Venho aqui lançar um tema pertinente para todos nós que é a carga útil da nossas AC's.
Depois de na Nauticampo examinar ao pormenor, vários modelos de Ac's integrais que pretendo adquirir constatei que quase todas elas têm uma carga útil bastante reduzida.
Passo a citar alguns exemplos de Ac's que me suscitaram algum interesse:
O caso da Hymer B-Klasse 654 com um comprimento de 699 cm, só tem uma carga útil de 345 kgs. Ora pergunto eu se ela está homologada para 4 passageiros vamos imaginar que cada um pesa 80 kgs para não falar de mim que peso 92 kgs
No caso das Hymer B-Klasse as únicas que tem uma carga útil mais ou menos boa são as Hymer B-Klasse 584, 574, 544 tendo respectivamente 535, 480, 455, kgs, mas com um senão tem comprimentos um pouco reduzidos (entre 607 cms e 639 cms) para os meus propósitos que são ter algum espaço livre na zona da mesa e sofás quando utilizamos a cama da parte da frente da Ac, bem como ter uma casa de banho com algumas dimensões generosas.
Vi também a EuraMobil, a que estava na feira que era o modelo Integra 666 HB era um completo desastre para os meus propósitos pois a carga útil era só de 200 kgs como só era homologada para 3 pax. De referir que a construção desta Euramobil era de 1.ª qualidade, só que este modelo atendendo ao que referi anteriormente era um caso bicudo, penso não só para os meu propositos, bem como para de qualquer companheiro que a compre pois a sua carga útil é deveras reduzida se esta for homologada nos 3500 kgs,pois ela tem a possibilidade de ser homologada em 3800 Kgs ,passando a a CARRO PESADO, ficando assim com uma carga útil de 500 kgs o que acho pouco para um carro deste porte e preço.
Vi sim outra solução que era era a Euramobil 690 HB (que não estava exposta na feira), esta sim com 700 kgs de carga útil que já é bastante bom, mas com um senão era VEICULO PESADO (4000 KGS) o que para mim não é problema pois tenho carta de veiculos pesados mas tem outros incovenientes bem conhecidos dos companheiros que são a velocidade, não poder entrar em certas localidades etc., etc..
A Knaus SunLiner que sem duvida é uma beleza para os nosso olhos (pelo menos no que me diz respeito) é sem dúvida uma Ac com uma qualidade de construção muito boa de materiais cuidados, muito bem estruturada por dentro, mas com um pequeno senão, 227 kgs de carga útil, o que fazer com isto, embora esteja homologada para 4 pessoas só dá para para 3 pax viajarem se tiverem uma média de 80 kgs cada, então onde vou eu por o resto das coisas que preciso de levar comigo roupa, comida, bicicletas etc., pois já está a exceder o peso de carga útil em 13 kgs
Bem o que me resta é mesmo pensar em evoluir para um CARRO PESADO, pois não me resta muitas hipoteses, pois mais cedo ou mais tarde vou estar sujeito a uma multa se optar por uma das Ac's ligeiras, e o que tenho ouvido de relatos de vários companheiros que foram á balança e para além de terem que pagar uma pesada multa tiveram que retirar das suas Ac's material até estas estarem no peso legal porque se não não seria possivel circularem, bem como terem de providenciar o transporte para Portugal das coisas retiram da sua caravana tendo para isso que pagar o respectivo transporte do material que alivaram das suas Ac´s.
Bem fica aqui o meu alerta para aqueles que estavam fora desta realidade que mais tarde ou mais cedo as nossas autoridades vão comecar a ter como cavalo de batalha contra nós ao qual não podemos fugir.
Saudações Rolantes
Duarte (Challenger 502)