Pneus HANKOOK RA08

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pneus HANKOOK RA08

Mensagempor fluis » segunda abr 28, 2008 1:25 pm

Boa tarde,

Esta é uma chamada de atenção, para quem tiver este tipo de equipamento pneumático na sua AC. O ano passado numa viagem em Espanha sofri o rebentamento de um pneu como podem ver neste tópico:
http://www.campingcarportugal.com/forum ... .php?t=883.

Agora durante o VI Encontro, apercebo-me de repente que tenho um pneu de trás esquerdo mais propriamente o exterior, com as telas visíveis, o que me causou estranheza porque ainda há pouco tempo tinha verificado o estado dos mesmos e apresentavam-se ainda com bom rasto. Observando com mais pormenor, verifico que enquanto a quase totalidade do pneu parece não ter dado pela passagem destes 4 anos e meio e 58.000 km, apresentando-se em condições de percorrer ainda outros tantos, aquela pequena porção tem um desgaste apreciável tendo as lonas à mostra.
Terá sido o motivo para o rebentamento do pneu ocorrido no ano passado?

Apesar da boa vontade dos companheiros presentes, não foi possível retirar as porcas de modo nenhum. Tive que recorrer à assistência em viagem, que por sua vez não conseguindo também, contactou uma oficina de assistência de pneus permanente de Moura, que lá conseguiu com o equipamento presente no carro oficina.

Segundo a opinião do técnico, a anomalia que o pneu apresentava só poderia ter como causa um defeito de construção, e que o melhor seria apresentar uma reclamação ao representante da HANKOOK em Portugal.

É o que vou fazer, para além de confirmar o estado da totalidade dos outros pneus. É que, no caso concreto, tive a sorte de ter ficado visível a secção do pneu que apresentava a anomalia, pois como era uma secção pequena, a probabilidade de não ficar visível é grande .
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Nuno Pires » segunda abr 28, 2008 3:08 pm

Boa tarde fluis fico contente de terem chegado bem a casa, contudo deixa-me alertar para um pequeno pormenor que no teu caso podia ter estragado (ainda mais) o vosso fim de semana.
É uma operação simples que consiste em aliviar as porcas dos pneus e voltar a aperta-las de tempos em tempos, e a meu ver sempre que alguma operação de oficina (com os pneus é claro), visto que eles utilizam “pistolas” para os apertarem, depois para saírem é que são elas.
Também deixo aqui um pedido para alguém que tenha ou saiba onde se arranjar chaves em alavanca mas com o curso suficiente para chegar as rodas traseiras.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor ribeiromarco » quarta abr 30, 2008 10:25 am

Caro fluis no minha opinião os pneus são dos componentes mais importantes de um veículo, senão repare... se o motor (dito coração do veículo) avariar, o pior que pode acontecer é ficar "a pé"... um pneu se rebentar, muita coisa pode acontecer, eu que o diga que o verão passado se desfez por completo um pneu numa autoestrada a chegar a Burgos. Para a velocidade que viajava foi um grande susto que podeira ter acabado mal... foi muito dificil controlar a AC e evitar o despiste.

Depois deste incidente o mês passado resolvi substituir todos os pneus (já precisavam) e manti o que comprei em suplente. Como já disse no post que lancei http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=1690
o pneu não precisa estar gasto para ter que ser substituido à inumeros factores a ter em conta, porque por vezes um pneu tem poucos Km's, não está gasto, mas a carga permanente que suportam enfraquesse a sua armação. Além disto à que ter em conta o ano de fabrico do pneu. Um pneu não pode circular com mais de 6 a 7anos após o seu fabrico.

Devido ao meu susto fiz uma pesquiza que pode ver no post que atrás referi.

Apoio a sua reclamação...
Cuidado com as promoções na compra de pneus, porque por vezes são pneus fabricados já à 3 e 4 anos.

Cumprimentos
De Leiria sem destino...
Andrade Vega 5.2
ribeiromarco
Criação espaço Facebook não autorizado

Registado: terça fev 05, 2008 11:02 pm

Re: Pneus HANKOOK RA08

Mensagempor RUYMORAIS » terça mai 20, 2008 9:46 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Esta é uma chamada de atenção, para quem tiver este tipo de equipamento pneumático na sua AC. O ano passado numa viagem em Espanha sofri o rebentamento de um pneu como podem ver neste tópico:
http://www.campingcarportugal.com/forum ... .php?t=883.

Agora durante o VI Encontro, apercebo-me de repente que tenho um pneu de trás esquerdo mais propriamente o exterior, com as telas visíveis, o que me causou estranheza porque ainda há pouco tempo tinha verificado o estado dos mesmos e apresentavam-se ainda com bom rasto. Observando com mais pormenor, verifico que enquanto a quase totalidade do pneu parece não ter dado pela passagem destes 4 anos e meio e 58.000 km, apresentando-se em condições de percorrer ainda outros tantos, aquela pequena porção tem um desgaste apreciável tendo as lonas à mostra.
Terá sido o motivo para o rebentamento do pneu ocorrido no ano passado?

Apesar da boa vontade dos companheiros presentes, não foi possível retirar as porcas de modo nenhum. Tive que recorrer à assistência em viagem, que por sua vez não conseguindo também, contactou uma oficina de assistência de pneus permanente de Moura, que lá conseguiu com o equipamento presente no carro oficina.

Segundo a opinião do técnico, a anomalia que o pneu apresentava só poderia ter como causa um defeito de construção, e que o melhor seria apresentar uma reclamação ao representante da HANKOOK em Portugal.

É o que vou fazer, para além de confirmar o estado da totalidade dos outros pneus. É que, no caso concreto, tive a sorte de ter ficado visível a secção do pneu que apresentava a anomalia, pois como era uma secção pequena, a probabilidade de não ficar visível é grande .

caro companheiro ja expirementou ir de carro atras de uma carrinha de rodado duplo ? se nunca o fez entao faça-o e ira intender o que aconteceu no seu caso
vai reparar que se o ou os pneus nao tiverem a pressao certa para a carga que trasportam nos ressaltos que a AC fai sofrendo ao longo do percursso as partes interiores dos peneus sofrem uma dilataçao lateralindo roçar um no outro , e isso e o mesmo que andar a roçar passeios as lonas sofrem deformaçoes em varios sentidos ao mesmo tempo obrigando isso ao seu enfraquecimento e consequtivamente ao rebentamento , quando verifica a pressao dos pneus o veiculo esta imovel e tudo parece normal o pior e quando circula , tem a certeza de quetinha a pressao certa ?faça o teste coloque-se atras duma iveco de rodado duplo everifique ocomportamentos dos pneus dela
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor Nuno Pires » quinta ago 21, 2008 11:46 am

Bom dia a todos.

Fernando, julgo que esta chave pode resolver futuros problemas como os que te aconteceu em Moura. Esta chave está a venda no hipermercado Continente.

Imagem
Imagem
Imagem

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor fluis » domingo mai 10, 2009 12:32 am

Boa noite,

(cliquem nas diversas imagens para ver de modo ampliado)

Vou recuperar este tópico porque este mês ao consultar a Le Monde du CampingCar Nº211 de Maio 2009, fiquei com a certeza daquilo que suspeitava, ou seja que existem de facto problemas e graves de concepção dos pneus Hankook.
Aqui está a carta de um leitor Francês que se queixa de ter tido 3 rebentamentos de pneus hankook, no espaço de um ano. Podem verificar essa questão neste recorte da revista:
Imagem
Ele teve 2 rebentamentos à frente e um atrás.

Eu sofri 2 rebentamentos atrás, os 2 em estradas Espanholas e debaixo de bastante calor, o primeiro foi em 2007 tinha os pneus exactamente 4 anos de uso e aproximadamente 46.00km tantos como este leitor refere que tem a dele. Já tinha falado desta situação aqui neste tópico http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=883. esta é a imagem desse pneu:
Imagem
Contudo a este primeiro rebentamento eu atribui como obra do acaso, pensei que certamente algum objecto tinha danificado o pneu,

O segundo problema não foi um rebentamento porque provavelmente eu reparei a tempo e toda a situação está relatada no início do tópico corrente.

Como se trata de uma medida muito dificil de encontrar (185/75R16), só tendo encontrado uma oficina com 2 pneus, de modo a uniformizar os pneus coloquei os 2 novos na frente, e os da frente foram para trás. O diagnóstico da casa de pneus é que os mesmos ainda se apresentavam impecáveis sem quaisquer sinais de ressequimento nem de danos na estrutura, e o rasto ainda capaz de fazer outros tantos 59.000 km.

Passado 2 meses em Agosto de 2008 em Espanha, perto de Granada voltou a rebentar um pneu atrás do lado esquerdo, desta vez o exterior, podem ver o estado em que ficou aqui nesta imagem:
Imagem.
Após isso em Granada como os encontrei, coloquei logo 4 pneus novos de outra marca acabando assim com os Hankook’s.

Tentei por todos os meios reclamar, mas nem sequer existe um representante em Portugal, já que o mesmo é Ibérico e está localizado em Espanha. Os pneus vinham como equipamento de série e já são de 2002, tudo dificuldades acrescidas para se conseguir fazer seja que reclamação for.

O conselho que aqui deixo a quem tiver uma Ford destas com os hankook RA08, que os troque assim que fizerem 4 anos. Os €€€ que se gasta a mandar fora pneus com aspecto que duram outros tantos km, é menor que os estragos e os problemas causados pelos rebentamento.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor xpto_pt » quarta mai 13, 2009 10:55 am

Boas a todos.
Acerca destes pneus tenho uma opinião muito simples: Não prestam!!!!
Tive numa Vw transporter um conjunto. e tive 2 rebentamentos quase seguidos.... voltei para os bons goodyear cargo que são muito bons.
xpto_pt

Registado: quarta fev 25, 2009 4:03 pm

Mensagempor josegon_calves » quinta mai 14, 2009 7:40 am

Bom dia a todos,

Pela minha experiência e pelas indicações que ainda agora me deram num Centro de Pneus, os Goodyer Cargo são muito bons e resistem bem às cargas constantes que uma autocaravana comporta.

Daí que tenha optado por este modelo antes da minha Inspecção.

Cada pneu custou-me, com montagem, calibragem e montagem 125,00€ o que é francamente acessível face à qualidade/preço/eficiência.

Da mesma gama, mas ligeiramente mais caros, existem os Pirreli.

São marcas com passado pelo que não vale a pena, no meu entender, arriscar a nossa segurança em marcas sem passado.

É só a minha opinião!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Luis Almeida » quinta mai 14, 2009 9:25 am

Bom dia!

Fernando, lá para os lados do forum do Campingcar-Infos (http://forum.campingcar-infos.com/viewtopic.php?f=3&t=37830&start=0) também se discute a qualidade (ou a falta dela) dos pneus Hankook, estando as opiniões estão mais ou menos divididas.

Na minha anterior AC, também tinha montado pneus Hankook, e a experiência também não foi a melhor.
De qualquer modo, relembro que há cerca de 3 anos, um teste numa revista francesa classificava o mesmo modelo de pneus que eu tinha na minha AC, de "muito bons". :? Uma questão de sorte ou azar?

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor fluis » quinta mai 14, 2009 4:21 pm

Olá,

Luís pois eu sei que tiveste igualmente problemas com os Hankook’s.

No meu caso, ao primeiro considerei azar, ao segundo fiquei perplexo, mas o terceiro tirou-me todas as dúvidas. Basicamente, revi-me na carta do leitor do Le Monde du CampingCar.

Lembro-me muito bem do artigo que tu referes sobre os pneus, aliás chegámos a comenta-lo na altura.
Simplesmente penso que esse artigo versou as várias performances (seco, molhado, curvas, travagem, etc), do que propriamente a longevidade.
Em performances concordo com o artigo, já que em termos de fiabilidade estamos conversados, apesar de mesmo quando despachei os últimos 3 em Espanha com mais de 60.000 km ainda pareciam ter piso para outros 60.000 km, provavelmente o seu ponto fraco será a solidez da estrutura.

Companheiros josegon_calves e xpto_pt, curiosamente agora tenho 2 Goodyear cargo G26 nas rodas da frente, e 4 Pirelli Citynet L4 no eixo traseiro. Como já referi a medida (185/75R16) que usam estas Ford’s é muito rara e difícil de encontrar, pelo que a escolha acabou por ser condicionada pelo que estava disponível nesta medida, sendo que os Pirelli Citynet foram colocados em Granada/Espanha após o 3º problema, em que decidi que não circulava mais com os Hankook.
Esta medida é rara porque as transit equivalentes de trabalho usam a medida 175/75R16, os outros concorrente como por exemplo as Iveco usam o 195/…, sendo esta medida exclusiva para as ac’ base Ford de rodado duplo.

Tanto quanto sei a maior parte das AC’s, equipadas com chassis Ford Rodado duplo, traziam como equipamento de fábrica os Hankook RA08, depois desta minha (má) experiência aconselho a que não façam mais de 4 anos com esses pneus independentemente de apresentar um nível de desgaste reduzido.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor ruca » domingo mai 17, 2009 7:18 pm

boa noite companheiros, tenho na minha Ac uns pneus Continental Vanco -8 215 70 R 15 C 109/107 R, tenho a AC desde maio de 2008 já vinham com ela e tá agora tudo bem. que me dizem sobre este modelo?
já agora que quer dizer a seguinte indicação contida nos mesmos;

Max Lod Single 1030 Kg
Max Lod Dual 975 Kg

grato pela ajuda
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor fluis » segunda mai 18, 2009 12:53 am

Boa noite,

Em relação a essa marca de pneus, como não tenho experiência própria não posso emitir uma opinião.

Em relação à sua dúvida posso dar uma achega:

O 109/107 R é o indicador de carga que corresponde precisamente a:
109 – Capacidade de carga máxima: 1030 kg quando em montagem simples.
107 – Capacidade de carga máxima: 975 kg quando montado em eixo de rodado duplo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor fluis » segunda mai 18, 2009 12:04 pm

Boa tarde,

Completando esta questão, deverá confrontar os valores indicadores de carga dos pneus, com a respectiva capacidade máxima do eixo onde estão montados:

Para eixos de montagem simples – 2 X 1030 = 2060 kg – O Peso máximo deste eixo deve ser inferior a 2060 kg com alguma margem, já que a repartição de pesos pode não ser de 50%/50%
Para eixos de rodado duplo – 4 x 975 kg = 3900 kg – Aplica-se o mesmo de que para o eixo simples.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 62 visitantes