Lubrificação Chassis AL-KO

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Lubrificação Chassis AL-KO

Mensagempor Duarte » terça set 20, 2011 9:42 pm

Para as Ac's equipadas chassis AL-KO AMC ou vulgo chassis AL-KO devem fazer a lubrificação cada 20000 Kms ou em cada 12 meses.

O copos de lubrificação estão á frente ou atráz do eixo traseiro do chasis AL-KO.
Imagem

Agora estou é com dificuldades de arranjar a massa lubrificante correspondente em Portugal:
Klüber Grease GL 1501,
Conda: Grease 3746 SP
Shell: Retinax LX Grease

Pelas pesquisas que fiz a Castrol LM Grease tem as mesmas caracteristicas e pode também ser usada mas o problema é que vendem um balde de 20 quilos e são 228E + iva.

Também pode ser usada a MOBILGREASE XHP-2 mas também não consegui vislumbrar nada em Portugal.

Também das pesquisas que fiz parece-me que que qualquer massa lubrificante pode ser usada desde que tenham estas carateristicas:
NLGI: 2
Penetração trabalhada:265-295
Viscosidade óleo base:160 a 40º y 15,5 a 100º
Ponto de gota, 250º
Componentes sólidos: Não
Massa de complexo de lítio

O unico site que consegui ver a a Shell Retinax LX Grease e que enviam para Portugal em pequenas embalagem foi este http://simplybearings.co.uk/shop/produc ... s_id=60180

Será que alguem já lubrificou o seu chassis AL-KO aqui em Portugal e se o fez foi onde?

Duarte
Guru do GPS
Editado pela última vez por Duarte em quarta set 21, 2011 9:09 am, num total de 1 vez.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor seco » terça set 20, 2011 10:01 pm

Amigo Duarte

Já deste a resposta!
Basta teres uma massa de (sabão) de lítio de NLGI 2 e não te preocupes com a marca pois as restantes caracteristicas que apontas todas as têm mais ou menos semelhentes.
O importsnte é saber se é de lítio ou de cálcio (como a que pões no barco) qual o grau NLGI (00 e 0 de aplicações muito específcas) 1(raramente),2 (a mais usual) ou 3 (em máquinas e camiões).
Agora fizeste muito bem em alertar para a lubrificação do eixo! Eu estou em falta....
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 20, 2011 10:45 pm

Boa noite Duarte,

Desconhecia por completo as especifidades da lubrificação de um chassis ALKO.
Nem nas inspeções anuais obrigatórias da marca no que dizia respeito á estanquicidade e que eu sem saber pedia por gentileza que lubrificassem os 2 eixos traseiros, nunca me foi referido a necessidade de o fazer e muito menos que seria uma massa consistente especial.

Por isso poderei falar por experiência própria...desde de 2005 e anualmente foi feito a lubrificação dos eixos e últimamente até fora das oficinas da marca da AC e nunca tive problemas.

Por isso não sei se será necessário esse rigor...mas como é óbvio cada um sabe de si.

De qualquer das formas penso que a Campilusa (passe a publicidade) é representante dos chassis ALKO em Portugal e por isso poderão dizer alguma coisa...embora as ditas revisões da minha AC tenham sido lá feitas...e sinceramente não dei por irem lá ao fundo buscar ao baú a "massa especial de corrida"... :roll: coisas....

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor cookie » quarta set 21, 2011 7:27 am

e nas oficinas de camiões não será possível fazer-se essa manutenção?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Miguel1975 » quarta set 21, 2011 8:32 pm

Boa Noite
Na minha auto-caravana fiz recentemente em Vila do Conde, numa estação de serviço, com o nome de pneus boss com telefone 252653064, fiquei contente com o serviço.
Miguel1975
 
Mensagens: 70
Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm
Localização: Vila do conde

Mensagempor seco » quarta set 21, 2011 10:05 pm

Boas

Desculpem mas a massa não é "especial de corida".
É uma massa de lítio NLGI 2 e em qualquer oficina pode swer feita desde que tenhamos o cuidado de ver o que vão aplicar.
O facto de virem referidas pela Alko algumas marcas trata-se de razões comerciais
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta set 21, 2011 11:03 pm

Amigo Quimico

A massa de lubrificação que falas é aquela que resiste á água de cor azulada?

Pode ser aplicada em todo o fundo da AC para além do eixo?


Desde já agradeço-te Seco

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Luis Agostinho » quinta set 22, 2011 11:28 am

Estás desculpado Seco... :wink:

Só utilizei o termo "especial de corrida" para exemplificar o rigôr...ou falta dele, que a maioria dos concesionários que trabalham em Portugal, a partir do momento em que encontram um cliente mais exigente e que no seu pleno direito exija ou peça para que as "prescrições" de fábrica sejam seguidas.

Para um leigo como eu, se me disserem que puseram massa de litio NLGI 2...e na realidade tiverem posto banha de porco da Sicasal :twisted: é rigorosamente a mesma coisa... :oops: :oops:

Desta vez desculpo...mas olha que para a próxima!!! :twisted:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor jgomes » quinta set 22, 2011 12:23 pm

Boa tarde

Tentando elucidar o companheiro Alexandre Chora, a referida massa, não tem qualquer problema se a aplicar pelo chassis todo, só perde é tempo e dinheiro. A dita massa, não penetra na madeira, nem tão pouco a torna estanque; com o passar do tempo, esta fica recequida (forma uma crosta), estala e acaba com o tempo por cair, devido às vibrações provocadas pelo andamento e pelo piso das estradas.

Nada como uma boa PARAFINAÇÃO do chassis, ou então, se tiver local para elevar a Ac, com uma trincha grande aplicar uma boa dose de verniz maritímo, igual ao que se aplica no casco dos barcos.

Espero ter ajudado.

Um abraço
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Mensagempor alexandrechora » quinta set 22, 2011 3:56 pm

Boas a todos

Companheiro JGomes, registada a informação e obrigado.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor seco » quinta set 22, 2011 9:38 pm

Boas

Alexandre as massas que resistem à água são as massas de sabão de cálcio. A cõr varia.
Quanto a colocarem uma massa de lítio NLGI 2 ou banha de porco (da Sicasal) só te digo Luis que tanto num caso como noutro só tens que usar os teus direitos de consumidor e pedir para ver o rótulo daquilo com que estão a lubrificar.
Assim terás a certeza se é uma massa de lítio e NLGI 2 (que tem a ver com o grau de"moleza" da massa) ou se é Sicasal ou da Nobre.
O direito é teu e tens um livro de reclamações aoteu dispor....
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Parafinar

Mensagempor psalreta » quinta set 22, 2011 10:53 pm

Boas, companheiro JGomes, aqui na nossa zona onde é que se pode parafinar as AC´s? E qual o preço desse serviço?
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Mensagempor jgomes » sexta set 23, 2011 10:27 am

Bom dia

Companheiro psalreta, eu, pelo menos uma vez por ano, na altura das férias, aquando da visita à familia em Vila Real, por lá conheço um sr de confiança que faz o serviço. Tem-me levado 60 euros, mas que fica bem fica. Pelos nossos lados, sei que ali junto a Caneças, estação de serviço da Galp, TI SALOIA, fazem esse serviço. Se o companheiro me der até 2ª feira, já lhe poderei dizer se existe mais algum local e o preço dos mesmos.
Até lá bom fim de semana.
Jgomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Parafinar AC

Mensagempor psalreta » sexta set 23, 2011 11:45 am

Realmente conheço essa estação de serviço em Caneças. Vou informar-me melhor. Agradeço a informação.
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Re: Parafinar

Mensagempor time_out » sexta set 23, 2011 2:52 pm

psalreta Escreveu:Boas, companheiro JGomes, aqui na nossa zona onde é que se pode parafinar as AC´s? E qual o preço desse serviço?


Boa tarde

Em Pero Pinheiro também há uma estação de serviço que o faz.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1254
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes