Turismo Itinerante em Autocaravana indevidamente catalogado

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor pressler » quinta set 04, 2008 6:01 pm

Boa tarde Seco!

Eu imprimi o POOC da costa vicentina e li e reli, interpretando que quer seja uma AC, caravana, carrinha ou um simples smart, nenhum pode lá pernoitar entre as 24 e as 8h. Como dizia um companheiro : os passarinhos têm que dormir descansados!!!! Para fazer mais ovinhos....
É claro que se tiveres dinheiro e quiseres comprar um terreno junto à costa para fazer uma bruta vivenda ou um GANDA condominio privado, ou quem sabe um campo de Golf, basta também arranjares uns amigos com puleiro para lhes pagares umas continhas.... e voilá !!! Tens a licença aprovada e o POOC vai para as cucuias!!!:oops: :oops:
Raio de mau feitio que eu tenho....
Quando fui para a praia do Amado encontrei-me com outros surfistas que iam de carro, foram ao bar concessionado e NADA DE CASA DE BANHO!!!
Uma das raparigas já quase que fazia nas calças e pediu-me para utilizar o wc da minha AC. Senão tinha fazer parte do grupo que leva o rolo do papel higienico na mão!!!
A camara de Aljezur proibe tanto e deixa o bar daquela praia estar a funcionar sem balneários. A praia do Amado é conhecida em toda a Europa como um dos melhores SPOTS de SURF do mundo. Aparece em todas as revistas de surf portuguesas, é um dos locais onde se fazem os campeonatos europeus e mundiais de surf. Muitos dos surfistas adoptaram as AC para se deslocarem aos melhores spots. Alguns dos surfistas TÊM IDADE para serem meus pais e não são porcos e sujos como os intitulam. É claro que tambem os há e eu vi-os!
Creio que vou fazer uma cartinha ao presidente da Camara Municipal de Aljezur a perguntar-lhe pela casa de banho para banhistas.... Ele soube tão bem responder-me o que eu não podia fazer, que lhe vou dizer o que ele também não pode fazer.
Até já
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Paulo » quinta set 04, 2008 8:44 pm

Chamo a vossa atenção para o facto caricato de as horas de interdição de permanência nocturna inscritas nos POOC, variarem entre si. Igualmente a "lista" de veículos também varia.

Temos interdição das "24h às 8h", das "0h até o nascer do sol"....etc.

Temos interdição a viaturas em geral nuns, a autocaravanas e similares noutros...etc.

Nem aqui há regra nem consenso!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

proibições

Mensagempor decarvalho » quinta set 04, 2008 9:06 pm

vivam meus caros

Gostava de sublinhar duas ideias.

1) não é por haver leis e proibições nestas, que o assunto fica definitivamente resolvido. É necessario que as leis sejam legais, isto é que respeitem o principio da legalidade, e o valor supremo da Constituição.
Ora, e minha opiniao (como consta de post no site do MIDAP) estas leis agora em causa sofrem de ilegalidade, porque se acham feridas de inconstitucionalidades várias. Este vicio não prescreve, pode ser reconhecido e declarado a todo o tempo, pelos tribunais, que se o reconhecerem nao aplicam a lei, ou pelo Tribunal Constitucional para de vez resolver o assunto.
Para se chegar a declaraçao de inconstitucionalidade pode accionar-se pro exemplo uma queixa ao Provedor de Justiça, nesse sentido.

2) Ha que ver o que se faz em outros paises, e para mim serve de exemplo, a França. Tome-se o exemplo da duna do Pyla (ou Pilat) . Não apenas é um Parque Natural, como é também um Grande sitio de França. Pois apenas se sugere a consulta ao site oficial relativo a Duna, onde se pode ler lapidarmente:

Classée GRAND SITE NATIONAL en 1978, elle fut ainsi un des tous premiers parmi les Sites Naturels Français les plus beaux retenus par le Ministère de l'Environnement pour être particulièrement protégée, sans pour autant les soustraire à la fréquentation touristique (un million chaque année !). En 1994 elle fut classé au titre des sites, qu'un repèrage photographique du bâti présentant un intérêt patrimonial a été réalisé par le Service régional de l'Inventaire et fait l'objet d'une protection hautement justifiée.

Mas isso não impede que haja (antes exige que para a protecçao ser eficaz que haja, ordenada e disciplinadamente);
parque de estacionamento,
sanitarios no parque de estacionamento e
possibilidade de pernoita (paga) de autocaravanas no parque de estacionamento
http://dunedupyla.free.fr/

Imagem

qunato as tarifas de estacionamento é bem de ver que incluem autocaravanas...so se explicita que não ha area de serviço....

Tarifs de stationnement :

Le paiement ne se fait pas à l’entrée du parking mais à la sortie.

2.30 € / véhicule pour stationnement d’une durée inférieure à une heure.
3.05 € / véhicule forfait journée
1.50 € / moto et scooter (à partir de 50 cm3)
7.60 € / autocar et minibus
4.60 € / camping-car forfait journée 9.20 € / camping-car forfait nuit
Pas d’aire de services, pour les camping cars

mais palavras para quê?
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Sinais que estão no Código da Estrada ....

Mensagempor Arvaz » quinta set 04, 2008 9:38 pm

Boas,

Algum companheiro me sabe dizer se estes sinais estão no Código da Estrada,.... será que o 1º quer informar que é proibido estacionar ou vazar àguas...?? É que a minha carta de condução tem cerca de 20 anos ....

Imagem
Imagem

São sinais que encontrei em Ferragudo, no Algarve, o que é claro não foram impeditivos para aí estacionar, além do mais nas costas do sinal não existe nenhum registo, o que penso que tem de se verificar para serem legais....
Será que alguém pode esclarecer a questão ...
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante