O meu amigo companheiro de viagens têm sido tão prestável comigo nestas andanças do autocaravanismo, que resolvi procurar ajuda para ele também.
Ele tem uma Fiat Ducato LMC Liberty de 1993.
O módulo eléctrico da célula é este:

Aparentemente desde que comprou a AC, que o sistema eléctrico nunca funcionou como deve ser. A instalação 12V do frigorífico não funciona correctamente, a gestão da carga e as ligações entre as baterias da célula e carro também não, e são perceptíveis algumas "invenções" na instalação anteriores à compra. Até dentro do próprio modulo se nota que já ouve intervenção. Inclusivamente uma das fichas do módulo chega a ter um aspecto meio derretido, embora os contactos estejam lá, mas não tem bom aspecto.
Ele tinha instalado um voltímetro na tomada de isqueiro junto ao painel de bordo para medir a tensão na bateria e acabou por ser isso que também chamou a atenção.
Mesmo com tudo desligado dentro da AC, a tensão baixa significativamente em 2 ou 3 dias e era frequente o voltímetro mostrar tensões abaixo dos 8/9V... e lá pensámos, pronto a bateria já foi! Ontem instalei-lhe um outro voltímetro digital que cá tinha e passou a mostrar 10/11V que confirmei com o meu multímetro, mesmo assim a voltagem era baixa para o normal. Espanto quando resolvi ir medir directamente na bateria da célula... 12,75V o que é normal! Ou seja, o módulo também limita a voltagem para toda a instalação da Célula em menos 2V ou 3V
Esquema não encontrei ainda, mas talvez ajudasse a perceber o problema.
O que acham
O módulo terá problemas e será irremediavelmente irrecuperável?
Seria possível substituir este tipo de modulo por qualquer outro? Tendo em conta que penso que também é este módulo que manda a informação dos níveis para o painel de bordo (não consegui ainda confirmar isto).
É certo que em 20 anos muita coisa evoluiu, mas noto nesta LMC uma maior complexidade na instalação eléctrica comparando com a minha Granduca que tem praticamente a mesma idade, mas cujo sistema parece bastante mais simples para fazer a mesma coisa.
Alguém tem alguma ideia para ajudar a resolver isto?
Mais dia, menos dia, eu acho que o meu amigo tenciona montar painel solar, e já me passou pela cabeça que se pudesse arranjar um controlador solar que passasse a fazer toda a gestão da carga/consumo da bateria - Bastaria depois montar uma caixa fusíveis ou disjuntores para os vários consumos da AC e um comutador para comutar a carga da bateria via painel/alternador/220V? Falando assim até parece-me fácil demais. Ficava depois a faltar o pormenor dos níveis dos depósitos, que repito, não sei se passam pelo módulo principal ou se vêm directamente ao painel de bordo.
Ver se conseguimos resolver o problema a este companheiro...