Frigorífico - Sistema de funcionamento a gás

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorífico - Sistema de funcionamento a gás

Mensagempor adidaspn » quarta nov 06, 2013 11:46 am

Caros amigos,

Tenho um problema, que me parece simples, com o sistema de gás do frigorífico que passo a descrever:

Quando pretendo colocar a funcionar o sistema de gás e ligo o botão on/off este apenas dispara o piloto (isqueiro) quando carrego no botão de intensidade na posição 0.
Assim que o rodo, supostamente para abrir o fluxo do gás, o piloto pára. Poderá ser apenas uma questão relacionada o queimador?

Saliento que funciona bem a 220V.

Cumprimentos a todos!
Um sonho realizado! :)
LAIKA X 694 R
adidaspn

Registado: quinta ago 29, 2013 4:05 pm

Re: Frigorífico - Sistema de funcionamento a gás

Mensagempor Oliventino » quarta nov 06, 2013 2:39 pm

Boa tarde.
Se percebi bem, não há problema. A ignição pára quando o gaz acende, perfeito.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor adidaspn » quinta nov 07, 2013 12:23 am

boas companheiro,

efectivamente a ignição pára, mas a luz não fica acesa e consequentemente o frigorifico nao fica a trabalhar...

cumps.
LAIKA X 694 R
adidaspn

Mensagempor Luis Agostinho » quinta nov 07, 2013 12:53 am

Boa noite adidaspn,

adidaspn Escreveu:Assim que o rodo, supostamente para abrir o fluxo do gás, o piloto pára.

Já há alguns anos que não trabalho com esse sistema de frigo (manual)...
Mas vamos lá ver se eu percebi...quando pressiona o botão o "piezo" começa a emitir uma "chispa" para inflamar o gaz...ao inflamar o gaz terá de manter o botão premido para que o "thermopar" (acho que é assim que se chama) "arme" para permitir a passagem do gaz e o frigo se manter a funcionar...
Ora se não mantiver o botão premido durante algum tempo o"thermopar" não "arma" e corta o gaz automaticamente por segurança...se mesmo depois de manter o botão premido ele se apaga é porque esse sistema de segurança não está a funcionar...
Normalmente pode ser ou um fio desligado...ou carvão a mais no "thermopar" e ele não aquece o suficiente para "armar"...
Mas nessas coisas de gaz..."conselhos de fórum" podem não ser eficazes e até se tornarem perigosos e por isso nada como consultar um técnico...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta nov 07, 2013 10:39 am

Luis Agostinho Escreveu:Boa noite adidaspn,

adidaspn Escreveu:Assim que o rodo, supostamente para abrir o fluxo do gás, o piloto pára.

Já há alguns anos que não trabalho com esse sistema de frigo (manual)...
Mas vamos lá ver se eu percebi...quando pressiona o botão o "piezo" começa a emitir uma "chispa" para inflamar o gaz...ao inflamar o gaz terá de manter o botão premido para que o "thermopar" (acho que é assim que se chama) "arme" para permitir a passagem do gaz e o frigo se manter a funcionar...
Ora se não mantiver o botão premido durante algum tempo o"thermopar" não "arma" e corta o gaz automaticamente por segurança...se mesmo depois de manter o botão premido ele se apaga é porque esse sistema de segurança não está a funcionar...
Normalmente pode ser ou um fio desligado...ou carvão a mais no "thermopar" e ele não aquece o suficiente para "armar"...
Mas nessas coisas de gaz..."conselhos de fórum" podem não ser eficazes e até se tornarem perigosos e por isso nada como consultar um técnico...

Um abraço,

Boas,
a mim acontece-me o mesmo, mas quando estou longos periodos sem ligar o frigorifico.
Ao chamar o gás, mantendo o ''termopar'' :roll: permitido, e carregando varias vezes no isqueiro piezo, a chama acende, e mesmo ficando ali uns segundos permitindo o botão, e depois tirando o dedo, o fogão desliga-se, porquê??
Porque depois de estar aceso, eu rodava logo o botão quase para o maximo, e o frigorifico apagava-se, por estar ainda frio.
O que se tem de fazer é deixar o botão quase no minimo, e depois ao final de uns 5/10 minutos, depois de estar a parte da combustão quente, já se pode rodar para a temperatura desejada.

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor RuckFules » segunda nov 11, 2013 9:56 pm

adidaspn Escreveu:boas companheiro,

efectivamente a ignição pára, mas a luz não fica acesa e consequentemente o frigorifico nao fica a trabalhar...

cumps.

Boa noite companheiro adidaspn

Pelo que percebo o seu frigorífico será identico ao meu.
E pela descrição parece-me estar a trabalhar perfeitamente. Pelo menos a parte de ignição, queimador e termopar.

O meu friforífico, depois da manutenção que lhe fiz funciona exactamente assim. Ligo o ignitor. Este fica a piscar conforme se ouve as faíscas. Carrego no botão de abertura de gás, rodo para a posição de aberto. O ignitor imediatamente pára e uns segundos depois solto o botão. Não tenho nenhuma luz piloto a indicar que a chama está a acesa. No caso da chama se apagar o ignitor aciona-se automáticamente e aí o interruptor pisca a cada faísca.
Depois de tudo isso... bom depois de tudo isso é esperar e esperar que aquilo faça frio. Se puser tudo dentro do frigorífico à temperatura ambiente no momento que o liga vai demorar umas horinhas até ter cerveja fresca! (Eu costumo trazer umas garrafas de água congeladas de casa para ajudar o frigorifico a fazer frio no arranque).

Cumprimentos
Carlos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor adidaspn » quarta nov 13, 2013 3:45 pm

Obrigado a todos pelas vossas opiniões que muito me ajudam a perceber o funcionamento destas coisas.

Para mim, depois de rodar o botão (supostamente para abrir o sistema de gás e injectá-lo no circuito e consequentemente aumentar a chama), deveria o botão on/off ficar aceso, conforme outros frigos que vi de uns amigos. Vou no entanto experimentar a fazer como dizem os amigos ruckfules e luismbmp.

Logo volto a dar notícias.

Obrigado mais uma vez!!
LAIKA X 694 R
adidaspn

Mensagempor adidaspn » quarta nov 13, 2013 3:49 pm

RuckFules Escreveu:
adidaspn Escreveu:Boa noite companheiro adidaspn

Pelo que percebo o seu frigorífico será identico ao meu.
E pela descrição parece-me estar a trabalhar perfeitamente. Pelo menos a parte de ignição, queimador e termopar.

O meu friforífico, depois da manutenção que lhe fiz funciona exactamente assim. Ligo o ignitor. Este fica a piscar conforme se ouve as faíscas. Carrego no botão de abertura de gás, rodo para a posição de aberto. O ignitor imediatamente pára e uns segundos depois solto o botão. Não tenho nenhuma luz piloto a indicar que a chama está a acesa. No caso da chama se apagar o ignitor aciona-se automáticamente e aí o interruptor pisca a cada faísca.
Depois de tudo isso... bom depois de tudo isso é esperar e esperar que aquilo faça frio. Se puser tudo dentro do frigorífico à temperatura ambiente no momento que o liga vai demorar umas horinhas até ter cerveja fresca! (Eu costumo trazer umas garrafas de água congeladas de casa para ajudar o frigorifico a fazer frio no arranque).

Cumprimentos
Carlos

desculpe amigo,

mas como irei ter a certeza de a coisa estar a funcionar se não tiver essa indicação? no caso, a luz acesa??
LAIKA X 694 R
adidaspn

Mensagempor RuckFules » quarta nov 13, 2013 4:51 pm

A unica forma de ter a certeza que o frigorífico está a funcionar (referindo à chama) é o facto do ignitor parar de piscar. Isso é sinal que a chama está acesa. O ignitor não pára enquanto a chama não acender. E no caso da chama se apagar, seja por uma forte rajada de vento (o que é pouco provável) seja por falta de gás o ignitor acciona-se automaticamente caso deixe o interruptor (do ignitor) na posição de ligado.

Que eu saiba, nestes frigoríficos (o meu é um Electrolux RM400) não há qualquer indicação luminosa no funcionamento a gás. Somente nos 220V e 12V.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor RuckFules » quarta nov 13, 2013 5:03 pm

Já agora, pode fazer um teste para ver se a parte do gás está a funcionar.

Ligue o frigorífico pelos passos que descreveu. Deixe o interruptor de ignição ligado. Feche o gás e veja se o ignitor começa a piscar (e a ouvir-se as respectivas faíscas). Abra o gás, espere uns segundos e veja se o ignitor parou de piscar. Se parou, pelo menos a parte do queimador, ignitor e termopar estão a funcionar perfeitamente.

Se ainda assim não fizer frio, então aí há uma série de passos a dar, nomeadamente manutenção. Já há por aí uns quantos tópicos com dicas sobre os frigoríficos e suas manutenções.

Nota: leva algum tempo até notar o frio no frigorífico. Dependendo da temperatura ambiente, podem ser horas! Estes frigoríficos são de absorção, e a sua temperatura interior está directamente dependente da temperatura exterior. Acima dos 35º, sem uma ventilação forçada na traseira do frigorífico o frio é quase para esquecer. Não há cerveja fresca para ninguém :lol:
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor chicojo » quarta nov 13, 2013 6:21 pm

boa noite caros colegas: se o sistema estiver a queimar o gàs, deve-se sentir o ar quente sair, na grelha de ventilação exterior superior
em caso de grandes calores,en nada adianta de posicionar o thermosta,na posição maxi, mas proceder de forma seguinte posicionar o conteudo do frigo de maneira que a circulação do frio,se possa fazer entre eles no interior do frigo =talvez descarregar um pouco=e o thermosta no médio,serà de melhor éficacia
e posicionar a A.C quando parada, de maneira que o frigo fique à sombra!
espero ter contribuido para que tenham cervejas frescas quan nos encontrarmos______chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor adidaspn » domingo dez 15, 2013 12:50 pm

problema resolvido. queimador limpo e a luz efectivamente não acende. sabe-se que está a funcionar quando o piloto se desliga. tive de recorrer aos serviços de pessoal "batido"... :) cumprimentos a todos!
LAIKA X 694 R
adidaspn

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes