Caros companheiros,
Na sequência dos últimos tópicos sobre sinalética, legislação, parques de autocaravanas e afins, que acompanhei com interesse, venho aqui colocar à reflexão de todos os companheiros o conceito de Autocampismo.
Eu sou autocaravanista à apenas 6 meses… nunca fui campista… e também não sou autocampista.
Mas o que é ser autocampista?
Todos nós neste fórum condenamos a prática de Autocampismo, mas eu ainda não encontrei uma definição clara deste termo, e também não encontrei essa definição em nenhum dicionário. E para podermos condenar, temos de definir claramente o conceito.
Mas sendo esta palavra formada pela conjugação de duas outras (auto + campismo) julgo que uma boa definição poderá ser:
Autocampismo é quando um automobilista (independentemente do tipo de veiculo) pratica campismo no espaço público.
E o que será praticar campismo no espaço público?
“Campismo - Actividade de lazer, turística ou desportiva, que consiste em acampar ao ar livre, em recintos próprios (parques de campismo) ou livremente em locais naturais (campismo selvagem)” (
http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/Campismo)
Há quem defenda que a simples abertura duma janela da autocaravana pode configurar a prática de campismo, o que eu discordo em absoluto.
Também há companheiros que defendem que a colocação de qualquer objecto fora da autocaravana é considerado Autocampismo.
E ainda há companheiros que defendem que se nos afastarmos da autocaravana podemos estar a fazer um pic-nic, e não Autocampismo.
Eu sou de opinião que a resposta depende de 3 factores: local onde estamos, tipo de objecto, e período de tempo em que o objecto permanece fora da autocaravana.
Exemplo 1: Se eu estiver numa planície alentejana, completamente sozinho, e se me sentar numa cadeira debaixo dum chaparro a ler um livro, mesmo ao lado da autocaravana, durante 30 minutos ou 1 hora, estou a fazer Autocampismo? Eu digo que não.
Exemplo 2: Se estiver num parque de estacionamento, e colocar uma mesa e cadeiras no exterior, ao lado da autocaravana, para ir almoçar, estou a fazer Autocampismo? Eu digo que sim.
A dificuldade deste tema está portanto em estabelecer claramente a fronteira entre aquilo que pode ou não ser considerado como Autocampismo.
Poderemos dizer que essa fronteira deve ser definida individualmente, em função do bom senso, civismo e regras de boa conduta. O que sendo verdade pode ser insuficiente e bastante subjectivo.
Portanto, penso que seria bastante vantajoso para o autocaravanismo que se estabelecesse um critério objectivo que delimitasse essa fronteira. Será possível?
Uma solução será enumerar um conjunto de situações que são consideradas Autocampismo, mas que terá o inconveniente de ser uma lista bastante exaustiva, e eventualmente sempre incompleta.
E será possível estabelecer um critério objectivo em função dos 3 factores que enumerei (local onde estamos, tipo de objecto, e período de tempo em que o objecto permanece fora da autocaravana)? Ou então em função de outros critérios?
Deixo o assunto à reflexão e opinião de todos nós (membros do fórum, clubes, projectos, movimentos, organismos, etc.).
Cumprimentos,