por fnunes » domingo set 12, 2010 10:28 pm
boa noite!
Acerca de catalogos e manuais em português, é comum não só neste mercado, como tambem noutros de menor peso monetário.
Infelizmente, a culpa não é só nossa mas como alguem dizia que os importadores e alguns stand, não conhecem prejuizo, não tão pouco se interessam em ajudar os clientes que lhe batem á porta por coisas tão insignificantes, por vezes, bastava a leitura do manual.
É assim o markting de alguém que muitas vezes confunde a venda de AC com carrinhos de brincar..
Como o companheiro Trotamundos, existem muitos mais, que se abstêm de exigir os seus direitos.De acordo com o decº lei nº236/86 de 19 de Agosto, que resumidamente preconiza o uso da língua portuguesa nas informações sobre a natureza, características e garantias de bens e serviços, em território nacional, há que fazer uso desse direito.
Após o acontecimento, do facto e pela via de diálogo seria oportuno estabelecer uma data para a entrega dos respectivos manuais; caso não se efectivasse o solicitado e após o esgotamento de todas formas cordiais, sugeria o pedido do livro de reclamações e aí relatar uma não conformidade, a entrega de todos os docs relativos á mercadoria em Português.
Comigo aconteceu o mesmo, e apesar de três meses passados, ainda não tinha qualquer tradução dos manuais, por ser uma AC nova e zero km.
Não me cansei de os relembrar ao importador e representante em Lisboa por telef, mail, pessoalmente etc, que, a ilegalidade continuava e não havia maneira de se avançar para uma solução.
Também é verdade que ainda não tenho os manuais /catálogos em português, mas sei que passados alguns meses a ASAE se encarregou do assunto após de uma explanação do assunto.
É de louvar aqui o empenho demonstrado por esta entidade, e com toda a justeza, mandou encerrar o stand/agente/zona centro.
Repetindo... o povo é sereno .... depois não nos podemos queixar....
Não aceitemos as coisas passivamente, lutemos pelos nossos direitos e deixemos de ser um povo coitadinho..
Fernando Nunes
insistência
ADRIA-680 SPL