Parque de Campismo da Árvore - há que boicotar?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Parque de Campismo da Árvore - há que boicotar?

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo set 12, 2010 5:20 pm

Companheiros:

No pretérito dia 11 de Agosto pretendi instalar-me com a minha autocaravana no Parque de Campismo da Árvore, em Vila do Conde. Infelizmente o mesmo encontrava-se lotado pelo que a minha pretensão ficou por satisfazer.
Nessa circunstância solicitei que me fosse pelo menos permitida a utilização da área de serviço do parque para reabastecimento da autocaravana, face à necessidade quase desesperada em que me encontrava. Tal foi-me recusado com o argumento de que eram «ordens da direcção».
Em carta datada de 6 de Setembro expús a situação à direcção do parque, chamando a atenção para a prática - cada vez mais comum - de os parques de campismo aderirem ao programa de reabastecimento de autocaravanas.
Solicitei nessa carta uma tomada de posição formal e definitiva sobre o assunto, para posterior conhecimento e divulgação junto dos autocaravanistas.

Eis a posição que no dia seguinte me foi enviada, seca e curta:

«...cumpre-nos informar de que se trata de um parque de campismo associativo e como tal tem limitações, nomeadamente neste tipo de serviço.
Sem mais de momento enviamos os nossos respeitosos cumprimentos»

Claro que o argumento não colhe, porque a área de serviço está lá, no interior do parque, e se serve para os que estão poderia também servir para os que passam, assim fosse esse o desejo da direcção.
Estabelecido o facto de que se trata apenas de muito "pouca vontade" em bem acolher os autocaravanistas de passagem, decidi nunca mais frequentar o Parque de Campismo da Árvore para praticar campismo com autocaravana.
Já agora, fiquem sabendo que a resposta me foi remetida pela mão de um intitulado «Clube Nacional de Montanhismo - Clube Alpino Português», na pessoa da «direcção do departamento de campismo». Sem desrespeito pelos méritos deste tipo de associações no âmbito da sua específica actividade social, está à vista de quem queira ver a falta de sensibilidade da maioria destas pessoas para a temática e necessidades específicas do autocaravanismo.
A quem ainda restem dúvidas sobre a necessidade de o autocaravanismo se autonomizar associativamente do campismo, montanhismo e de outros ismos, aqui fica esta chamada de atenção...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor cookie » segunda set 13, 2010 9:59 am

a resposta que recebeu foi do clube nacional de montanhismo pois é a entidade responsável por esse parque de campismo-algo que desconhecia.

é triste (e ainda pra mais eu que pratico montanhismo e sou autocaravanista) ver como uma associação dessa natureza discrimina os autocaravanistas...

em vila do conde há outro parque de campismo, em ferreiró - na zona rural. pode ver o parque no seguinte link:

www.campingave.net

e talvez contactar o parque para perceber se eles permitem a manutenção de AC sem obrigar a estadia.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor caraujo » segunda set 13, 2010 4:32 pm

Boa tarde a todos,
Nestas férias segui o conselho "economicista" no nosso Presidente da República, e passei as férias cá dentro...para ajudar o nosso PIB...LOL

Viajei pela Costa Alantejana e Algarve e num dos dias peguei no livrinho dos Parques de Campismo e comecei a ligar a todas as que tinham Área de Serviço e cheguei, em quase todas, à mesma conclusão..."o uso só para quem pernoitar"...não dá para entender:
1- O investimento na Área de Serviço já está feito, não será lógico rentabilizar o investimento?
2- Será que os propriatários/associações/gestores dos parques acham mesmo que com esta posição, muito pouco inteligente (do ponto de vista economicista, logo sem quaisquer intenções ofencivas), conseguem obrigar os Autocaravaniestas a pernoitarem nos parques? Se assim pensam, pouco conhecem sobre Autocaravanas. Estou à vontade em dizer isto, pois não sou um Autocaravanista extremista, que diz "PARQUES DE CAMPISMO---NUNCA". Gosto de alguns parques de campismo e por isso, por vezes sou cliente neles...mas só quando EU quero e não quando me querem OBRIGAR a tal.

Já agora, não consegui contactar todos os da Obitur, mas no geral parece-me que todos os parques desta rede permitem a sua utilização sem pernoita (se alguém souber de situações em contrário agradece que informe).
Dos poucos parques que permitem a sua utilização, a taxa cobrada varia entre os 3€ e ou 5€.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor spinto » segunda set 13, 2010 8:39 pm

pois, e agora começo a entender porque alguns despejam nas valetas, mesmo assim nunca o devem fazer, mas os que fazem por este motivo que o façam á nporta dos parques.

estou a brincar como é lógico, mas ter uma area de serviço e usá-la só para residentes não me pareçe medida inteligente .
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor RicSimoes » segunda set 13, 2010 10:41 pm

Boa noite companheiros,

Esta politica de alguns parque e nomeadamente do de Arvore não me espanta, coincide com a mentalidade tacanha da maioria dos Portugueses e seus governantes!!!
Querem ganhar tudo de uma vez e acabam por não ganhar nada.
Eu bicoto o Parque de Campismo de Arvore.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor RUYMORAIS » terça set 14, 2010 10:45 pm

para informação geral

o parque biológico de Gaia tem uma área de pernoita onde uma caravana paga €4 e os seus ocupantes pagam cada um também €4

tem com isso direito a visitar o parque de forma gratuita

a electricidade e gratuita e dispõem de uma e muito funcional área de despejos e abastecimento de agua

já para não falar que os alvéolos são grande e individuais , vale a pena ter este local colo ponto de referencia para a zona de Gaia

foi uma forma encontrada para rentabilizar algum espaço do parque , ja la estive e posso dizer que ate e bem frequentado por estrangeiros
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes