Saúde para todos!
Por vezes o silêncio não é de ouro.
time_out Escreveu:Já por mais de uma vez tentei entender como é possível dissociar-se a opinião "oficial" da simples opinião de cidadão quando quem escreve é dirigente de determinado clube ou associação.
Não é possível! Excepto se o dirigente estiver total ou parcialmente contra a opinião "oficial"
O que é possível e nem sequer vou fazer perder tempo a quem quer que seja a explicar, porque não tem qualquer importância, é dissociar responsabilidades.
time_out Escreveu:Não estou a falar de opiniões sobre o autocaravanismo em geral mas em situações muito particulares em que apenas dirigentes têm acesso a determinadas informações (em especial que muitas das reuniões que se passaram no passado entre associações, movimentos, federações, clubes, etc..) foram feitas discretamente.
Estou completamente de acordo!
É por isso que, no que a mim respeita, todas as opiniões que faço neste e noutros Fóruns não são baseadas em informação privilegiada, são baseadas em informação pública que está publicada.
time_out Escreveu:Usar esse privilégio para opinar em nome pessoal, defendendo a posição do clube ou associação que é dirigente, é no mínimo estranho.
Estou de acordo, excepto no que se refere ao adjectivo "estranho". Considero que o uso de informação privilegiada para a obtenção de dividendos de qualquer tipo é, no minimo, uma falta de ética e deve, também no minimo, ser sancionada socialmente.
Aliás, sobre esta informação priveligiada, coroborando as minhas afirmações anteriores, escrevi no tópico "A FCMP e o movimento autocaravanista" o seguinte:
Tudo o que aqui venho dizendo pode ser dito por qualquer outro autocaravanista, na medida em que é informação pública, não confidencial e não é obtida no interior do CPA.
Existe uma pequena “coisa” chamada ética, que deve impedir os dirigentes de qualquer entidade de utilizarem informação obtida em função dos cargos que desempenham.
É por causa dessa “coisinha” chamada ética que os dirigentes do CPA não divulgam publicamente conversas tidas com outros dirigentes e os comunicados são, praticamente quase sempre, objecto de acordo prévio com as entidades com quem se estabeleceu contactos.
Esta é uma prática conhecida, de que CPA não abdica, tendo por isso a confiança dos interlocutores e sócios, que estão seguros de que só virá a público o que for mutuamente acordado. Muitos dos que me estão a ler sabem que é exactamente assim.
Isto para dizer que as opiniões que exponho apenas me responsabilizam a mim e que resultam da reflexão que faço sobre as questões que verdadeiramente interessam ao autocaravanismo.
Várias vezes, como se de um assunto de crucial importância para o autocaravanismo se tratasse, tem sido colocada a questão do aparecimento da pré-Declaração de Princípios e da própria Declaração de Princípios. O autor deste texto considera que é irrelevante para o Autocaravanismo qualquer explicação sobre o assunto, até na medida em que essa explicação poderia provocar maiores divisões no seio do Movimento Autocaravanista de Portugal, não eventualmente pelo conteúdo das explicações, mas pelo aproveitamento que muitos não deixariam de fazer. Mas, o autor deste texto não tem o direito de fazer qualquer tipo de revelações pelas razões já acima justificadas.
Nesta matéria, não confirmarei, nem desmentirei qualquer afirmação. Por isso, não vale a pena, é escusado, insistirem com perguntas, com insinuações, com provocações, sobre este matéria ou qualquer outra que resulte de conversações com entidades ou pessoas e o CPA." time_out Escreveu:Durante algum tempo fomos lendo neste fórum informações não oficiais de mas que na realidade o eram e apenas não passavam como tal porque os interlocutores usavam o mesmo subterfúgio.
Não estranhei portanto as palavras da administração do forum, que aliás já por mais de que uma vez chamou a atenção para este tipo de "disputas" e achei simplesmente descabido a publicação do pedido de desculpas feito pela Pressler (membro do forum) em nome da Ana Pressler (presidente do CAI). Teria sido melhor que o CAI, pela sua presidente, tivesse escrito directamente para a administração do forum, como aliás diz que o faz quando quer fazer publicar um encontro ou passeio.......
Todos os meus comentários anteriores tiverem (têm um objectivo) que está alcançado, pelo que esta parte do texto não me diz respeito.