Proibidas AC's na Praia da Vieira de Leiria

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor ASantos » terça mar 23, 2010 4:22 pm

Caríssimos (as)

Sou proprietário de uma autocaravana à menos de um ano. Antes de a adquirir li quase todos os tópicos/mensagens deste fórum e passei muitas horas a tentar ficar a conhecer o máximo desta actividade.

Assim, tenho acompanhado a actividade Autocaravanista através do Fórum CampingCar Portugal (CCP) e atendendo aos últimos desenvolvimentos gostaria de referir o seguinte:

1. Detectada uma questão que nos atinge a todos: Proibição exclusiva de Estacionamento a Autocaravanas.
2. Manifestado o desagrado que essa situação causa e as suas potenciais consequências.
3. Obtida resposta da entidade visada (CM Marinha Grande) através do seu Vice-Presidente
4. Agradecida a resposta e convite para que visualize o Fórum CCP
5. Nova resposta do Vice-Presidente da CM Marinha Grande onde claramente indicia ter lido o tópico que aborda o assunto em discussão. Também demonstra estar atendo e disponível para solucionar as questões.

Através da intervenção directa de um Autocaravanista foi criada uma oportunidade. Ou seja, o mais difícil já se conseguiu. Agora essa oportunidade pode ser aproveitada ou simplesmente ignorada.

Custa-me que não se aproveite esta oportunidade, acreditem que me custa mesmo. Sou novo nisto mas já percebi que neste momento se está a desenhar o futuro onde, expectavelmente, vou ter tempo disponível para desfrutar a autocaravana mas onde não vou ter sítios onde o fazer.

Obviamente que nem todos temos o mesmo tipo de disponibilidade, mas em tantos frequentadores deste fórum não existe ninguém que possa tomar a iniciativa de aceitar a oportunidade que o Sr. Paulo Vicente (Vice-Presidente da Câmara Municipal) nos faculta?

Cps
António Santos

Nota: Não descrevi o nome do autocaravanista que enviou a mensagem propositadamente porque estou seguro que esta foi enviada por uma questão de cidadania e não em proveito pessoal. Um Obrigado aos companheiros José Gonçalves e ARVAZ.
ASantos

Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm

Mensagempor Arvaz » terça mar 23, 2010 7:51 pm

Boas companheiros,

Foi com agrado que hoje de manhã tinha na caixa de correio a resposta ao Email Aberto que iniciou este tópico, que passo a transcrever com Copy e Paste, o qual só agora pude inserir por motivos de ordem profissional:

“Exmº Senhor
AxxVaz

Recebi neste momento o seu mail.
Concerteza que já leu no forum de autocaravanismo a minha resposta sobre este assunto.
Sendo V.Excia municipe do nosso concelho terei muito gosto em recebê-lo e mostrar-lhe os nossos projectos para solução deste problema.
Aguardando a sua visita para melhor lhe apresentar as nossas propostas e/ou receber as suas sugestões apresento os meus melhores cumprimentos.

Paulo Vicente
(Vereador) “

paulo.vicente@cm-mgrande.pt

X=X=X=X

Face ao convite que recebi, respondi que gostaria de marcar uma reunião com o Sr. Vereador (apesar das minhas dificuldade de horário laboral) e antecipando-me disse que faria um apelo neste fórum para ser acompanhado por companheiros autocaravanistas da Marinha Grande.
Assim, fazia um pequeno apelo para no caso de existir algum autocaravanista e Munícipe do concelho da Marinha Grande e que tenha disponibilidade para me acompanhar no convite efectuado pelo Sr.Vereador Paulo Vicente, atenta a abertura do Município em mostrar os projectos para solução deste problema, bem como receber sugestões.
Companheiro interessados e disponiveís era favor enviar contacto por MP- Obrigado.

:lol: :lol: :lol:
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Mensagempor José Fernandes » terça mar 23, 2010 9:25 pm

Excelentes noticias vêm da Marinha Grande e vêm premiar o esforço dos companheiros que enviaram e-mails. Se fosse da MG ia acompanhar o companheiro Arvaz numa visita ao Sr. Vereador e confesso que estou curioso para saber que projectos terá para apresentar aos aurocaravanistas. Infelizmente resido a cerca de 150 km's...
José Fernandes
José Fernandes

Registado: segunda mai 18, 2009 9:51 pm

Mensagempor jgomes » quarta mar 24, 2010 9:51 am

Bom dia companheiros

Será que isto não traz «água no bico»? :?: :?:

Então reunem com o parque de campismo e a Federação, presumo que a FCMP, e nem pedem ou perguntam a opinião de um Club ou alguém ligado ao autocaravanismo? :!: :?: :!: :?: :?:

Hum :!: :!: :!: Perdoem-me, mas leva-me a desconfiar.

Tal como diz o velho ditado «de boas vontades está o inferno cheio».

Um abraço e vamos continuar a aguardar.

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor ASantos » sábado abr 10, 2010 9:35 pm

Companheiros(as)

Existiram desenvolvimentos quanto ao possível encontro entre autocaravanistas da Comarca da Marinha Grande e o Vereador Paulo Vicente?

Cps
ASantos
ASantos

Câmara da Marinha Grande

Mensagempor josegon_calves » sábado abr 10, 2010 9:39 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras.
Boa noite Companheiro ASantos,

Ainda não existem "novidades". Penso que dentro de um mês já haverão notícias sobre este tema.

Até lá, há que aguardar com serenidade.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Arvaz » terça mai 25, 2010 7:01 pm

Boas Companheiros,

Tal como prometido aqui vai o balanço da reunião de hoje, 25 de Maio de 2010, com o Sr. Vereador Paulo Vicente da Câmara Municipal da Marinha Grande sobre as restrições ao estacionamento de AC’s na Praia da Vieira de Leiria . Consigna-se que a mesma só teve lugar nesta data por falta de disponibilidade da minha parte.

A reunião na Câmara Municipal decorreu de forma cordial, com o Sr. Vereador, o qual se mostra sensibilizado para a questão do autocaravanismo, sendo que o que motivou a proibição do estacionamento na Praia de Veira de Leiria foi o abuso de alguns companheiros autocaravanistas, do tipo campismo com estendal e outros. O qual a maioria de nós condena.

Foi com muito agrado que pelo Sr. Verador Paulo Vicente me foi apresentado uma planta topográfica de requalificação das margens do Rio Lis, onde está incluído o projecto de uma área de serviços para AC’s, com apoio em despejo de águas, cassetes, WC, electricidade e estacionamento com tempo limitado.
Está previsto para Setembro deste ano o início das obras de requalificação com a futura área de serviço para AC’s, sendo que do que vi será sem dúvida uma área modelo a nível nacional.
Assim, na época balnear de 2011, a requalificação das margens do Rio na Praia de Vieira de Leiria será um orgulho para nós autocaravanistas, para os comerciantes locais e para a população, mas sem dúvida para a autarquia da Marinha Grande.

No entanto, para a próxima época balnear estão a ser criadas condições para que as AC’s realizem as operações de despejo e abastecimento de água no parque de Campismo da Praia de Vieria, ponto com o qual discordei por o mesmo ser limitativo à nossa liberdade na prática do autocaravanismo. Mas, isto é apenas uma opinião pessoal.

Não posso deixar de agradecer todo o apoio recebido quer em público aqui no fórum, quer através de mensagens MP ou Email, quer por companheiros em nome individual ou grupos de autocaravanismo, no tratamento desta questão.

Assim, quando surgirem novos casos espero poder ajudar construtivamente na próxima denúncia/protesto de descriminação de AC’s, é que o próximo Verão para nós autocaravanistas deverá ser sem dúvida muito quente em casos idênticos.

Resumindo, na minha opinião penso que muitas vezes as autarquias não estão sensibilizadas porque desconhecem a realidade do autocaravanismo ou então só conhecem os maus exemplos do autocaravanismo, o qual é por demais tratado no presente fórum.

Quanto à equipa do Fórum CampingCar Portugal, parabéns pelo presente projecto, que não nos censura, não é restritivo, até nos incentiva à participação, nem anda em emaranhados institucionais, deixa apenas as nossas conversas fluirem.

Em Setembro quando começarem as obras ou quando sentir movimentações nesse sentido reabrirei o presente tópico, dando conta do início das mesmas, isto é, assim espero atendendo à convicção que me foi transmitida.
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Mensagempor cookie » terça mai 25, 2010 9:08 pm

desculpem mas continuo a não engolir estas proibições cegas com a desculpa de que foram os prevaricadores que motivaram essa postura por parte do município.

Ora, se os prevaricadores e as situações de abuso e ilegalidade foram identificadas (e foram-no caso contrário não haveria essa desculpa para a proibição), porque não os multaram e deixaram os cumpridores em paz??????

"mim não entender"... ou "entender e não gostar"... :roll:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor ASantos » terça mai 25, 2010 10:18 pm

Companheiros(as)

Companheiro Arvaz

Pela minha parte gostaria de agradecer ao companheiro Arvaz pelo seu contributo nesta reunião e para o facto de aqui descrever o que por lá se passou.

Obviamente que nem tudo nos agrada, continua a ser mais fácil proibir que fiscalizar e aplicar coimas a quem prevarica, no entanto existe um facto positivo que é a construção de uma AC. Esperemos que se concretize.

Cps
ASantos
ASantos

Mensagempor Aleluia » terça mai 25, 2010 10:49 pm

Companheiro Arvaz, parabéns pela iniciativa e melhor ainda, pela concretização do encontro com o Sr. Vereador Paulo da Camara.

Depois, tambem estou com a Cookie. Se o espaço foi interdito ás AC, por causa dos prevaricadores, não se compreende por é que os mesmos não eram autuados.

Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Agradecimento

Mensagempor josegon_calves » quarta mai 26, 2010 7:34 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia em especial para o Companheiro Arvaz,

Começo por agradecer públicamente o empenho e a disponibilidade do Companheiro Arvaz. É mais uma Vitória que os Autocaravanistas conseguiram só o facto de os responsáveis Autárquicos terem disponibilizado tempo para ouvirem e verem as preocupações de quem por cá anda com sentido de responsabilidade.

Daí o meu Agradecimento ao Companheiro Arvaz, aos responsáveis Autárquicos e também ao pessoal aqui do CampingCar Portugal que deu apoio de rectaguarda muito importante.

Quanto às questões que são colocadas, de continuar-se a não punir os que a torto e a direito destroiem a imagem de Autocaravanismo, enquanto modalidade de Turismo Itinerante de uma forma Responsável e Consciente, infelizmente ainda não tenho dados concretos mas me parece que tudo não passa da burocracia que implica elaborar um processo de Atentado ao Ambiente, já que em termos de Código da Estrada, nada existe, nem pode existir, nada sobre este tipo de atentados/infracções.

Daí que seja mais fácil, em termos de Código da Estrada, com uma simples "informação adicional" limitar o acesso a todos os enquadrados neste tipo de veículo!

Falta clarificar e tipificar, bem assim como estabelecer as respectivas coimas/multas, em vários assuntos que ao Campismo diz respeito.

Quando esse trabalho for feito, e dado por concluido, estou convicto que terminarão estas situações de abuso quer da parte dos "autocaravanistas/autocampistas" quer por parte das Entidades Administrativas que hoje, poucos mais meios têm ao seu dispor, reconheço!!!

Obrigado Companheiro Arvaz, Obrigado Câmara Municipal da Marinha Grande, Obrigado CampingCar Portugal!

O seu a seu dono!

A todos, um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Mensagempor Teresa » quarta mai 26, 2010 11:04 am

Bom dia

Infelizmente os prevaricadores continuarão a existir :? ainda no fim de semana passado na Praia da Vagueira no parque de estacionamento em que existe a sinaletica (legal ou não) a proibir o estacionamento de AC,era vê-las de toldos abertos,mesas e cadeiras no exterior,fogareiros,torneiras abertas................ :cry: :cry: :cry:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Teresa

Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm

Pois é!!!

Mensagempor josegon_calves » quarta mai 26, 2010 12:14 pm

Olá Companheira Teresa,

Quis trazer esse tema em concreto aqui para este Fórum, mas desisti para que não viessem depois dizer que aquela "coisa", que neste caso sou eu, José Gonçalves, só vai buscar "sarna para se coçar"!!!

E confesso-te, Companheira e Amiga, que vou trazer muita "sarna" para a praça pública, para ver se, de uma vez por todas, algumas mentes mesquinhas despertam para o assunto e o olham com olhos de ver!!!

Não como interesses pessoais, perspectivas clubisticas, e muito menos, de acordo com as eventuais formações "académicas" ou classes "sociais"!!!

Cada vez mais me convenço que estamos numa "Feira de Vaidades" como alguém me confidenciou em privado!!!

Eu é que estava errado!!!

Um abraço e até sempre,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Afins

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quinta mai 27, 2010 9:43 am

Cada vez começamos a ficar mais isolados.............pedimos condições, até alguns as fazem, mas depois MUITOS acham que so servem para vista e continuam a comportarem-se como SELVAGENS de luxo.

Quando as autoridades comecarem a fazer o seu trabalho a sério para bem da imagem do nosso turismo, muitos desses vem para aqui e outros lados dizer que são escorraçados e quem perde é o comercio local etc etc.

A todos os autocampistas..................tenham juizo, educação e civismo em nome do turismo NACIONAL.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Re: Afins

Mensagempor cookie » quinta mai 27, 2010 1:57 pm

CCLV-CANOAGEM Escreveu:
Quando as autoridades comecarem a fazer o seu trabalho a sério para bem da imagem do nosso turismo,

Há locais onde esse trabalho já é feito: os autocaravanistas cumpridores são bem vindos, mesmo sem áreas de AC, os prevaricadores não - polícia, multas, expulsão dos locais etc. - sem que se caia no erro de proibir tudo e todos.

só lamento que não se separe o trigo do joio...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes