Companheiros,
como não estava convencido das indicações recebidas em Lisboa, desloquei-me em passeio até á fronteira do Caia, e procurei pela Guardia Civil (agora está lá bem escondidinha a um canto) e tratei de me informar.....
Moral da história:
O DUA não é obrigatório nem necessário para, numa situação como a minha, conduzir a AC em Espanha....
Basta a carta verde de seguro internacional. declaração do vendedor (aquela que tem validade de 30dias...., portanto atenção a esse prazo de validade) a carta de condução (óbvio.....) e o bilhete de identidade para fazer prova de que a AC me foi vendida.
Inclusivé perguntei se não era necessário a factura da compra, e não....não é preciso rigorosamente mais nada.
Igual para toda e qualquer viatura automovel....
Para além de me ter respondido pronta e eficazmente ás minhas perguntas e á papelada que lhe mostrei, ainda foi telefonar para um colega catedrático nessas "andanças".....e esse apenas se limitou a confirmar o que o colega tinha dito.
Á pergunta sobre como seria em França, riram-se, e disseram....Igual que em Espanha......estamos na Europa.....
Óbvio que a seguir tive de ouvir mais uns quantos comentários sobre a burocracia portuguesa, e em consciência, mais não fiz que concordar....
Enfim, pelos vistos, andamos na cauda da Europa.....ou se calhar nem isso.....andamos é av er se chegamos á cauda da Europa.
E a Espanha aqui tão perto.......
Um áparte....
Sabem qual a idade de reforma em Espanha?
Pois é....a pessoa que me atendeu está com 53anos e meio....e daqui a ano e meio, tem vontade de comprar uma AC e ir com a esposa gozar a reforma......
Acho que não é preciso máquina de calcular.....