por rui_martins » sexta fev 23, 2007 6:20 pm
Olá,
Como já foi (bem) dito por vários companheiros, o consumo das autocaravanas depende de vários factores:
- Tipo de veículo ( perfilada, integral ou com capuccino )
- Motorização e relação peso/potência
- Tipo de condução
- Tipo de percurso ( predominantemente rolante e plano, ou montanha e/ou "para-arranca" ).
No meu caso, posso dar os seguintes exemplos:
Autovivenda Peugeot J5 Maxi 2.500 D / 75 CV - Entre 8,5 e 12,5 litros/100Km
AC Granduca 14 (capuccino- 6 lugares) 2.500 Turbo Diesel 116 CV - Entre 9,0 e 14,5 litros/100Km
AC Buerstner T615 (perfilada- 4 lugares ) 2.8 TGV 146 CV - entre 9,5 e 19,0 litros/100Km
Os consumos mínimos indicados para cada caso foram obtidos rolando em zonas mais ou menos planas e com trânsito fluido, circulando a velocidade moderada ( 70 a 90 Km/h ).
Os consumos máximos foram obtidos normalmente em circulação em AutoEstrada "a fundo" e, muitas vezes, em zonas relativamente acidentadas.
Só para exemplo, os cerca de 19 litros aos 100Km foram consumidos numa parte do trajecto efectuado o ano passado nas férias, em autoestrada a caminho de Val d'Isere (França). Na altura ia em conjunto com 2 familías amigas, uma com um Opel Frontera 2.8 e outra com um Toyota HDJ 100 4,2l e a AC não ficava para trás... Aliás, o Opel Frontera não nos conseguia acompanhar !...
P.S. - Eu sei que tenho tendência para ter o "pé pesado", por isso não se assustem com os valores indicados...
Um abraço amigo,
Rui Martins
Braga
Rui Martins
Braga
Bürstner T615