O porquê das coisas...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta fev 28, 2008 12:03 am

Visto o desenrolar das opiniões e ideias aqui expressas, julgo que seria interessante e oportuno os ferverosos intervenientes marcarem um fds, numa qualquer AS ou Camping e vamos todos la passar o fds a discutir decentemente o assunto. É que já vi muita vontade por parte de alguns foreiros em fazer algo e discuti-lo aqui no forum não ata nem desata.

PS: Mantenho a minha posição, não faço comentários sobre esta questão, só o farei pessoalmente, talvez em alguma churrascada :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor EMAN » quinta fev 28, 2008 11:15 am

Bom dia

O Pluma num determinado sentido tem a sua razão, ao dizer que prefere dar a sua opinião “ao vivo”.
Nesta situação fá-lo-á apenas para um restrito nº de pessoas.

Esta introdução serve para manisfestar a minha opinião.
Que eu saiba, o CCPortugal, nasceu no sentido já manifestado pelo Paulo.
Ele há clubes que também têm fórum.
O fórum é “um local” onde todo e aquele que queira se pode manifestar desde que o faça com frontalidade e temas válidos, mesmo que com alguma dose de humor (não incluo as intervenções “sombrias”).
O defender/promover o Turismo Itinerante, o Autocaravanismo através de um portal/fórum é já por si só um meio que parece “fácil”, mas na realidade não. Dá trabalho e “rouba” tempo.

Um clube, associação ou o que queiram chamar, penso que temos consciência (pelo menos eu tenho) que ainda menos fácil é.
Direcções, Assembleias, etc, dão trabalho. Como “pessoa” jurídica, terá outras hipóteses e meios para utilizar nos seus objectivos.

Até aqui tudo bem.
Agora todos nós (penso eu) temos consciência que através de um fórum, é fácil ou será o meio mais fácil para obtermos ajuda, infos, etc para os nossos “problemas” (como refere o A748-2).
O Clube, Associação, etc, servirá para outros tipos de resolução?, de outro cariz, que o Portal não tem (apesar de este poder alertar), e também de soluções que sejam protocolares.
Agora a questão de que é fácil obter a tal ajuda via fórum, e depois bye, bye, isso é assim e será assim.
Quanto a sócios de entidades que os têm, pois…..
As direcções terão sempre que se mentalizar (infelizmente), que estão a trabalhar para muitos ou não, ou nenhuns?.
Nas assembleias aparecem sócios, fala-se muito sem por vezes nada dizer, continuamos na mesma, os clubes têm a obrigação ou devem fazer isto e aquilo, bla, bla, etc.
Serão sempre ½ dúzia a dar “o pêlo”?

O CCPortugal nos moldes em que está, tem conseguido despertar/esclarecer mentalidades e dá trabalho.
Um, ou um dos problemas com que as instituições se deparam, (é algo aqui referido) e que para resumir e demonstrar passo a descrever sucintamente uma situação comigo sucedida:
Verão, A.S. provisória de Porto Covo, roda dianteira direita da AC furada.
Mudo a roda. Desde o inicio até ao términus da operação, sabem quantos ACaravanistas presentes (estávamos no Verão), se dirigiu junto à minha AC e nem que fosse para dizer: é amigo, companheiro, etc, isso é que é “petisto” ou qq outro tipo de expressão? NENHUM.

Sinceramente também não estava à espera de ajuda, porque estou mentalizado (infelizmente) para estas situações, apesar de eu não proceder assim para c/ terceiros mesmo que não sejam AC.
Confiemos que o tempo traga evolução a determinadas mentalidades/procedimentos. Ou não!

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta fev 28, 2008 1:05 pm

Boa tarde,

Os fóruns distinguem-se pela qualidade...em função daquilo que lá é escrito.

Se assim fôr... quando aparecem as "nódoas"... dá-se logo por elas...apesar de no melhor pano...!!!

Se fôrmos reconhecidos pela qualidade...e pelo nivél a que colocamos a fasquia...tornamo-nos imunes...ás "nódoas".

Os ingleses têm um ditado que traduzido diz mais ou menos isto..."se atiras amendoins...só podes esperar por macacos"

Se até hoje... "isto" não se transformou num "chafurdar na lama" se calhar foi porquê tôdos nós demos o nosso melhor para que isso não acontecesse.

Se acharmos que pouco mais podemos fazer...é porque estagnámos...e normalmente nessa altura começa a entrar o "bicho" e a corroer os alicerces.

Se até agora conseguimos manter a imbecilidade longe daqui...porquê confessar agora que estamos esgotados e que já nos faltam fôrças para continuar.

Desculpem-me estas frases lapidares, mas hoje estou virado para aqui... :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor pressler » quinta fev 28, 2008 1:34 pm

Boa tarde Companheiros!

Li e voltei a ler as mensagens aqui deixadas por muitos, confesso que a maioria delas não entendi onde queriam chegar.
Adorei a maneira de escrever do SECO, simples e directo e tambem me agradou a do Eman.
Creio que o A748 gostaria que dessemos a opinião sobre ter-mos um cartão de socio da tribo e escolhermos um chefe para a tribo.
Por isso vou escrever depois de ter pensado bem durante toda a manha:
Não sou sócia de partidos, não sou socia de clubes, não acredito numa religião, ouço toda a musica,não tenho uma cor unica de que goste, não gosto só de 1 desporto, etc.
Cheguei a este ponto porque:os impostos só aumentam e cada vez é proibido fazer mais coisas, sempre com o talãozinho da multa na nossa frente. A maioria das guerras são por causa da religião, os socios de clubes andam à tareia, as musicas passam de moda, as cores uso conforme a disposição do dia!
Comprei uma AC para gozar os finssemana, já que não tenho ferias há 7 anos.Poder levar os 4 patas comigos e tirar um pouco o stress do dia-a-dia.
Ser sócia e votar para escolher um chefe? Creio que não! Pertenço á tribo dos autocaravanistas sem achar que preciso de 1 cartão.
Podem dizer que é só usufruir e não participar o que eu quero, ou será que não?
Dou 1 exemplo do que fui capaz de fazer em prol de uma situação que achei injusta e contra a qual me revoltei sem me preocupar com o tempo dispendido:
Lido diariamente na minha profissao com os serviços da D.G.Veterinaria e há 2 anos foi-nos (aos despachantes oficiais) comunicado que as instalações que eles ocupam estavam a ser solicitadas pela D.G. Alfandegas. Que teriam que se vir a instalar a 9km de distancia.
A mim e a todos os colegas de profissão ia dar 1 trabalhão, mas ninguem fazia nada, só zum-zum de alcova e todos chateados, mas de mãos paradas. Passei-me! Despachantes grandes e conhecidos em Portugal acovardados sem nada fazerem, com medo de represálias.
Eu sou a unica empregada do meu despachante. Em casa no meu computador fiz uma exposição à DGV e à DGA informando como todos estavam chateados e como utilizadores tambem tinhamos direitos a decidir algo. Durante 2 dias recolhi mais de 50 assinaturas com carimbo de colegas de profissão. Muita saliva gastei a explicar a todos do que tratava, muitas tampas levei, mas muitas assinaturas tambem.O meu trabalho fui fazendo à pressa.
Entreguei o baixo assinado nas 2 entidades, que voltaram atrás e ainda continua assim até hoje.
Pelo bom autocaravanismo já tomei algumas atitudes, explicar as regras de ouro a algumas pessoas com AC e sem AC, sugerir no site da CM Arruda dos Vinhos a construção de 1a AS e estou cá para mais trabalho que seja necessario.Se quiserem fazer concentrações, baixo assinados, cartas a dizer de nossa justiça, é só dizerem, o ajudar ocupa tempo mas dá gosto, porque também gosto de ser ajudada quando preciso.
Creio que disse o que me vai na alma, ou na ideia.
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta fev 28, 2008 2:00 pm

Boa tarde, Pressler

Afinal percebeste bem aquilo que eu pretendia ao criar este topico. Já agora diz-nos se ficás-te mais pobre...ou rica pelo facto de teres dado a opinião. De assumires, que não precisas de mais nada para seres feliz com a tua AC.
Posso ou podemos não concordar com a tua maneira de pensar mas nada te diminui perante mim pelo facto de pensares assim. Posso não concordar mas de forma nenhuma me dá o direito de não te respeitar.

De forma nenhuma vou entrar pelo "cliché" que se tu hojes estás informada de muito mais coisas acerca do autocaravanismo, se deve ao trabalho de alguém que pôs as coisas á nossa disposição.
É nesse ponto que eu quero focar...se tivesses chegado ao autocaravanismo e não tivesses encontrado nada? Desistias? ou esperavas que mais alguém chegasse para te juntares e fazeres "algo" por aqueles que no futuro virão?

Obrigado pela resposta. :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor pressler » quinta fev 28, 2008 2:31 pm

Boa tarde!
1-Parece que o dinheiro ainda tá todo na carteira.... :lol: Tens razao.
2-Eu quero ser feliz na minha AC e dormir tranquila tirando o stress dos ombros.Correctissimo.
3-Eu disse o que me vai na alma, não pedi para me criticarem e não critiquei ninguem, pelo contrario elogiei o MODO de escrever de alguns sem dizer sobre o que falavam. Tás certo.
4-Quando eu cheguei ao autocaravanismo não sabia nada, descobri sozinha e tambem fui ajudada por vós. Se estivesse sozinha tinha que me desenrascar mais! Mas não desistia :wink:
Aprendia por mim(foi o que me aconteceu quando paguei 60€ numa AE).
Quando aparecesse mais alguém tentava passar o que já tinha aprendido pensando sempre que um dia alguem tambem me poderia vir a ajudar.
Os mais velhos ensinam sempre os mais novos. Pelo menos é o que eu faço :oops: É do meu feitio, não posso obrigar os outros a serem assim.
Foi o que aconteceu com o atolar das ACs em SPM: eu, a diana e o rui ajudámos a empurrar as outras e acabaram por ajudar a desatolar a minha. Gostás-te?
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

O porquê das coisas...

Mensagempor Mcas » domingo mar 02, 2008 1:35 am

A consciência do "porquê das coisas" foi talvez a maior descoberta que o Homem fez até hoje. E veja-se que essa interrogação simples levou-o desde a "Caixa de Pandora", o exemplo da curiosidade instintiva e sem objectivo, até à curiosidade analítica (por exemplo a curiosidade científica) com objectivos determinados: interpretar, analisar, deduzir, compreender, aplicar. Portanto, interrogarmos-nos é qualquer coisa que nos leva sempre um passo mais à frente do lugar onde nos encontrávamos. É então feliz o título deste tópico.
Serve esta reflexão"filosófica" para tentar compreender a temática deste tópico. Não li os textos todos, porque não tenho tido tempo e corro, portanto, o risco de repetir alguém ou de percorrer um fio de pensamento paralelo ao que foi dito.
Considero que já é muito se os autocaravanistas tomarem consciência de si. E, por isso, entendo que ao referir-se ao assunto (autocaravanisno), no que dizem, no que escrevem, no que fazem, deve ser sempre com a finalidade de dar o tal passo em frente, no sentido da evolução, isto é, promover um melhor autocaravanismo.
Uns poderão achar que a melhor forma de o fazer é criar um clube que agregue todos os interessados no mesmo objectivo, liderados por alguém que os coordene e represente. Outros poderão concluir que a sua acção individual, o seu exemplo de boas práticas e alguma "evangelização" poderão obter bons resultados. Outros ainda pensarão que uma comunidade virtual, que se reúne fisicamente aqui e ali, que cria sinergias de actuação, é a melhor resposta.
Assim, em minha opinião, importante é cada qual ter a noção que seja qual for a sua opção –clube, individual ou virtual- o faça na consciência que dará o seu contributo válido e empenhado. Não é a forma que é importante, é o conteúdo.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor António » domingo mar 02, 2008 10:44 am

O companheiro A748-2 gostava de saber o "Porque das coisas", então cá vai os meus "porquês"

Quanto a ser sócio de clubes sou do Alverca (por obrigação).
E nas AC( que tenho á pouco tempo) tornei-me sócio o CPA, por uma questão moral (devido ao seguro mais barato) embora tivesse feito o seguro lá anteriormente sem ser sócio e com as mesmas condições.

O "porque" de vir aos foruns?
Para ver se aprendo mais alguma coisa. Se não escrevo mais é porque não tenho conhecimentos para falar do assunto, então leio e vou ver se aprendo.
E por aqui neste forum tenho aprendido, eu gosto deste forum do formato das opiniões e das pessoas (embora não conheça ninguém) é o único forum (que eu conheça) em Portugal sobre AC que não encontro ataques nem guerras entre os User´s, vejo educação, brincadeira e são convivio entre todos e quando o estou lendo encontro amizade entre as palavras de alguns que se calhar nem se conhecem, é bonito.

Se o CCP avançar para clube na minha opinião talvez isso se vá perdendo, pois na minha maneira de ver CLUBE= Direcção, Assembleias, Tesoureiros, Vogais, Presidente e todo isso leva a Guerra pelo poder (eu é que mando , sou o Sr, tal Director) e depois como sempre vem os desacatos as ofensas e aparecem os inimigos.

Já vai longo mas é a minha opinião.
Um abraço
António
Um Abraço
António
António

Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm

Mensagempor las2855 » domingo mar 02, 2008 2:09 pm

Caríssimos,

Aqui vai a minha modesta opinião, embora de principiante.
Um clube é um clube.
Um forum é um forum.
Participo em foruns pelo gosto da partilha, entreajuda e convívio.
Se pensar em pertencer a um clube, inscrevo-me no CPA pois, tal como foi mencionado, devemos fortalecer e não dividir.

Já agora comento que política e filosofia num forum de autocaravanismo corre o sério risco de se tornar extremamente enfadonho o que só afasta 'clientela'. :?

Boas voltas, :wink:
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor seco » domingo mar 02, 2008 2:44 pm

Boa tarde

Carissimo las 2855

Referiu

las2855 Escreveu:Caríssimos,

Se pensar em pertencer a um clube, inscrevo-me no CPA pois, tal como foi mencionado, devemos fortalecer e não dividir.

Permito-me apenas de te recordar que muitas vezes a força provem da "unicidade e não da unidade".
O pluralismo de vozes faz, muitas vezes, que o falar baixo tenha um som mais "elevado".

Mantenho, todavia, o máximo e fraternal respeito pela tua opinião.
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes