estruturaçao dos autocaravanistas (movimento)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

obidos

Mensagempor decarvalho » terça ago 05, 2008 6:56 pm

vivam sobreviventes do deserto...

voltando ao caso de Obidos
( e tambem a proposito da reuniao ad hoc de 11 de Agosto)

a questao a colocar esta na discriminaçao que favorece o dono do cercado ou redil das AC. E que lhes envia por acto do poder publico autarquico clientes...

-Nao porque discorde de areas para estacionamento ou pernoita pagas. (são sempre pagas, ou pelo utilizador directo ou pelos impostos cobrados a todos pelo Orçamento do Estado, tal e qual como as scuts e auto-estradas gratuitas)

- Não porque os ligeiros não pagam nada. Não sou fundamentalista nem maximalista, e por isso não me passa pela cabeça que as AC são ligeiros pura e simplesmente. Não são. São ligeiros especiais de gabarito que se aproxima ( e ultrapassa os comerciais ligeiros) e algumas ate são veiculos PESADOS...e por isso devem ser equiparadas às condições de estacionamento destes...

- Ora em Óbidos os autocarros de turismo nada pagam no terreiro do aqueducto...e aqui é que está a discriminação..... entao, as autocaravanas tambem deviam poder estacionar ao lado destes, e nas mesmas condições....isto é gratuitamente.

A questao de fundo está em que qualquer parque de estacionamento para ligeiros devia haver alguns lugares reservados para ligeiros avantajados...as autocaravanas, e outros veiculos similares em gabarito. E serem ou não pagos por estas, sem discriminaçao. Admito obviamente que não é discriminar pagar uma taxa de estacionamento do dobro de um ligeiro simples...pois se ocupa mais espaço...aliais como nas auto-estradas, as AC tambem pagam quase o dobro dos ligeiros simples...( esta é a aplicaçao da regra da proporcionalidade fixada constitucionalmente)

realativamente aos parques de campismo, a questao é outra. A AECAMP, por exemplo considera que deve ser sempre proibido o estacionamento de Ac a menos de 2Km de distancia de um parque de campismo...
O governo da Croacia, considera , em nome das receitas do turismo...que as AC não podem pernoitar fora de parques de campismo...
a federação francesa da Hotelaria do Ar Livre...acha que ha concorrencia desleal, pelo facto de os muncipios abrirem indiscriminadamente areas de estacionamento para autocaravanas com serviços e gratuitamente...
Em Portugal parece que se quer criar parques especiais para autocaravanas, cercados e com equipamento minimo...(ver a portaria em estudo)

Que pensar?

Algum dia terá que haver um pensamento serio e consistente sobre o autocaravanismo. Eu diria um projecto, uma estratégia e a institucionalizaçao de um interlocutor representativo, e adulto.

Será pedir muito?
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Nuno Pires » quarta ago 06, 2008 12:15 am

Boa noite a todos.

Em relação a Óbidos em concreto e na sinalização em geral, será este tipo de sinalização legal???
É obrigatório o seu respeito mesmo que não esteja contemplado no código da estrada ou “coberta” por uma portaria legal???

Quanto a relação parques de campismo Autocaravanistas, pode mudar mas não por decreto regulamentar, pode mudar quando os parques reconhecerem em nós, clientes “normais” e habituais que não fazemos só paragem técnicas para lavar roupa e dar uma boa carga as baterias da AC.
Podiam começar por uma “revisão” a tabela de preço, tornando as coisas mais atractivas, melhoria das condições necessárias a estadia, terrenos nivelados e amplos, melhoria de acessos a área de serviço, bem como a sua revisão é pedir muito???
Eu não conheço a realidade fora de Portugal, mas pelo que falam os próprios parque fazem como que uma competição entre eles para receberem o maior numero de ACs, será difícil os proprietários terem esse pensamento amplo??? É mau, para que conhece Coimbra e o seu recente “super” parque de campismo, lembram-se onde está situada a sua área de serviço para ACs??? Ao lado da zona de lavagem de roupa e louça e para ajudar ainda mais mesmo no meu do parque de campismo, será este posicionamento o mais indicado???
Aqui temos (penso eu) um muito pequeno exemplo da falta de visão estratégica dos concessionários de parques de campismo.

Agora o “problema” do pagamento das áreas de serviço, e justo e legitimo, utilizador pagador, penso que deve ser haver uma salvaguarda para quem está em deslocação e não vai ai pernoitar, caso contrario sempre que pararmos a AC para visitar uma cidade e não quisermos lá pernoitar, vamos ser “descriminados” em relação a outros veículos.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Luis Almeida » quinta ago 07, 2008 2:36 pm

Boa tarde.

De facto, a descriminação a que (discretamente) somos (cada vez mais) sujeitos, é um dos nossos maiores problemas.

E o exemplo de Óbidos é excelente: se for visitar a vila e levar um autocarro de passageiros com atrelado, posso estacionar gratuitamente no largo do aqueduto mas se levar a minha AC, mesmo que um par de horas, sou obrigado a ir estacionar na zona paga, reservada para tal.

Obviamente que não coloco minimamente em questão o pagamento. Sou defensor do «utilizador pagador». Agora não gosto de me sentir descriminado.

Estou convicto de que, a médio prazo, se nada fizermos entretanto, nada mais nos restará que programar as nossas deslocações tendo em conta os «parques especiais» existentes na zona que pretendemos visitar.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

mvimento....

Mensagempor decarvalho » segunda ago 11, 2008 9:02 pm

Vivam Acs

relativamente a este tema (que podera porventura se o moderador o entender vir a absorver o topico relativo a portaria de regulamentaçao do campismo) sugiro aos interessados uma olhada ao tema assuntos gerais e ao topico sobre a nova legislaçao...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

È com vergonha que falo

Mensagempor autoroad » segunda ago 11, 2008 11:15 pm

Eu moro nas Caldas da Rainha e vejo com vergonha o que se passa em Obidos.Alias só tenho ac desde 2006 e pensava que tinha um caro igual aos outros desde que não fize-se campismo,Ou seja estacionace como outro qualquer veiculo ligeiro,para minha sorte ainda e sempres isso se verificou.Mas vou lutar para que as ac tenham melhor tratamento em Obidos,mas a invenja de quem não tem ás vezes vale mais.
autoroad

Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes