Boas tardes companheiros e companheiras.
Não sei se chegaram a ver as fotos que acompanham a notícia que aqui postei? Pelo sim pelo não aqui fica o link directo:
http://www.barlavento.pt/popup/multimedia.php?nid=47950&mmn=14&cnt=15
Uma outra notícia surgiu entretanto:
http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=47951
Ora bem parece-me que as fotos foram tiradas num dia chuvoso...
Aquelas mesas e cadeiras a meio do parque parecem fazer parte de uma qualquer "esplanada ambulante" e não de equipamentos de campismo pertencentes aos autocaravanista s.
Dadas as condições climatéricas adversas à prática de campismo, talvez por isso, as imagens sejam um bocado diferentes das que se podem ver na reportagem em vídeo que aqui publiquei.
Pelo que se depreende das sucessivas notícias vindas a público, trata-se de um espaço privado, no qual é cobrada uma taxa, e no qual, essa mesma entidade privada, autoriza a prática de campismo em autocaravana, mediante o pagamento de 1 euro. Pelo menos parece ser a convicção daqueles que por ali passam, de que podem "estar à vontade" já que o dono do espaço, pelos vistos, autoriza esta postura no terreno.
Ora a meu ver, neste local, não se trata simplesmente de auto-campismo de via pública, proibido por lei, mas de campismo propriamente dito, num local privado, que não se encontra licenciado para tal.
Na minha opinião com toda a mediatização deste caso, o que se está a conseguir, é dar uma má imagem do que é o autocaravanismo , aproveitando o facto de que esta gente que protagoniza todo este espectáculo, acreditar que age dentro da legalidade.
Este caso não deixa de ser um caso particular, e da responsabilidade, a meu ver, dos legítimos proprietários do espaço, que promovem a troco de um euro, o auto-campismo num espaço privado, fazendo crer aqueles que o frequentam, nomeadamente através da emissão de recibos, de que se encontram dentro da legalidade.
Outros casos existem, certamente mais flagrantes, de auto-campismo e de estacionamento abusivo, e esses sim, em pleno espaço público e da responsabilidade absoluta de autocaravanistas pouco cívicos...