Preços do gás

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Preços do gás

Mensagempor majv » domingo jan 09, 2011 6:43 pm

Companheiros,
na época de crise em que vivemos, aproveitei a ida de ontem a Badajoz, para me informar sobre o preço do gaz propano da Galp.
Assim, e para quem utilizar o Galp-propano, escusa de o procurar nas gasolineiras Galp da Av. Adolfo Diaz Ambrona e no km 405 da auto via, sentido Madrid-Elvas, pois apenas comercializam o butano.
Nesta ultima, fui informado que conseguiria encontrar galp-propano na Area San Martin, que nada tem a ver com a Galp, situada no poligono industrial El Nevero (quem entra em Espanha, seguindo na auto-via, é logo na 2ª saida, e tem o poligono perfeitamente identificado...depois a gasolineira, é logo no 2º cruzamento, lado direito).
Desloquei-me até lá e passo a informar:
Preço de butano e propano é idêntico e é de......13,19€ /garrafa.... :D
Um contra: até ver, não aceitam as garrafas azuis do Galp propano, para trocas...Mais: desconheciam que as garrafas de Galp-propano, em Portugal, eram azuis, e vão informar-se se podem ou não aceitá-las, pois não encontram motivos para o não fazer, só que têm uma circular onde especifica as cores das que podem receber, e pude confirmar que as azuis não constam lá.
Custo de um vazilhame...27,00€.
Garrafas de propano, pode-se fazer a troca sem problemas, pois as cremes são aceites.
Alguém me poderá esclarecer uma coisita:
Se a Galp é portuguesa...porque é que o "seu" gaz, em Espanha, é 41% mais barato que cá?
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

preço do gás

Mensagempor Calita » domingo jan 09, 2011 7:48 pm

Olá companheiro Manuel
Pessoalmente creio que o preço do gásem Espanha é efetivamente mais barato que cá.
Eu uso o Repsol e a questão que o companheiro coloca relativamente ao preço,na Galp não sei,mas em relação à Repsol foi-me dito à uns anos que a difrença estava no transporte,será ou não?
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor barradas » domingo jan 09, 2011 11:00 pm

boas pelo que sei o governo espanhol controla os preços!
e nao devem de trocar as garrafas de portugal porque as garrafas de espanha obedecem a um determinado numero de requerimentos (forçado pelo governo) entre os quais medida/ peso das mesmas
barradas

Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm

Mensagempor Paulo » domingo jan 09, 2011 11:14 pm

Boa noite,

Nos estabelecimentos e gasolineiras espanholas não é fácil adquirir propanho. O mais simples é adquirir directamente aos distribuidores (por encomenda) ou nos armazéns das marcas, pois o propano não tem uma distribuição igual ao butano.

A título informativo, digo-vos que adquiri ontem em Espanha uma garrafa Galp propano por 12€, tendo entregue uma Repsol portuguesa. O bocal é comum às duas.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 09, 2011 11:24 pm

Companheiros

Eu não queria, juro que não queria, mas a revolta é superior ao meu melhor bom senso, a verdadeira razão dos 41% de diferença no gaz entre Portugal e Espanha é simples.... nós somos a coutada de um poder absoluto dos grandes interesses "nacionais".... gostaria de discriminar mas não posso,,, tenho uma filha para ajudar a criar... mas que me sinto muito triste e revoltado, sem dúvida.

Desculpem se ofendi alguém...

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor cookie » segunda jan 10, 2011 12:28 am

barradas Escreveu:boas pelo que sei o governo espanhol controla os preços!
e nao devem de trocar as garrafas de portugal porque as garrafas de espanha obedecem a um determinado numero de requerimentos (forçado pelo governo) entre os quais medida/ peso das mesmas

a repsol espanhola aceita as botijas repsol laranja portuguesas. trocas feitas já algumas vezes. (o encaixe é exactamente igual).
confirmamos os 12€ por botija e os nuestros hermanos, depois de informados do preço aqui em portugal, até ficam banzados...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor cookie » segunda jan 10, 2011 12:29 am

Paulo Escreveu:A título informativo, digo-vos que adquiri ontem em Espanha uma garrafa Galp propano por 12€, tendo entregue uma Repsol portuguesa. O bocal é comum às duas.

Abraço,

companheiro, o encaixe é comum entre repsol e galp?

acho que entre a repsol e a campsa é comum mas da galp não sabia....
cookie

Mensagempor Mcas » segunda jan 10, 2011 12:57 am

Eu tenho 2x6kg na minha Juliette. Chega e sobra!! E compro sempre em Espanha, Repsol, no centro de Ciudad Rodrigo ou onde as vejo à venda. Troquei as antigas, redondas, tipo laranja por duas plásticas super leves e nada dei ou recebi em troca. Sem problemas. Agora já as há aqui. Mas em Espanha custam muiiiito menos. Solução: antes de ir esvazio (consumo a que está em uso) em casa e tenho a outra sempre cheia. Quando estou em Esp. aproveito e troco(compro) a qua me faz falta...
Ainda não vi propano de 6kg...provavelmente não há...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor cookie » segunda jan 10, 2011 10:49 am

Mcas Escreveu:Ainda não vi propano de 6kg...provavelmente não há...

pois não há. já inquirimos acerca desse tema mas a resposta é que o mercado não justifica o investimento.
cookie

Mensagempor Paulo » segunda jan 10, 2011 1:48 pm

Confirmo, Cookie.

Bocal Repsol português=Repsol espanhol=Galp espanhol (todos propano).

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor cookie » segunda jan 10, 2011 1:57 pm

Paulo Escreveu:Confirmo, Cookie.

Bocal Repsol português=Repsol espanhol=Galp espanhol (todos propano).

Abraço,

nice... obrigada :wink:
cookie

Mensagempor vitorandrade » segunda jan 10, 2011 2:30 pm

Tenho um familiar que vende gaz Repsol.
Na Repsol em Portugal eles têm dois tipos de ligação. Uma que é a original Repsol e a outra que herdaram da Shell quando a compraram.

Uma dia estava lá quando veio o distribuidor e eu coloquei-lhe a questão, porque é que havia dois tipos de ligação para a mesma marca.

A resposta ainda me deixou maior espanto.

A Repsol original, espanhola, já tinha adaptado a ligação às normalizadas na europa só que em Portugal esta normalização nunca foi regulamentada e por isso aplicada e daí a não necessidade de se fazer o investimento até porque os revendedores se mantinham. Os que vendiam Shell agora vendem Repsol. Só mudaram a cor da botija.

Na europa as ligações são todas iguais e podemos comprar o gás que se quiser. Eles são obrigados a aceitar as botijas e fazer depois a troca entre eles. Até a Galp na europa tem que ter o mesmo tipo de ligação. Por isso o Paulo trocou de marca e não teve qualquer problema.

Em Portugal só o que nos dificulta a vida é que é logo regulamentado, agora quando vai de encontro aos interesses dos grupos económicos é tudo muito difícil.
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor bushman » terça jan 11, 2011 11:30 pm

Caros,

Já á muitos anos que esta situação se verifica. Desde sempre houve uma diferença de +-50% no preço do gás.

Neste momento e como já tinha mencionado noutro tópico tanto uso gás propano Galp espanhol na Ac como também já em casa(butano). Só as garrafas de 45kg propano é que eles se negam a vender.
Penso que é proibido transportar garrafas de gás nos carros, pois até aqui em Portugal o é, ou seja, quando se precisa de gás em casa é necessário pedir á empresa de distribuição.

Também eu adquiri nesse local que o companheiro Majv mencionou, pois o propano não é facil encontrar.

A questão do adaptador europeu é normal, não estivessemos nós em Portugal... é a mesma situação da tv digital, Portugal tinha que ser diferente como tal optou pela mpeg4 quando os outros usam mpeg2.

No caso de averiguarem os preços em Espanha é facil identificar muitos bens nessa situação.
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

mpeg4

Mensagempor Paulo MB » terça jan 11, 2011 11:37 pm

Boa noite,
Não resisto em comentar a afirmação "A questão do adaptador europeu é normal, não estivessemos nós em Portugal... é a mesma situação da tv digital, Portugal tinha que ser diferente como tal optou pela mpeg4 quando os outros usam mpeg2".
De facto, como avançámos para esta tecnologia depois dos outros, adoptámos a mais avançada. Assim, quem comprar mpeg4 pode ver tv nos países com mpeg2.
Porque haveríamos de "andar para trás?"
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor Aleluia » quarta jan 12, 2011 1:47 am

Bushman, já temos autorização das nossas entidades, para podermos transportar uma botija de gaz de Espanha para Portugal.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes