Escolha de LCD/PLASMA

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Escolha de LCD/PLASMA

Mensagempor BiTri » sábado fev 23, 2008 11:05 pm

Boas;
Quero comprar um LCD/PLASMA para a caravana, mas tenho algum receio de fazer escolha pela definição de imagem ou pelo preço e esquecer aspectos mais importantes.
Solicito as vossas sabias opiniões.
BiTri

Registado: domingo fev 10, 2008 5:09 pm

Mensagempor albi » sábado fev 23, 2008 11:41 pm

Um dos aspecto mais importantes é o angulo de visão sem perca de qualidade na imagem e depois tens o tempo de resposta do ecra e a defenição.
Tudo isto contribui para um bom imagem que é o pretendido.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

Mensagempor Aleluia » domingo fev 24, 2008 12:56 am

Companheiro BiTri, á cerca de 6 meses, adquiri um LCD para a minha AC pelo preço de 280E e, estou satisfeito com o mesmo.
Na altura não me preocupou o angulo de visão, pois já se sabe que um LCD tem o ecran direito, o que vai fazer com que tenhamos de ter o ecran numa posição perpendicular á nossa vista.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Mario » domingo fev 24, 2008 9:22 am

OLá companheiros.

Sobre os LCD/Plasma no essencial a mensagem do Aleluia e do Albi estão correctas.

No entanto convém referir que lcd e plasma são coisas completamente distintas.

Não vou entrar em pormenores técnicos o que importa fundamentalmente é que os lcds são melhores nos equipamentos de pequeno e médio formato os plasma nos de grande formato (a partir de 40").

Como não será comum o uso de equipamentos muito grandes nas nossas acs,então os lcds são os aparelhos indicados.

O ângulo de visão na minha opinião deve ser um factor a levar em conta porque o ângulo de visão (em graus) determina o ângulo máximo em que a imagem é visível. Quanto maior for este valor, menos terá de ficar em frente ao ecrã para poder ver a imagem.

Em relação ao tempo de resposta exceptuando alguns equipamentos de baixo de gama todos eles se encontram dentro do aceitável considerem como valor máximo 12ms .

A resolução também é importante,mas como estou a falar de equipamentos até 19" não é um factor decisivo.

No caso de aquisição de um lcd de maiores dimensões então todos os factores devem ser levados em conta aí não há milagres é o velho principio da ampliação da imagem se a fonte não for de boa qualidade a ampliada é pior.

Para concluir num lcd quanto maior for o ecran,melhores tem que ser as suas qualidades,nos vulgares equipamentos de 14 ou 15 " que equiparão as nossas acs,muitas dessas diferenças não são detectáveis.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor pressler » domingo fev 24, 2008 3:39 pm

Boa tarde companheiros!

Eu comprei uma TV LCD 15" da Hyundai a 12v no Jumbo.
Estou bastante satisfeita. O ecran é bom e o som tambem.
Estamos a falar de uma televisao para autocaravana e nao para a nossa casa. Comprei tambem uma antena Televes no Leroy Merlin.
Quer eu esteja em Portugal ou em Espanha, apanho todos os canais locais e com boa imagem. O preço de cada um destes aparelhos não foi nada exagerado. A diferença entre o AKI de Alverca e o Leroy Merlin de Almada era de € 26. Dá para acreditar? :?
Quando fui á nauticampo a minha autocaravana favorita na exposição tinha uma TV igualzinha à minha. :shock: :shock:
Desculpem eu ser tão pratica e dizer logo marcas e tudo, mas eu sou mesmo assim!! Para quê virgulas?
Muitas voltas tive eu que dar para encontrar tudo o que precisava. Se puder facilitar a vida de outros, porque não faze-lo?
Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

OBG

Mensagempor BiTri » sexta mar 14, 2008 10:08 pm

Boas Companheiros

Agradeço a opinião de todos. Tenho, obviamente, procurado o lcd "certo".
Vou optar por um com 20/21" os valores rondam os 300/400€.
BiTri

Registado: domingo fev 10, 2008 5:09 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » domingo mar 16, 2008 10:18 pm

Olá a todos.

Já pensaram na Era digital que se aproxima?
Proponho que ao comprarem uma televisão para a AC tenham a atenção que nao é só muito importante ser de 12v, mas já que têem de gastar dinheiro na aquisição não descurem um facto muito importante, que é ter sintonização digital, senão depois com o "apagão" analógico das duas uma: ou aquisição posterior de um receptor digital o que vai ser mais um aparelho a comsumir energia e viável um por tv; ou já estar prevenido com tv com sintonização digital.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor Foklin » segunda mar 24, 2008 11:28 am

Fernando Dias Silva Escreveu:Olá a todos.

Já pensaram na Era digital que se aproxima?
Proponho que ao comprarem uma televisão para a AC tenham a atenção que nao é só muito importante ser de 12v, mas já que têem de gastar dinheiro na aquisição não descurem um facto muito importante, que é ter sintonização digital, senão depois com o "apagão" analógico das duas uma: ou aquisição posterior de um receptor digital o que vai ser mais um aparelho a comsumir energia e viável um por tv; ou já estar prevenido com tv com sintonização digital.

Fernando,

Tem sugestões de marcas e modelos?

Obrigado.
RESPECT!!!
Foklin

Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am

Mensagempor Foklin » terça mar 25, 2008 11:53 am

Mais alguem tem sugestoes de marcas e preços? nomeadamente a 12 V?
RESPECT!!!
Foklin

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça mar 25, 2008 8:18 pm

Olá a todos.

Pois é aqui está um assunto algo pertinente que nos (a nós AC) vai dar a volta à cabeça daqui a algum tempo.

É certo que as marcas de televisores que todos falam e que são mais badaladas, não se dedicam tão especialmente a fabricar tvs "ambulantes". Por isso é que quem tem tvs lcd nas autocaravanas na maioria são de marcas menos conhecidas.
Mas a questão prende-se mais com os 12v do que a sintonização digital, pois a digitalização do sinal terrestre obriga a que todas as marcas mais tarde ou mais cedo tenham á venda no nosso país com esta opção senão depois não se vendem.
Os 12v é que nos interessam se falar-mos em televisores já com uma certa dimensão, e aí é que entram as marcas especializadas neste sector, porque se reparar-mos nas prateleiras das casas de venda de tv, cada vez são menos as que funcionam a 12v (mesmo de pequena dimensão) e estas que estão à venda não têem sintonização digital.

O que nos resta para já é procurar em sites especializados e/ou com alguma ligação a AC, com a consciência de que são produtos mais caros.

Passo a dar exemplos de tvs digitais:

http://www.12vtv.co.uk/12-volt-tv.asp?cat=1
http://www.in21now.co.uk/
http://www.leisurepower.co.uk/acatalog/LCD.html

página 30 do folheto

http://www.support-telecogroup.com/tele ... per_gb.pdf
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor Foklin » quarta mar 26, 2008 10:38 am

ok tudo certo!

Tambem axo que a sintonia digital é um ponto importante mas nao o mais importante ate porque quando cortarem o sinal analogico irão existir no mercado varios sintonizadores digitais a preços reduzidos.

Eu tambem ando a procura de um LCD e apos alguma investigação resolvi fazer este post para ajudar o resto dos companheiros.

Pelo que tenho visto nas varias lojas que tenho visitado existem mais LCDs a 12V que a maioria possa pensar, o que temos de fazer para os encontrar é o seguinte:

1 - Procurar nas lojas os lcds mais pequenos normalmente de 15 (pois se forem maiores necessitam de mais energia).
2 - ver os que têm tranformadores (os que ligam directamente a corrente estão excluidos pois so funcionam a 220V)
3 - os que têm transformador temos de verificar no tranformador o consumo do LCD normalmente aparece (12V - 3.5A) todos os que tiverem escrito 12V dão para as nossas ACs, existem muitos com tranformador que necessitam de mais energia (por ex: 14V - 4A), esses não dão.
4 - depois de escolherem o LCD que mais vos agrada terão de fazer o cabo de ligação a 12 V para isso basta irem a uma casa de electronica comprarem uma ficha que sirva de ligação ao LCD e uma ficha de 12V para a AC, com uma caixa de junção ligar ambas as fichas no mesmo cabo e VOILA, LCD a funcionar nas nossas ACs.
5 - se o consumo do LCD vos preocupa procurem no transformador ou nas expecificações do LCD a amperagem ou os Watts do mesmo, quanto mais baixa menos consumo.

Bom acho que isto ja vai ajudar muita gente a encontrar LCD para as nossas ACs caso tenham resultados avisem.
RESPECT!!!
Foklin

Mensagempor Foklin » quarta mar 26, 2008 10:43 am

Ontem passei na Box do Jumbo, obrigado pela dica companheira pressler, já não havia os Hyundai mas apos alguma investigação encontrei 2 LCDS:

Um TOSHIBA e um SANYO ambos a 299€

Axo que se consegue arranjar mais barato e por isso nao comprei caso não encontre la tera de ser. :wink:

Se tiverem conhecimento de outras marcas e preços avisem, pf.
RESPECT!!!
Foklin

Mensagempor Duarte » quarta mar 26, 2008 4:44 pm

Olá boa tarde
Em relação aos Lcd's eu acho que devem ter muito cuidado pois a maioria deles não trabalha bem a 12 volts mas e quando as baterias já estão a 11,2 ou a 11 volts será que eles funcionam bem?
Eu tive um Lcd da JVC que me fizeram o favor de roubar que só trabalhava bem a 12 volts. Quando tinha as baterias acima dos 12 volts 13,8 ou 13 por exemplo tinha montes de interferências na imagem e quando estava abaixo dos 12 volts ondulava a imagem toda.
Visto isto comprei um Lcd que trabalha a 9,5 volts e acabaram todos os problemas pois tem um transformador de corrente acoplado que ligas aos 12 volts ou 24 volts e funciona sempre quer estejam as baterias a 13,8 ou 12 ou a 11,5. A marca é Lenco e tem logo dvd incorporado bem como ficha usb e leitor de cartão SD para ler fotos ou outros ficheiros video mpeg, divx etc.
http://www.lenco.de/download/download.p ... =phpBFy6UO

Quanto á recepção digital as coisas não são assim tão lineares pois nada nos garante que o sistema de emissão digital que nós vamos ter vai ser igual ao dos outros paises que já o possuem, segundo li em alguns foruns desse tema vai mesmo ser diferente, e depois de nada serve o receptor que já vem integrado no lcd .

saudações

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta mar 26, 2008 8:41 pm

Boa noite

Caro foklin o meu objectivo é suprimir esse sintonizador digital extra que vai consumir mais energia, e se reparar bem, já os há cá á venda em Portugal;

Duarte não é um receptor mas sim um sintonizador digital, mas vamos esclarecer:
- DVB-T .... sintonia digital terrestre - para recepção terrestre;
- DVB-S .... sintonia digital satélite - para recepção satélite;
- DVB-H .... sintonia digital mobile phone - para uso nos telemóveis.

Então como é que marcas como Sony, Samsung e Philips têem à venda televisores iguais em todo mundo com a sintonização DVB-T?

Mas podem lêr no site da Anacom o que concerne isto da televisão digital para ficarem com uma ideia do que é:

http://www.anacom.pt/template20.jsp?cat ... ntId=13229

Foklin escreveu:
Pelo que tenho visto nas varias lojas que tenho visitado existem mais LCDs a 12V que a maioria possa pensar, o que temos de fazer para os encontrar é o seguinte:

1 - Procurar nas lojas os lcds mais pequenos normalmente de 15 (pois se forem maiores necessitam de mais energia).
2 - ver os que têm tranformadores (os que ligam directamente a corrente estão excluidos pois so funcionam a 220V)
3 - os que têm transformador temos de verificar no tranformador o consumo do LCD normalmente aparece (12V - 3.5A) todos os que tiverem escrito 12V dão para as nossas ACs, existem muitos com tranformador que necessitam de mais energia (por ex: 14V - 4A), esses não dão.
4 - depois de escolherem o LCD que mais vos agrada terão de fazer o cabo de ligação a 12 V para isso basta irem a uma casa de electronica comprarem uma ficha que sirva de ligação ao LCD e uma ficha de 12V para a AC, com uma caixa de junção ligar ambas as fichas no mesmo cabo e VOILA, LCD a funcionar nas nossas ACs.
5 - se o consumo do LCD vos preocupa procurem no transformador ou nas expecificações do LCD a amperagem ou os Watts do mesmo, quanto mais baixa menos consumo.

Bom acho que isto ja vai ajudar muita gente a encontrar LCD para as nossas ACs caso tenham resultados avisem.
.....................................

Ok, neste momento não faltam por aí à venda se alguém quizer comprar, são até mais baratos, mas sem sintonização digital terrestre.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor Duarte » quarta mar 26, 2008 11:08 pm

Olá boa noite

Pois o que eu queria dizer era sitonizador e não receptor.
Eu proprio tenho um Plasma Full hd da panasonic que mandei vir de espanha e tem o DVB-T. O modelo vendido cá em Portugal é exactamente igual mas não tem o DVB-T. Agora o que eu li no forum Techzone e que o mais certo é o sistema de DVB-T que vem para Portugal vai ser diferente dos outros paises e ai o que estamos agora a comprar talvez possa não ser compativel com a emissão digital que venha a ser emitida em Portugal.

saudações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes