Particulares tiram partido do que os Municípios deitam fora

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor time_out » quinta mar 10, 2011 8:47 am

Bom dia

Mais noticias sobre o que se passa no parque de estacionamento na marina de Portimão.
Ver em http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/parque-ilegal-vai-ser-resolvido
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Portugal

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quinta mar 10, 2011 9:18 am

Mais um assunto tratado a moda de Portugal

Usar e estragar o que é de todos até dar, depois é partir para outro lado e tornar a fazer o mesmo.

Quem vier a traz que limpe

No geral olhamos, viramos a cara e falmos mal.....mas fazer algo no campo para mudar .................NÃO

Continuamos no fala/escreve mas para quando por as maos á obra e criar algo?

Turismo ITENERANTE...............não é exclusivo para autocaravanas, qualquer pessoa num qualquer vaiculo o é.

Não vamos fazer o que não gostamos que outros nos façam.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quinta mar 10, 2011 6:24 pm

Boas tardes companheiros e companheiras.

Não sei se chegaram a ver as fotos que acompanham a notícia que aqui postei? Pelo sim pelo não aqui fica o link directo: http://www.barlavento.pt/popup/multimedia.php?nid=47950&mmn=14&cnt=15

Uma outra notícia surgiu entretanto:http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=47951

Ora bem parece-me que as fotos foram tiradas num dia chuvoso...

Aquelas mesas e cadeiras a meio do parque parecem fazer parte de uma qualquer "esplanada ambulante" e não de equipamentos de campismo pertencentes aos autocaravanista s.

Dadas as condições climatéricas adversas à prática de campismo, talvez por isso, as imagens sejam um bocado diferentes das que se podem ver na reportagem em vídeo que aqui publiquei.

Pelo que se depreende das sucessivas notícias vindas a público, trata-se de um espaço privado, no qual é cobrada uma taxa, e no qual, essa mesma entidade privada, autoriza a prática de campismo em autocaravana, mediante o pagamento de 1 euro. Pelo menos parece ser a convicção daqueles que por ali passam, de que podem "estar à vontade" já que o dono do espaço, pelos vistos, autoriza esta postura no terreno.

Ora a meu ver, neste local, não se trata simplesmente de auto-campismo de via pública, proibido por lei, mas de campismo propriamente dito, num local privado, que não se encontra licenciado para tal.

Na minha opinião com toda a mediatização deste caso, o que se está a conseguir, é dar uma má imagem do que é o autocaravanismo , aproveitando o facto de que esta gente que protagoniza todo este espectáculo, acreditar que age dentro da legalidade.

Este caso não deixa de ser um caso particular, e da responsabilidade, a meu ver, dos legítimos proprietários do espaço, que promovem a troco de um euro, o auto-campismo num espaço privado, fazendo crer aqueles que o frequentam, nomeadamente através da emissão de recibos, de que se encontram dentro da legalidade.

Outros casos existem, certamente mais flagrantes, de auto-campismo e de estacionamento abusivo, e esses sim, em pleno espaço público e da responsabilidade absoluta de autocaravanistas pouco cívicos...
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Visão distorcida

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 10, 2011 7:24 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,
Boa noite Companheiro Eugénio Rodrigues,

Essa é de facto a visão que me ficou numa primeira abordagem à reportagem, alguém querendo imputar ao Autocaravanismo uma imagem distorcida e não dignifica em nada o mesmo!

De qualquer forma, perante um amontoado de Autocaravanas daquela dimensão, nunca me apanhariam por nada deste mundo naquele aglomerado.

Dentro de iniciativas pontuais de promoção ao Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante, aceito uma tal aglomeração de unidades. De outra forma, fujo!!!

Para má imagem deixada na praça pública já basta aquela que muitos teimam em praticar olhando apenas o seu belo umbigo acreditando que se os outros têm direito, eu também tenho!!!

Não é essa a minha política nem a minha postura!

Obrigado pela análise crítica oportuna.

Hajam Autarcas que possam ter essa capacidade de distinguir e separar o trigo do joio sem limitar nem discriminar ninguém pelo simples facto de ser alguém!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Estacionamento em Portimão (Marina)

Mensagempor Paulo MB » quinta mar 10, 2011 10:59 pm

Boa noite,
Cá está a prova de que as autoridades se estão a demitir das suas funções.
Não haverá ninguém conhecedor da Lei naquela câmara, e/ou autoridades policiais, que abra os olhos ao proprietário daquele terreno?
Se não tem licença para o efeito, terá de ser chamado à realidade. Se na tem, pode permitir atos de campismo no seu terreno?
Se a Lei é clara, cumpra-se. Se não é, clarifique-se.
Por mim, vou cumprindo com as regras emanadas pelo clube em que me filiei e que são do conhecimento geral. Basta estar atento.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor danibeja » quinta mar 10, 2011 11:53 pm

Companheiro Paulo,

Concordo com parte, mas continuo a ter uma visão diferente da mesma situação...

Em relação ao "Parque de Estacionamento" (e não parque de Autocaravanas), a mim não me parece que esteja ilegal (mas não tenho conhecimentos técnico legais), pois não me parece que em Portimão exista um Regulamento de construção de parques de estacionamento Municipal, logo existe um vazio legal em relação à sua construção, logo só falta saber se a actividade de exploração do local está bem enquadrada nas finanças, etc...

Em relação aos Acampamentos naquele local, não me parece que o proprietário os tenha autorizado, logo, como é um Parque Privado aberto ao Público os Agentes de Autoridade / Policia Municipal é que tem intervir, mas voltamos a falar do mesmo, são na sua maioria viaturas estrangeiras, não dá para notificar em tempo util, etc...

Enquanto as regras que os clubes/forums, etc... tanto divulgam não se tornarem lei, só terão valor de regra para nós que assertivamente as promovemos e cumprimos...

Grande abraço,

Danobeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor fnunes » sexta mar 11, 2011 11:42 pm

companheiros!
Noto em algumas intervenções, que nem todos estão unamimes relativamente á pratica do autocaravanismo, ora em terrenos particulares ora em parques de campismo, ou ainda em público, de acordo com a legislação rodoviária Portuguesa.
Eu também sou de aqueles que os Autocaravanistas, não devem ser tratados de forma diferente quando este conduz um carro ligeiro e uma autocaravana, pois são a mesma coisa, digam lão o que disserem.
Uma autocaravana será sempre uma viatura ligeira, apenas com dimensões um pouco maiores que as outras viaturas lig.
Se por ventura fosse proprietário de um pequeno lote, neste caso no Algarve, (causa desta controversa) eu próprio, pelo que foi aqui focado, não me era permitdido, na minha propriedade, pela qual pago impostos de utilização, abrir um toldo ou simplesmente colocar uma cadeira.
Mas que postura é esta, não estando eu a prevericar, nem a causar qualquer distúrbio de ordem pública me vejo na contigência de não de desfrutar daquilo que me assisto, o meu patrimio.
Com este tratamento em confundir o público com o privado, seremos dentro de pouco vítimas dos nossos erros.
É pena é não haver mais lugares destes por todo o País, cmunidos de uma uma AS e vigilância.
Só se vai para parques de campismo e ajuntamentos deste, quem quer, por isso.
Ainda bem que existem este tipo de alternativas e bem haja a iniciativa dos particulares, porque doutra maneira, não sei onde se poderá estacionar a nossa autocaravana; nos parque de camp. Não, porque a autocaravana, tem algumas condições de autonomia e deixava de ser turismo etinerante, nos parque de estancionamento, NÃO, porque tira a vista ao restaurante, e por se tratar de autocaravana com um gabarito diferente, junto ás prais NÃ por se tratar de área protegida, na rua NÃO porque o vizinho não gosta da côr (apesar de ser branca a maioria) e os NÃO(s) não terão fim....
Afinal, qual o melhor sitio para pernoitar/estacionar e fazer Autocaravanismo...
Responda quem quiser e souber...
... porque eu ao comprar a minha autocaravana, estava convencido, não pela conversa do vendedor, que poderia viajar por onde me apetecesse, cumprindo as boas regras de conduta , por esse mundo á descoberta.
Será quem é moda viver-se num num país irreal?

Certo ou errado

Nota: Já temos leis que baste , o problema é que não são aplicadas!
Saudações autocaravanistas!

Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor caraujo » sábado mar 12, 2011 11:08 am

Bom dia companheiros,

É tudo uma questão de licenciamentos, ou seja, se o dono do terreno privado tem licença para a exploração daquele espaço como local de estacionamento, ele pode e deve o fazer, isso está claro e por certo que ninguém lhe pode pegar por isso.
O problema só se coloca se o dono do terreno começar a deixar os Srs Auto-campista a fazer CAMPISMO, num local que tem uma licença para exploração de parque de estacionamento.
Desta forma isto vai acabar por certo o costume, vão pagar uns pelos outros, pois não vai tardar muito que o dono de terreno venha a ser multado, por autorizar a fazer CAMPISMO e com isso, e como "gato escaldado de água fria tem medo", ha-de acontecer que ele venha a proibir o estacinoamneto de AC.

No Verão passado estive lá estacionado por duas vezes, 24H cada e tenho que dizer que o local é muito bom para quem quer ir à praia ou passear na Praia da Rocha, agora meus senhores tem que ver ordem. Havia pessoas que estavam com 2 AC a acupar 3 lugares, pois o do meio era para abrir os toldos e servir de sala...segundo perguntei ao "segurança/cobrador", eles estavam a pagar 3 lugares na vez de 2, mas mesmo assim, estavama a fazer CAMPISMO num local privado, é certo, mas sem licença exploartória para isso.

Como é lógico, se eu tiver um terreno meu, posso para lá levar a minha AC e abrir toldos, etc, etc, pois o terrno é meu, o que eu não posso fazer é ter uma actividade económica e alugar ilegalmente espaços para isso.

Não vale a pena confundir as coisas, mas uma coisa é certa, o desconhecimento do dono do terreno, pode vir a colocá-lo em maus lençois e nóa Autocavanistas vamos acabar por sofrer com isso.

Um abraço,
se deve estar a explorar como
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado mar 12, 2011 1:18 pm

Bom dia Companheiros e Companheiras

caraujo Escreveu:Havia pessoas que estavam com 2 AC a acupar 3 lugares, pois o do meio era para abrir os toldos e servir de sala...segundo perguntei ao "segurança/cobrador", eles estavam a pagar 3 lugares na vez de 2, mas mesmo assim, estavama a fazer CAMPISMO num local privado, é certo, mas sem licença exploartória para isso.

Como é lógico, se eu tiver um terreno meu, posso para lá levar a minha AC e abrir toldos, etc, etc, pois o terrno é meu, o que eu não posso fazer é ter uma actividade económica e alugar ilegalmente espaços para isso.

Depois deste depoimento parece-me que fica bem claro que a prática de actos de campismo neste local é feita com a conivência dos proprietários do terreno. À boa maneira de muitos campings, alguns pagam o lugar de estacionamento + o lugar do avançado!!!

Ora este tipo de práticas, como aqui já foi dito, requer licenciamento específico. Não nos podemos admirar face a esta situação, da revolta dos campings locais, pois trata-se de concorrência desleal.

Continuo a achar que muitos destes "campistas", na sua boa fé, porque estão a pagar o lugar do avançado, estão a contribuir "inocentemente" para a má imagem que se está a pretender difundir do autocaravanismo.

Das três uma: licenciam o parque como parque de estacionamento e autorizam o estacionamento impondo rotatividade e proíbem o autocampismo; licenciam como parque de campismo/caravanismo/autocaravanismo; Não licenciam como coisa nenhuma e encerram o acesso a viaturas ao terreno!

Parece-me que o problema é fácil de resolver, haja vontade para isso.

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

o que se passa em Portimão

Mensagempor ahlagos » domingo mar 13, 2011 11:07 pm

https://picasaweb.google.com/ahlagos/Portimao1332011?authkey=Gv1sRgCKXP5LSx5eDYoQE&feat=directlink
Para complementar o que já anteriormente referi, pelo que abstenho-me de mais comentários!
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda mar 14, 2011 12:48 am

No mínimo, mesmo considerando todas as possibilidades "desculpabilizantes" ou "legitimadoras" que possam subsistir, eis-nos perante um cenário pouco edificante para a nossa causa...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes