Algo vai mal no reino do autocaravanismo...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Algo vai mal no reino do autocaravanismo...

Mensagempor Henrique Fernandes » terça mar 13, 2012 11:23 pm

Companheiro:
É a sua opinião, e eu respeito-a.
Mas não concordo. Na minha opinião, o mal no reino do autocaravanismo vem muito lá de trás, de muito antes de todas estas questões.
Agora, finalmente, os monopólios começam a desaparecer e as coisas a mudar e a melhorar.
Os autocaravanistas têm hoje, na prática, mais opções do que antes: por exemplo, de irem ou não para um parque de campismo. Tudo isto graças, também em parte, ao reconhecimento de que as nossas viaturas são de diferente gabarito em relação a outras com que concorrem em termos de espaço público e de direitos.
Só espero que a onda continue...
É caso para se dizer: viva o gabarito!
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mar 15, 2012 12:52 pm

Boa tarde,

Henrique Fernandes Escreveu:Na minha opinião, o mal no reino do autocaravanismo vem muito lá de trás, de muito antes de todas estas questões.
Agora, finalmente, os monopólios começam a desaparecer e as coisas a mudar e a melhorar.

http://vitorsilva.blogspot.com/2012/03/ ... nismo.html

Óbviamente que o Henrique Fernandes acha, e concerteza que o faz de boa fé, por bem defender algo naquilo que acredita...o que eu lamento por ele é que face á realidade, sêja ultrapassado pelos os acontecimentos e aí claro que a culpa não será dele...mas admiro a coragem de estar no meio do campo a levar boladas de todos os sitios.

Pelos vistos o tal reino continua enfermo do mesmo mal..."guerra de penachos"

Sem querer tirar protagonismo ao Blog do Vitor Silva mas achei por bem, mais uma vez trazer ao conhecimento de todos ou pelo menos daqueles menos expert's em viajar na net e que dificilmente teriam acesso a estes artigos. As razões porque o faço estão explicadas do meu 1º post e que deu inicio a este tópico.
Esclareço que o autor do blog não me encomendou nenhum sermão e penso que não estou a violar nenhuns direitos de autor, mas mesmo assim se o Vitor Silva considerar abuso da minha parte, peço desculpa e agradeço que mo diga em mp ou publicamente e termino por aqui.

Quanto á "guerra de penachos" basta olhar para a composição dos orgãos sociais da FPA e cada um tirar as devidas ilações.

http://www.fpa-autocaravanismo.pt/#!__corpos-sociais

E aqui implicitamente estou a fazer uma apreciação de uma coisa á qual não pertenço nem sequer contribuí para tal.( e mais uma vez me submeto ao critério da admnistração do campingcar) Mas de uma vez por todas entendam que sendo organismos públicos estão sujeitos ao escrutinio popular...só se acharem que é melhor fazer disto um tabú e aí... assobiamos todos para lado "cantando e rindo"...e já que todos achamos que temos o direito de falar sôbre os tempos passados e corrigir os erros do passado...

E tendo em conta que são mais as visualizações do que as respostas...como se diz em bom português...são mais as nozes do que as vozes...presumo que sêja um assunto de pouco interesse.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 15, 2012 1:46 pm

Boa tarde,

O "tema" até que tem algum interesse, senão mesmo muito!

Mas valerá a pena continuar "dialogar" sobre vaidades, caprichos, vontades e afins que nada contribuem para coisa alguma?

Cheguei à conclusão de que não!

Mais vale seguir pelo Autocaravanismo Itinerante apenas a 1%, ou no máximo a 2%, e conseguirei sempre melhor acolhimento por onde quer que ande!!!!

Continuo a pugnar por dialogar do que exigir direitos que de facto não tenho dado que exerço uma actividade lúdica por vontade própria. Isto, seja com ou sem recurso a Parques de Campismo, algo que provoca azia a muito boa gente, mas enfim!!!

Um abraço e vou andando por aí,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta mar 15, 2012 1:55 pm

Companheiro A748-2:
Relativamente a alguns aspetos da sua intervenção, eu só posso falar e responder por mim.
É claro que há acontecimentos que me ultrapassam, e muitos. É também claro que existirão (quer no universo autocaravanista 100% itinerante, quer no universo autocaravanista na sua vertente mais campista) conflitos de personalidade ou pessoais, associados ou materializados naquilo que o companheiro chamou "guerra de penachos".
Mas reconhecerá que o mundo não é perfeito, nem algum dia há-de ser. Não foi por acaso que o Cristo, que, rezam as crónicas, nunca quis mal a ninguém, foi um dia crucificado. Nem é por acaso que os casais, que um dia muito se amaram, a páginas tantas se divorciam e se odeiam violentamente.
Tudo isto é inerente à natureza humana e por isso teremos de aprender a viver com estas limitações e conflitos incontroláveis e por vezes aparentemente ilógicos. Contudo, na minha opinião, nada disto abala a "pureza" dos ideais, os quais estão sempre muito acima destas questiúnculas.
O Camões afirmava que fracos reis tornam fraca a forte gente. Mas nunca afirmou que fracos reis desbotavam a legitimidade daquilo que é justo.
Falou o companheiro de "guerra de penachos", referindo-se aos corpos sociais da FPA. Eu não percebi aonde quer chegar, presumindo no entanto que esteja a apontar o dedo a alguém. Gostaria, claro, que concretizasse (fala dos clubes com maior % de membros? fala da qualidade/importância aparente dos cargos atribuídos a cada clube? fala de outra coisa que eu não vislumbrei?).
Mas, para ser justo, informo o seguinte: recentemente (nas últimas 2 ou 3 semanas) houve 3 pessoas que se demitiram desses corpos sociais da FPA, num direito que lhes assiste e com razões que eu parcialmente compreendo (ainda que discorde da estratégia prosseguida).
Além disso, no pretérito dia 10 de Março, em assembleia geral, a FPA decidiu "proibir" estatutariamente que dos corpos sociais dos clubes possam a partir de agora vir membros para desempenhar funções nos corpos sociais da FPA, exatamente para evitar a acumulação de poderes (e de "penachos", como diria talvez o companheiro A748-2). Isso "obrigou" a que eu próprio (2.º secretário da mesa da assembleia geral), bem como o tesoureiro da FPA, fóssemos demitidos dos corpos sociais da FPA (e ao todo já vão 5...). Estas duas últimas demissões foram, como imagina, totalmente pacíficas e consensuais.
Ontem o CGA decidiu demitir-me, também de forma pacífica e consensual, de presidente da mesa da assembleia geral do CGA, encontrando-me eu de momento sem qualquer função social atribuída, seja na FPA ou no CGA.
Não acredito por isso que possa ser acusado de pertencer ao grupo daqueles que protagonizam a "guerra do penacho" referida pelo companheiro. Nem acredito que o companheiro, ou alguém que também esteja de boa fé, venha a acusar-me de tal se, dentro de dias, eu for convidado e aceitar assumir funções sociais de 2.ª ou 3.ª linha, desta feita em apenas uma destas entidades (como agora exigem os estatutos), e abaixo daquelas que hierarquicamente desempenhava até à data (assim como a modos de uma "despromoção").
Dito isto, e para sintetizar, as "guerras de penachos", reais ou imaginárias, sempre existiram e vão continuar a existir. Tal como as demissões, as incompatibilidades, as invejas, os conflitos pessoais, os excessos de linguagem, as injustiças, as impropriedades, iniquidades, etc., etc.
Mas isso não significa que não valha a pena participar e lutar. Havia um filósofo, patrono da dialética, que afirmava que a guerra é o motor da história.
Eu pertenço àqueles que consideram que é graças a um certo tipo de guerra que o autocaravanismo se encontra hoje melhor posicionado do que há 10 anos. Porque dá, cada vez mais, mais opções a cada um de nós.
O resto são tricas. Passaríamos bem sem elas, se pudesse ser. Como não é, há que levantar a cabeça e simplesmente seguir em frente...
Henrique Fernandes

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 16, 2012 10:48 am

Bom dia Henrique Fernandes,

Limitei-me a interpretar aquilo que está escrito no blogue que referi. Adjectivei com "Guerra de Penachos" porque é óbvio o que se consegue deduzir do texto...ao contrário do Henrique Fernandes que adjectivou de várias formas...

Henrique Fernandes Escreveu:conflitos de personalidade ou pessoais, associados ou materializados naquilo que o companheiro chamou "guerra de penachos".

Henrique Fernandes Escreveu:Tudo isto é inerente à natureza humana e por isso teremos de aprender a viver com estas limitações e conflitos incontroláveis e por vezes aparentemente ilógicos.

Henrique Fernandes Escreveu:os quais estão sempre muito acima destas questiúnculas

Henrique Fernandes Escreveu:as incompatibilidades, as invejas, os conflitos pessoais, os excessos de linguagem, as injustiças, as impropriedades, iniquidades, etc., etc.

Henrique Fernandes Escreveu:O resto são tricas. Passaríamos bem sem elas, se pudesse ser

Quanto a esta questão que me coloca...

Henrique Fernandes Escreveu:Falou o companheiro de "guerra de penachos", referindo-se aos corpos sociais da FPA. Eu não percebi aonde quer chegar, presumindo no entanto que esteja a apontar o dedo a alguém. Gostaria, claro, que concretizasse (fala dos clubes com maior % de membros? fala da qualidade/importância aparente dos cargos atribuídos a cada clube? fala de outra coisa que eu não vislumbrei?).

Não acha curioso que o clube membro fundador da FPA e que pelos vistos até parece ser o mais activo pelas causas e que segundo, mais uma vez, está escrito no blogue, está demissionário...esse mesmo clube não aparece em nenhum lugar de Direcção e que o leva a a afirmar que sai por boicote sistemático dessa mesma Direcção...?!

Não acha curioso que aqueles estatutos ditos "nucleares" para o funcionamento normal e transparente de qualquer clube...ao fim de uma meia dúzia de meses tenham de ser alterados para se aumentar a equidade inter-pares...

Henrique Fernandes Escreveu:Além disso, no pretérito dia 10 de Março, em assembleia geral, a FPA decidiu "proibir" estatutariamente que dos corpos sociais dos clubes possam a partir de agora vir membros para desempenhar funções nos corpos sociais da FPA, exatamente para evitar a acumulação de poderes (e de "penachos", como diria talvez o companheiro A748-2).

Henrique Fernandes, neste momento penso que ultrapassei para além do razoável o limite que me é imposto pelas regras deste fórum e para me manter aqui, só tenho que as respeitar, e que por causa disso não posso nem devo fazer mais considerações sôbre os clubes e a Federação e que são na realidade o âmago desta conversa que estamos a ter...

Para terminar permita-me a franqueza...mas na realidade aquilo que escreveu, mais não são do que recados para dentro, e como pessoa de boa fé que me considero não terei de fazer mais comentários àquilo que escreveu. Porque se o fizesse estaria a entrar por terrenos que não são os meus.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 16, 2012 12:29 pm

Companheiro A748-2:
Eu adjectivei e vou continuar a adjectivar, sempre e das formas que considere conveniente.
Relativamente a outras questões, todos compreenderão que eu me recuse a discuti-las aqui, na praça pública, por serem, antes de mais, problemas internos aos clubes e FPA (também não discuto aqui os problemas internos de outros clubes e federações...). Quem for sócio/membro dos clubes acederá oportunamente a toda a informação e poderá então, muito melhor do que através da "discussão" neste Fórum, fazer a sua avaliação pessoal das causas dos problemas e das razões de cada um.
Chamo apenas a atenção para o pormenor de o clube que refere [«Não acha curioso que o clube membro fundador da FPA e que pelos vistos até parece ser o mais activo pelas causas e que segundo, mais uma vez, está escrito no blogue, está demissionário...esse mesmo clube não aparece em nenhum lugar de Direcção e que o leva a a afirmar que sai por boicote sistemático dessa mesma Direcção...?!»] não ser o único clube fundador da FPA (houve mais dois...).
Relativamente à sua opinião de que o mesmo clube «parece o mais activo pelas causas», não passa disso mesmo, de uma opinião.
Além disso, se o tal clube não aparece em nenhum lugar de direcção (na FPA), é porque tal assim foi, na altura da constituição dos corpos sociais da FPA, decidido pacífica e consensualmente. O que veio depois alterar esse curso é uma história que, como todas as histórias, não deve ser contada a quente (e em público...), até porque se calhar tem várias versões. E muito menos por mim, que sou, de alguma forma, também uma personagem dessa história.
Relativamente à alteração dos estatutos, não acho nada estranho ou curioso: é caminhando que se faz o caminho, aprendendo com os erros e corrigindo. Diz o provérbio que só não muda quem é burro ou teimoso.
Sabe que todos estes problemas são muitas vezes explicáveis pela alegoria do penálti: estão 80 mil pessoas num estádio. Há uma jogada dentro da grande área. 40 mil juram que foi penálti e outros 40 mil juram que não. Depois de todos verem 20 vezes as imagens em câmara lenta, 40 mil continuam ainda assim a dizer que foi penálti e 40 mil a dizer que não foi...
Moral da história: há coisas na vida que não têm solução!
A única coisa que tem solução, volto a dizê-lo, são os problemas de fundo do autocaravanismo. É para os resolver que eu e muitos companheiros (do CAS, CAI, CGA, FPA e outros, a título individual ou não) trabalham. Por mais injustiçados ou incompreendidos que sejamos. E, diga-se, já com alguns sucessos no currículo.
Depois do aparecimento do CAI, do CAS, e, mais tardiamente, do CGA (e posteriormente da própria FPA), muitas coisas começaram a mudar. E eu acho que estão a mudar para melhor. Hoje os companheiros têm mais opções do que há uns anos, o que é bom.
Para mim, como autocaravanista com ideais e esperanças, é isto que verdadeiramente importa.
Acredito que para o companheiro - para todos os companheiros - também.
Henrique Fernandes

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 16, 2012 1:40 pm

Boa tarde,

Companheiro Henrique Fernandes, permita-me que discorde quando afirma que hoje existem mais opções!

Em mais de 20 anos de Autocaravanismo Itinerante, nunca tive necessidade da algo que não existia, que não existe, ou que amanhã venha a não existir.

Nunca, em tempo algum, alguém se dirigiu à minha pessoa, enquanto Autocaravanista Itinerante, e me mandou recolher a este ou àquele local, específico ou não, ou mesmo me impediu de continuar onde me encontro estacionado.

Ontem, como hoje, nunca tive necessidade das AS's, "bandeiras" de alguns, "trunfos" de outros, "troféus" de mais uns quantos!

Ontem, como hoje, nunca precisei de "Clubes", ou mesmo "Federações", sejam de que tipo forem, para praticar Livremente, conscientemente, democraticamente, Autocaravanismo Itinerante!

Ontem, como hoje, fujo cada vez mais das "aglomerações", que normalmente não conduzem a bom termo!

Opções, são todas as que existem espalhadas pelo País, muito para além dos Parques de Campismo, que alguns têm aversão apenas por lobby.

Continuo Hoje, como Ontem, a percorrer o País sem nunca recorrer a uma única Área de Serviço, porque existem Alternativas sem prejudicar ninguém e respeitando o Ambiente!

As minhas opções, como as de centenas de Autocaravanistas, senão mesmo de milhares, continuarão a ser regidas pelo Bom Senso, pelo Respeito para com as populações visitadas, e nunca, mesmo NUNCA, entrarei na rota das exigências, porque entendo ser algo que um Autocaravanista Itinerante não tem o Direito de exigir!!!

Um abraço e bom final de semana,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 16, 2012 2:07 pm

Boa tarde Henrique Fernandes,

Henrique Fernandes Escreveu:Chamo apenas a atenção para o pormenor do o clube que refere não ser o único clube fundador da FPA (houve mais dois...).

Tem toda a razão, cometi a indelicadeza de não referir os outros dois clubes que fazem parte dos clubes fundadores da FPA. Por isso aqui estou para me redimir dessa falta.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 16, 2012 4:14 pm

Companheiro Henrique Fernandes, permita-me que discorde quando afirma que hoje existem mais opções!

Companheiro José Gonçalves:
Claro que permito que discorde. Até tenho muito gosto que o faça.
Mas contra factos não há argumentos: hoje, ao contrário de há uns anos, há já, em Portugal, dezenas de AS fora dos parques de campismo, as quais representam novas e alternativas opções para muitos autocaravanistas. Quer o companheiro se decida a utilizá-las, quer não. Isto, para mim e para muitos companheiros, é mesmo uma grande evolução.
Não levará a mal que lhe confesse aqui que a sua "experiência pessoal" relativamente a estas matérias [«Nunca, em tempo algum, alguém se dirigiu à minha pessoa, enquanto Autocaravanista Itinerante, e me mandou recolher a este ou àquele local, específico ou não, ou mesmo me impediu de continuar onde me encontro estacionado»] pouco ou nada condiciona a minha opinião. Aliás, para ser absolutamente franco, confesso-lhe que não me interessa mesmo para nada.
Também é óbvio que ninguém obriga o companheiro a "precisar" de clubes ou de federações, "independência" que lhe fica mesmo a matar...
E mais, desconfio até (mas isto é, de facto, apenas uma muito pessoal questão de fé...) que se fossem os clubes ou federações a terem de decidir sobre a tal "precisão" do companheiro nessa matéria, optassem antes, podendo, por nem sequer querer admitir a sua inscrição...
No caso de visitar prolongadamente o nosso distrito da Guarda, tenho a certeza de que o companheiro, com o «bom senso» e o «respeito» que lhe são unânime e universalmente reconhecidos, conseguirá, sem «exigir» o que quer que seja, «nunca recorrer a uma única Área de Serviço» num território anemicamente provido de parques de campismo e, ainda assim, encontar «alternativas sem prejudicar ninguém e respeitando o ambiente!»...
Tiro-lhe o chapéu!!!
Henrique Fernandes

Mensagempor alexandrechora » sexta mar 16, 2012 8:52 pm

Boas a todos

Companheiro Henrique Fernandes, naturalmente que tenho vindo a acompanhar o seu raciocinio, não só neste tópico, como mna maioria dos outros em que intervém, reconheço que a escrita é lhe um dom, assim como a sua capacidade de gerir emoções, mesmo quando as mesmas entram em ponto mais critico, espero ter o previlégio de o conhecer pessoalmente.

Mas tal como o companheiro José Gonçalves, peso embora de forma mais moderada na minha expressividade, confesso que apenas utilizei uma vez uma AS e foi a de Coruche no dia da Inauguração, apenas porque e para manifestar o meu apoio ao CAI (o qual não sou socio) pelo esforço que tem vindo a empreender na defesa na nossa causa de Autocaravanismo em itinerância. Isto para dizer que:

90% do meu autocaravanismo é itinerante é sempre para longe da confusão e aglomerações, e apenas 10% em campings por opção seja para usufruir de mais mordomias e lazer, seja para, proceder a manutenções de roupa, etc.

Isto para afirmar que, as áreas de serviço são importantes, mas não são essenciais para se efectuar um autocaravanismo responsável, pelo menos no meu caso....

E já afirmei e volto a afirmar, espero que nós não sejamos em tempo algum alvo da nossa propria invenção (AS) ou seja, não sair uma legislação que nos obrigue a pernoitar ou em campings ou nas AS por nós criadas, e este é a minha grande reserva relativamente ás áreas de serviços....

Mas companheiro Henriques, terá de concordar que é possivel fazer um autocaravanismo responsavel sem áreas de serviço, tal como concordará que mesmo com AS existirá sempre aqueles companheiros que para não fazerem 10kms, penalizaram o meio ambiente e contribuirão para dar má imagem ao nosso estilo de vida...

Quanto a FPA, depositei bastantes esperanças na entidade e estive quase a filiar-me em clube, mas esperei para ver o seu dinamismo e obra feita e até agora ainda não vi nada de palpavel com grande tristeza minha.... agora também é verdade o que eu contribui para inverter a situação ou ajudar no sucesso desta.... talvez mesmo nada....

Cumps a todos e companheiro fico a aguardar o seu comentário ás minhas afirmações

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado mar 17, 2012 1:01 am

Companheiro Alexandre:
Considero que as AS, dentro ou fora dos parques de campismo, são importantes para a prática de um autocaravanismo ambiental e civicamente sustentável. Sobretudo quando viajamos para mais longe da nossa residência, e ainda mais quando viajamos por períodos prolongados.
Nessa perpectiva, quanto mais AS existirem, melhor (seja dentro ou fora dos parques de campismo...). Simplesmente porque aumentam as nossas opções de escolha.
Claro que o companheiro pode conseguir dispensar a sua utilização, embora me pareça que isso seja pouco exequível a partir dos primeiros 2 ou 3 dias da viagem, sobretudo se transportar consigo crianças.
Reconheço que pode sempre existir a tentação de, na presença de muitas AS, alguém querer "centralizar" aí, por regulamentação legal, as autocaravanas. Na verdade, foi isso mesmo que alguns "patrões" do mundo campista tentaram fazer! Tentaram centralizar as ACs, com força de lei, nos parques de campismo que têm AS! Se agora aparecer um chico-esperto a querer fazer algo parecido fora dos parques de campismo, também não me espanta.
Mas foi também para combater essas "tendências" que promovi a criação do CGA e colaborei posteriormente com os companheiros do CAI e do CAS na criação da muito almejada FPA.
Dir-me-á que a FPA, ou até os clubes, não corresponderam às suas expectativas. Até aceito. Também eu sinto que não consegui fazer tudo aquilo a que me propuz. Mas isso será razão para desistirmos? Ou será antes um estímulo para corrigirmos os erros e para melhorarmos?
Tente ver a coisa ao contrário. A FPA, o CAI, o CAS, o CGA, terão a força que os seus membros decidirem atribuir-lhes. Mesmo sendo pequenos, abanaram o panorama até aí existente. Há por aí muita gente a deixar crescer as unhas só para conseguir coçar-se do prurido que agora os acomete.
Se cada um de nós ficar sentado à espera que alguém agarre nos problemas e os resolva com total eficácia para depois, finalmente, se tornar num sócio pro-activo de um qualquer clube, bem que pode continuar sentado!
Eu penso que uma fatia demasiado grande dos portugueses sofre de um grande déficite de associativismo voluntarista e de preocupação com o colectivo.
Logo que sejam alvo de uma qualquer crítica, tendem a deprimir e a atirar a toalha ao chão! Olhe só, a título de exemplo, para os lamentos que um dos nossos companheiros, cheio de peitaça, aqui publicou numa das últimas intervenções.
Eu fui educado na ideia de que dos fracos não reza a história.
E por isso, contra ventos e marés, vou continuar a lutar para que existam cada vez mais AS fora dos parques de campismo (já existe muito quem lute, e bem, por AS dentro dos parques...), bem como pelo direito de o companheiro, querendo, poder então optar por não as usar.
E tenho a certeza, pela minha experiência recente, de que não sou o único a pensar assim. Independentemente das coisas que, no dia a dia, vão correndo menos bem no reino do autocaravanismo...
Henrique Fernandes

Mensagempor CarlaS » sábado mar 17, 2012 3:21 pm

Boa tarde,

Alexandrechora escreveu:

“…confesso que apenas utilizei uma vez uma AS e foi a de Coruche no dia da Inauguração, apenas porque e para manifestar o meu apoio ao CAI (o qual não sou socio) pelo esforço que tem vindo a empreender na defesa na nossa causa de Autocaravanismo em itinerância. Isto para dizer que:”

Começaria primeiro por fazer uma pequena correcção:

A Área de Serviço de Coruche, não teve o apoio técnico do CAI, mas sim do CAS, estive presente e as inscrições foram feitas para o CAS e quem falou no dia da inauguração foi o Presidente do CAS.

Alexandrechora escreveu:

“Quanto a FPA, depositei bastantes esperanças na entidade e estive quase a filiar-me em clube, mas esperei para ver o seu dinamismo e obra feita e até agora ainda não vi nada de palpavel com grande tristeza minha.... agora também é verdade o que eu contribui para inverter a situação ou ajudar no sucesso desta.... talvez mesmo nada....”

Concordo totalmente com o seu raciocínio e também eu me penitencio, pois também faço parte, da grande maioria dos autocaravanistas que nada fizemos em prol do autocaravanismo itinerante e como diz o Henrique Fernandes:

“Se cada um de nós ficar sentado à espera que alguém agarre nos problemas e os resolva com total eficácia para depois, finalmente, se tornar num sócio pro-activo de um qualquer clube, bem que pode continuar sentado! “

Tenho uma grande simpatia pelo CGA da Guarda, clube que no seu distrito já colaborou com algumas autarquias, na construção de AS, as quais vieram simplificar a vida a quem de passagem por aquele distrito, pratica este tipo de turismo itinerante, mas como a minha residência é no coração da região saloia (Loures) e como seria natural, vou-me inscrever num clube da região.

O importante não será este ou aquele clube terem mais ou menos sócios, o que importa é que o associativismo autocaravanista cresça e tenha algum peso junto dos poderes autárquicos e políticos.

Ao Henrique Fernandes, embora não saiba qual a sua profissão, penso que é jornalista?, deixo a minha grande admiração, pelo poder de oratória INIGUALÁVEL que demonstra.

Parabéns !

PS: Peço desculpa, mas por aselhice não consegui fazer a citação e coloquei as várias citações entre aspas.

CarlaSoeiro
Editado pela última vez por CarlaS em sábado mar 17, 2012 3:27 pm, num total de 1 vez.
CarlaS

Registado: sexta set 24, 2010 4:25 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sábado mar 17, 2012 3:24 pm

Boa tarde Henrique Fernandes,

Óbviamente não como moderador, porque não sou, mas simplesmente como participante deste fórum.
Acho que, como pessoa de boa fé que tem demonstrado ser, acho que só lhe fica mal afirmações deste género.

Henrique Fernandes Escreveu:Logo que sejam alvo de uma qualquer crítica, tendem a deprimir e a atirar a toalha ao chão! Olhe só, a título de exemplo, para os lamentos que um dos nossos companheiros, cheio de peitaça, aqui publicou numa das últimas intervenções.

Aqui, pelo menos, penso que não está em apreciação a peitaça de cada um na defesa dos seus ideais, e como é óbvio os ideais e a forma como os defende a cada um só lhe diz respeito e penso que não é nem nunca foi tema de discussão.

E das duas uma...ou concretiza a sua afirmação/acusação ou então perde a face perante o valôr das suas afirmações proferidas e que penso que a maioria leva em conta como afirmações respeitadas ou para respeitar.

E se me permite o reparo...se até agora a conversa estava a ser interessante, lançar suspeições sôbre os participantes, só terá o condão de afastar as pessoas desta troca de ideias, e penso que não é esse o objectivo de um qualquer fórum.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor alexandrechora » sábado mar 17, 2012 8:38 pm

Boas a todos

Companheira CarlaS, na realidade os organizadores da inauguração foram O Nelson e a Vera Coelho e o convite partiu de ambos, pelo que sei... os dois protagonistas são sócios do CAI e do CAS, esta foi a razão da minha deslexia, e ter afirmado que teria sido um esforço do CAI pelos vistos foi do CAS, pelo sucedido apresento desde já as minhas desculpas se lesei alguém ou alguma entidade. Mas efectivamente nada teria alterado a minha posição de apoio e presença no evento, sendo a organização do CAS ou CAI.

Relativamente ao associativismo, e á sua importância, sem duvida que é preponderante, no entanto, estive relacionado profissionalmente durantte 4 anos e confesso que a experiência foi muito interessante e em determinados momentos reconfortante, mas..... mas existem questões associadas ao movimento que não me agrada, ficando por vezes a minha pluralidade de escolha condicionada por questões estatutárias, e o manifesto da minha opinião publica algo condicionada, onde se perde a qualidade e oportunidade opinitiva, e isto é um facto não é um argumento.

Por isso e para a minha individualidade opinitiva ser totalmente isenta, ainda não estou filiado em nenhum clube, mas isto não representa de forma alguma desistir do que quer que seja, bem pelo contrário.... o meu contributo tem sido e será noutro dominio do autocaravanismo e certamente não será a questão "politica".... Ainda assim irei sempre tentar contribuir para a união de todos os autocaravanistas, e acreditar que a FPA poderá vir a alcançar os objectvos a que se propôs e honrando os motivos para que foi criada... o que actualmente não está a acontecer, ou estarei enganado?..... agora o que terá de mudar para que isso aconteça, não sei... mas consigo "adivinhar".....

A questão fulcral deste topico será exactamente essa, assim como publicamente manifestei o meu apoio no momento da constituição da FPA, e acreditei e acredito que esta entidade poderá unir e defender todos os Autocraravanistas sejam eles em determinados momentos Itinerantes ou campistas, sempre acreditei que se iria defender o direito de opção, sem extremismos ou fundamentalismos nas referidas vertentes supra mencionadas... E pelo que sei isso não estará a acontecer, não só por questões internas da organização, mas também por falta de obra feita....este é o verdadeiro motivo da minha intervenção neste topico, assim como o fiz voluntáriamente á uns meses a esta parte, também agora o faço mas por motivos contrários....

Cumps a todos e que apareçam resultados, porque palavras levam-nas o vento.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado mar 17, 2012 10:36 pm

Companheiro A748-2:
A eloquência é a poesia da prosa!
Era só o que nos faltava, termos agora aqui alguém a querer marcar balizas sobre a interpretação da palavra “peitaça”, proferida num determinado contexto. Convém não esquecermos o que afirmou um dia o poeta Heinrich Heine: «Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas.»…
Claro que o companheiro está no seu direito de achar que a expressão me fica mal. E eu, em contrapartida, estarei no direito de me borrifar para a opinião do companheiro!
Por isso, para acautelar mais amuos (o assunto do tópico é o autocaravanismo, e não este) eu explico então:
1 - Omiti o nome do destinatário porque confiei – talvez demasiado - na inteligência de todos os participantes no Fórum.
2 - O destinatário era o nosso companheiro José Gonçalves.
3 - A palavra “peitaça” destinava-se a conceder, de forma poética, ao José Gonçalves, o reconhecimento de que, na defesa dos seus pontos de vista (com os quais eu posso concordar ou não), ele usa de muito “músculo”, de muito “peito”, i. é., de galhardia e ânimo q. b. Era, à minha maneira, uma forma de elogio! Um homem com “peitaça”, aqui para os nossos lados, é um homem valente! Tenha ele, ou não, razão, o que é outro assunto…
4 - O centro discursivo da minha frase («Olhe só, a título de exemplo, para os lamentos que um dos nossos companheiros, cheio de peitaça, aqui publicou numa das últimas intervenções.») não era por isso a “peitaça” (o elogio ao José Gonçalves) mas sim “os lamentos” (que eu julgo serem de pouca ajuda para a causa) do José Gonçalves, que, à sua maneira - ainda que no seu direito - parece nunca encontrar nada de positivo no esforço de muitos companheiros que laboram desinteressadamente em prol do bem comum (seja no CAI, no CAS, no CGA, na FPA, fora dos clubes, etc., etc.).
5 - O José Gonçalves é capaz de ter percebido e aceite tudo isto, mesmo que não tenha concordado comigo, porque não se atirou a mim como gato a bofes.
6 - A intervenção da Carla Soeiro, três minutos antes da sua, é demonstrativa do “não-choque” pelo meu uso da frase. Outras intervenções posteriores também não vão no sentido do incómodo manifestado pelo companheiro. Não será por acaso…
Dito isto, e julgo que devidamente esclarecido o equívoco, só tenho a pedir-lhe desculpa se julgava que a expressão era pejorativa e ainda por cima dirigida a si.
Prometo-lhe que se algum dia pretender mesmo “ferrar-lhe uma farpa”, espeto com o seu nome em letras garrafais logo no início da intervenção, só para evitar confusões!
Aceite um abraço e proponho que voltemos ao autocaravanismo, até porque achei muito pertinente a última intervenção do Alexandrechora (apesar de ele confessar, à sua maneira, ter um pouco menos de "peitaça" do que o José Gonçalves: [«...embora de forma mais moderada na minha expressividade»]...
Henrique Fernandes

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes