GPL para o frigorífico, boiler e fogão

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 05, 2010 5:45 pm

Caro Spinto:

Das diversas questões que colocou, e reportando-me aos limitados conhecimentos que detenho, apenas posso dar-lhe a minha modesta opinião em relação a parte delas:
- o funcionamento do frigorífico é melhor com Propano do que com Butano. Como o GPL será constituído por mais de 90% de Propano, aí tem a resposta. Acresce que o Butano da Repsol é dos piores que conheço, empestado de óleo... Não é difícil qualquer gás ser melhor do que o Butano da Repsol!
- penso que não é aconselhável manter o frigorífico ligado no gás, quando se circula, dado desligar-se com facilidade o sistema de ignição devido ao movimento do ar na zona de queima.
- relativamente ao enchimento das botijas com GPL, penso não ser recomendado, sobretudo se as mesmas se destinavam originalmente ao gás Butano.
Os companheiros mais esclarecidos dirão melhor do que eu.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor José Conceição » domingo dez 05, 2010 7:18 pm

Caro companheiro. Em relação ás questões que coloca apenas posso dar uma achega, nalguns pontos.
Circular com o frigorífico ligado, não é todo conveniente , pois a segurança deve estar em primeiro lugar, já que como foi referido com a deslocação o piloto pode apagar, e também por outro lado em caso de acidente o risco de incêndio será maior.
Quanto ao GPL, é possível colocar um deposito no lugar das garrafas, mas quanto ao valor a despender no momento não lhe sei dizer, conheço quem faça esse trabalho e irei informar-me. As garrafas de propano/butano é possível proceder ao seu enchimento usando para isso um adaptador que pode adquirir numa estação de serviço com GPL, ou numa oficina onde façam a montagem dos depósitos, contudo em Portugal o enchimento é proibido por lei, embora haja quem o faça. O que vejo são na sua maioria estrangeiros, alemães e alguns ingleses, pois por lá acho que não existe essa proibição, e assim o valor de uma garrafa diminui substancialmente.
Quanto a qualidade o GPL da Repsol, do que oiço dizer aos consumidores deste tipo de produtos, será um dos melhores para os motores, para os outros equipamentos, não sei. Em relação ao gás de garrafa é possível que não o seja, pois o da GALP será melhor.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição

Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm

Mensagempor spinto » domingo dez 05, 2010 10:16 pm

por falarem do gaz da repsol ser dos piores, agora começo a perceber porque é este verão não consegui ligar o frigorifico a gaz.

estava a pensar que tinha o frigorifico avariado na função gaz e afinal pode ser da qualidade fraca do gaz que uso (repsol), escolhi este por ir muitas vezes para espanha e achar ser o mais facil de comprar.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 05, 2010 10:26 pm

Atenção, companheiro Spinto, o problema pode não ser só do gás, ou até nem ser do gás.
Pode ter a chaminé do frigorífico entupida (eu limpo a minha com intervalos de alguns dias de utilização, no máximo não deixo passar mais de 2 semanas, sobretudo quando o recurso ao gás é mais abundante). Este parece ser um problema de certos modelos de frigorífico, sobretudo (segundo julgo) dos maiores, os que têm capacidade à volta dos 150 litros (com congelador à parte). Se for esse o caso tenderá a notar muito o odor a enxofre e ao fumo de queima no habitáculo, sobretudo se o vento estiver do lado do compartimento do frigorífico.
Será com maior probabilidade do gás, aí sim, se o queimador não acender (obstrução por óleo contido no gás, ou por outra causa?).
Aconselho, para tirar dúvidas, a experimentar uma botija doutra marca, e logo verá. Se puder, experimente também propano, se a lira for apropriada, claro.
Henrique Fernandes

Mensagempor spinto » domingo dez 05, 2010 11:19 pm

obg pelas explicações

Realmente deve ser do gaz, o queimador nem acende, testei há uns 2 ou 3 anos o frigorifico e funcionava perfeitamente.
Como não costumo usar o frigorifico a gaz, e como o ano passado apliquei a botija da repsol tipo pluma, deve ser daí o problema.

Antigamente usava BP, talvez mude agora para a galp se for problemas de gaz.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Limpeza de Chaminé do frigorifico

Mensagempor VítorEsteves » segunda dez 06, 2010 9:14 pm

Viva companheiro Henrique Fernandes,

Na sua última participação neste tópico, referiu que faz limpeza períodica da chaminé do frigorífico.

Como o faz e com quê?
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda dez 06, 2010 9:30 pm

Caro Vítor Esteves:
O primeiro método, mais rápido, consiste em começar por "soltar" o sistema de queima, movendo-o para o lado e permitindo acesso livre ao tubo da chaminé a partir do seu ponto mais inferior. Nessa altura introduz-se a ponta de uma pistola de ar à pressão na extremidade do tubo e dispara-se. Vão voar cinzas por todo o lado até o tubo da chaminé ficar relativamente limpo.
O segundo método consiste na introdução de um escovilhão na parte superior do tubo da chaminé, depois de retirado o tubo em T que o encima, e de se ter extraído o gancho que tem pendurada no interior da chaminé uma pequena lâmina de cobre enrolada em espiral (julgo que está lá para fazer "torcer" o fluxo de ar no interior da chaminé). O lixo vai caindo à medida que o escovilhão desce até à extremidade inferior da chaminé, tombando sobre o chão do compartimento uma vez que a estrutura do queimador já tinha (tal como no primeiro método) sido afastada.
O primeiro método é mais rápido e menos trabalhoso, servindo como um óptimo "desenrasca", enquanto o segundo permite uma limpeza melhor e não depende da, por vezes, difícil procura de uma pistola de ar quando se anda no estrangeiro, já que pode ser executado com todo o tempo e calma durante uma ida ao camping ou a uma área de pernoita.
Volto a realçar que este me parece ser um problema de apenas certos modelos de frigorífico, já que muitos companheiros ficam admirados quando me vêem proceder à limpeza, dizendo que nunca a fizeram e que os seus frigoríficos sempre funcionaram bem.
No meu caso, e noutros a que assisti, a diferença de eficácia após a limpeza, é como do dia para a noite .
Henrique Fernandes

Mensagempor spinto » segunda dez 06, 2010 9:57 pm

o meu frigorifico é electrolux, é dos que necessita mais cuidado?
Sergio Pinto
Braga
spinto

Mensagempor VítorEsteves » segunda dez 06, 2010 11:20 pm

Caros companheiros,

A minha preocupação pela limpeza da chaminé surgiu, porque a AC de um companheiro meu amigo teve um começo de incêndio (que lhe queimou as grelhas, a janela e estore).
A sorte dele, foi estar estacionado num local frequentado e as pessoas que passaram por perto lhe apagarem o incêndio, senão a AC tería tería sido consumida pelas chamas. E sabe-se lá se não se teria propagado a outras ACs estacionadas por perto.
Quando a mandou reparar, o técnico informou-o que a origem do incêndio esteve na acumulação de fuligem na chaminé do frigorífico e que teria sido evitado se esta tivesse sido limpa com alguma regularidade.
O frigorífico dele é um electrolux de pequena dimensão, mas usa gás butano que, pelos vistos, liberta mais sujidade.

Porque, uma limpeza na chaminé fará mais bem que mal, logo que tenha uma oportunidade, será o que farei.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

limpeza chamine frigorifico

Mensagempor ruca » terça dez 07, 2010 10:13 am

Bom dia companheiros, gostava de saber como fazer para proceder a limpeza da chamine do frigorifico.
gratos pela atenção
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça dez 07, 2010 10:28 am

Ruca:
Lê o meu post datado de ontem, penso que está lá o essencial.
Se ainda tiveres dúvidas, telefona-me.
Henrique Fernandes

Mensagempor ZecaSantos » terça dez 07, 2010 6:14 pm

Companheiros Boa Tarde,

Spinto, só quatro notas para ir à sua questão do GPL.

- Será difícil (senão impossível) encontrar depósitos que se adaptem ao espaço que tem reservado para as botijas. Normalmente o depósito GPL é instalado num local conveniente e a caixa do gás passa a arrumos
- O enchimento de botijas convencionais é proibido além de ser extremamente perigoso.
As que foram referidas, das que trazem os estrangeiros, são diferentes das nossas visto estarem preparadas para esse fim, em virtude de terem mecanismo adequado (idêntico aos depósitos de GPL) que faz parar a admissão de gás automaticamente assim que atinge 80% da capacidade da botija/depósito.
O que quer dizer que se corre o risco de explosão com botijas convencionais e quando não se tem os conhecimentos necessários.
- A montagem do sistema de GPL ronda os 600,00€, variando de carro para carro e de acordo com a capacidade do dito
- Com o sistema SecuMotions (redutor) é possível circular com o frigorifico a gás, mas qual a vantagem?

Eu uso GPL e não noto diferença alguma nos equipamentos de queima, com a vantagem de quando vou para o estrangeiro não estar preocupado com redutores, além da comodidade quando o gás está para acabar e é necessário reabastecer.

Espero ter dado alguma ajuda

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor vitorandrade » terça dez 07, 2010 11:04 pm

Este ano andei por França e numa visita a uma loja da Narbonne vi que era possível adquirir uma botija para GPL da mesma dimensão das de propano.
O preço é que não é nada convidativo.
http://www.narbonneaccessoires.fr/boutique/index.php?cPath=51_73
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor ZecaSantos » sexta dez 10, 2010 4:07 pm

Companheiros boas...

Vitor, é precisamente a essas botijas a que me refiro, o problema (ou não) é o preço. Por cá também há dessas, vêm todas do mesmo sítio +-.

Um abraço

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor vitorandrade » sexta dez 17, 2010 7:32 pm

Descobri este site
http://www.outdoorbits.com/gas-lpg-c-156_123.html
Penso que será o mesmo sistema da Narbonne, mas muito mais em conta.
O meu problema é que nestas coisas não gosto de arriscar. Só se tiver confiança absoluta é que avanço.
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 8 visitantes