portagens: classe 1 ou classe 2? eis a questão?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

portagens: classe 1 ou classe 2? eis a questão?

Mensagempor cookie » sexta abr 09, 2010 4:56 pm

pois bem, no regresso da nossa última viagem perguntamos ao portageiro porque motivo pagávamos classe 2 se éramos um ligeiro: a resposta foi, porque o veículo mede, do chão ao eixo mais de 1,1metros.

olhámos um para o outro e dissemos... olhe que não deve medir!! ele ficou na dúvida e depois lá disse (com pouca convicção): mas é classe 2, não há dúvidas.

bem... o que consta do site da brisa é:

Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo,
igual ou superior a 1,10 m.

a minha pergunta é: esta altura medida é afinal o quê? do chão ao eixo? ou outra qualquer?

(já agora, a que propósito é que isto é critério admissível para se pagar mais ou menos nas auto-estradas? não deveria ser, p.ex., o peso do veículo, por danificar mais ou menos o piso??)

também no site da Brisa encontrei o seguinte:

O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».

“1 - Os utilizadores dos veículos que pretendam usufruir da alteração prevista no presente diploma deverão, cumulativamente:
a) Ser aderentes de serviço electrónico de cobrança;
b) Fazer prova perante a entidade gestora dos sistemas electrónicos de cobrança dos requisitos exigidos nos artigos anteriores.
2 - Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior, a prova deverá ser efectuada mediante documento oficial emitido pela entidade competente – livrete ou documento único automóvel”

O documento oficial com a lista de veículos que cumprem e que não cumprem os requisitos previstos no Decreto-Lei nº 39/2005 poderá ser consultado no site do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.

Caso o número de homologação que consta no livrete do veículo não faça parte desta lista, deverá o utilizador do veículo requerer uma inspecção extraordinária de identificação num centro de inspecção técnica de veículos da categoria B.

O certificado de inspecção que é emitido nestes casos deve ser apresentado pelo interessado directamente nos serviços da Via Verde Portugal.

Já alguém tentou isto?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor joaquim » sexta abr 09, 2010 8:55 pm

Ora aqui está uma questão bem pertinente e com muito interesse para todos...Espero pelo desenvolvimento deste tópico para apuramento do que poderemos fazer de direito...Obrigado.
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta abr 09, 2010 11:23 pm

Só para que conste, tenho uma Ford Galaxy de até 7 lugares (vulgo monovolume), que paga sempre como classe 2. E penso que nem sequer chega a pesar 2000 kg...
O mais curioso é que - de facto - se eu aderir à Via Verde passa imediatamente a pagar como classe 1!
Alguém conhece melhor prova de que a ganância destas empresas é insaciável?
Como havemos pois de estranhar o que acontece às autocaravanas? Este tipo de empresas tem de apresentar elevados lucros, única forma de justificar o valor das suas acções em bolsa e de sustentar os salários milionários de certas elites. No fim são os comuns mortais como nós que têm de sustentar todo este sistema.
Triste sorte a nossa, autocaravanistas, ainda por cima tantas vezes olhados pela populaça com inveja e preconceito, a quem por isso vai assentando como uma luva a injustiça da lei. Só não nos cobram classe 3 ou mais se não puderem...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor las2855 » sábado abr 10, 2010 10:49 pm

Boas,

São uns gulosos, sonsos e aldrabões. Podem ter a certeza!
Tive uma FIAT Multipla que pagava escalão 2 mas se for fizcalizado na brisa passa a escalão 1 porque fica abaixo dos ditos 1,1m, mas note-se, só o meu veículo e não todos os outros que são rigorosamente iguais!!!
Entretanto veio a nova versão da múltipla e o escalão já era 1 mas a minha, modelo anterior, não!!!
Agem pela calada e esperam que não demos por isso!
Malandros!
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor cookie » domingo abr 11, 2010 6:34 am

las2855 Escreveu:Boas,

São uns gulosos, sonsos e aldrabões. Podem ter a certeza!
Tive uma FIAT Multipla que pagava escalão 2 mas se for fizcalizado na brisa passa a escalão 1 porque fica abaixo dos ditos 1,1m, mas note-se, só o meu veículo e não todos os outros que são rigorosamente iguais!!!
Entretanto veio a nova versão da múltipla e o escalão já era 1 mas a minha, modelo anterior, não!!!
Agem pela calada e esperam que não demos por isso!
Malandros!

efectivamente são e o mais grave é que as entidades governamentais permitem que tal aconteça.

mas alguém me sabe dizer que medida é essa do 1,1m? é do chão ao eixo ou do eixo ao vidro?
ainda não consegui perceber... :roll: :?
cookie

Mensagempor Pedro Lopes » segunda abr 12, 2010 10:43 pm

É a medida que vai do chão passando pelo eixo da roda dianteira até ao ponto mais alto do veículo.

No caso dos ligeiros de passageiros coincide com o capot. No caso das ac's será o tejadilho.

Se esse valor for menor que 1,1m é classe 1. Se for superior ou igual a 1,1 m será então classe 2. Se por acaso for um veiculo de 3 eixos e uma altura igual ou superior a 1,1m será classe 3. Com a mesma altura das classes 2 e 3 mas com mais de 3 eixos pagará classe 4.

A excepção dos monovolumes que pagam classe 1 com via verde surgiu há uns anos. Tem que se comprar - alugar o identificador classe 2 e ao ser apresentado o documento único no qual está referido o nº de homologação, passa a partir daí a ser cobrada classe 1.

Espero ter ajudado a tirar a sua dúvida.
Abraços

Pedro Lopes
Pedro Lopes

Registado: sexta dez 21, 2007 2:19 am

Mensagempor cookie » terça abr 13, 2010 7:56 am

sim esclareceu. obrigada.

continuo a achar qualquer coisa de extraordinário que se cobre a taxa pela altura do veículo :lol: os que ocupam mais ar, pagam mais... é de rir, para não chorar claro...
cookie

Mensagempor RicSimoes » terça abr 13, 2010 10:08 am

Bom dia companheiros (as)

isto das classes 1, 2 , 3.. é muito subjectivo!
Ora vejamos, o Porche Cayenne mede mais de 1,1 mts do eixo da frente ao capot e paga classe 1, o Volkswagen Touareg o modelo 3.000cc tb paga classe 1 emede mais de 1,1m do eixo ao capot mas o 2.500cc já paga classe 2tendo exctamente as mesmas medidas de chassi, a Kia Carnival paga classe 2 pois mede 1,12cm por causa da entrada de ar que fica na direcção do eixo mas se colocarmos uns amortecedores Koni recomendados pela marca o carro fica mais baixo e... continua a pagar classe 2!!!

O que me leva a concluir que quem tem maior poder economico tem vantagens nas portagens!!!! :twisted:

É o nosso país...

Um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor EMAN » terça abr 13, 2010 12:51 pm

Boas

E no diz respeito a classes de portagens, temos outra situação que é mesmo "gira" :D :D .

Um veículo de classe 1, se por exemplo levar atrelado uma caravana, continua como classe 1.

Se o veículo fôr de classe 2, com a caravana passa a classe 3. Neste caso é considerado para tal, como sendo 3 eixos. :D

Na classe 1, a caravana deve ir "no ar" :D :D :D :shock:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor Pedro Lopes » terça abr 13, 2010 2:44 pm

RicSimoes Escreveu:Bom dia companheiros (as)

isto das classes 1, 2 , 3.. é muito subjectivo!
Ora vejamos, o Porche Cayenne mede mais de 1,1 mts do eixo da frente ao capot e paga classe 1, o Volkswagen Touareg o modelo 3.000cc tb paga classe 1 emede mais de 1,1m do eixo ao capot mas o 2.500cc já paga classe 2tendo exctamente as mesmas medidas de chassi, a Kia Carnival paga classe 2 pois mede 1,12cm por causa da entrada de ar que fica na direcção do eixo mas se colocarmos uns amortecedores Koni recomendados pela marca o carro fica mais baixo e... continua a pagar classe 2!!!

O que me leva a concluir que quem tem maior poder economico tem vantagens nas portagens!!!! :twisted:

É o nosso país...

Um forte abraço

Ou isso ou então os importadores têm vontade de vender...

Tenho um Opel Frontera 2.2 DTI e pago classe 2 porque os "inteligentes" da Opel têm-no homologado como superior a 1,1m. Quando isso não acontece. Mas não adianta reclamar pois a brisa baseia-se nos documentos de homologação e tá dito. Por este facto não aplico um gancho de reboque no jipe. Tenho-o aplicado na minha Seat Alhambra.

Concluo portanto que quando alguém quer vender o que quer que seja trata das burocracias de maneira a favorecer o cliente final.
Abraços

Pedro Lopes
Pedro Lopes

Mensagempor Pedro Lopes » terça abr 13, 2010 2:46 pm

EMAN Escreveu:Boas

E no diz respeito a classes de portagens, temos outra situação que é mesmo "gira" :D :D .

Um veículo de classe 1, se por exemplo levar atrelado uma caravana, continua como classe 1.

Se o veículo fôr de classe 2, com a caravana passa a classe 3. Neste caso é considerado para tal, como sendo 3 eixos. :D

Na classe 1, a caravana deve ir "no ar" :D :D :D :shock:

Saudações rolantes

Pois !!!! ....

Esses casos também põem a minha inteligência a baixo de zero ! Mas ainda bem para os caravanistas. E atrelados-tenda como é o meu caso. Que são rebocados por veículos classe 1 !!
Abraços

Pedro Lopes
Pedro Lopes

Mensagempor ventura » quinta abr 22, 2010 8:50 pm

Olá boa noite.

Penso que em Espanha as ACs de rodado duplo nas Auto-estradas pagam classe 2, as de rodado simples pagam classe 1 a mesma que um ligeiro e nos outros paises da europa a seguir a Espanha? Algum companheiro me sabe informar?

Bons passeios com muita cor.
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor Paulo » quinta abr 22, 2010 9:44 pm

Confirmado, Ventura.

É mesmo assim em Espanha.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado: