Campers

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Campers

Mensagempor Fernando Mestre » terça abr 15, 2008 10:27 pm

Boa noite,

Venho colocar à discussão do forum uma forma de autocaravanismo que ainda não vi em praticamente nenhum assunto do mesmo.
Autocaravanismo através da utilização de Campers.
Existem questões que gostaria de colocar e tambem trocar algumas ideias, caso apareçam alguns colegas deste forum que tenham experiência e gostem da referida forma de autocaravanismo.

Obrigado e uma vez mais boa noite.
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça abr 15, 2008 11:22 pm

O companheiro vai-me desculpar a minha ignorancia mas o que entende exatamente por "campers"? AutoVivendas? Alguma forma especifica de planear viagens....?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor ribeiromarco » terça abr 15, 2008 11:28 pm

Confesso que também não sei do que se trata...

Cumprimentos
De Leiria sem destino...
Andrade Vega 5.2
ribeiromarco
Criação espaço Facebook não autorizado
 
Mensagens: 40
Registado: terça fev 05, 2008 11:02 pm
Localização: Leiria

Mensagempor Paulo » terça abr 15, 2008 11:31 pm

Caro Fernando,

Penso que quando referes as "Campers", estás a falar sobre as "Van" ou "Autovivendas". Digamos que são vários termos para definir o mesmo.

Temos vários foreiros com experiência neste tipo de veículos. Antigamente a utilização das Van era a hipótese de muitos turistas terem o mais aproximado a uma autocaravana. Hoje em dia, estes veículos são completamente equivalentes às autocaravanas, apenas com algumas limitações no espaço interior. De resto as condições logísticas são as mesmas (cama fixa ou não, WC completo com duche...etc).

Dada esta proximidade/equivalência, é normal que os nossos companheiros não se refiram às Campers em especial, pois na essência são todas autocaravanas.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1452
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor RUYMORAIS » quarta abr 16, 2008 12:14 am

pois sim e isso mesmo as campersactualmente sao mais conhecidas por AV , a dualidade com as AC e mesmo uma questao de espaço , euposso dizer que na minha AV tenho mais logistica que certas AC , e menos que outras e claro , mas apezar destas diferenças nao sinto que nao faça parte do autocaravanismo , antes pelo contrario , sou ate bem recebido por eles , se precisar de algo em relaçao as avs pergunte
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta abr 16, 2008 8:20 am

Bom, se estamos a falar de AutoVivendas ou Vans ainda tenho alguma coisinha a dizer. Da pouco experiencia que ainda tenho com a minha, devo referir que a unica coisa que falta na vermelhinha é mesmo o WC, de resto está lá tudo. Nas AV, mais que nas AC, é preciso ser engenhocas e encontrar solução para colocar tudo lá dentro. Julgo que o que distingue mais as AV de AC é mesmo o espaço interior, pois as AV são um pouco mais estreitas. No entanto, a aerodinamica e o peso ligeiramente mais baixo ajudam nos consumos e no comportamento em estrada. No caso da minha em particular, o que mais gosto é de chegar a qualquer lado e estacioná-la no lugar de qualquer veiculo ligeiro, é uma vantagem que dou muito valor 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor RUYMORAIS » quarta abr 16, 2008 8:40 am

Pluma Vermelhinho Escreveu:Bom, se estamos a falar de AutoVivendas ou Vans ainda tenho alguma coisinha a dizer. Da pouco experiencia que ainda tenho com a minha, devo referir que a unica coisa que falta na vermelhinha é mesmo o WC, de resto está lá tudo. Nas AV, mais que nas AC, é preciso ser engenhocas e encontrar solução para colocar tudo lá dentro. Julgo que o que distingue mais as AV de AC é mesmo o espaço interior, pois as AV são um pouco mais estreitas. No entanto, a aerodinamica e o peso ligeiramente mais baixo ajudam nos consumos e no comportamento em estrada. No caso da minha em particular, o que mais gosto é de chegar a qualquer lado e estacioná-la no lugar de qualquer veiculo ligeiro, é uma vantagem que dou muito valor 8)


essa e a grande vantagem para as acs , imagina em paris :D :D :D
vantagem para o lado de ca , podemos circular por todo o lado sem contratempos de proibiçoes , se bem que o conforto das acs me deixa a pensar , mas enfim de momento e o que se pode ter
quanto ao espaço ....bem como so utilizo para dormir e comer , para mim chega perfeitamente , se bem que a minha tem uma sala razoavel em relaçaoa tua pluma , quanto a casa de banho esta la as sanitas quimicas para as 1ªnecessidades ,paciencia , para se tomar banho la toca a ir ate aos parques
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor Fernando Mestre » quarta abr 16, 2008 12:56 pm

Boa tarde,

Respondendo ao Pluma Permelhinho e Ribeiro Marco, no âmbito das suas primeiras intervenções neste assunto, considero (o que naturalmente não é uma verdade absoluta), que uma Camper será mais do tipo van (na maior parte da vezes sem Instalação sanitária - I.S.).
(Ex: VW: T1, T2, T3, T4. T5, Mercedes Viano Marco Polo e outras).
No meu entendimento a Autovivenda (AV) já implica muitas vezes a presença de I.S (um luxo!).
Na realidade já estudei a compra de praticamente tudo, desde AC, AV, CV e "Camper" (e outros).
Chego à conclusão, que para a vida profissional que tenho e a idade escolar da minha filha, não será um investimento vantajoso adquirir, nesta fase, uma AC.
A CV obriga-me a trocar de viatura tractora (actual Mitsubishi Spacestar Family 1.3.), já para não falar no aumento de consumo da viatura.
A AV obriga-me a ter dois veículos (a AV conforme a descrevo não me dá para o dia a dia).
Enfim, já estou a "namorar" a VW T5 California e as Mercedes Viano Marco Polo, pois tratam-se de veículos que poderei utilizar no dia a dia. E ao fim de semana e férias...

A minha grande questão é a logísitica num veículo onde viajarão nos fins de semana e férias, dois adultos e uma criança.
(banhos, parquamentos, mobilidade no interior do veículo, etc)
Alguem que tenha efectuado viagens longas (vários dias), tenha a amabilidade de me transmitir a sua experiência.

Um abraço a todos os membros do Forum
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Mensagempor siroco » quarta abr 16, 2008 1:43 pm

Em boa hora me registei ! Estou na mesma fase/dilema do Fernando. E estou bastante inclinado para uma Volkswagen Califórnia.

Acho que os principais prós e contras já foram apresentados, para mim a principal desvantagem é a falta de duche (wc é possível), fica-se mais dependente de parques, a principal vantagem é que me serve de carro do dia-a-dia, o que me elimina uma viatura com os respectivos custos de manutenção.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Mensagempor seco » quarta abr 16, 2008 2:59 pm

Boa tarde

Só por curiosidade:
As Mercedes James Cook Westefalia Compact ou Classic em Sprinter 311 (PB: 5500 Kg) a 318 (PB: 6300Kg) apesar de AV's sempre têm limitações - neste caso o peso.

http://www.mercedes-benz.pt/content/por ... falia.html
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor RUYMORAIS » quarta abr 16, 2008 3:52 pm

bem , de certeza que ali a engano pesa quase tanto como uma carrinha de caixa aberta, acho pouca potencia para tanto peso ,
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Mensagempor Fernando Mestre » quarta abr 16, 2008 6:02 pm

A indecisão entre a VW e a MB não será facil de resolver, uma vez que ambas têm vantagens e desvantagens entre elas.
A MB Marco Polo:
- Tem duche exterior (tomada de água na parte traseira);
- Mobiliário mais sóbrio (em minha opinião);
- É mais barata.
A VW T5 California:
- Tecto elevável automático;
- Cadeiras e mesa amovível que se podem guardar nas forras da porta lateral e traseira;
- O toldo lateral fica mais discreto.
enfim aqui existem algumas diferenças.

Ambas podem ser usadas como viatura para o dia a dia.

A questão mantem-se, para grandes viagens em viaturas deste tipo, que procedimentos logísiticos deverão ser tidos em linha conta?

Obrigado
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta abr 16, 2008 11:36 pm

Já estive no interior de ambos os modelos que estão aqui em "disputa" e devo referir que são realmente um mimo, de encher a vista mas... há sempre o mas... senti que eram realmente muito pequenos. A minha AV é um bocado maior (uma ford transit) e só de imaginar 2 adultos mais uma criança... é óbvio que tudo se faz mas é muito claustrofóbico. No entanto, para quem não quer ter duas viaturas (2 seguros, inspeções, revisões, em suma, ralações...) um veiculo como os que se aqui apresentam são muito bons. E já é bem melhor que uma tenda 8) De notar que existem tendas próprias para se montarem nas traseiras destes veiculos. Outra solução será um toldo Fiamma, que tem modelos com paredes laterais e frontais, fica uma sala jeitosa e aumenta muito a área social :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Fernando Mestre » quinta abr 17, 2008 12:26 pm

Pluma Vermelhinho!
As tendas próprias podem ser visualizdas em algum site?
O toldo Fiamma é Universal (montagem standard)?

É que de facto não me estou a ver, em caso da aquisição se consumar, partir de férias sem esse tipo de apoio em termos de espaço.
São fáceis e rápidos de montar? Arrumar? Ocupam muito espaço?

São muitas perguntas, mas se for possível, agradeço uma ajuda.

Obrigado.
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta abr 18, 2008 12:02 am

Infelizmente as tais tendas não consegui encontrar, vi algumas num site ingles mas agora ja la não estão mas decerto que com alguma paciencia se encontra, especialmente se procurar em lojas ou sites que tenham haver com artigos para praticantes de 4X4, pois estas tendas são universais mas quem as usa mais são os proprietários de jipes nas suas escapadelas de TT. Quanto ao toldo, tem aqui 2 exemplos:

http://www.fiammastore.com/f35_zip.htm

http://www.fiammastore.com/fiamma_zip.htm

Atenção aos preços algo elevados (é uma questão de investimento...) e ao peso do toldo, sempre são mais uns quilinhos para o seu dia-a-dia. No entanto, com a motorização que essas vans teem, não hade ser problema, convem é equilibrar os pesos e bagagens a levar para ficar bem distribuido e compensar o peso extra do toldo.

Eu confesso que só não coloco um na minha transit porque é tecnicamente impossivel.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes