Proibição de estacionamento de autocaravanas em Chaves!!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Proibição de estacionamento de autocaravanas em Chaves!!

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta ago 26, 2011 5:33 pm

Companheiros autocaravanistas:

Poderão, querendo, visionar a notícia sobre a proibição imposta em Chaves à permanência de autocaravanas, bem como o comentário que entendi fazer sobre o assunto, no seguinte link:

http://diarioatual.com/?p=26801#comment-1289

Esse comentário, efectuado a título meramente pessoal, em nada "atrapalha" a intervenção que sei já que a direcção da FPA oportunamente vai efectuar junto da autarquia de Chaves, acerca deste assunto, nem, naturalmente, outras que venham a ser efectuadas por companheiros ou entidades.

Saudações gardingas
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

C.M. Chaves

Mensagempor psalreta » sexta ago 26, 2011 10:14 pm

Boas. Nestas situações em que não existe abuso é incompreensivel este extremar de posições. Uma sugestão, enviar um email à CM Chaves a mostrar o desagrado pela forma como os autocaravanistas estão a ser tratados no municipio e sugerir nova forma de nos receber, pois apenas têm a ganhar.
municipio@cm-chaves.pt
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Re: C.M. Chaves

Mensagempor time_out » sexta ago 26, 2011 10:34 pm

psalreta Escreveu:...Nestas situações em que não existe abuso é incompreensivel este extremar de posições...

Boa noite
Lendo o artigo e tomando-o como verdadeiro há efectivamente abusos, aqui ficam uns excertos:

...onde as autocaravanas de Florentina Cardoso e Orlando Santos ocupam lugar há três dias, reina a indignação..

... Junto à nascente termal, chegam a estar instaladas quase uma dezena de autocaravanas em simultâneo...

...descargas de águas residuais no rio Tâmega, colocação de lixo no espaço público e até casos de lavagem de loiça na fonte termal...

...relatos de “piqueniques”, ligação de cabos eléctricos aos candeeiros públicos e ainda despejos de sanitas químicas nas grelhas das águas pluviais...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Abusos

Mensagempor psalreta » sexta ago 26, 2011 10:49 pm

Se existem abusos que se actue sobre quem os pratica! Têm todo o meu apoio! Agora proíbir o estacionamento a ACs? Se um de nós lá estiver por acaso, cumpridor das regras, tem de pagar pelos erros dos outros?
Tem de ir para o parque de campismo, como diz o sr. vereador “o parque de campismo da Quinta do Rebentão é o sítio natural para acolher este tipo de turismo”? Ou para me deslocar a Chaves tenho de ir com algum objectivo? Cito,“95% dos que estão lá estacionados não fazem Termas”.
Eu cumpro as regras, não tenho de ver a minha liberdade condicionada.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Re: C.M. Chaves

Mensagempor João Morgado » sexta ago 26, 2011 11:30 pm

time_out Escreveu:Boa noite
Lendo o artigo e tomando-o como verdadeiro há efectivamente abusos, aqui ficam uns excertos:

...onde as autocaravanas de Florentina Cardoso e Orlando Santos ocupam lugar há três dias, reina a indignação..

Companheiro time_out,
Se leu o artigo com atenção, verifica que os nomes citados estão a fazer tratamento nas termas, só que se deslocam em autocaravana em vez de se deslocarem de carro. São por este motivo clientes das termas e não podem lá estacionar só por causa do meio de transporte? Ainda posso concordar com um sinal de proibido estacionar excepto utilizadores, mas o qual abrangeria todos os veículos sem olhar à sua categoria,

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 27, 2011 8:10 am

Companheiros:
Relativamente à questão dos 3 dias, a Florentina Cardoso e o Orlando Santos têm o direito, segundo julgo (corrijam-me se estiver enganado), de permanecer estacionados naquele local 30 dias seguidos, de acordo com o Código da Estrada. O mesmo se aplica aos outros veículos! Não vi ninguém queixar-se de que estava lá "um Fiat Punto há 3 dias". Porque haveríamos então de condenar a permanência de uma AC? Um subconsciente que reconheça estatuto legal diferente às ACs em relação aos outros veículos, só deve funcionar quando for no sentido da discriminação positiva e nunca negativa.
Por essa razão nem sequer se deve discutir, até por uma questão de princípio, a legitimidade da permanência da ACs naquele local com base na ida, ou não, às Termas. Isso seria aceitar introduzir na discussão um argumento paralogístico, com efeitos perversos na questão de fundo.
De facto, seria aceitável que eu pudesse estacionar ali a AC para ir às Termas, mas não o pudesse fazer para ir às compras ou ao cinema?
Relativamente à quase dezena de autocaravanas em simultâneo, pelo mesmo raciocínio, onde está o problema? E se fosse uma quase dezena de veículos ligeiros de passageiros? Ou uma quase dezena de táxis? Por acaso as ACs têm menos direitos que os outros?
Se a autarquia quer mesmo resolver o problema com justiça, delimite naquele espaço um determinado n.º de lugares só para autocaravanas (5?, 8?), em função do n.º total de lugares daqueles estacionamento (100?, 120?) e da proporção esperada entre ACs e outros veículos visitantes (3%?, 5%?). Isso sim, seria não discriminar. Até lá, legalmente, podem estacionar ali, em simultâneo, 100 ou 120 veículos ligeiros de passageiros (ou de mercadorias, ou de outra coisa qualquer) ou 100 ou 120 ACs!
Relativamente às descargas no rio Tâmega, lixo no espaço público, lavagem de louça na fonte termal, e outros comportamentos descritos, aí sim, têm toda a razão, trata-se de algo inaceitável.
Contudo a atitude correcta será punir esses comportamentos, nunca os autocaravanistas e ACs que não os praticam. Esse é o fundamento do Estado de Direito, sem o qual nada funciona com justiça.
Acresce que quem julgue que por escorraçar dali os autocaravanistas mal comportados vai evitar os "despejos para o Tâmega", se engana redondamente. Essas pessoas vão simplesmente despejar noutros locais, uma vez que se a fiscalização não funcionou ali, à vista de todos, não vai funcionar em lugares mais discretos.
Tenho um amigo que é engenheiro numa autarquia e que afirma uma coisa muito simples: antes de se decidir a localização de uma passadeira, deve observar-se, durante algum tempo, onde é que a maioria das pessoas é tentada a atravessar a rua. Só depois se delimita a passadeira!
A autarquia de Chaves só demonstrará inteligência no dia em que construir, num local equilibradamente nobre da malha urbana, uma AS ou de acolhimento para este tipo de veículos, respeitando a nossa quota de direitos naturais, conquistados por via dos impostos pagos.
Até lá subsistirão sempre, naquele local ou noutros, problemas do mesmo género...
Henrique Fernandes

AC

Mensagempor psalreta » sábado ago 27, 2011 10:51 am

Concordo plenamente com o companheiro Henrique Fernandes.
Acho também muito estranho ontem ter postado um comentário no link deixado para o "Diário do Alto Tâmega e Barroso" e hoje não aparece, deve ter sido censurado! Como é meu hábito apenas deixei uma critica e propostas de solução do problema.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 27, 2011 11:16 am

Caro psalreta:
Sugiro-lhe que volte a deixar outro comentário e que aguarde para ver.
Água mole em pedra dura...
Henrique Fernandes

Mensagempor seco » domingo ago 28, 2011 4:16 pm

Atitudes como a tomada pelo Município de Chaves só pode ser resultado de pressões do hotel! Noutras situações (nomeadamente nos encontros promovidos pelo CFA) foram francamente colaborantes na cedencia de infraestruturas. Decerto que encontararão local para uma AS não muito longe do centro da cidade e das termas. Mas tambem deixo uma pergunta: se estão em tratamento digamos, uma semana, como resolvem o problema das águas negras e cinzentas? Faltou explicar este aspecto particular que, se calhar, está tambem na origem das denuncias que o vereador divulgou. Claro que quem tem tais atitudes apenas no Parque de Campismo deverá estar....
Soube entretanto, atarvés dos companheiros do CFA que: O Município tem sido colaborante e até está empenhado em construir uma AS. Quanto a pressões, parece serem mais fortes por parte do presidente do clube de campismo que também administra o respectivo parque. E, claro que atitudes tomadas por alguns Autocaravanistas, que de autocaravanistas não têm nada a não ser uma autocaravana, não ajudam nada.

Como vêm não há fumo sem fogo....
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor joaquim » domingo ago 28, 2011 8:06 pm

Interesses meus caros amigo, interesses...E mais não digo...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » segunda ago 29, 2011 8:15 am

Henrique Fernandes Escreveu:A autarquia de Chaves só demonstrará inteligência no dia em que construir, num local equilibradamente nobre da malha urbana, uma AS ou de acolhimento para este tipo de veículos, respeitando a nossa quota de direitos naturais, conquistados por via dos impostos pagos.
Até lá subsistirão sempre, naquele local ou noutros, problemas do mesmo género...

Boas

Apoio totalmente esta afirmação. "Em terra de cegos, quem tem olho é rei". A autarquia de Chaves com um simples estalar de dedos resolve de um dia para o outro a questão do estacionamento, despejos etc. das ACs, é que espaço para isso não lhe falta, é só colocar alguém a fazer um rastreio/levantamento da situação durante um breve período de tempo. Se já têm dados suficientes, então estão à espera do quê?
O disciplinar está no acolher, não no escorraçar.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes