lhe o caminho livre para fazer o que quiser, Cuidado aos que o seguirem, é o que eu posso recomendar.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

ciao

Mensagempor decarvalho » terça ago 12, 2008 8:07 am

bons dias

nao estou no forum nem para insultar ninguem , nem para assistir a quem quer insultar-me.

è certo que o autor do ultimo post afirma:
Sou eu que não percebo nada ou estou doente ? De facto, nao sou eu que vou desmenti-lo em qualquer dos dois casos.

Face ao disparate total, deixo a arena a quem se sente gladiador.
parece que o autor do post anterior nao esteve na mesma reuniao em que participei.
Ou naõ estive eu na reuniao em que ele se...imaginou.
Se assim foi (ha outros 12 participantes...) entao quem tem passo trocado sou eu, e nao tenho a mnor duvida em reconhecer que estou a mais, e assim deixo o campo livre.

Requiem

e boas viagens!
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor seco » terça ago 12, 2008 9:18 am

Bom dia

Caros Amigos e Querido Amigo Jorge

Como sabe nutro por si grande estima e consideração, mas não posso estar de acordo com o post que colocou:
1. Foi adotado um documento de trabalho que será enviado a todos os presentes, para aprovação, dia 21/08.
2. O documento será entregue às entidades referidas após aprovação de todos nós.
3. O Midap só aparece para podermos designar quem somos. para podermos ter uma personalidade jurídica e não um grupo de amigos que publica um documento. Como sabe, sou de opinião que para alem de membros individuais possa englobar entendidades colectivas como clubes, Acap, ACP, etc,
4. O documento foi lido e eu próprio sugeri alterações, que em conjunto, foram rectificadas para não levantarem questões mais difíceis de resolver no futuro.
Logo, se alguem não concordava, deveria tê-lo dito abertamente. Mas ainda vai a tempo de propor alterações!
5. Foi consensual não divulgar o texto nos fóruns, antes de apresentado aos Clubes e Federação. Tal só acontecerá depois de aprovado na reunião de 21/08.
6. Ficou claro que a Portaria regulamentadora não pode ir mais alem do Decreto Lei e portanto não pode legislar sobre parques de campismo só para autocaravanas pois tal não está definido no DL.
Assim sendo, parece-me útil aproveitar a ocasião para sensibilizar a opinião pública e o Poder para a necessidade de apoiar o Turismo Itinerante, daí eu concordar com o texto no que refere o apoio do OGE para o financiamento das Autarquias na construção de Áreas de Serviço, bem como a discussão de toda a Actividade ao Ar Livre.
7. Não conhecia pessoalmente o sr. Ruy Figueiredo e fiquei muito agradado pela sua disponibilidade em ser primeiro signatário.
Em nome pessoal para já ou como Presidente do CPA se o colectivo da Direcção assim o entender.
8. Caro jorge, o caminho a trilhar é e será o que nós, em conjunto, entendermos. A participação de todos é imprescindível. O contributo que trazemos é fundamental.
Relembro a minha discordancia em apresentar o documento à Federação e como a sua argumentação me convenceu exactamente pela verticalidade de actuação que defende. Eu concordei!
Devemos manter este espírito solidário e democrático. Acho eu que as diferenças de pensamento deverão ser discutidas e com as cedencias de cada um encontraremos o caminho certo para fazermos algo pelo Autocarvanismo.
A si e à sua juventude tenho a agradecer o não ter desitido e nos ter "picado" para esta reunião.
Contrariamente, penso que a reunião foi positiva e sê-lo-á ainda mais pelo contributos futuros do Jorge e de todos os outros.

Com muito respeito e amizade

seco
Editado pela última vez por seco em terça ago 12, 2008 1:55 pm, num total de 1 vez.
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor ferreiradasf » terça ago 12, 2008 9:44 am

-olá amigos, :D
-
-estive presente na reunião em referência, e pergunto-me como é possível que as duas pessoas mais se fizeram ouvir, tenham visões diferentes do que se passou.
-Na verdade os textos levados por Decarvalho foram adoptados, só assim se justifica que eles apenas vão ser aperfeiçoados/melhorados.
-A síntese apresentado por Decarvalho, é um resumo fiel das medidas adoptadas, só faltou acrescentar que os mesmo ficaram á espera de uma diligência que o Sr.Jorge Santos vai fazer junto da FCMP, e daí a reunião marcada para dia 21.
-Lamento mais uma vez que o/os fóruns atinjam momentos de crispação e muitos mal entendidos o que já fez, com que muitos autocaravanistas se tivessem afastado.
-Estes ambientes de confronto afastam as pessoas, e não ajudam/contribuem para para o autocaravanismo.

CIAO
ferreiradasf
ferreiradasf

Registado: segunda dez 03, 2007 11:04 am

Mensagempor fluis » terça ago 12, 2008 10:12 am

Bom dia,

Quero apelar à calma e ponderação de todos e pedir aos companheiros que esclareçam os equívocos por MP, utilizando este tópico única e simplesmente para expressarem as suas opiniões em relação ao assunto.

Só assim será possível evoluir e contribuir positivamente em prol do nosso interesse comum, o autocaravanismo.

Em relação à reunião, e apesar de, por razões profissionais, só me ter sido possível assistir aos últimos 45 minutos da mesma, as conclusões com que fiquei são as expostas, e bem!, pelo companheiro Seco.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Nuno Pires » terça ago 12, 2008 10:17 am

:? Bom dia a todos. :?

Quem não foi a reunião depois das palavras do Companheiro Jorge até pensa que estivemos a preparar um golpe de contra as instituições e clubes, aproveitando o Agosto quente em que grande parte das pessoas estão de férias. Foi consensual o seu pedido de levar em mão à Federação o documento, foi também visível a sua preocupação de não ultrapassar-mos a instituição que mal nos representa demonstrando para com a mesma o respeito que nós Autocaravanistas não temos por parte da mesma.
Alguma coisa tem que ser feita, muita pedra tem que se partir para dar lugar a uma concertação de ideias com o fim comum.
Companheiro Jorge, respeito a sua opinião mas permita-me que discorde e gostaria muito de o rever novamente na próxima reunião. :wink:

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante