Lamentável imagem...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor RicSimoes » sábado ago 28, 2010 5:43 pm

Boa tarde companheiros

Ainda de férias o que posso constactar é que tenho de tirar o chapéu a quem nos apelida de "Porcos" sem ofensa aos animais.

Despejos na via publica é corrente ver, tanto de aguas cinzentas como de wc quimico!
Os estrangeiros fazem-no com um "à vontade" que me leva a concluir que na terra deles,Itália, Alemanha e França, (Espanhois não vi nenhum) o fazem sem problemas. Os Portugas tentam fazê-lo às encondidas mas deixando sempre o rabo do Porco de fora!!!

Tenho um caderninho de apontamentos e registrei o seguinte:

Despejos de Aguas Cinzentas ilegais:
- 3 Italianos
- 7 Alemaes
- 4 Franceses
- 13 Portugueses

Despejo de Wc Quimico

- 1 Italiano
- 3 Alemaes
- 1 Francês
- 4 Portugueses

Conclusão:

Em 3000km feitos foram efectudos 27 despejos de aguas cinzentas e 9 despejos de Wc quimico de forma ilegal, de salientar que todos os registros foram feitos em Portugal em 1000km de viagem porque em 2000km em terras Espanholas nada vi de mal.

Tirem as vossas própias conclusões, a minha é que num universo de utilizadores dos vários foruns sobre autocaravanismo muito se diz e nada se faz, ficando eu com a certeza que entre nós existem muitos senhores e senhoras (também as vi) que em nada dignificam o autocaravanismo Português.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor João Morgado » domingo ago 29, 2010 1:16 pm

Companheiro Ric,

Como se costuma dizer "Em Roma sê romano".
Não estarão esses estrangeiros a fazer o que vêem fazer os naturais de cá? Eu tenho viajado muito por França e Itália e nunca me apercebi destes feitos. Ou então sou mau observador.

Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor RicSimoes » segunda ago 30, 2010 5:31 pm

Companheiro João Morgado,

provavelmente terá razão no que diz, porque de facto fora de Portugal nada vi de errado!

Mas também será porque as autoridades aqui nada fazem e eles sabendo disso... fazem estas badolhoquices. Se é para imitarem o Portugues ou não, não sei, mas que o fazem lá isso fazem, porque eu vi e até fotografei :shock:

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Mensagempor danibeja » terça ago 31, 2010 9:12 am

Bom dia,
RicSimoes Escreveu:Mas também será porque as autoridades aqui nada fazem e eles sabendo disso... fazem estas badolhoquices.

Companheiro RicSimoes, "tocou-me na frida", pois se ler com atenção muitos tópicos anteriores relacionados com autuações (ex: http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=3778 ), vai perceber que não se trata só de não aplicação da lei que se encontra em vigor.

A culpa morre sempre solteira neste país, ...

É verdade que poderiam fazer um pouco mais, mas não depende do agente de autoridade a aplicação da coima e a impunidade continua...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor cookie » terça ago 31, 2010 11:12 am

é verdade mas será que uns avisos aos incumpridores não iriam surtissem efeito? eu julgo que sim...

pelo menos uns avisos estrategicamente direccionados para os incumpridores seriam um bom avanço no sentido de educar os que não o são.

serei ingénua? talvez... :roll:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor RicSimoes » terça ago 31, 2010 11:46 am

Bom dia Companheiro Danibeja

A minha indignação não é por se fazer autocampismo! É grave mas a minha questão era mesmo o despejo de residuos na via publica e mais grave ainda alguns desses residuos serem quimicos e muito nocivos para o meio ambiente (onde vivemos).

Segundo o dec Lei 239/97 no Cap III Secção 1 art. 7 nos pontos 1 e 2 estão bem explicitas as proibições, no Cap V art 18 diz-nos quem fiscaliza "...entidades com competência para autorizar operações de gestão de resíduos e às autoridades policiais.", e no art 20 do mesmo capitulo indica-nos as contra ordenações respectivas.

Eu sei que muitas vezes as autoridades policiais tem falta de contingente, falta de meios logisticos e muitas outras faltas mas tb à muitos fechar de olhos e andar para a frente... como diz o companheiro a "culpa não morre solteira."

Mas se ninguém apertar com isto e os prevaricadores continuarem sem punições nada mudará, e continuaremos a ser porcos mesmo que como "ALGUNS DE NÓS" cumpra as regras.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Trabalho de Casa

Mensagempor josegon_calves » terça ago 31, 2010 12:57 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde em especial ao meu Amigo e Companheiro RicSimões,

Já hoje dei os Parabéns ao Companheiro Victor Andrade pela excelente divulgação do Autocaravanismo Itinerante.

Tenho agora que dar os meus Parabéns ao Companheiro RicSimões pelo trabalho de casa efectuado.

Este poderia ser um dos lados para enfrentar os atropelos que se fazem sob a capa do "Autocaravanismo".

Atentados ao Ambiente, não podem as Autoridades alegar falta de Regulamentação para não intervir!

Poderá faltar tudo, mas não Legislação suficientemente clara e precisa!

Vou continuar a lê-la, imprimi-la, e transportar comigo para eventual actuação!

Começando a aplicá-la, talvez, talvez, fosse o primeiro passo para acabar com este tipo de actuação irresponsável e, consequentemente, com o auto-campismo!

Isto sou eu a falar com os meus botões!!!

De qualquer maneira, Parabéns RicSimões!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor spinto » terça ago 31, 2010 1:34 pm

No que respeita a crimes ou abusos ambientais, o problema é mesmo fiscalizar ou investigar, mas se as autoridades não conseguem ou não querem punir quem polui um rio ou faz descargas em rios como se vê frequentemente em telejornais, acham que eles se dão ao trabalho de ver quem descarrega as sanitas nas sargetas?

è tudo uma questão de disciplina, boa educação e higiene.

Para mim são como ciganos, desculpem-me alguns, podem dar-lhe condições mas eles vivem sempre da mesma maneira, foram assim criados e morrerão assim, infelizmente é maneira deles viver e é assim que essa gente vive bem.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Ministério do Ambiente

Mensagempor danibeja » terça ago 31, 2010 5:51 pm

Boa tarde,

Em meados de Fevereiro do corrente ano, em virtude de duvidas que tinha, desloquei-me ao Ministério do Ambiente, na Rua da Murgueira nº 9/9A , Bairro do Zambujal 2611-865 Amadora, onde fui recebido no Secretariado (departamento de fluxos especiais e mercados de resíduos), e visto que as pessoas que me receberam também tinham muitas dúvidas, ficaram de me enviar um email a responder ás questões que coloquei...

No dia 22 de Março de 2010, recebi um email da Agência Portuguesa do Ambiente com a informação que não encontram enquadramento, pois em relação aos automóveis existe legislação no Código da Estrada que proíbe... (artigo 79º nº1 e nº2 do CE).

Como sempre sou muito persistente, e continuo a achar que depois de elaborar um auto de noticia (que demora em média 2 (duas) horas no SEI) , o infractor no local da infracção ainda sai a rir, pois apenas e somente o agente de autoridade pede-lhe o BI, morada e pouco mais, não existe apreensões de documentos nem autos pagos no acto do cometimento da infracção, e voltando novamente aos estrangeiros continuam totalmente impunes, pois tal como as Câmaras Municipais o Ministério do Ambiente é que aplica a Contra-Ordenação e utiliza os meios ao seu dispor para notificar os arguidos para pagamento ( Cidadãos estrangeiros sem residência em Portugal dificilmente os conseguem notificar).

Serão estas leis justas?

Em relação ao autocampista Português talvez...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Justas?

Mensagempor josegon_calves » terça ago 31, 2010 8:24 pm

Boa noite Companheiro Danibeja,

Reconheço-lhe a sua postura em prol da causa Autocaravanista.

Além do mais, o Companheiro Danibeja, tem procurado sempre dar o seu contributo dentro da sua área e dos seus conhecimentos.

Agradeço-lhe a colaboração que tem prestado aos mais variados Companheiros.

Neste tema em concreto, lamento, mas estamos em campos opostos.

A Lei, seja justa ou injusta, é pura e simplesmente para cumprir e fazer cumprir.

E enquanto não for assimilado este facto pelos tais autocampistas, e autocaravanistas disfarçados que também os há, continuaremos sempre na mesma senda do não fazer nada e deixar andar!

Não está certa essa atitude!

Uma Lei Rodoviária, nunca em tempo algum, conseguirá regular esta área se uma Lei, a esta área destinada, não produz efeitos nenhuns!!!

Se, no estrangeiro, estas práticas não são correntes e o são em Portugal, não creio que sejam os estrangeiros a serem os primeiros responsáveis.

Se calhar fazem cá o que vêem os portugueses a fazer, não?

Porque não autuar os portugueses para os estrangeiros pensarem duas vezes se cometem tal atentado ou não?

Aqui temos os campos opostos onde nos encontramos!

Há uma Lei tremendamente Injusta e Discriminatória, aprovada pela Assembleia da República, que proibe o estacionamento na Costa Vicentina entre as 00H00m e as 08H00m a autocaravanas.

Está escrito, preto no branco, apenas a Autocaravanas.

Este é uma Lei injusta, discriminatória, e não vejo ninguém a contestá-la publicamente!!!

Há alguma Petição Pública com vista à revogação desta discriminação que apenas existe se for autocaravana? É que se for um forgão ou similar, a Lei não o impede de lá estar nesse horário.

Lamento Companheiro Danibeja, mas aqui não posso deixar de apoiar o Companheiro RicSimões!

É hora de as Autoridades começarem a autuar com base na Legislação que existe.

Bem ou mal, têem que autuar!

É também altura de começar a lutar publicamente, talvez através de uma Petição Pública, contra a Discriminação que é efectuada às Autocaravanas apenas por serem Autocaravanas!!!

Isto sim, isto é injusto e incorrecto!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor ZecaSantos » terça ago 31, 2010 10:42 pm

Boa noite Companheiros,

Costumo ser telegráfico, nas minhas "intervenções", mas hoje vou alongar-me um pouco mais.

Acho que o tema merece! Aqui vai:

João Morgado - "em Roma sê romano", nada mais errado, porque quem é responsável e ecologicamente correcto, é-o em toda a parte. Os estrangeiros que nos visitam e que são prevaricadores, demonstram falta de respeito por não se importarem de sujar o País dos outros. Não deixam de ser "porcos" na sua essência. É falta de educação e respeito pelos outros, ...isso sim!

Cookie - avisos na realidade não tem havido, mas ainda hoje se distribui (pelo menos alguns de nós) Códigos de Conduta, que valem como avisos, ou seja - valem o que valem!

RicSimões - é verdade! A poluição é imensa e daqui a meia dúzia de anos não sei como estaremos. Por exemplo, 30.000 AC/dia a despejar 120l/águas cinzentas (saponáceas) e cerca de 20 l/águas negras com químicos, bom panorama! Não é?

As leis estão cheias de buracos e sem articulação, se não houver uma concertação vinda de cima, para aplicação das mesmas, todos nós sabemos que não funcionarão.
Até lá a "culpa vai de facto morrendo solteira".

José Gonçalves - não estou de acordo quando diz que não se pode alegar falta de regulamentação, porque a que existe, sendo escassa, está aos "soluços" e não é tão clara e precisa conforme se pensa.

SPinto - se começarmos por aí fica tudo dito, é mesmo "tudo uma questão de disciplica, boa educação e higiene".

DaniBeja - continua a pedir esclarecimentos, mas será que os vais encontrar? Aí estamos de acordo, é de facto muito chato (injusto) em algumas circunstâncias o Português poder vir a ser autuado e o estrangeiro se safar na boa, excepto se for uma transgressão ao Código da Estrada.

De Carvalho - já agora, diga-nos se é verdade que a Lei inconstitucional da proibição de estacionamento das AC das 0h às 8h na Costa Vicentina está a ser contestada?

Tenho a certeza que no fundo ninguém está em campos opostos, puxamos (pelo menos nós) para o mesmo lado: Autocaravanismo responsável e ecologicamente correcto.

Mais uma vez alerto para a necessidade de haver um Mega-Encontro para se definir uma actuação conjunta mais correcta e eficaz.

Não me levem a mal, mas só com "sites", "blogs" e afins, julgo que é curto, mas em conjunto, fisicamente, será mais fácil alguém nos ouvir mesmo que falemos do deserto.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

O Nada

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quarta set 01, 2010 2:12 pm

No meio de tudo cada um manda umas bocas mas para o conjunto nada se faz.......é o cada um olha para a sua barriga..........só se lembram que existem leis, civismo e outros quando lhe pedem responsabilidades ou são proibidos e chamados a atenção......
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Imagem

