Gaz propano nas Ac´s.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor barradas » segunda fev 03, 2014 11:50 pm

romão Escreveu:Boas companheiros.
Companheiro Barradas, desculpe a observação, mas não percebi essa questão do regulador com válvula de segurança.
Pelo que deu para eu entender, sempre que houver saída de gás pela canalização, essa dita válvula corta o gás?
Então quando acendemos qualquer aparelho há consumo de gás e essa válvula não dispara e só dispara quando a saída é algures na canalização
antes das saídas nos queimadores?
mais uma vez peço desculpa mas não estou a ver a coisa.
Quanto à questão dos 30/37 mbars, quanto a meu ver, o problema não se põe tanto na pressão que sai da garrafa, mas sim, na pressão que cada aparelho
está preparado para receber.
Por exemplo: Na minha autocaravana existem 3 aparelhos. O frigorífico indica na placa que pode funcionar a 30/37 mbars,
a truma indica apenas 30 mbars e o fugão indica apenas 30 mbars. todos podem funcionar a gás butano ou propano.
Isto leva-me a concluir que se colocar a funcionar a 37 mbars os aparelhos que estão preparados para 30 mbars mais rapidamente
os seus sistemas de queima darão o bérro.
cumprimentos
romão

boa noite cada redutor tem indicação da pressao que trabalha ex: 37mbars na saida do redutor (ate pode ter um pouco mais, ou menos) ,os tres aparelhos a gastar ao mesmo tempo não vai ter os 37mbars em todos, e se so tiver um aparelho em uso, e for o de 30mbars, primeiro duvido que tenha os 37 pois tem sempre que contar com as quebras, e depois estamos a falar de 7mbars (tem a noção do que é 7mbars)
quanto a outra questao o companheiro jfneves deu a informação muito bem!
barradas

Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm

Mensagempor romão » terça fev 04, 2014 8:26 pm

Boas Companheiros.
Companheiro Barradas, depois de porfiadas pesquizas cheguei à conclusão de que 7 são 23,333% de 30, o que não é assim
tão desprezível como parece.
Quanto ao assunto que está em causa, tenho a dizer o seguinte:
Os aparelhos a gás da Categoria II 2H3+ , em que o 3 significa que o aparelho está preparado para queimar (gases de petróleo
liquefeitos-Propano e Butano), e o sinal + significa que o aparelho está preparado para usar, quer Butano, quer Propano, sendo no entanto diferentes as respetivas
pressões de alimentação (30/37 mbar respetivamente).
O facto das pressões de alimentação serem diferentes (30/37 mbar) resulta do poder calorífico do Propano ser inferior ao do Butano
e, por isso, é aumentada proporcionalmente a pressão do Propano de modo a que o caudal térmico seja o mesmo, usando-se um ou outro gás.
Como vê acabo de responder à minha pergunta e ao mesmo tempo à pergunta do Companheiro Luismbmp.
Com a minha dúvida esclarecida desejo a todos os companheiros ótimas viagens com o gás em segurança.
cumprimentos
romão
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor barradas » terça fev 04, 2014 10:29 pm

romão Escreveu:Boas Companheiros.
Companheiro Barradas, depois de porfiadas pesquizas cheguei à conclusão de que 7 são 23,333% de 30, o que não é assim
tão desprezível como parece.

boa noite 7 são 23,333% de 30, isso é um facto! agora esta a ver a parte numérica da questão, 23% assim a primeira vista mete respeito mas na realidade não é nada de mais (pelo menos para mim), como ja tinha dito faça o teste da pressão a entrada do aparelho, assim vai ficar descansado ou não porque os redutores tem sempre uma tolerância tanto para + como para - pressao, eu ficaria assim preocupado como vc esta se tivesse uma pressão no aparelho de 67mbars ou 1,5bars, agora 7mbars
barradas

Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm

Mensagempor Luismbmp » terça fev 04, 2014 11:35 pm

Boas,
Como em portugal não existem redutores de 30mbar para propano, só temos que andar com redutor de 37mbar.
Quanto ás torneiras, essa parte é me impossivel realizar, visto que toda a canalização de cobre está no exterior da AV. Não posso de maneira nenhuma colocar-me debaixo da AV, cada vez que queira abrir ou fechar uma torneira de um equipamento. Mas em termos de segurança faz todo o sentido, no entanto, como se deve compreender uma transformação de um furgão para AV, em termos contrutivos, embora de utilização semelhante, é um pouco ou muito diferente de uma AC feita de raiz com todos os requisitos de segurança.
Mas gostaria de ponderar em colocar pelo menos uma torneira de segurança antes do boiler e outra antes do aquecedor, pois no verão não preciso minimamente destes aparelhos e assim sendo o gaz estará sempre presente á entrada destes aparelhos.

Mas agora queria saber, quantos dos companheiros usam gaz propano com redutor de 37mbar?

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor Oliventino » quarta fev 05, 2014 12:00 am

Luismbmp Escreveu:
Mas agora queria saber, quantos dos companheiros usam gaz propano com redutor de 37mbar?

Abraço

Boa noite.
Eu uso de 50 mbar que vem de fábrica, perfeito.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor fluis » quarta fev 05, 2014 11:43 am

Luismbmp Escreveu:Boas,
Como em portugal não existem redutores de 30mbar para propano, só temos que andar com redutor de 37mbar.

...

Bom dia,

Esta informação não é correta. O redutor que é vendido pela Repsol para butano (bilhas laranjas) é de 30 MBar, e traz inscrito na embalagem ou no próprio redutor que é apropriado para Butano/Propano. Ou seja usando este redutor, fica com 30 MBar quer use butano ou propano.

Este redutor serve ainda para todas as bilhas vendidas em Espanha independentemente da Marca, para as bilhas da BP Butano vendidas em Portugal (incluindo a Ligth), e para a nova Bilha propano da PRIO (http://www.prioenergy.com/produtos-e-se ... /prio-gas/) que é ligeiramente mais pequena, salvo erro são 8 ou 9 Kg em vez de 11 Kg.

É contudo sempre preferível, terem o adaptador de pressão livre e um redutor independente, já que assim garantem que a partir do redutor, têm a redução recomendada quer pelas normas quer para a qual foi desenhada a instalação do gás. Que o digam o pessoal que importa as autocaravanas usadas da Alemanha, cujo pressão para o qual os equipamentos foram desenhados é 50 MBAR, e com um redutor independente e um adaptador de pressão livre, garantem o correto funcionamento de todos os aparelhos.

Na página principal do portal (http://www.campingcarportugal.com), no menu autocaravanismo sub-menú Técnicas&Bricolage encontram um artigo sobre gás que pode ajudar a tirar algumas dúvidas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor emanuel_jordao » terça mar 11, 2014 2:48 pm

Pelas leituras feitas aqui no fórum sobre Gás propano e pelas recomendações da oficina onde costumo fazer as reparações, decidi à 4 meses mudar 1 das garrafas de Gás BP Light para Repsol Propano. Além de ser melhor para o inverno, fiquei com a ideia que quando estou por Espanha tinha mais facilidade em comprar Gás. Dado que no verão passado tive dificuldade em encontrar Gás Bp light à venda em Espanha.

O que acontece é que na semana passada fui para a neve nos Alpes com 1 garrafa de Repsol propano a ¾ e a de BP light a ¼. Resumindo no final da semana acabei a da Repsol. Quando tentei comprar Gás Repsol ou BP na zona onde estava em frança não encontrei. Fui gastando a da BP a pensar que quando chegasse a Espanha facilmente comprava Repsol em qualquer lado.
Resumindo cheguei a Espanha e após o jantar acabou o Gás da BP. Vou tentar comprar na 1º Repsol que aparece e dizem-me que as garrafas de Portugal não podem ser trocadas em Espanha porque tem as “orelhas” diferentes (antes dava). Esta diferença dá muito jeito porque 1 garrafa lá custa 15€ e cá 28€.

Todos vocês que não têm depósitos GPL levam Gás sempre suficiente para as semanas que estão fora de Portugal ou têm mais facilidade que eu em comprar Gás?
emanuel_jordao

Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am

Mensagempor emanuel_jordao » quarta mar 12, 2014 2:35 pm

Alguém pode ajudar na minha questão do tópico anterior?

Abraço
emanuel_jordao

Mensagempor danibeja » quarta mar 12, 2014 3:02 pm

Boa tarde,

Desconheço a situação em apreço, no entanto dou a minha opinião...

Se não trocam as garrafas da Repsol em Espanha, eu comprava uma, se o Gás custa 15 Euros, e a botija aproximadamente 10€, fica em 25€, e depois cá guardava uma, que utilizava, consoante o local para onde me dirigia.... isto são tudo suposições, mas parecem-me coerentes....

Agora, acho muito estranho, não trocarem as botijas em Espanha, nem que tivesse que entregar uma botija da BP num posto da Repsol.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor emanuel_jordao » quarta mar 12, 2014 9:23 pm

Eu nessa Noite como estavam 0 graus e precisava mesmo de Gás ainda tentei comprar uma "garrafa" formato espanhol já que não aceitavam a minha à troca. Mas o Sr. da Bomba disse que só me podia vender a garrafa com contrato. Não sei o que ele queria dizer com o contrato, mas já estava pior que estragado e fui-me embora.
emanuel_jordao

Mensagempor Duarte » quinta mar 13, 2014 2:33 pm

Olá boa tarde
deixo aqui 2 ficheiros com base de dados para pois gps onde podem adquirir propano.

Os ficheiros não são de minha autoria e os créditos são de dois membros do ac passion Schutzengel e lelito
[/color

Não tomo qualquer responsabilidade de algum erro que os respectivos ficheiros tenham a nivel de informação, mas tenho utlizado estes ficheiros e de cada vez que necessitei foram sempre eficazes.

https://meocloud.pt/link/853ccc75-14a2- ... 01-18.kml/

https://meocloud.pt/link/daafb66d-8d3c- ... 42013.zip/

OS LINKS TÊM UMA DURAÇÃO DE 30 DIAS A CONTAR DE HOJE POIS OS FICHEIROS ESTÃO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor emanuel_jordao » sexta mar 14, 2014 1:56 pm

Muito Obrigado.

E os ficheiros da BP consegue arranjar?
emanuel_jordao

Mensagempor Duarte » sexta mar 14, 2014 11:12 pm

Olá boa noite
Tem aqui todos os postos do pais

https://static.maisgasolina.com/poi/tomtom.zip

e aqui apenas postos com GPL

https://static.maisgasolina.com/poi/tomtom-gpl.zip

dentro dos zip tem ficheiros com várias marcas entre as quais a BP atenção são postos de Portugal

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Mensagempor Duarte » sexta mar 14, 2014 11:20 pm

Atenção por lapso não referi que os ficheiros de Propano que postei no post viewtopic.php?f=17&t=6709&p=55895#p55862 são para Espanha

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes