Bateria da célula descarrega-se

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bateria da célula descarrega-se

Mensagempor RuckFules » quinta fev 10, 2011 8:29 pm

Boa noite companheiros.
Chegou a minha vez de pedir uma dica.

Assim do nada, e de repente, a bateria da célula da minha AC passou a descarregar-se, mesmo sem nada ligado.
Aconteceu no fim de semana passado, antes de me deitar, tinha bateria com carga. De manhã, nada. Completamente descarregada. Pensei que tivesse deixado as luzes da casa de banho ligadas, como já me tinha acontecido. Após por o motor da AC em funcionamento, e ter carga para a célula, verifiquei que nada estava ligado.
No regresso a casa, a bateria apesar de ter carregado pouco, no momento que a desliguei apresentava 12V (e uns "trocos"). Confirmei que não tinha absolutamente luz nenhuma ligada, mas deixei o quadro eléctrico ligado para testar. Ora bem, de manhã quando fui à AC, bateria já era.
De notar que não tenho equipamentos eléctricos nenhuns (TV's, inversores e afins) para além dos essenciais : luzes, bomba de água e partes eléctricas do boiler e frigorífico. Estes últimos estavam desligados nos respectivos interruptores.

Este fim de semana vou dedicar-me à "pesca" a ver se detecto de onde virá o consumo que me descarrega a bateria, mas qualquer dica de alguém mais experiente em AC's é bem vinda.

Nota: A bateria é recente. Nem um ano tem. Eu sei que é fraca (era a que vinha) mas normalmente para o consumo eléctrico que faço na AC, chega-me para 2-3 dias. Como disse, basicamente é para iluminação e bomba de água.

Desde já grato por qualquer ajuda.
Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor alexandrechora » quinta fev 10, 2011 9:32 pm

Boas

Companheiro podem existir duas situações globais distintas, eu começava por retirar a bateria da AC, coloca-la á carga na garagem ou em casa, carrega-la durante 12horas com um carregador de baterias convencional, fazia a leitura no final da carga e esperava dois dias, faria nova leitura e quase de certeza que a bateria terá caido a voltagem 1volt. Ligava-lhe uma lampada de stop e deixava estar acessa cerca de uma hora (pequeno teste de descarga), faz nova leitura e regista, posta os resultados, para poder interpreta-los... Mas receio bem que a sua bateria nova foi... que tipo de bateria é e quantos amperes têm, é importante dizer. Depois de ter a certeza que não é da bateria, o que eu duvido, passa então á segunda situação procurar uma passagem á massa. Por vezes é bastante mais dificil de resolver...

Já agora como carrega esta bateria, com apenas alternador, com painel solar? explique.

Cumps.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor RuckFules » quinta fev 10, 2011 9:52 pm

Obrigado companheiro Alexandre pelas dicas.

A bateria é de facto muito fraca para uma AC, mas era a que lá vinha (comprei a AC há menos de meio ano, usada). Faço questão de instalar outra bateria, painéis solares e alguns acessórios.

A bateria é de apenas 45 amperes. Como é só para iluminação (já troquei as lâmpadas mais usadas por LEDs) e para a bomba de água, até agora tem remediado (mas preciso mesmo de trocar). Já tenho estado "parado" 3 dias, e nunca fiquei sem carga, excepto uma vez que deixei as luzes do WC ligados (duas lâmpadas de 10W, para uma bateria daquelas, que já não estava totalmente carregada, foi um ar que lhe deu).

Amanhã irei fazer alguns testes. Vou ligar uma fonte de alimentação de bancada (trabalho em electrónica) e verificar se há registo de consumos com o multímetro.
A minha busca de ajuda, baseava-se mais na hipótese de já ter acontecido a alguém, e me poupasse um pouco o trabalho de andar à procura do problema.
Já em tempos, fiz o "levantamento" do esquema eléctrico da AC, quando tive um problema nos 12V do frigo, e a seguir uma "massa" que por milagre desapareceu na zona da cozinha.

Agora é hora de procurar o que ali consome. Não excluo a hipótese da bateria, mas até ao fim de semana passado tinha-se portado muito bem para uma bateria daquelas. Além de ser recente. Tinha sido colocada aquando da venda da AC (daí terem posto a mais pequena que devem ter encontrado no mercado).

Durante o fim de semana colocarei aqui os resultados.

Desde já obrigado, e brevemente falaremos sobre painéis solares, que pretendo instalar na AC. Inicialmente 1, mas futuramente serão 2. E uma (ou duas) bateria AGM!

Uma nota à parte deste tópico. Verifiquei noutro tópico que o companheiro Alexandre também é aeromodelista. Ora aí está um hobbie que larguei há uns anos, mas que pretendo voltar a praticar. Já temos algo mais para além de AC's para conversar. Ainda tenho umas resmas de lenha para acabar de fazer uns modelos que estava a construir na altura. para além de dois aviões prontos a voar (depois de desmontar e limpar os motores que estão parados há 10 anos). Outro investimento a fazer, rádios e receptores novos. O meu Futaba já está mais que ultrapassado, e ainda trabalha nos 35Mhz. Já agora, e se não for questionar muito, onde costuma voar? Eu voava na antiga pista do Seixal... há 10-12 anos.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor alexandrechora » quinta fev 10, 2011 10:30 pm

Boas

Companheiro, como este tópico é seu, responderei ás suas questões mesmo fora do ambito do titulo do tópico.

Mas antes de mais que tipo de bateria é?

Se for uma bateria normal, e se já morreu uma vez quando deixou as luzes ligadas, quando isto a acontece, a bateria nunca mais é a mesma, e o grito do cisne está proximo, e pelos vistos já aconteceu.

Se é tecnico de electronica, facilmente monta um painel solar 90wmonocristalino e um regulador de carga 325eur, a bateria pode ser normal não precisa de comprar AGM, mas se vai comprar então invista 180eur na AGM, quem tem estas baterias está encantado...
Se optar por uma bateria convencional não compre com menos de 95ah e não mais de 120ah, se necessário compre duas, mas o primeiro investimento deverá mesmo ser o painel, senão as baterias mesmo novas vão-se, acredite...

O radiomodelismo, tenho 3 veleiros de 50cm, 80cm e 100cm de casco, um barco a motor e qualquer coisa com 16 aviões, uma pequena fortuna. Enfim... exageros que espero não voltar a cometer... com tanta miséria e eu.... bom enfim...

Costumo voar mesmo na Praia da Areia Branca do lado do areal existe lá um pequeno aerodromo, também numa pista privada de um amigo e no Arelho perto de Obidos. Adoro voar com os pés bem assentes no chão...eheheheheh

Teste primeiro a bateria, antes de procurar passagens á massa.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor nelsontiago » quinta fev 10, 2011 10:50 pm

alexandrechora Escreveu:Se optar por uma bateria convencional não compre com menos de 95ah e não mais de 120ah


E porque não mais de 120ah? será apenas pelo espaço ocupado e peso, ou outras razões ainda?
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor Dias UMM4x4 » sábado fev 12, 2011 9:54 am

Boas

RuckFules

Embora a bateria tenha cerca de 1 ano e aparentemente não havendo qualquer equipamento ligado, esse problema pode surgir ou por defeito ou falta de manutenção.
Não sei se já o fez.... mas.... verifique o nivél do electrólito na bateria da célula e depois siga as dicas dadas pelo companheiro "alexandrechora", caso não resulte se ela tem menos de 2 anos pode trocá-la por ainda se encontrar na garantia.
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes