Consumos das nossas AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Consumos das nossas AC

Mensagempor nuno soares » terça fev 20, 2007 12:33 pm

Companheiros,

Para quem nunca teve uma autocaravana e pensa em adquirir uma, uma das questões que levanta é o consumo de combustivel. Sendo que devido à construção e independentemente da motorização as perfiladas são as menos gulosas.
Agradecia as vossas "dicas" sobre os consumos das autocaravanas, visto ando a ponderar trocar a minha caravana por uma auto.

Cumprimentos,

Nuno Soares
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor time_out » terça fev 20, 2007 12:50 pm

Boa tarde

O consumo de combustivel numa autocaravana é bastante variável pois como sabe existem vários tipos - Capucino, Perfilada e Integral - assim como as mais diversas motorizações.
Para alem do tipo e motorizações também o peso com que habitualmente se circula influencia o consumo.
Não estou com isto a dizer que os consumos são muito elevados mas que há diferenças substanciais entre umas e outras (histórias de consumos baixos e altos todos temos).
Se procura só economia as Capucino terão de ficar de fora pois aq sua frente elevada e pouco aerodinamica provoca desde logo um acrescimo em relação a qualquer das outras.
Penso que a sua preocupação não deverá ser o consumo (nao acredito que seja superior ao que consome quando reboca a caravana) mas sim que tipo de autocaravana necessita (numero de lugares, disposição, etc...).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1254
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

consumo das ac

Mensagempor nelson » quarta fev 21, 2007 8:45 am

Bom dia.

O TIME_OUT ,tem toda a razão no que diz!
Tenho uma capucino , a escolha porque tinha uma de 4 lugares e o desfazer da mesa e montar todos os dias ,fiquei farto.
Então comprei esta de 6 lugares ,agora ja nao presiso tocar na mesa.
O motor e um 1.9TD , para uma autocarravana de 6 metros um pouco fraço .
O seu consumo medio e de 12 a 13 litros , mas consigo fazer uma media de 10 litros .
1- evitando por vezes as autoestradas e quando se tem mais prise ao vento , mas quando utilizo , o melhor e se por por detras de um camião
a autocarravana agradeçe .

boas viagem

nelson
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor Duarte » quarta fev 21, 2007 3:28 pm

Boa tarde
No meu caso tenho uma perfilada eden 502 com chassis Alko com 2,8 litros de 127 cv fiat, posso lhe dizer que os consumos são variáveis, é conforme o peso do seu pé no acelerador.

Posso lhe dizer que quando fui ao encontro CampingCar da Serra da Estrela atestei o deposito na Area de Almodôvar na A2 usei o meu pé com algum peso andei a velocidades na ordem dos 140 kms e picando por vezes o 150, registando no meu gps da garmin um pico de velocidade de 154 kms por hora quando cheguei a área do Pombal tinha o depósito em baixo, não faço ideia de quantos litros consumiu ao 100 mas pelos menos entre 15 e 16 litros foi.

Depois no mesmo encontro atestei numa bomba de gasolina na Serra da Estrela, fiz todo o passeio, voltei para o Algarve pela cidade da Guarda, e cheguei a Entradas ( aldeia no Alentejo) ou pé de Castro Verde ainda com 1/4 de combustivel onde atestei e fiz a média e posso lhe dizer que fiz média de 10,7 litros ao 100, mas desta vez não passei dos 120 kms/h, fazendo a maior parte do trajecto de volta a 100 kms hora na A23 e tb no IP2.

Posso também lhe dizer que nas viagens longas que o meu pai tem feito pela europa fora, a média geral da minha Ac é de 11 litros, claro não passando dos 120 kms/h.

saudações rolantes
Duarte
Editado pela última vez por Duarte em quarta fev 21, 2007 7:32 pm, num total de 1 vez.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

consumos

Mensagempor decarvalho » quarta fev 21, 2007 6:40 pm

Alo....

com uma Fiat Ducato, capucine, 2,8JTD, 127CV, da knaus, os valores são
dependentes do conta rotações...passar das 2000, é garantir passar da casa dos 10,7 para trepar aos 11, 12 e por ai fora...pena é que a 5 velocidade so entre bem pelas 2000 rotaçoes, o que significa regra geral, que o conta Km marca os 80 km/hora....

Quem sabe se o reescalonamento da caixa de velocidades não daria melhores performances?

Quanto às litradas são as seguintes...de gasóleo normal, nada de supers..

minimo 10.5l/100 (não passando dos 90...e a cerca de 2000 rotações)
maximo 15l/100
pé leve ate 100/110 fica por 11/11,5 litros (depende das subidas)
dos 110 aos 120 fica pelos 12,5
acima dos 120 aproxima-se "perigosamente dos 13,14
mais de 130 vai ate aos 15...( a evitar)
Editado pela última vez por decarvalho em quinta mar 01, 2007 8:19 pm, num total de 2 vezes.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor juba » quarta fev 21, 2007 7:29 pm

Olá

A minha velhinha Weinsberg Fiat Ducato 2.5D, faz médias de 9l /100km, em estrada a uma média de 100km/h

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor Teresa » quinta fev 22, 2007 10:10 am

Olá a todos

A nossa Moncayo-Halcon capucino 6 lugares(Fiat Ducato 2.8) tem um consumo médio de 10,5-11l/100km,é claro que depende muito dos circuitos e da velocidade,mas a autocaravana não é para andar em corridas até porque os limites de velocidade legais não o permitem.



Saudações para todos

Teresa e Mario
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Luis Camelo » quinta fev 22, 2007 11:31 am

Olá a todos.
A minha Challenger G 36, faz uma média de 10l / 100KH à velocidade
de 100/110km/H, :idea: sem advercidades. :?:
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor vitor » quinta fev 22, 2007 9:39 pm

A minha Challenger 103, 2.8JTD, perfilada, consome desde 9 até 14l. Nem mais, nem menos. Continuo com intenções de a trocar por uma van também Challenger. Acredito que o consumo será ainda inferior.
A propósito alguém sabe já algo credível sobre o novo motor 3,0 a nível de consumo, fiabilidade, ruido, CO e CO2? :?:
vitor
 
Mensagens: 500
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor rui_martins » sexta fev 23, 2007 6:20 pm

Olá,

Como já foi (bem) dito por vários companheiros, o consumo das autocaravanas depende de vários factores:
- Tipo de veículo ( perfilada, integral ou com capuccino )
- Motorização e relação peso/potência
- Tipo de condução
- Tipo de percurso ( predominantemente rolante e plano, ou montanha e/ou "para-arranca" ).

No meu caso, posso dar os seguintes exemplos:

Autovivenda Peugeot J5 Maxi 2.500 D / 75 CV - Entre 8,5 e 12,5 litros/100Km
AC Granduca 14 (capuccino- 6 lugares) 2.500 Turbo Diesel 116 CV - Entre 9,0 e 14,5 litros/100Km
AC Buerstner T615 (perfilada- 4 lugares ) 2.8 TGV 146 CV - entre 9,5 e 19,0 litros/100Km

Os consumos mínimos indicados para cada caso foram obtidos rolando em zonas mais ou menos planas e com trânsito fluido, circulando a velocidade moderada ( 70 a 90 Km/h ).
Os consumos máximos foram obtidos normalmente em circulação em AutoEstrada "a fundo" e, muitas vezes, em zonas relativamente acidentadas.
Só para exemplo, os cerca de 19 litros aos 100Km foram consumidos numa parte do trajecto efectuado o ano passado nas férias, em autoestrada a caminho de Val d'Isere (França). Na altura ia em conjunto com 2 familías amigas, uma com um Opel Frontera 2.8 e outra com um Toyota HDJ 100 4,2l e a AC não ficava para trás... Aliás, o Opel Frontera não nos conseguia acompanhar !...

P.S. - Eu sei que tenho tendência para ter o "pé pesado", por isso não se assustem com os valores indicados...


Um abraço amigo,

Rui Martins
Braga
Rui Martins
Braga
Bürstner T615
rui_martins
 
Mensagens: 38
Registado: terça nov 15, 2005 6:46 pm
Localização: Braga

Mensagempor fluis » terça fev 27, 2007 12:12 pm

Boa tarde,

Quero também deixar os valores e características da minha AC:
  • CI Riviera Garage.
  • Ford Transit , tracção atrás, rodado duplo, 2.4 - 125 Cavalos
  • Capucine
  • Comprimento :7,22 Metros
  • Altura 3,00 metros
  • Largura 2,25 mt

Como mantenho histórico, em ficheiro, dos dados de consumo, tenho a média global para os aproximadamente 43,000 km percorridos:
14,40 lt/100

Com máximo de 19,47 lt/100, na altura quase nova, mas quando perfez os km suficientes para experimentar as suas capacidades e tentar que o motor não ficasse preso.

Mínimo de 11,28 lt/100 andando mesmo devagar.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2456
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

consumos

Mensagempor ajmartins » terça fev 27, 2007 10:18 pm

:lol: Não admira o valor que obtenho na destribuição de resultados, voçes gastam que se fartam :wink:
Avatar do Utilizador
ajmartins
 
Mensagens: 17
Registado: sexta fev 23, 2007 10:43 pm
Localização: Maia

consumo de ac

Mensagempor mribeiro » quinta mar 01, 2007 7:52 pm

Boa noite

quero tambem deixar o meu contributo quanto ás médias.
A minha AC é capucine 6 metros Fiat Ducato 1.9 TDI o motor um pouco fraco nas subidas mas em plano não tenho razão de queixa.A média de consumo nos ultimos 2000 km foi de 10,3. Com velocidades entre os 90 e 110,algumas vezes atinjo os 120 mas só em auto-estrada.Este fim de semana irei fazer cerca de 600km com um novo aditivo no oleo,veremos o resultado.

cumprimentos
mribeiro
mribeiro
 
Mensagens: 49
Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm
Localização: Porto

Mensagempor J.Sanches » quinta mar 01, 2007 11:30 pm

Vamos Também ao meu contributo, quanto às médias:

A minha autocaravana é uma Andrarde Rigel 950 Integral, com 6,90 metros de comprimento em chassis mercedes 316 cdi.

Controlei os consumos durante 8.000 Kms. e fiz a média geral de 11,9 mas tenho consumos intermédios de 10 a 13,5 litos/100 Kms.

Reconheço que tenho um pé pesado para o acelarador e gosto de sentir os 158 cv a trabalhar.

J. Sanches
Maia
Avatar do Utilizador
J.Sanches
 
Mensagens: 79
Registado: quarta Oct 25, 2006 8:07 pm
Localização: Maia

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo mar 04, 2007 6:01 pm

Como há mais companheiros deste forum com caravana sem ser eu, deixo aqui as minhas médias:

Veiculo tractor: Ford Fiesta de 98, 5 portas, motor 1.25 75CV

Caravana: Pluma Weekend, 300KG reais;

Médias: 7L/100km, nunca passando dos 100km/h. 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes