Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Da mesma forma que procedi ao reclamar contra este Municipio, venho desta feita transmitir a resposta que o mesmo prontamente me deu e da minha consequente resposta ao mesmo assunto.
Com atitudes assim, quer da nossa parte, com respeito e elevação, com cumprimento das Regras e com Civísmo, e da parte das Autarquias, com esforços no sentido correcto, conseguiremos em breve banir do panorama aqueles que em nada nos dignificam.
Aqui fica a resposta.
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)
Exmº. Senhor
Vice Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Paulo Jorge Campos Vicente,
Antes de mais quero aque agradecer-lhe a prontidão da resposta. É de facto algo que se deve enaltecer nos procedimentos dos nossos Autarcas com os Municipes.
Quero também agradecer quanto ao facto deste Municipio estar a desenvolver iniciativas no sentido de criar condições a quem usa uma Autocaravana como meio de Turismo Itinerante.
Estou plenamente de acordo com o Vosso Municipio quanto à disciplinização do espaço público. Não é de facto correcto, nem permitido por Lei, proceder-se à prática de Campismo na Via Pública. Aí, deverão as Autoridades competentes, PSP, GNR, Policia Municipal e a Autarquia, proceder implacavelmente com a aplicação de coimas, e todo o tipo de contra ordenações, no sentido de anular pura e simplesmente essa prática. Tal procedimento deveria ser praticado tanto no Vosso Municipio como no País. Evitar-se-ia assim entrarmos em proibições e inibições a cidadãos que cumprem e gostariam que todos cumprissem.
Convido V. Exª. a dar uma vista de olhos ao Forum do Portal CampingCar Portugal cujo endereço anexo:
http://www.campingcarportugal.com/forum/
Neste endereço poderá consultar o tópico "Autocaravanismo" e sub-tópico "Proibidas AC's na Praia da Vieira de Leiria" onde este assunto, e outros de interesse para a modalidade e para o País, são sistemáticamente abordados e discutidos.
Poderá V. Exª. certamente comprovar que procuramos difundir e incutir ao máximo o respeito pela Liberdade dos outros procurando que todos os Autocaravanistas, dignos desse nome, sejam cumpridores de Regras de Ouro perfeitamente definidas e defendidas por todos. Certamente, como em tudo na vida, há condutores de autocaravanas, que mais não são que auto campistas, e esses sim, esses deverão ser punidos e multados.
Da mesma forma que publicitei neste Forum a missiva que V. Exª. se dignou responder com prontidão e elevação, procederei de igual forma com a resposta do Vosso Municipio.
Devemos agir sempre com respeito por quem nos respeita, dai o meu agradecimento e esperar que sejam encontradas alternativas para poder acolher esta forma de Turismo, Nacional ou Internacional, que tanta falta faz ao pequeno comércio local.
Grato pela atenção, subscrevo-me com consideração com um até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)
Citando Marina Pedrosa <marina.pedrosa@cm-mgrande.pt>:
Exmº Senhor
José Gonçalves
Em resposta ao V. mail informo que em ambas a praias do concelho - Vieira e São Pedro de Moel existem espaços alternativos de estacionamento a auto caravanas. Mais informo que brevemente será criado espaço próprio e adequado ao estacionamento destes veículos. Nunca foi nossa intenção limitar o estacionamento, mas tão somente impedir a utilização, (campismo) em espaços desadequados e esse efeito.
Neste aspecto agradece-se a Vª Exª que sensibilize também os autocaravanistas na utilização dos espaços adequados.
Com os melhores cumprimentos,
O Vice Presidente da Câmara
Paulo Jorge campos Vicente