Mensagempor António Esteves » quarta set 01, 2010 5:47 pm

Caros companheiros:
Já diz o ditado; em casa que não há pão todos ralham e ninguém tem razão. Muitos dos abusos que todos denunciamos se devem em parte ao aumento enorme da prática autocaravanista (ou autocampista).
No meio de muita gente e quantos mais houver, mais fácil será encontrar alguém que nada se importa com o respeito pelos outros, e serão estes que chamam mais à atenção e que alguém aproveitará para denegrir o autocaravanismo.
Outros abusos serão certamente pela falta de civismo, cultura, respeito, comodismo e aproveitar a autocaravana para umas semanitas de férias à beira mar plantada ( de preferência com as rodas de molho ).
Na minha opinião muito há a fazer desde a escola ( o civismo, ...) até à actuação pura e dura das autoridades sobre os abusadores ou paticantes de campismo na via pública.
Nestas férias, optei por dar um tipo de volta à Peninsula Ibérica.
Ao contrário do que alguns companheiros relatam não vi grandes abusos ou comportamentos que me envergonhassem enquanto autocaravanista (talvez porque sempre evitei os locais com grande aglomeração de autocaravanas, mais que 3 para mim já é um engarrafamento), excepto já no regresso em Vigo, num parque de estacionamento grátis, por acaso muito jeitoso na marginal da praia de Samil, estavam 3 autocaravanas e 2 furgões numa situação de puro acampamento, com um parque de campismo ali ao lado na mesma avenida.
Ao ver o panorama, fiquei a imaginar (ou a adivinhar) onde toda aquela gente iria despejar os residuos. A familia (por acaso portugueses, mas para o caso não importa, pois os estrangeiros também o fazem) composta por muitas crianças, mais 3 cachorros que ladraram toda a noite.
Ou seja numa viagem de cerca de 3000 Kms e sem que nada me chamasse a atenção durante 2800 Kms a imagem que retenho é deste acampamento. Claro que num futuro muito próximo, esse parque será mais um interdito a autocaravanas, por culpa de quem o utlizou indevidamente.
Muita gente ainda olha para a autocaravana como um investimento que terá que dar rendimento (no que se poupa em hoteis, ou em parques de campismo). Muita gente, vezes tantos dias, ao fim de pouco tempo a autocaravana estará paga.
Teremos que ser pacientes pois mudar mentalidades só vai devagar e por vezes dura um geração inteira.
Saudações e votos de boas voltas.
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Re: Imagem

Mensagempor spinto » quarta set 01, 2010 6:21 pm

António Esteves Escreveu: excepto já no regresso em Vigo, num parque de estacionamento grátis, por acaso muito jeitoso na marginal da praia de Samil, estavam 3 autocaravanas e 2 furgões numa situação de puro acampamento, com um parque de campismo ali ao lado na mesma avenida.

A informação dada pelo companheiro pode ser comprovada pela minha pessoa.
Ao vir do norte de espanha de férias programei pernoitar em vigo na referida praia de samil, vi que no estacionamento que dizia "provisoriamente gratis" estavam algumas autocaravanas e pernoitei lá até pq tb cheguei já eram 24h00, mas como como havia pouca ordem e alguns abusos em termos de espaço e mesmo algumas fora do limite de estacionamento para usufruir das sombras, resolvi logo pela manhã bem cedo pus-me a mexer de lá para fora.
Boa hora fui, passei lá para ir almoçar ao macdonalds e até comentei á minha esposa que agora era impossivel saír pq estava tudo a abarrotar com autocaravanas e carros e tudo ao molho.

Notavam-se nas saídas dos depositos das aguas cinzentas o chão marcado e algumas até com fugas a pingar e bacias debaixo das autocaravanas, etc...

Em contrapartida, estava uma sozinha do lado oposto da estrada que tinha pernoitado lá junto á rotunda, bem arrumadinha e notava-se que pessoa experiente e cumpridor, não quiz misturas.

De referir que a grande maioria eram portugueses mas tb haviam espanhois.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Restrições tipo Costa Vicentina

Mensagempor josegon_calves » quarta set 01, 2010 9:00 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,
Boa noite aos Companheiros António Esteves e Spinto,

Com relatos verídicos como estes, provados e comprovados, não resta outra alternativa que proibir na generalidade viaturas com gabarito igual ao de uma autocaravana.

E depois.....

Queixam-se que os Clubes nada fazem!

Que são perseguições!

Etc., etc., etc.!

Quando por lá passo, e faço-o com alguma frequência, prenoito sempre nas ruas circundantes do Hotel. Normalmente, em regime de solitário.

Não tarda, criam uma Lei tipo "Costa Vicentina" e vai tudo a eito.

Isto, porque na zona já existe sinalética bastante que proibe o estacionamento a autocaravanas e similares.

Mas os "tugas" tem por hábito não respeitar nada nem ninguém, nem cá dentro nem lá fora!!!

E depois reclamam aqui d'el rei que me estão a tirar direitos!!!!

Mas obrigações não existem!!!

Lutemos contra as discriminações, sim senhor.

Mas temos antes de cumprir todas as regras para podermos exigir o que quer que seja!!!

Esta é a minha forma de pensar.

Apenas isso!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

AnteriorPróximo