Se calhar...

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Se calhar...

Mensagempor Luis Agostinho » sábado mar 29, 2008 10:02 pm

...vou tocar no "nervo" de muitas pessoas, mas quero desde já dizer, que muito simplesmente este tópico destina-se a "falar" de algo tão em voga na maioria dos paises e neste caso concreto em Portugal e sobre o autocaravanismo. Antes de mais quero felicitar as pessoas que os criaram(blog's), na realidade são fontes de informação preciosa, que na realidade complementa a necessidade de informação sobre este hobby.

Mas sinceramente também considero que a utilidade desses mesmos blog's, se não fôrem diariamente actualizados, acabam por esgotar o interesse que possa despertar. A interactividade entre o criador e os visitantes é quase nula, na realidade se não fôr uma informação muito generalista acaba por desinteressar, quando até nalguns casos, chega a ser uma mera promoção pessoal.

Se calhar por não passar de um "curioso" nestas coisas de informática, faz-me um bocado de confusão, a necessidade, o objectivo (chamem como quiserem) de se criar lugares "serenos e mudos" que na realidade só alimentam "voyeurs" não adeptos do diálogo. Pode parecer uma visão um pouco redutora, mas dos "blog's" que tenho visitado normalmente os "Comentários 0" são prova disso mesmo.

Aliás a prova da pouca "autonomia" que possuem é a necessidade de por vezes ir "buscar" público a outros lados. E atenção isto não é uma critica nem recado para ninguém, mas um facto comprovado. Orgulharem-se do nº de visitas só pode ser para alimentar o ego, mas ao mesmo tempo estranho, porque visitarem-me na minha casa e não me falarem...!!! :roll: :roll:

Concerteza que encontramos alguns "blog's" com muita qualidade...outros nem por isso... e outros há que não passam de armas de arremesso e ainda há aqueles que de tão silenciosos até "receamos" entrar. Produzem informação... mas não fomentam a troca de ideias, partilham ideias... mas não são verdades absolutas.

Se calhar haveria muito mais para dizer...ou não!!!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado mar 29, 2008 11:05 pm

No principio da criação do conceito "Blog", julgo que o objectivo foi exatamente o de ser uma espécie de "extensão" do individuo que o cria-se e mantive-se. Os primeiros foram na sua maioria diários pessoais tornados públicos e daí cresceu para uma ferramenta cibernáutica de exposição de ideias e filosofias pessoais. Na sua maioria, os blogs, independentemente dos assuntos que tratem ou dos contextos em que o utilizador os queira inserir, não são mais que ferramentas de exposição de pontos de vista do próprio utilizador, pelo que julgo que nunca foi tido como um conceito ou modo de troca de ideias entre várias pessoas. Tem as suas desvantagens, ao não permitir essa mesma troca de ideias mas também são muito mais fáceis de criar e manter (tecnicamente falando) que um website. Pessoalmente nunca fui grande amante de blogs (de ter ou ler) mas felizmente ainda existem muitos blogs dos quais se pode extrair a mais variada e util informação sobre os mais variados temas.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Mario » sábado mar 29, 2008 11:34 pm

Olá companheiros.

Blogs e mais blogs como diz o Luis Agostinho uns mais outros menos e eu diria outros perfeitamente desnecessários.

Companheiro Luís parabéns cravas-te uma lança certeira que irá fazer mossa,não tenho duvidas.

Já em tempos idos me referi ao facto de muitos,não todos,se servirem do auto-caravanismo como forma de auto-promoção,alguns são exímios a esgrimir essa arma,encontram sempre uma razão a coberto da qual se permitem muitas vezes usurpar espaço alheio,claro que como em tudo na vida as razões tem a importância que lhe quisermos atribuir,mas uma coisa é certa os praticantes dessa arte devem ter sempre em conta a inteligência dos interlocutores.

Como diz o Luís o facto de os visitarem na sua própria casa e não lhes dirigirem a palavra,é seguramente frustrante ,daí a sua necessidade compulsiva de se utilizarem meios com muito mais visibilidade para darem noticias ao mundo (não pretendo generalizar).

Não seria muito mais lógico contribuírem para o fortalecimento dos espaços verdadeiramente interactivos,com as suas ideias ,assim dando a conhecer o seu ponto de vista sobre os assuntos inerentes ao auto-caravanismo ,em vez de se perderem em espaços que funcionam mais como uma factura de supermercado para a qual se olha apenas para conferir e cujo retorno acaba por ser nulo??

Partilho da ideia que a união faz a força,agora se há capacidade para abdicarem de algum orgulho balofo em prol de uma outra forma de estar perante as necessidade do turismo itinerante ,isso é uma questão a que apenas os próprios devem responder.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor Nuno Pires » domingo mar 30, 2008 12:56 am

Boa noite, blogs bons ou blogs maus, ou então maus visitantes não?
Maus visitantes no sentido de vêem retiram a informação que necessitam e abalam se sequer agradecer, e isso passa-se muito até aqui, bem como noutros fóruns.
Quantas vezes surge pelo fórum companheiros que dizem que “nós” conhecem (ao fórum é claro) mas só agora perdem a “vergonha” e falam?
Temos bons blogs que com mais ou menos regularidade que diria diária são actualizados, emitindo informações úteis e sobre todo falam sozinhos.
Agora Luís Agostinho (se me permites) deixa-me por a pergunta desta forma, será que nós custava muito quando visitamos os blogs deixar por lá uma dica ou mensagem (não quero ser advogado do “Diabo” quero deixar uma prespectiva “diferente”).
Agora se servem para o seu complemento ao ego, para uma auto promoção ou coisas do genero, é claro que sim mas será que quem actualmente navega pelos vários blogs e fóruns de Autocaravanismo corresponde a que “fatia” do Autocaravanismo nacional?
Quantos seremos?
Vamos olhar para dentro do “nosso” fórum, registados estão 715 utilizadores mas a participar activamente quantos somos?
Bom no meu caso podem começar a dizer, vem para aqui escreve umas baboseiras (as minhas é claro) e de nada de util para o Autocaravanismo, mas escreve e nem que seja alegra-se a alma, julgo, mas isto no universo Autocaravanista representa?
Agora deixa-me colocar as coisas nesta prespectiva, blogs maus ou visitantes maus?

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Luis Agostinho » domingo mar 30, 2008 9:33 am

Bom dia Nuno,

Não está em causa a validade de alguns projectos. O que está em causa é a pouco interactividade com esses mesmos projectos. O facto de eu deixar uma msg (que eu tentei uma vez e não consegui! :oops: ) não vai alterar nada porque a própria estrutura, naquilo que á escrita diz respeito do "blog", não permite um diálogo, porque a mensagem que é deixado pelo "editor" é na maioria das vezes uma constatação pessoal, que na maioria das vezes é na afirmativa e nunca na interrogativa.

Trocando por "miúdos"...o que nós na maioria das vezes lêmos num jornal (blog) neste caso são "noticias" repescadas de outros locais e que não passam de "factos"!!!

A variedade de opiniões é que fomenta o diálogo...ora se num blog (por inerência) só um é que escreve,e só um é que decide o que é lá escrito deixa pouca margem de manobra para o contraditório.

Em relação ao "nosso" fórum, óbviamente que não se pode obrigar as pessoas a escreverem, mas aqui funciona ao contrário, porque é precisamente na diversidade e na "facilidade" de dar opiniões que pode levar a uma maior participação.

Em relação ás tuas "baboseiras" :wink: não deprezes a importância que já hoje possuis aqui no fórum...por mérito próprio.

Apesar de tudo, e de forma nenhuma sendo uma critica a este portal, normalmente num "blog" encontra-se uma maior diversidade de informação que servirá eventualmente de ponto de partida para um debate...nos fóruns!!!
Sem querer ser mais esperto que os outros, deixo aqui uma sugestão ao portal CampingCar Portugal. Criar um espaço preenchido com noticias respeitantes ao Autocaravanismo servindo como "fonte de inspiração" para debates que aqui se possam fazer.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Mario » domingo mar 30, 2008 9:44 am

Citação do companheiro Nuno
"Agora deixa-me colocar as coisas nesta prespectiva, blogs maus ou visitantes maus? "

Olá companheiros.

Embora a questão aqui colocada pelo companheiro Nuno,seja dirigida ao Luis Agostinho,a mais valia de um fórum aberto,é o facto de ao colocar-mos uma questão personalizada sobre um tema geral ela pode e deve ser respondida por todos os participantes.

Em relação aos blogs, a minha perspectiva sobre o assunto não assenta tanto na qualidade dos mesmos,pois essa é tão diversa como os seus autores,mas na necessidade objectiva da sua existência,claro que não quero ser redutor do direito que assiste a qualquer um de ter ou não ,uma página pessoal sobre o ou os assuntos que entende.

Mas estamos a reflectir sobre blogs relacionados com auto-caravanismo,temos que centrar a nossa atenção nesse facto.

Então o que me parece mais importante é o assunto em si, que no que diz respeito ao panorama nacional, tem dois representantes virtuais reconhecidos o que são respectivamente o Fórum do CCP e do CPA.

Fórum a diferença está aí e como todos sabem significa "reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público"

Na minha opinião o significado da palavra fórum é o mais ajustado ao que se passa no espaço virtual,reconhecido que está o fogo que emana do teclado do computador que muitos manuseiam,ao qual não querem submetera pele dos seus dedos ,e muito menos sujeitarem as suas opiniões ao purgatório publico.

Defendo que os fóruns sobre auto-caravanismo pela interacção que mesmo assim conseguem,são os locais ideais onde se podem trocar algumas opiniões.

O que resta então aos blogs?

Pela falta de interacção que demonstram ,pouco muito pouco,na perspectiva da interacção,mesmo com bons blogs.

Naturalmente que o que escrevo é apenas um humilde contributo sobre o assunto,que sujeito ao purgatório publico,sem almejar as portas do céu.
Editado pela última vez por Mario em segunda mar 31, 2008 7:09 am, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor seco » domingo mar 30, 2008 1:43 pm

Boas

Aqui vai a minha humilde opinião:

Blog - página pessoal de reflexão pública. A liberdade do contraditório é limitada pois o editor acaba por decidir se publica ou não as respostas.
Deve ser entendido apenas enquanto tal.
Entendo que a divulgação de acontecimentos ou factos de âmbito não pessoal deverá ter outro espaço de divulgação como newsgroups ou os fóruns.

Fórum - espaço de discussão pública em que um determinado tema é discutido publicamente entre diferentes participantes (identificados) nas suas diferentes vertentes.
Será pois um espaço de liberdade, e responsabilidade, em que cada um expõe as suas ideias sobre um tema, sujeitando-se ao comentário ou crítica dos outros participantes.

O ponto em comum entre o blog e o fórum é exactamente a exposição pública. Todos poderão ficar a conhecer nossa opinião sobre determinado assunto.

Se faz sentido ou não haver blogs: na minha concepção e se seguirem o que entendo como tal julgo que sim.
Se por vaidade ou narcisismo, o autor do blog se promove mais do que a simples exposição das suas ideias ou factos pessoais, bom cabe-nos a nós, potenciais leitores, retirar as conclusões e guardar ou não o endereço na pasta dos favoritos.....
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Nuno Pires » domingo mar 30, 2008 3:10 pm

Boa tarde

Companheiro Mário a pergunta era dirigida para o Luís em particular mas como é lógico para todos em geral, longe de mim cingir a conversa seja a quem for.
O Blog por excelência um difusor de notícias produzidas por “outros”, mas talvez a sua grande vantagem (se tiver qualidade é claro) será o “grande” aglomerado de informação para os recém chegados ao meio, já para não falar nós mais “calões” que de uma forma simples têm acesso a informação sem ter que se esforçar muito, ai sim reside a sua verdadeira razão de existência.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Mensagempor seco » domingo mar 30, 2008 6:41 pm

Nuno Pires Escreveu:O Blog por excelência um difusor de notícias produzidas por “outros”,

Caro Nuno (e o resto do pessoal)

Ora aí está uma definição errada para mim! :shock:
Aí está a diferença entre um blog (pessoal) e as newsgroups!
Acho que cada coisa tem (e deve ter) o seu lugar!
Caso contgrário tens os blogs a repetir as "notícias" uns dos outros.... :roll:
seco

Mensagempor Nuno Pires » domingo mar 30, 2008 6:57 pm

Boa tarde

Felizmente para nós que os blogs não se copiam uns aos outros, quando me referi a “outros” (e ai está a bela da patacoada no português) era no sentido de meios de comunicações, jornais rádios revistas.
Eu pessoalmente recebo diariamente a Newsletter de um blog que vai mantendo informado a nível nacional e internacionalmente sem um ter que procurar ou fazer seja o que for.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Nuno Pires

Mensagempor Luis Agostinho » domingo mar 30, 2008 9:17 pm

Boa noite, Seco :lol:

Ajuda-me então sff a perceber porque é que é essa distinção, se na realidade para mim (curioso :oops: ) a maioria dos blog's é uma mistura das duas coisas na maioria das vezes.

Blog- página pessoal

newsgroups- ?

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor albi » domingo mar 30, 2008 10:13 pm

Boas,
todos são úteis blogs, newsletter, foruns, etc.., isto desde que cada um se dedique ao que de facto é e não querer ser tudo.
Forum para discussão de ideias, newsletter e blogs para compilar informação e manter informados os utilizadores daquilo que acontece sem estes precisarem de procurar, todos são úteis ao meio, agora a qualidade é que deixa muito a desejar em grande parte dos casos, porque manter um bom blog exige muita dedicação.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

Mensagempor seco » domingo mar 30, 2008 10:43 pm

Boa Noite

Caro Luis e restantes amigos

O problema para mim reside na diferença entre as duas coisas:
O blog deve ser uma página pessoal com divulgação da opinião sobre o(s) assuntos(s) do intersese do autor e sobre o que se vai passando na sociedade relativo ao(s) tema(s) predilectos do autor. (não a divulgação Albi)
As newsgroups são listas de distribuição de informação sobre um determinado tema e que os interessados subscrevem.
Não deverão ser os blogs a querer assumir esta função.
O fóruns terão esta actividade na medida em que alguém divulga um acontecimento dando a sua opinião e aguardando as respostas e comentários dos restantes "foreiros".
seco

Mensagempor indiana » segunda mar 31, 2008 12:24 am

Caros Companheiros,

Mais de metade da população portuguesa sofre de analfabetismo informático. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, 54 por cento não demonstra aptidões essenciais nesta matéria.

Portugal tem quase um milhão de analfabetos
Portugal é o país da Europa com maior percentagem de pessoas que não sabem ler nem escrever. Ainda assim, nos últimos 30 anos, o analfabetismo diminuiu 17 por cento, segundo os dados do CENSOS de 2001.

Portugal é, também, o país da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos) que tem maior taxa de abandono escolar: apenas 20 por cento dos portugueses atinge o ensino secundário, ficando-se a grande maioria pela escolaridade obrigatória, de acordo com o último relatório da instituição.

E acrescento eu: Parece-me que a maioria dos que agora terminam a escolaridade obrigatória, fruto do sistema de avaliações imposto e da “obrigação” de resultados, não saem com capacidades adequadas de expressão escrita em Português.

Tudo isto associado à preguiça, à falta de coragem (ou medo) para expor alguma ideia que tenham de forma pública, ou mesmo pela falta total de ideias próprias, dá o resultado que se vê, só meia dúzia de participantes (quase sempre os mesmos) participam nos fóruns em que se inscreveram, independentemente dos temas aí tratados. Mesmo assim ainda aparecem participações muito ricas em conteúdo mas muito fracas em termos de escrita correcta.

Permitam-me acrescentar, para se escrever é preciso ter alguma coisa para transmitir…… saber como o fazer e querer arriscar a exposição pública. (muito poucos reunem este conjunto de requisitos)

Aqui ficam os meus dois cêntimos.
Indiana
indiana

Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 31, 2008 10:07 am

Bom dia, :roll:

Obrigado Indiana...não há nada como de vez em quando vir alguém, lembrarmo-nos que não passamos de uns atrasados mentais!!!

Principalmente quando temos estes assomos de intelectualidade.
Espero que esta minha mensagem tenha sido muito rica em conteúdo mas fraquita em termos de escrita.

Obrigado Seco pelo esclarecimento, só por isso deixaste de fazer parte "...de mais de metade da população portuguesa que sofre de analfabetismo informático" :lol: :lol:

Um abraço...e tomem lá 1/2 cêntimo!!! :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes